185
roteiros
124
cidades

Fíji para mochileiros ou viajantes econômicos

É até difícil imaginar, mas Fíji é um país que recebe MUITOS mochileiros e viajantes mais econômicos! Acho que o marketing dos grandes e...

Estados Unidos muito além de Miami, Disney e NY – Parte 01

Se você nos acompanha pelo Instagram, já deve saber que estamos passando 38 dias no oeste dos Estados Unidos, explorando Parques Nacionais e outros cantinhos naturais muito bem preservados pelos americanos. Estamos agora no Arizona!

Polinésia Francesa (Tahiti, Bora Bora e muito mais)

Taí um destino que faz parte da listinha de desejos de grande maioria dos viajantes. Muitos, ainda, sonham com Bora Bora ou alguma outra...

Sardenha: o paraíso!

A Sardenha é uma ilha – mais precisamente um verdadeiro paraíso – localizada no Mediterrâneo a oeste da Itália, país a qual pertence. Ela não...

Montanhas Rochosas

O VamosPraOnde partiu rumo às Montanhas Rochosas Canadenses para explorar cenários que fogem do comum. Queríamos ir além das dicas de revistas, além do turismo padrão, além da multidão. E conseguimos!

Gramado: um roteiro de 3 dias

08 de Fevereiro de 2017
6 comentários 3.571 visualizações

Gramado é o clássico destino de inverno do Brasil. Quem nunca sonhou em passar alguns dias nessa cidade super charmosa da Serra Gaúcha? Nós estivemos lá algumas vezes e sempre voltamos encantados (e com uns quilinhos a mais, confesso). A cidade costuma ficar entre as dez mais visitadas por turistas no Brasil e não é difícil entender porque: por lá, atrações para todos os gostos, bolsos e idades não faltam.

Como muitas pessoas nos pedem dicas de lá, nós fizemos uma parceria com a Expedia Brasil para trazer um roteirinho de três dias, ótimo para ser aproveitados nos muitos feriados prolongados de 2017!

3 dias em Gramado


Gramado

Primeiro dia:


O jeito mais fácil de chegar em Gramado é através de Porto Alegre. No próprio aeroporto você aluga um carro e segue viagem por cerca de duas horas até a cidade serrana (aproximadamente 120 km).

Para o primeiro dia, o ideal é passear pela cidade e conhecer seus principais pontos turísticos (o melhor? são gratuitos). Comece pela Avenida Borges de Medeiros, no Centro, onde estão a Igreja São Pedro (linda, quase toda de pedra), o Palácio dos Festivais, onde ocorre o Festival de Cinema, em agosto (se for nessa época, reserve tudo com antecedência, pois a cidade bomba e fica tudo lotado), a Praça Major Nicoletti e a Rua Coberta (cheia de restaurantes, é uma ótima opção para o almoço).

Após bater perna pela cidade observando sua arquitetura alpina e as várias lojinhas de chocolate da região (e começar a ganhar os seus quilinhos extras, rs) é hora de ir para o Lago Negro, um dos cartões postais da cidade.

:ago Negro em Gramado

Por lá, alugue um pedalinho ou apenas caminhe pelas margens cheias de pinheiros e hortênsias. Um programa inclusive bem romântico e charmoso!

Para jantar, que tal um fondue? Existem várias opções na cidade! Nós conhecemos o Belle du Valais e adoramos.

linha pontilhada

Segundo dia:


cachoeira no parque do caracol em gramado

No segundo dia, sugiro uma curta viagem a Canela para conhecer o Parque Estadual do Caracol e a sua imponente cascata, de 131 metros de altura. Incrível!!! É possível admirá-la de cima, ou, se tiver disposição, descer os 730 degraus até sua base. A descida é mole, o problema é a volta. Mas acredite em mim, vale a pena!

Bem perto dali, está o Parques da Serra, que conta com um teleférico que te garante uma vista linda da cachoeira, mas de outro ângulo. Outro passeio em meio à natureza, em Canela, é o Parque da Ferradura. A vista do vale é maravilhosa!!! O Cânion do Rio Caí está lá, e o visual também é surpreendente.

Na volta para Gramado, aproveite para passar no Centro de Canela e observar a Catedral de Pedra, a igreja mais importante da cidade.

À noite, que tal ganhar mais uns quilinhos em alto estilo? Para os amantes de massa, a Cantina Pastaciutta, no centro de Gramado, vai deixar até os mais exigentes felizes. Comemos um dos melhores gnocchis ao molho branco da vida lá. De comer de joelhos!

Veja o mapa de Gramado até Canela.

linha pontilhada

Terceiro dia:


O terceiro e último dia vai ser o de dar atenção aos pequenos, ou, para quem não tem filhos, será o dia de dar atenção à criança que existe dentro de você!

Comece pelo Mini-mundo! Ele é uma das atrações mais famosas de Gramado, e conta com miniaturas em escala (24 vezes menores que as originais) de pontos turísticos do mundo todo. É uma ótima maneira de “viajar” pelos cinco cantos do planeta sem sair do Brasil. Sem contar que os detalhes e o capricho dessa obra são impressionantes!

Para o almoço, a dica é o La Table D’or Mediterranée, com culinária francesa e mediterrânea. Não é dos mais baratos (leia-se: é carinho), mas a comida é deliciosa e o lugar um charme.

E para o grandfinale, antes de voltar para Porto Alegre, que tal curtir um pouco de neve? Por mais que seja muito raro nevar em Gramado, o Snowland garante neve artificial durante o ano todo, com uma pista indoor de ski e snowboard para quem nunca teve contato com o esporte ou com a neve (quem já pratica não vai achar muita graça), pista de patinação no gelo e tubing, além de lojas e um restaurante, que recriam um mini vilarejo alpino em pleno Brasil.

Além das atrações que citamos, existem diversos museus, cervejarias e vinícolas em Gramado e na região que rodeia a cidade. Opção de passeios é o que não falta! Aproveitem!

Vai ficar mais que 3 dias na cidade? Confira as dicas de roteiro em Gramado da Expedia Brasil.

linha pontilhada

Este post é fruto de uma parceria comercial entre a Expedia Brasil e o VamosPraOnde. Salientamos que fazemos parcerias comerciais apenas com empresas cujos serviços já experimentamos e aprovamos, e somente publicamos informações que julgamos relevantes para nossos leitores. Conheça a política de remuneração do VamosPraOnde.

Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!
  1. Juliana 05/07/2017

    Será que na semana de carnaval é muito ruim de ir?
    Será que as atrações ficam absurdamente cheias ou da pra tolerar!!

  2. Juliana 05/07/2017

    Será que na semana de carnaval é muito ruim de ir?
    Será que as atrações ficam absurdamente cheias ou da pra tolerar!

  3. Aline 16/04/2017

    Olá Raquel!
    Os todos os mirantes do Parque da Ferradura são acessiveis somente por trilha? Estarei acompanhada de uma pessoa com mobilidade reduzida, se for isso mesmo não será o passeio mais adequado para nós.
    Obrigada!

  4. Nyrlano 19/02/2017

    Realmente a região das serras gaúchas tem muitas atrações – belezas naturais e gastronômicas.

    Algumas dicas:
    Le Jardim Parque de Lavanda;
    Zoológico;
    Pizzaria Cara de Mau;
    Founde Carlitos;
    Cervejaria em Nova Petrópolis;

    Esses que lembrei agora, mas certamente existem várias outras!!

    Abraços!

  5. Jessica Viola 09/02/2017

    Gramado deve ser maravilhoso! Qual é a melhor época pra visitar?

    • Raquel Furtado respondeu Jessica Viola 10/02/2017

      Eu adoro o inverno por lá, mas a época do Natal Luz também é incrível!