`
Já somos uma família de 6000 viajantes! Não fique de fora! É grátis!Seta
Vlog, bate-papo, dicas e destinos maravilhosos! Não perca o Vamos no Youtube!! Acesse o canal!

Vamos Pra Onde

Conhecendo Wilsons Promontory

Após nosso rápido dia em Melbourne, seguimos viagem rumo ao Parque Nacional Wilsons Promontory, onde passaríamos 2 noites.

Gente, que ansiedade pra chegar nesse lugar! Não havíamos lido muito sobre ele – na verdade nem encontramos muito material em português -, mas o pouco que descobrimos já nos deixou maravilhados. Não víamos a hora de chegar.

Dirigimos aproximadamente 3 horas – cerca de 220km – desde Melbourne. O trajeto foi bem tranquilo e bonito.

Bom, toda a rota até o Parque é bem sinalizada, mas usamos o aplicativo de GPS Waze para nos auxiliar. Como falamos no post anterior, compramos um Chip pré-pago da Optus para termos internet móvel durante nossos dias aqui na Austrália, então ficou bem fácil usar o app.

Wilsons Promontory

Wilsons Promontory é um Parque Nacional australiano localizado no estado de Victoria. Ele possui uma área enorme de aproximadamente 500km2 englobando rios, praias, trilhas, muito verde e uma grande quantidade de vida selvagem – além de locais com ótima estrutura para camping e lodges para aluguel. É um destino perfeito para quem busca contato com a natureza e sossego com a família ou amigos.

A gente sempre procura visitar Parques Nacionais quando viajamos a lugares como Austrália, EUA, Noruega ou Canadá, por exemplo. É incrível a dedicação e empenho que esses países aplicam à suas áreas verdes, assim como incentivo que dão aos cidadãos e turistas para visitá-los.

A prática de acampar com a família, viajar de motorhome ou alugar um lodge às margens de um rio não é muito comum para os brasileiros – talvez por alguns problemas de segurança que temos aqui ou pela falta de estrutura de campings mesmo – mas fora do país, essa cultura é muito presente; e na Austrália então, nem se fala!

Procure ter uma experiência dessas em suas viagens, é um outro mundo, sabe? Vemos pessoas fazendo piquenique por todos os lados, crianças brincando com os animais ou correndo atrás das aves, pais e casais se divertindo cozinhando no fogareiro ou fazendo churrasco na churrasqueira, famílias deitadas na grama lendo livros.. É uma experiência única que nos ajuda a enxergar a vida de forma bem mais simples!

E se acampar não é a sua praia e se ler “cozinhar no fogareiro” já te deixa doido, não tem problema. Diversos campgrounds pelo mundo oferecem estrutura de lodges pequenos ou familiares com tudo o que você precisa para o seu conforto: ótima cama, fogão, geladeira, água quente… Em Wilsons Promontory, por exemplo, você também tem essa opção.

Bom, mas voltando ao Parque:

Havíamos lido que era possível ver muita vida selvagem em Wilsons Promontory, e isso nos encheu os olhos. Lembram no Canadá como ficamos maravilhados as ver aquela família de ursos no rio, em Jasper? Então, viemos na expectativa de encontrar vários cangurus por aqui!

E assim foi! Vimos 9 cangurus desde a entrada do Parque até o Tidal River Campground (nosso camping). Além deles, vimos também wombats, wallabies e avestruzes. Foi incrível!

Eu e o Canguru

Tidal River Campground

Ao chegarmos no camping, passamos no Visitor Centre para pegar nossa permissão de permanência em Wilsons Prom (grátis – todos que dormirão lá precisam dela – leia mais aqui) e seguimos para escolher uma área para estacionar o carro e montar nossa barraca.

Aconselhamos que façam a reserva do camping com antecedência – principalmente se você viaja de Motorhome e deseja estacionar em uma área com energia (powered camp).

Nós reservamos uma Unpowered área mesmo, e pagamos AUD54 o dia.

Levamos uma barraquinha bem pequena pois não tínhamos muito espaço na mala e não queríamos trazer peso demais desde o Brasil, mas as famílias que estavam no camping tinham estruturas incríveis que nem merecem ser chamadas de barracas: eram praticamente casas! Vimos muitas famílias juntas com suas estruturas criando cozinha, quartos e até salas 😉 Estamos mesmo “atrasados” nessa cultura de acampar.

O Tidal River Campground tem uma estrutura incrível. Além de contar com uma enorme variedade de áreas delimitadas para que cada um tenha seu cantinho, ele oferece muitos banheiros (com água quente!), um mercadinho, um restaurante (simples, mas que vende peixe grelhado, frango, sanduíches, frutas e salada), um centro de informações, diversas áreas com churrasqueiras e muitas mesas de piquenique.

No camping ainda temos o Tidal River – que é lindo, ótimo para um banho de rio ou para um passeio de SUP – e a praia Norman Beach – enorme, maravilhosa e com boas condições para os surfistas.

Norman Beach161015

O rio e o mar se encontram formando um visual sensacional.

Nós optamos por armar nossa barraca relativamente próxima ao rio e à praia. Como chegamos à noite e meio “perdidos”, pegamos um cantinho que fosse mais perto da entrada, mesmo – e bem pertinho de um banheiro!

Caminhando no dia seguinte, descobrimos o Beach Block, que é um local perfeito para um dia de verão. Você estará praticamente em frente à praia.

O camping é organizado em blocos, e cada bloco tem seus banheiros, sua área de piquenique e churrasqueira e diversos espaços delimitados para que cada um arme sua barraca. Nesses espaços individuais, há água potável à disposição.

Passeando por Wilsons Promontory

O parque tem uma infinidade de trilhas e opções de passeio. Como passamos apenas 2 noites por lá, não conseguimos conhecer nem 1/5 do que ele tem a oferecer, mas vimos muitas coisas legais para dividir com vocês.

Praias

Próximo ao Tidal River Campground estão 3 praias lindíssimas e deliciosas para passar o dia.

Acesse nossa página das Praias em Wilsons Promontory para ver mais detalhes sobre elas (como chegar, mais fotos, informações relevantes).

A primeira que conhecemos, e talvez a mais bonita, foi a Squeaky Beach.

Squeaky Beach

A segunda foi a Picnic Bay, também linda, e a terceira foi a Whisky Beach.

As praias podem ser acessadas por carro + pequena trilha. Todas contam com estacionamento e placas indicando o caminho até o mar. As trilhas têm em média 300m: são tranquilíssimas.

Mas o legal é que você pode conhecer todas a partir de uma trilha pelas praias. Vale super a pena, principalmente em um dia de calor.

Uma notinha sobre o Clima

Nós infelizmente não conseguimos aproveitar realmente as praias pois agora em outubro o clima por aqui ainda é bem frio. Pegamos cerca de 11 – 14 graus durante o dia. O sol normalmente aparecia ao meio dia, e acabava deixando a temperatura mais agradável – mas não esquentava o suficiente pra gente entrar no mar, sabe? Mesmo com sol, o vento é gelado e constante.

O clima não chegou a atrapalhar a viagem – o Parque estava lotado, crianças brincando no rio, nas praias, e pessoas andando até sem camisa para todos os lados – mas com certeza teríamos aproveitado mais se viéssemos no verão. Victoria está bem no sul da Austrália, e Wilsons Prom tem latitude semelhante a de Pucón, no Chile (um destino bem frio!!).

Trilhas

Fizemos apenas uma trilha no Parque, já no último dia por lá.

Subimos o Mt Oberon – uma trilha de aproximadamente 3km (que fizemos em 40 minutos). A trilha é super tranquila e vale muuuito à pena! A vista é linda.

MtOberonVista

Gostaríamos também de ter feito a trilha de 3h para Sealers Cove, mas infelizmente não deu tempo.

Essa trilha leva a uma praia que dizem ser lindíssima!!

Baixe aqui um mapa de caminhadas em Wilsons Promontory.

Ficamos deslumbrados com Wilsons Promontory. Acho que nem só por toda a natureza e pela beleza no local, mas pelo clima gostoso que é passar uns dias por ali mesmo. Caminhamos pelo rio, tomamos um solzinho na grama, nos aventuramos na churrasqueira, tivemos a barraca xeretada por um wombat, fizemos uma sessão de fotos com um wallaby, lemos livros, trocamos ‘Good Morning’ e sorrisos com diversas famílias e rimos muito com as criancinhas que corriam por ali.

Wilsons Promontory é um destino que indicamos muito – um destino não, acho que sem dúvidas Wilsons Prom é uma experiência. Vai por mim que vale a pena!

The following two tabs change content below.
Raquel Furtado é apaixonada por viagens, esportes, natureza e tudo aquilo que deixa a vida mais leve e feliz! Em 2013 tomou a difícil decisão de deixar o meio corporativo para seguir o sonho de conhecer o mundo. Fugir da vida "tradicional" não é fácil, mas viver em busca de emoções fazendo o que ama é extremamente recompensador. Hoje, trabalha com o VamosPraOnde e acredita que a vida é cheia de boas surpresas pra quem segue seu coração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *