`
Já somos uma família de 6000 viajantes! Não fique de fora! É grátis!Seta
Vlog, bate-papo, dicas e destinos maravilhosos! Não perca o Vamos no Youtube!! Acesse o canal!

Vamos Pra Onde

Ilhas Jônicas (Grécia)

Um passeio pelas ilhas Jônicas na Grécia: Kefalonia e Zakynthos

Por Fabiane Gama 

Zakynthos

Quando a Raquel me convidou para inaugurar a seção “O Leitor Viaja” aqui no blog com o tema “Grécia”, perguntei se ela queria um texto sobre uma ilha específica ou se eu poderia escolher. Ela respondeu “pode ser a que você mais gosta”. Mas eleger uma ilha grega como a sua preferida é uma árdua tarefa. Confesso que eu não consigo! Já estive na Grécia três vezes e pretendo voltar muitas outras. As ilhas gregas se complementam, cada uma com a sua beleza particular!

Resolvi, então, adotar um outro critério para eleger as ilhas das quais falaria aqui. Escolhi ilhas paradisíacas, mas que não são tão conhecidas pelos brasileiros : as ilhas Jônicas!

Ao contrário das ilhas Cíclades, como Mykonos e Santorini, banhadas pelo mar Egeu, as ilhas jônicas não são formadas por casinhas brancas nem igrejinhas com cúpulas azuis (cores da bandeira grega). Elas têm influência italiana, em função de sua localização geográfica (situam-se ao longo da costa ocidental da Grécia, próximas da “bota” italiana) e por já terem estado no domínio da Itália em outros tempos.

Mapa Ilhas Jonicas

O Arquipélago tem um clima mais úmido do que outras costas mediterrâneas, portanto, são ilhas com muito  verde, paisagem bem diferente daquela que encontramos nas Cíclades. São mais de trinta ilhas jônicas, sendo as principais Corfu, Paxos, Lefkada, Íthaca, Kefalonia e Zakynthos.

As três vezes que visitei o país foram no mês de junho, que eu considero perfeito! Dias belíssimos de sol, calor, pouco vento (no segundo semestre venta mais) e praias tranquilas, pois ainda não é altíssima temporada.

O período ideal para se visitar as ilhas gregas é da segunda quinzena de maio até o final de setembro, lembrando que deve-se evitar o mês de agosto por ser período de férias na Europa.

Grécia é um país que mexe com o imaginário de todos nós, afinal é um verdadeiro sonho de verão! Possui praias perfeitas, vilarejos charmosos, acervos milenares, ruínas, sítios arqueológicos, deliciosa comida mediterrânea e cada pôr do sol de fazer qualquer um delirar! Afinal, a Grécia é a terra dos Deuses! Sempre deixo a Grécia com gostinho de quero mais e com a certeza de que um dia eu volto!

Hoje vou tentar passar um pouco de toda beleza que vi nas belas Ilhas Jônicas.

Fabiane Gama

Fabiane Gama já esteve na Grécia três vezes, todas em junho. Carioca, ela é viciada em viagem e em fotografia e já carimbou o passaporte em 45 países. Comanda o perfil no instagram @loucosporviagem, onde compartilha (pra nossa grande alegria!) fotos e dicas dos belos lugares por onde já passou.