185
roteiros
41
países
124
cidades

Fíji para mochileiros ou viajantes econômicos

É até difícil imaginar, mas Fíji é um país que recebe MUITOS mochileiros e viajantes mais econômicos! Acho que o marketing dos grandes e...

Estados Unidos muito além de Miami, Disney e NY – Parte 01

Se você nos acompanha pelo Instagram, já deve saber que estamos passando 38 dias no oeste dos Estados Unidos, explorando Parques Nacionais e outros cantinhos naturais muito bem preservados pelos americanos. Estamos agora no Arizona!

Polinésia Francesa (Tahiti, Bora Bora e muito mais)

Taí um destino que faz parte da listinha de desejos de grande maioria dos viajantes. Muitos, ainda, sonham com Bora Bora ou alguma outra...

Sardenha: o paraíso!

A Sardenha é uma ilha – mais precisamente um verdadeiro paraíso – localizada no Mediterrâneo a oeste da Itália, país a qual pertence. Ela não...

Montanhas Rochosas

O VamosPraOnde partiu rumo às Montanhas Rochosas Canadenses para explorar cenários que fogem do comum. Queríamos ir além das dicas de revistas, além do turismo padrão, além da multidão. E conseguimos!

Machu Picchu Sanctuary Lodge

02 de Janeiro de 2014
1 comentários 877 visualizações

Poucos hotéis no mundo têm a exclusividade do Machu Picchu Sanctuary Lodge, da rede Orient Express. Exatamente em frente à entrada de Machu Picchu, bem ali, no alto da montanha, há apenas um hotel, e é exatamente dele que estamos falando.

Sanctuary Lodge Machu Picchu

A apenas 50 metros da entrada para a cidade Inca, o hotel te proporciona a experiência única de assistir o nascer e o pôr-do-sol em Machu Picchu, o que é uma tarefa difícil para os turistas que pernoitam em Cusco ou Águas Calientes devido ao horário dos ônibus que fazem o trajeto até as ruínas.

[Esse hotel é indicado para viajantes – principalmente casais que desejem se hospedar exatamente na entrada de Machu Picchu. É o único hotel que oferece esse privilégio. Não é indicado para crianças. Pensão completa incluída e atendimento impecável. Escala de Custos: 5 – Bem Alto.]

Sobre o Machu Picchu Sanctuary Lodge

O Sanctuary Lodge, que antigamente era um alojamento para arqueólogos e autoridades, é hoje um hotel de luxo cuja localização é extremamente privilegiada – e claro, isso tem um preço. O hotel é realmente caro (a partir de U$925), mas o serviço vale o que se paga. São 32 quartos divididos em duas categorias de hospedagem: superior e superior com varanda e vista para as montanhas. O Sanctuary ainda conta com dois ótimos restaurantes: o Tampu, que promove a fusão da cozinha internacional com ingredientes andinos – de uso exclusivo dos hóspedes – e o Tinkuy, que opera como bufê e pode ser desfrutado por outros visitantes do sítio arqueológico.  Os hóspedes também podem aproveitar os serviços de massagem e aromaterapia. Aos apaixonados, o hotel oferece uma opção especial: é possível celebrar um casamento à moda andina, com xamã e tudo mais, em plena Machu Picchu. Muito chique né?!

Veja a avaliação do hotel no Trip Advisor.

Como Chegar:

O acesso até o hotel é o mesmo necessário para se chegar a Machu Picchu. A partir de Águas Calientes pega-se um ônibus que sai a cada 15 minutos, a partir das 06:00 da manhã, com destino à Cidade Inca. O acesso a Águas Calientes é feito, em sua maioria, por trens partindo de Cusco ou Ollantaytambo.

Mapa Sanctuary Lodge machu Picchu

O Vamos pra Onde teve a oportunidade (e a sorte grande) de conhecer o Sanctuary Lodge em Junho de 2013 e não é exagero dizer que saímos de lá deslumbrados. Talvez seja pela admiração que temos pela cidade Inca, ou porque estávamos ali bem na época do meu aniversário!! ;) Mas o hotel nos passou uma impressão de excelência sem igual. Entretanto, há quem diga que ele é mais caro do que deveria, que os quartos são pequenos e que falta estrutura para entreter os hóspedes.

Sanctuary LodgeRealmente, o hotel não tem muito a oferecer além de um extenso gramado verde com espreguiçadeiras, uma sala de massagem, dois ótimos restaurantes e uma jacuzzi com vista para ruínas (isso mesmo!). Do jeito que Machu Picchu nos encanta, a vista da jacuzzi já faria tudo valer a pena. A sensação que se tem estando ali é de ser realmente muito privilegiado, e de que a maravilha desse mundo é mesmo infinita. A “escassez” de atrações não foi sentida por nós em momento algum, já que quem vai até Machu Picchu não está (ou pelo menos não deveria estar) interessado em ficar em um resort, e sim em conhecer aquele tesouro logo ao lado.

O Sanctuary Lodge é de uma beleza incrível e está em perfeita harmonia com a natureza do local.

Além da localização privilegiada, o que muito nos impressionou foi o tratamento dispensado ao hóspede pelo staff, impecável. Os funcionários, todos com inglês fluente, são extremamente cordiais e prontos para atender qualquer solicitação. O que mais frequentemente ouvíamos era “Sí, por supuesto que sí”. Para quem se hospeda por lá, tudo é possível (menos entrar nas ruínas à noite; não teria preço que pagasse isso!).

Ao chegarmos na estação de Águas Calientes, um funcionário do hotel já nos esperava com um carrinho de bagagens. Entregamos elas ali e só pegamos quando voltamos do passeio do dia. Como tínhamos horário marcado para subir a montanha de Huayna Picchu, pedimos que as levassem direto para o quarto, antes mesmo de fazermos o check-in.

É importante lembrar que, apesar de todo o luxo e conforto, o Sanctuary não oferece transporte de Águas Calientes para Machu Picchu nem inclui os ingressos para o parque, que devem ser comprados com antecedência (sobretudo para quem deseja subir Huayna Picchu).

Na tarifa paga está incluída pensão completa, com café da manhã, almoço e jantar excepcionais. A atenção ao hóspede por ali é tanta que existem até opções para quem tem restrições alimentares, como intolerância ao glúten e à lactose, por exemplo. No cardápio, há uma grande opção de vinhos, boa parte já incluída e outra, paga à parte.

Sanctuary Lodge restaurante Machu Picchu

É  possível, também, pedir bebidas e snacks a qualquer momento; afinal, após um longo dia de caminhadas pela cidade Inca, nada melhor que admirá-la de uma Jacuzzi tomando um vinhozinho ;)

  • Tinto ou Branco, senhor?

  • Pode ser Rosé?

  • Por supuesto que sí.

E eu falo baixinho pro namorado “ah, amor.. podemos morar aqui?”

Ao voltarmos para o quarto, a surpresa: as roupas que deixamos desarrumadas estavam dobradinhas em cima da cama! Mais um dos mimos do hotel, que também oferece o serviço gratuito de limpar seus calçados depois do intenso dia de caminhada.

Quanto às acomodações, diríamos que são simples pelo preço que se paga, mas são bastante funcionais. Camas de casal confortáveis, tv a cabo, frigobar e snacks incluídos, além de uma vista ímpar para as montanhas peruanas. Nós ficamos na suíte mais simples, mas as opções mais luxuosas incluem uma varandinha que dá para o gramado do hotel. Para quem gosta de ver estrelas, é um prato cheio!

O viajante que se hospeda por lá, leva consigo a sensação de ter Machu Picchu só pra ele, de poder explorar as ruínas quando já quase não há turistas, com muita tranquilidade. A calma, o poente e a energia impressionam, e esses luxos – às vezes até mais intensos que o do hotel – fazem valer cada centavo. Apesar do alto custo, o hotel vale como uma viagem. O luxo não é ostentador, os funcionários te fazem realmente se sentir em casa e é possível sentir um pouquinho daquilo que os antigos Incas sentiam, a emoção de contemplar as estrelas naquele paraíso. Mas se bem que eles não tinham a jacuzzi… ;)

Sanctuary Lodge Machu Picchu

O hotel faz parte da rede Visa Luxury Hotel Collection. Titulares dos cartões Visa Platinum e Visa Infinite têm direito a um late check-out e a um upgrade de quarto automático na chegada ao hotel.

Acesse o booking.com para consulta de disponibilidade e preços.

Para saber mais sobre Machu Picchu, veja nosso roteiro detalhado nesse link.

Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!
  1. Gisely 27/06/2016

    Bom dia,

    O restaurante do hotel é aberto para não hospedes?
    Qual o valor médio dos pratos?