185
roteiros
41
países
124
cidades

Fíji para mochileiros ou viajantes econômicos

É até difícil imaginar, mas Fíji é um país que recebe MUITOS mochileiros e viajantes mais econômicos! Acho que o marketing dos grandes e...

Estados Unidos muito além de Miami, Disney e NY – Parte 01

Se você nos acompanha pelo Instagram, já deve saber que estamos passando 38 dias no oeste dos Estados Unidos, explorando Parques Nacionais e outros cantinhos naturais muito bem preservados pelos americanos. Estamos agora no Arizona!

Polinésia Francesa (Tahiti, Bora Bora e muito mais)

Taí um destino que faz parte da listinha de desejos de grande maioria dos viajantes. Muitos, ainda, sonham com Bora Bora ou alguma outra...

Sardenha: o paraíso!

A Sardenha é uma ilha – mais precisamente um verdadeiro paraíso – localizada no Mediterrâneo a oeste da Itália, país a qual pertence. Ela não...

Montanhas Rochosas

O VamosPraOnde partiu rumo às Montanhas Rochosas Canadenses para explorar cenários que fogem do comum. Queríamos ir além das dicas de revistas, além do turismo padrão, além da multidão. E conseguimos!

Normandia: As praias do Desembarque

10 de Julho de 2014
7 comentários 1.891 visualizações

E pra finalizar a viagem pela Normandia, a Fabi (insta: @loucosporviagem) e o marido chegaram às Praias do Desembarque. Depois de passar por Giverny, pelo Mont Saint Michel, por Honfleur, as cidades vizinhas Deauville e Trouville-sur-mer e Etretat, chegou a hora de conhecer toda a história do dia D. 

Para quem tiver mais um dia, vale a pena incluir no roteiro as Praias do Desembarque, onde a Normandia foi retomada pelos Aliados (França, Inglaterra, Canadá e EUA) no dia 6 de junho de 1944, conhecido como o Dia D.

* Lembram do filme “O Resgate do Soldado Ryan”? Foi justamente sobre essa batalha na Normandia. Nas primeiras horas desse dia, as forças aliadas começaram a desembarcar na costa da Normandia, primeiro passo da planejada invasão da França ocupada pelos alemães, conhecida como operação Overlord. Os soldados americanos desembarcaram nas praias de Utah e Omaha, enquanto os ingleses, Canadenses e franceses foram para Gold, Juno e Sword.

Os principais pontos a serem visitados são : Omaha beach, Pointe du Hoc, American Cemetery, Arromanches e Bayeux.  Esse ano de 2014 é o ano de comemoração do aniversário de 70 anos desse dia tão importante, quando 10 mil soldados morreram e a França foi tomada pelos aliados. Todos os vilarejos foram enfeitados para a comemoração, com bandeiras dos países aliados por todos os cantos! Até o Presidente Obama prestigiou o evento com sua presença.

O Pointe du Hoc foi o local onde os alemães construíram “bunkers”, hoje um parque com todos os registros e vestígios históricos.  Uma aula de história! Super interessante!

O Cemitério Americano fica no alto das falésias da Omaha Beach. O governo francês cedeu o terreno onde fica o cemitério para os EUA e toda a manutenção é feita e bancada pelo governo americano. Mais de 10 mil soldados americanos que morreram na batalha da Normandia estão enterrados lá. Também tem um memorial incrível com vídeos, fotos, relatos e cartas escritas pelos soldados para suas famílias! Super comovente! O cemitério fica em um local lindo, no alto da falésia com vista para a Omaha beach, uma das cinco praias do desembarque. Local florido, cheio de pássaros e muita paz.


Entre uma parada e outra, pelas estradinhas da Normandia, passamos por diversas tropas, tanques e jipes americanos de guerra. Parecia que tínhamos voltado no tempo!!!

Em Arromanches-les-Bains há ruínas do porto artificial “Mullberry” construído pela Inglaterra após o “Dia D”,  para descarregar armamentos ,  mantimentos  e para desembarque de tropas. Remanescentes deste porto, nomeado pelos Ingleses “Porto Winston“, em homenagem ao seu idealizador, Sir Winston Churchill, ainda hoje podem ser observados na praia de Arromanches.
Hoje é uma cidadezinha super charmosa, repleta de restaurantes (um bom lugar para almoçar). Lá, assim como em Étretat,  também e possível caminhar sobre as  falésias. Há ainda o Museu do Desembarque e um cinema 360º que apresenta filmes sobre a história da vila durante a Segunda Guerra Mundial.


Bayeux foi a primeira cidade a ser libertada pelos aliados em 1944, escapando dos estragos da guerra. A cidade é repleta de restaurantes charmosos e lojinhas. A Catedral Notre-Dame é belíssima e vale a visita! A cidade também é conhecida pelo Museu da Tapeçaria, onde está o   imenso tapete bordado,  datado do século 11,  que descreve os eventos-chave da conquista normanda da Inglaterra por Guilherme II, Duque da Normandia. A tapeçaria mede cerca de 70 metros de comprimento por meio metro de altura. Nela são representadas cerca de 60 cenas. Para visitar o museu você precisa reservar 1h30. Infelizmente, nós não tínhamos tempo suficiente.  Em Bayeux também é possível visitar o Museu da Batalha da Normandia e o Cemitério de Guerra Britânico.


A melhor época para visitar a região é de meados de abril a meados de outubro (da primavera ao outono). Mas ressalto que, os incríveis campos de flor de canola que deixam a região ainda mais encantadora, só existem do mês de abril até o início do mês de maio.

Eu me surpreendi muito com essa viagem! É uma viagem completa: as paisagens são incríveis (eu amo um landscape!), as cidades são charmosas, a comida é excelente (a bebida, então, nem se fala!).   E ainda, é uma viagem repleta de história!!!  É impressionante como a França tem tantos destinos fascinantes! Uma road trip pelo país é algo sempre delicioso!

Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!
  1. Hadson roque 13/04/2016

    parabens linda.. gostei muito

  2. hadson roque 13/04/2016

    gostei muito oh…… parabens Raquel

  3. […] texto foi gentilmente cedido por mim ao blog VamosPraOnde, onde também encontra-se […]

  4. Silvia Roberta 11/07/2014

    Mais um ótimo relato meninas. Todo e qualquer lugar que conte um pouco sobre as histórias das guerras e sobre a Alemanha me fascina.

    Ps.: Raquel, adorei tuas palavras nos finais do texto…vou usar heim rsrsrs ;)

  5. Fabi @loucosporviagem 10/07/2014

    Quel, ja nem me lembrava mais desse texto! Ficou lindo! Adorei

    • quelfurtado respondeu Fabi @loucosporviagem 10/07/2014

      Poisé Fabi! Achei que estava publicado já! :(