185
roteiros
124
cidades

Fíji para mochileiros ou viajantes econômicos

É até difícil imaginar, mas Fíji é um país que recebe MUITOS mochileiros e viajantes mais econômicos! Acho que o marketing dos grandes e...

Estados Unidos muito além de Miami, Disney e NY – Parte 01

Se você nos acompanha pelo Instagram, já deve saber que estamos passando 38 dias no oeste dos Estados Unidos, explorando Parques Nacionais e outros cantinhos naturais muito bem preservados pelos americanos. Estamos agora no Arizona!

Polinésia Francesa (Tahiti, Bora Bora e muito mais)

Taí um destino que faz parte da listinha de desejos de grande maioria dos viajantes. Muitos, ainda, sonham com Bora Bora ou alguma outra...

Sardenha: o paraíso!

A Sardenha é uma ilha – mais precisamente um verdadeiro paraíso – localizada no Mediterrâneo a oeste da Itália, país a qual pertence. Ela não...

Montanhas Rochosas

O VamosPraOnde partiu rumo às Montanhas Rochosas Canadenses para explorar cenários que fogem do comum. Queríamos ir além das dicas de revistas, além do turismo padrão, além da multidão. E conseguimos!

Sardenha: Explorando a Costa Esmeralda (Dia 1)

09 de Julho de 2015
15 comentários 15.080 visualizações

praia na Costa Esmeralda Sardenha

linha pontilhada

Chegando no paraíso: Sardenha

Chegamos na Sardenha de Alitalia, em um voo de aproximadamente 1 hora desde Roma.

Como falamos no post anterior, a Sardenha é uma ilha consideravelmente grande e possui 3 aeroportos: Cagliari, ao Sul; Alghero a noroeste e Olbia a nordeste. A porta de entrada principal é Olbia, pela proximidade com muitas das praias famosas da ilha, além de acessos ao Arquipélago de Madallena e a Córsega (ilha francesa vizinha da Sardenha e também paradisíaca).

Mapa sardegna

Por motivo de data, horário e preço, acabamos pousando em Alghero – o que pra gente foi um pouco fora de mão.

Na Sardenha é muito útil ter um carro. Nós alugamos através da Rental Cars (um site de reservas de carro pelo mundo que reúne diversas empresas, te mostrando a comparação de preços e modelos entre elas). Acabamos reservando um carro de uma empresa que nunca havíamos ouvido falar, mas foi excelente: Sicily by Car. O aluguel saiu a pouco menos que 700 reais (IOF incluído) para 7 dias. Solicitamos o mais barato e recebemos um 500Large praticamente 0km! Bom demais!!

Dica: Recusem o seguro da RentalCars e solicitem o da própria empresa locadora no ato da retirada do veículo. Dessa forma, caso ocorra algum problema e vc precise do seguro (carro batido, arranhado, etc) o processo é bem mais fácil e você não precisa desembolsar nada. Caso opte pelo seguro da RentalCars, você deve pagar à empresa do veículo e depois solicitar reembolso à RentalCars.

Carro em Cala Moresca

Do aeroporto já dirigimos para a nossa hospedagem – uma casa maravilhosa em Golfo Aranci alugada através do site de hospedagens Airbnb (que reúne opções de casas e apartamentos para aluguel de temporada). Ficamos nessa casa por duas noites com mais duas amigas.

Dirigimos cerca de 150km até nossa nova casinha. Assim que chegamos ficamos MARAVILHADOS!! Serio, a casa é surreal e tem uma piscina e uma vista que dispensa comentários! Infelizmente, ela não está mais disponível para aluguel :(

No dia seguinte, resolvemos explorar a Costa Esmeralda.

linha pontilhada

Primeiro dia na Sardenha: Costa Esmeralda

A Costa Esmeralda é um pedacinho abençoado da Sardenha e não é à toa que ela é um dos destinos de verão mais popular entre os europeus. Ela está localizada no nordeste da Sardenha – mais especificamente entre a vila de Porto Rotondo e Baja Sardinia. São 56km de baías maravilhosas e águas azuis e cristalinas. Mas já vou logo avisando – nada de água quentinha, infelizmente! Mas é um friozinho gostoso, bom para refrescar no calor do verão!

Podemos dizer que a Costa está separada em 4 áreas: Porto Cervo, Cala di Volpe, Portisco e Porto Rotondo; e nela encontramos mais de 18 praias!

Como não tínhamos muito tempo na ilha, conhecemos apenas 3 praias por lá. Elas estão indicadas no mapinha abaixo com a estrela amarela; em azul, marcamos uma praia que não chegamos a visitar, mas que me disseram ser muito bonita.

Mapa da Costa Esmeralda

Spiaggia del Principe

Nossa primeira parada foi na Spiaggia del Principe. Uma praia linda mas que demos o azar de pegar com muita alga, MUITA. Mesmo assim, conseguimos aproveitar algumas partes!

Ela é provavelmente a praia mais famosa da Costa, mas não fica muito lotada (a não ser em agosto, quando tudo fica lotado! hehe). São 250km de extensão.

Lá é um ótimo lugar para a prática de snorkel – então não deixem de levar o equipamento, ok? Acho que o restaurantezinho que tem por lá não possui nenhum para aluguel, apenas serve sanduíches e oferece cadeiras e guarda-sol.

Como Chegar: De Olbia, pegue a SS125 em direção a Arzachena e depois a SP73 em direção a Portisco. Chegando lá, siga na SP 94 em direção a Cala di Volpe. Vire à direita na SP 160 para Capriccioli. Saiam então à esquerda na Via Romazzino. Dirija mais um pouquinho e entre à direita na Via della Mimosa.Você verá uma catraca à direita indicando a praia. Em frente a ela (à esquerda da rua) estará o estacionamento grátis para quem vai à praia.

Após estacionar o carro, passe a cancela e caminhe por aproximadamente 800 metros.

Cala Sabina

Nossa segunda parada foi Cala Sabina. Linda demais! Nela ainda havia algumas algas, mas nada que atrapalhasse.

A praia parece ser mais extensa e espaçosa que a Spiaggia del Principe, mas na verdade são apenas 180m de comprimento. Talvez o fato de existirem poucas pedras laterais limitando a praia ou a entrada no mar dê essa impressão!

Ela é uma praia de areia – diferente da maioria das praias na Sardenha, que são de pedrinhas. Vimos muita gente jogando frescobol por lá e tomando sol. A água é bem rasa e nos permite caminhar bastante pra dentro do mar, uma delícia!

Cala Sabina

Cala Sabina é famosa por ser boa para snorkel, mas não chegamos a fazer. O que nos impressionou mesmo foi o tom da água: ela é extremamente cristalina de um azul turquesa clarinho muito lindo! Nos lembrou muito o Caribe.

Como chegar: De Olbia, pegue a SS125 sentido Santa Lucia. Depois de aproximadamente 6km, pegue a SP16 sentido Golfo Aranci. Siga por mais 7.5km para o vilarejo e Marinella. Cala Sabina está a 2.5km a nordeste de Marinella.

Cala Moresca

Nossa terceira e última praia do dia, e talvez a mais incrível, na nossa opinião, foi a Cala Moresca.

O caminho até ela é bem bonitinho. A gente passa por uma orla bem movimentada com uma estrutura para lazer ao ar livre e bastante comércio.

A praia na verdade está localizada em uma reserva natural. O estacionamento é logo na entrada da reserva, e a partir de lá deve-se caminhar um pouco até a praia – nada longo nem cansativo, até porque você vai andando em uma estrada margeando o mar e a vista é incrível!

No caminho, vimos uma pequena prainha deserta e achamos a entrada pelos arbustos que nos acompanhavam entre a estrada e o mar. Descemos por entre a mata e logo tínhamos a praia só pra gente! Não era o lugar mais agradável para entrar no mar por estar simplesmente lotada de ouriços, mas a vista era linda!!

Cala moresca na costa esmeralda da sardenha

Voltamos e seguimos até a Cala Moresca – que na verdade são duas praias separadas por uma ponta de pedra. Você pode ir de uma a outra a nado ou pela estrada.

A praia é toda de pedrinha. Leve a bóia para aproveitar o fim de dia no mar que é um dos mais lindos que já vimos. Extremamente cristalino e cheio de pedras no fundo, dando aquele contraste de azul claro e escuro que é de babar!

Ela é uma praia bem tranquila e familiar. Se você viaja com crianças, não deixe de ir até la. Mas coloque nos pequenos um sapatinho, ok? As pedrinhas podem incomodar.

Cala Moresca

Passamos no supermercado na volta e compramos nosso jantar: faríamos à noite spaghetti ao pesto com saladinha caprese de entrada! Bom demais!

Essa foi a rota que fizemos nesse primeiro dia:

linha pontilhada

Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!
  1. MARIANA DIWO DA SILVA 30/07/2017

    Cade os outros dias?
    Estava adorando o texto.

  2. Maryliza 18/03/2017

    Olá!
    Gostaria de saber o resto do roteiro.
    Grata
    Maryliza

    • Marcelo Vieira respondeu Maryliza 01/06/2017

      Eu tb! Rs! Ela parou no primeiro dia! =(

  3. Aline 18/03/2017

    Oi Raquel, tudo bem?

    Simplesmente amei suas dicas, estava perdida montando meu roteiro, vou em julho para Itália e não posso deixar de conhecer esse paraíso que é sardenha.

    Minha dúvida é quanto ao valor do “calção” para alugar o carro, você sabe me informar o valor estimado?

    Desde já agradeço.

  4. Maicon Sardinha 15/03/2017

    Olá Raquel, pretendo ir para Sardenha na primeira semana de Agosto e devo ficar de 6 a 7 dias por lá, gostaria de obter dicas de onde se hospedar. Você ficou nos centros e se deslocava até as praias ou fico baseada perto de alguma praia.
    As dicas acima já estão anotas

  5. Jéssica Moreira 28/07/2016

    Aguardando ansiosamente os próximos dias :) Que viagem fascinante!!!

  6. Aninha 07/07/2016

    Cadê o restante? :(

  7. Leticia 03/07/2016

    Por favor posta a continuação!!!!!

  8. Talita 03/06/2016

    Oi Raquel! Tudo bem?
    Eu vou para a Sardenha no final de julho e adorei esse seu roteiro do primeiro dia! Quais foram as outras praias que você visitou? Ajudaria muito na preparação do meu roteiro! Obrigada!!

  9. Renata 29/05/2016

    Tambem quero o restante! Esrou planejando ir em Setembro!!!

  10. cassia 01/05/2016

    oiii, cade a continuacao dos post da sardenha? estamos indo num grupo de 4 amigos em agosto. aguardo as dicas

  11. Ana Letícia 01/05/2016

    Oi Rachel!!
    Estou adorando o roteiro de vocês!!! Será que você poderia me mandar o restante??? Vou em Julho!!! Beijos!!

  12. […] Explorando a Costa Esmeralda: Nosso primeiro dia na Sardenha   […]

  13. Natália 04/04/2016

    Olá Renata,
    Fiquei sabendo que a Sardenha é exorbitantemente cara e estou um pouco receosa de visita-la. As praias são abertas ao público ou tem que pagar para acessa-las?
    Obrigada.

  14. Renata Maia 02/01/2016

    Aguardando ansiosa pela continuação..