Vamos Pra Onde?

/

Dicas da Suíça: Guia Completo para sua viagem

Suíça
quel furtado em Iseltwald na Suíça

Se você está planejando uma viagem à Suíça, encontrou o blog certo para te ajudar! Sou brasileira mas moro aqui desde 2020 – meu namorado suíço me ‘importou’ e vim morar com ele em Lucerna. Antes disso, já havia vindo ao país mais de 20 vezes. Por isso, confie em mim: sou, modéstia à parte, a pessoa certa pra te dar as melhores dicas da Suíça!

Aqui no blog, você encontra uma série de textos que vão ajudar bastante no planejamento da sua viagem. Já neste guia, você encontra um resumo bem detalhado disso tudo. Esse artigo aqui é quase uma enciclopédia – eu sei! Mas quero te dar as informações e dicas mais importantes sobre a Suíça para que você consiga planejar muito bem sua viagem ao país.

Dicas práticas da Suíça

Independente da época do ano, a Suíça surpreende. Mas é bom saber que os roteiros e os planejamentos mudam muito com cada estação. Nas estações mais quentes, as viagens podem incluir muitos lagos, rios e trilhas de montanha. Em Berna, por exemplo, você pode descer com a correnteza pelo rio Aare (é lindo demais) – quase como um rio lento natural. Você pode nadar, andar de caiaque ou fazer SUP nos lagos de Lucerna, Zurich, Interlaken. Pode aproveitar os vales de Ticino (como o Vale Maggia) e ainda curtir as trilhas incríveis de Appenzell e os vinhedos da Riviera Montreux (como em Lavaux e Vevey). Minhas dicas de Roteiros de Verão na Suíça estão detalhadas nesse link.

Já nos meses mais frios, a programação (e a paisagem) muda. As trilhas de montanha vão ficando cobertas de neve e dando espaço para estações de ski. Os lagos alpinos congelam e muitos se transformam em pistas de patinação. Algumas vilas charmosas como Iseltwald vão ficando sem movimento enquanto outras começam a ganhar mais vida. No texto Roteiros de Inverno na Suíça, compartilho com vocês minhas dicas e sugestões de destinos para esse período.

É tudo lindo, incrível e maravilhoso – mas… tem um preço. Infelizmente a fama da Suíça ser um dos países mais cara do mundo é real. A boa notícia é que existem maneiras de baratear a viagem (dá pra baratear o transporte público na Suíça também), principalmente se você se planejar direitinho antes de viajar pra cá. E é nesse planejamento bem completo que espero ajudar vocês.

Idiomas

A Suíça está localizada no centro da Europa, fazendo fronteira com a Alemanha, França, Itália, Áustria e Liechtenstein. Pequenina, ela conta com 26 cantões (pra gente, estados) e 4 idiomas oficiais: alemão suíço, italiano, francês e o romanche (cada um falado em uma região). 

O dialeto alemão suíço é o idioma mais falado. 19 dos 26 cantões são germânicos, 4 são francófonos (parte ocidental do país). O italiano é falado apenas em um cantão (Ticino) e em 4 vales do sul do cantão de Grisões, que é multilíngue (alemão, italiano e romanche). Os restantes são bilíngues.

Os cantões da Suíça são: Appenzell (Appenzell Exterior e Appenzell Interior), Aargau, Basileia (Basileia-Campo e Basileia-Cidade), Berna, Friburgo, Genebra, Glarus, Graubünden, Jura, Lucerna, Neuchâtel, Nidwalden, Obwalden, Saint Gallen, Schaffhausen, Schwyz, Solothurn, Ticino, Thurgau, Uri, Valais, Vaud, Zug e Zurique.

A capital é Berna; Zurich é apenas a capital financeira.

É possível viajar para a Suíça só com o inglês?

Sim! Como mostramos na imagem acima o inglês é uma das línguas estrangeiras mais faladas na Suíça. Praticamente todo suíço fala ou entende o idioma, principalmente aqueles que trabalham em estabelecimentos como hotéis e restaurantes. Não se preocupe. E a outra boa notícia é que existem muitos portugueses no país. Então às vezes até com o nosso bom e velho português você se vira ;).

Como Chegar na Suíça

Existem vôos diretos desde o Brasil para o aeroporto internacional de Zurique com as companhias Swiss e Edelweiss. Genebra também é uma interessante porta de entrada para quem já está na Europa – assim como a Basiléia, para aqueles que voam de companhia low cost, como a Easy Jet, dentro do continente.

Edelweiss (do grupo Swiss/Lufthansa) tem vôos diretos desde o Rio de Janeiro duas vezes na semana (terças e sextas ou segundas e sextas, a depender da época do ano). Já viajei de business (fotos acima) e econômica (o que mais uso, na verdade) e gostei de ambas as classes. Eles também oferecem a Premium Economy. Você compra essa passagem pelo site da Swiss.

Gosto muito dessa companhia pois a configuração de assentos na econômica é 2 x 4 x 2, ao contrário do que vemos normalmente (3 x 4 x 3). Dois assentos na janela te dão mais conforto se você viaja em casal ou mesmo sozinho. Note, entretanto, que na Edelweiss você não pode marcar assento grátis, apenas no momento do checkin (online ou no balcão). Note também que bebida alcoólica no vôo é cobrada à parte. A Swiss já não tem essas restrições.

A Swiss tem vôos diretos de São Paulo para Zurich.

Quanto custa, em média, um vôo desde o Brasil?

As tarifas (nesse contexto pós COVID estão altas, infelizmente) são à partir de CHF1100 para ida e volta, já com taxas. Algo como R$6.000 com o câmbio de dez/2022. Eu diria que qualquer passagem para o país por menos que R$4.000 está com preço tipo UAU de excelente! É viu e comprou!

Documentos Necessários

Brasileiro não precisa de visto para entrar na Suíça, apenas de passaporte com pelo menos 3 meses de validade (contados em relação à data de saída da Suíça, ok?). Caso você esteja na Suíça e precise de serviços consulares (renovação de passaporte, perda de documentos, etc), acesse o site oficial do consulado em Zurich. Praticamente todos os serviços podem ser agendados online.

Em tempos de COVID-19, as regras em relação à quarentena, PCR e vacina mudam o tempo todo. Veja as exigências atualizados no site oficial do país. Agora já entrando em 2023, todas essas regras e exigência de certificado foram eliminadas. Fora isso, não é necessário apresentar nenhum outro comprovante de vacina.

O seguro viagem é obrigatório (isso vale para todos os países que assinaram o Tratado de Schengen). Recomendo o site SegurosPromo para cotação e compra do seu seguro. Leitores do blog têm de desconto – é só usar esse link.

Para alugar carro, você não precisa da PID (permissão internacional para dirigir), basta a sua CNH brasileira na validade. Se você resolve se mudar para o país, você pode dirigir com sua CNH por até 1 ano. Depois precisa obter uma carteira de motorista suíça (mediante teste de direção no idioma do Cantão escolhido).

Regra de permanência (90 dias)

Brasileiro pode permanecer no país por até 90 dias dentro de um período de 6 meses. O mesmo vale para todos os países do Tratado de Schengen. Note que não são 90 dias em cada país, mas ao todo.

Para saber se você ainda pode entrar na Suíça, conte 180 dias pra trás da sua data de entrada. Nesse período, você não pode ter excedido 90 dias nos países que assinaram o Tratado. Na imigração, eles conferem mesmo.

Moeda

A moeda na Suíça é o franco suíço (CHF). O euro é aceito em alguns estabelecimentos, mas a conversão não favorece. O ideal é fazer os pagamentos em francos suíços. Leve euros e os troque por francos na entrada ao país. Cartões de crédito são amplamente aceitos. Veja a cotação do dia no site do Banco Central. Basta pesquisar pelo Franco Suíço (CHF).

Fuso Horário

A Suíça está na zona GMT+1 (horário da Europa Central – CET). De março a outubro é aplicado o horário de verão (GMT+2).

Energia e Tomada

Se atente a isso: a voltagem na Suíça é de 220 volts. Já queimei 2 secadores e 1 Nutribullet, rs. Não comentam o mesmo erro que eu!! São utilizados plugs de dois pinos (tipo C) e três pinos (tipo J).

tipo c e tipo J

A Suíça é um país seguro?

Demais! A Suíça é um daqueles lugares que você até esquece que existe assalto e violência em outras partes do mundo. Por aqui as pessoas deixam seus pertences soltos nas mesas dos restaurantes enquanto vão ao banheiro, deixam suas coisas no gramado enquanto mergulham no lago e 99% das vezes nada acontece. Não há relatos de furtos nem de roubos. Mas falo 99% das vezes, entretanto, porque onde tem pessoas, tem risco, né? Em qualquer parte do mundo.

Pickpockets – são os especialistas em roubar seus pertences sem que você perceba. Um celular na bolsa ou bolso do casaco, por exemplo. Eles estão espalhados pela Europa. Apesar da Suíça realmente não ter um volume significativo de relatos, pode acontecer. Portanto, é sempre bom ficar atento. 

Quando ir à Suíça

Eu evitaria novembro por que, no geral, tem muita chuva e pouco sol – esse é um mês frio que ainda não tem neve (a não ser em montanhas mais altas). Os dias costumam ser cinzas.

Abril é um mês estranho porque você nunca sabe o que esperar do clima. A temperatura pode mudar na mesma semana de 2 graus celsius para 22! Já ví neve forte na semana seguinte àquela que mergulhei no rio em Lavertezzo (quando a temperatura estava na casa dos 19). Eu evitaria abril, também, para não ter tantas surpresas e dificuldade de mala e planejamento. Mas clima é aquela coisa né, difícil prever mesmo.

Eu indico maio, junho, setembro e início de outubro. Eu, como residente, amo julho e agosto, mas são meses mais cheios e mais caros. Entretanto, são os melhores para se aproveitar o verão suíço.

Para escolher a época ideal, você precisa pensar no que prefere: Preços mais baixos? Clima estável? Neve certa? Dias quente? Ou aquelas florestas todas douradas e laranjas indicando outono?

Deixo, abaixo, algumas características das estações do ano na Suíça:

Inverno (dezembro a março):

No inverno, as temperaturas nas cidades variam de -2 a 7 graus (mas o clima anda tão doido que no natal de 2022 estávamos com 13 graus celsius). Nas vilas alpinas, ela pode cair bem mais – e no topo das montanhas, claro, também. Tempo frio e neve estão presentes em quase todo o país. Mercados de Natal acontecem em várias cidades de final de novembro a final de dezembro. Em março você ainda pode encontrar neve, mas não é certo. Janeiro e fevereiro costumam ser mais branquinhos. Leia nossas dicas para um Roteiro de Inverno na Suíça.

Para esquiar, recomendo janeiro e fevereiro. Claro que não é possível prever 100% a neve, mas estatisticamente são esses os melhores meses para o esporte.

Primavera (março a maio):

Na primavera, as temperaturas costumam variar entre 8 e 15 graus (mas em março de 2022 tivemos 20 graus e depois abril trouxe neve). No geral, os campos vão se tornando verdes e as flores começam a aparecer, principalmente no sul do país. Note que, como falei, abril costuma ser um mês ingrato: é difícil prever se será ensolarado ou terá dias de neve intensa – principalmente na parte central e norte da Suíça. Eu gosto de maio: o calor vai chegando aos poucos e os dias são mais bonitos. Mas em 2021 maio foi GELADO! Por isso, sempre traga um casaquinho na mala. O seguro morreu de velho 🙂

Verão (junho a setembro):

O verão marca o aumento das temperaturas. Normalmente, elas variam de 18 a 28 graus – mas há registros de temperaturas bem quentes em agosto, superando a marca dos 30 graus celsius. Foi o que aconteceu em agosto/18, julho/19 e julho e agosto de 2022. O termômetro marcou vários dias mais de 35 graus celsius. Nas regiões montanhosas, entretanto, a temperatura é mais amena. É possível nadar nos muitos rios e lagos do país. Há muitos festivais de música. A chuva costuma ser um pouquinho frequente (e você pode pegar um dia de temporal), mas nos últimos anos os verões foram bem secos. Leia nossas dicas para um Roteiro de Verão na Suíça.

Note que ar condicionado é raro na Suíça. As noites de verão costumam ser bem quentes e muitos hotéis e apartamentos não estão preparados para as altas temperaturas. Caso você sinta muito calor à noite, verifique as informações dos seus hotéis de interesse. Hoteis mais “americanizados” e modernos costumam ter A/C.

Outono (setembro a novembro):

No outono as temperaturas variam bastante. Setembro pode ser bem quente (casa dos 20 graus) e novembro bem frio (casa dos 8). Em outubro a natureza se torna bastante colorida, com lindos tons avermelhados e alaranjados. Ainda não há neve nas cidades. Eu adoro setembro e outubro. Em novembro já chove bastante. Eu evitaria.

É possível ver neve o ano todo?

Sim! Isso não quer dizer que neva o ano todo na Suíça, mas que há diversas geleiras pelo país e montanhas que estão sempre com neve no topo. Algumas vilas alpinas, ainda, podem receber neve “surpresa” todos os meses do ano – como é o caso de Verbier.

Se você quiser ver neve mesmo no verão, te recomendo ir a Jungfraujoch (o famoso Top of Europe) em Interlaken ou ao Mt Titlis, em Engelberg, pertinho de Lucerna.

Roteiro Personalizado!

Quer um roteiro personalizado para a sua viagem? Fale comigo pelo email roteiros @vamospraonde.com (sem espaços). Vai ser um prazer te ajudar a montar uma experiência na Suíça do jeitinho que você deseja e merece!

Saiba mais sobre esse serviço na página roteiro personalizado na Suíça. Nos falamos por lá!!

Quanto custa viajar para a Suíça?

Bom, não dá pra negar, viajar para a Suíça é caro para nós brasileiros. Mas vale a pena. O importante é planejar bem a viagem para não estourar o orçamento.

quanto custa viajar para a suíça
Estimativa diária para uma viagem bem confortável, mas sem extravagâncias, pelo país.

Alimentação

Um almoço básico mas com qualidade normalmente custará em torno dos CHF20. Mas, claro: você encontra opções mais acessíveis (como nos self-services de supermercado ou cafés/lanchonetes) e opções mais elaboradas e consequentemente mais caras. O jantar fica na casa dos CHF30 em restaurantes. Já os mais requintados, como falei, podem oferecer pratos a CHF50 ou até mais (principalmente se tiver carne – algo bem caro por aqui). Quando saio para jantar com Marc, nossa conta normalmente dá uns CHF140 – CHF180, com entrada, prato principal e uma garrafa de vinho. Quando escolhemos um restaurante mais elaborado, a conta fecha nos ~CHF220 pra nós 2. A gente costuma deixar uns 10% de gorjeta se o serviço foi muito bom / atendimento com simpatia / etc.

Uma taça de vinho normalmente custa em torno dos CHF5-9. Uma boa garrafa, num restaurante, pode sair a uns CHF70-80. Fique atento que aqui é muito comum te oferecerem um aperitivo nos restaurantes, antes da refeição. Isso normalmente é uma taça de vinho ou espumante. O valor será entre CHF 7-15, provavelmente.

Sanduíches em torno dos CHF5-10, sucos na casa dos CHF5-7. Saladinhas em padarias e supermercados custam CHF10. Em restaurantes focados em salada, uns CHF15-CHF20.

Preço de Hospedagem

Dificilmente você encontrará uma hospedagem abaixo dos CHF 100 para duas pessoas, mas existem, sim, algumas opções. Eu diria que a média de um bom hotel é CHF 150-200 por noite para o casal com café da manhã. Um 4 estrelas vai pra casa dos CHF 300 e depois disso o céu é o limite. No verão os preços sempre são mais elevados (mesmo!!!). Note, entretanto, que a hotelaria é uma das indústrias mais tradicionais da Suíça. Ou seja, apesar de demandarem maior investimento, os hotéis entregam mais do que a média em outros países. Pense que, normalmente, um hotel 3 estrelas na Suíça atende o padrão 4 estrelas no restante da Europa, o que de certa forma justifica o preço mais alto. Mas não me entenda mal: já paguei CHF 150 por aqui jurando que no Brasil pagaria R$ 150 pra mesma estrutura. Toda regra tem sua exceção.

Preços no Supermercado

Eu fiz uma compra no supermercado em Lucerna (Coop) e comparei os preços com dois supermercados de categoria semelhante no Brasil (Zona Sul no RJ e Verde Mar em BH). O resultado foi que gastei CHF40 aqui (em torno de R$240 no câmbio de 2021) enquanto no Brasil gastaria R$180. 

Gorjetas

A gorjeta na Suíça não é 100% esperada, mas será muito bem vista. Caso tenha gostado do atendimento, arredonde a conta ou acrescente 10%. É normal deixar umas moedas de CHF 2 ou uma nota de CHF 10, também.

Como economizar na Suíça

Tenho várias dicas para baratear sua viagem pela Suíça.

Como comer barato na Suíça

Você não precisa comer todos os dias em restaurantes se estiver com um orçamento mais baixo. Opte pelos supermercados, padarias ou mesmo restaurantes self service das grandes lojas de departamento. Eles oferecem comida de ótima qualidade com preço fixo – que varia com o tamanho do prato escolhido por você. Normalmente são disponibilizados 3 tamanhos. As lojas Manor, Globus e o supermercado COOP são bom exemplos dessa opção. A maior rede de supermercados do país, MIGROS, também oferece pratos prontos a preços mais acessíveis. Em todas essas opções que mencionei acima, você consegue fazer uma refeição pequena gastado em torno de CHF7-CHF10. O que corresponde a no máximo R$60 (câmbio de 2022). Eu sei, eu sei, com R$ 60 a gente come muito bem no Brasil. Mas infelizmente nossa moeda não está ajudando na conversão.

Caso você ainda queira jantar fora, dê uma olhadinha nos restaurantes disponíveis e bem indicados no tripadvisor e analise a quantidade de $$ que cada um tem. Opte por aqueles com até 2 cifrões ($$) para não se assustar com a conta. Para um jantar leve, compre frutas no mercado ou também sanduíches prontos (CHF5-CHF7). Se estiver em um airbnb, vários mercados oferecem sopas caseiras para você esquentar em casa.

Como economizar no transporte

Quem usa transporte público na Suíça consegue economizar de diversas maneiras: comprando tarifas super saver, comprando o cartão Half Fare ou até mesmo usando o Swiss Travel Pass ou o Swiss Travel Pass Flex. Você pode ler todas essas dicas no artigo: Transporte Público na Suíça.

Em resumo, o Super Saver é uma tarifa mais barata que pode ser encontrada ao comprar tickets de trem com antecedência. O Half Fare Card, por exemplo, custa em torno de CHF120 e te garante 50% em todas as passagens compradas num período de 1 mês. Já o Swiss Travel Pass é uma boa opção para quem roda muito de transporte público e faz longas distâncias. Ele é um passe de preço fixo que te permite usar transporte público ilimitado num período determinado (3,4,8 ou 15 dias). Existe a opção ‘dias corridos’ ou ‘flex’ (determinado número de dias num intervalo de um mês). Leia nosso post sobre o Swiss Travel Pass para saber mais.

Roteiros de viagem na Suíça

Se você viaja no inverno, te recomendo se concentrar em 1. cidades com mais estrutura (como Zurich, Lucerna, Genebra, Berna) e/ou 2. vilas alpinas e/ou 3. estações de ski. Cidadezinhas pequenas e charmosas são lindas demais e muitas, na Suíça, oferecem uma série de atrativos nessa época do ano. Mas pesquise bem. Algumas viram quase uma vila fantasma! Tenho um artigo aqui no blog mega ultra completo com um roteiro de inverno na Suíça. Não deixe de ler.

Se você viaja no verão, aproveite! Te recomendo explorar bastante os lagos e as trilhas que o país oferece. Inclua, ainda, no roteiro alguma cidade que organize um festival de verão nos dias de sua estadia – vale a pena! O país fica bem mais alegre no verão e você terá a oportunidade de explorar todos os cantinhos que quiser. Leia nosso post de roteiro de verão na Suíça para dicas bem completas.

Outra sugestão legal é dar uma olhada no site do Grand Tour da Suíça. Ao acessá-lo, espere a animação inicial ser executada e o mapa do país aparecer. Depois, é só “brincar” com o mouse pelas opções de rotas disponíveis. Vá clicando nos destinos desejados e vendo os roteiros sugeridos. Você encontrará sugestões perfeitas para quem viaja de carro.

GRAND TOUR DA SUÍÇA

Deixo aqui um resuminho sobre minhas cidades preferidas no pais. Você pode clicar no nome de cada uma delas para abrir um artigo com dicas detalhadas,  como o que fazer, onde dormir, o que comer, etc!

Lucerna

Considerada por muitos a síntese da Suíça, Lucerna reúne lago e montanhas e muito charme e belezas arquitetônicas. Ela é a capital da Suíça central e está a aproximadamente 1 hora de trem do Aeroporto Internacional de Zurich e pouco mais de 1h do aeroporto de Basiléia. É aqui que eu moro, então se precisar de mais dicas pode me chamar!

Onde se hospedar em Lucerna:

Palace Mandarin Oriental (5*), Schweizerhof (5* excelente localização), Des Balances (4* na beira do rio, bem no centrinho), Art Deco Hotel Montana (4*), Hermitage (4* mais afastado, ótimo no verão), Beau Sejour (adoro!), Central (3*).

Berna e Friburgo

Berna é uma cidade surpreendente, principalmente no verão – quando centenas de pessoas aproveitam o rio Aare descendo a correnteza com bóias (ou a nado).

Zurich

Apesar de ser a maior cidade da Suíça, Zurich ainda tem ainda bastante charme. É aí em que estão provavelmente os melhores restaurantes do país, concertos e principais lojas e estabelecimentos.

Onde se hospedar em Zurich:

Schweizerhof Zurich (4*, em frente à estação de trem), Eden au Lac La Reserve (5* – amo, de frente para o lago), Widder Hotel (5* – excelente restaurante também), Marktgasse (4* – adoro ficar aqui!), Motel One, 25 Hours Langstrasse (4* – adoro, super descolado e moderno)

Genebra

Genebra é conhecida como a capital da paz pela presença ONU e da Cruz Vermelha. A cidade tem um foco mais “business” e sua rede de hotelaria costuma ter tarifas mais elevadas de segunda a sexta. Genebra, entretanto, ganha vida turística nos finais de semana e no verão. Se você quiser visitar a cidade, recomendo que o faça nos meses mais quentes.

Interlaken e Região

A região de Interlaken reune cidades e vilas alpinas extremamente pitorescas, montanhas incríveis e lagos de tirar o fôlego. Muitos esportes podem ser praticados por ali, tanto no verão quanto no inverno.

O Blausee também merece destaque. Ele é um lago azul maravilhoso localizado na região de Interlaken, a cerca de 1h30 de carro de Lucerna. Também amo Lauterbrunnen, Grindelwald e Iseltwald (minha vila queridinha no verão).

Ticino

Verzasca é um vale próximo à Locarno maravilhoso!! Vale muito a pena uma visita durante o verão ou inicinho do outono para um mergulho nas águas cristalinas e esverdeadas do rio Verzasca. A cidadezinha é chamada Lavertezzo (basta colocá-la no GPS para chegar lá). Infelizmente esse destino sofreu uma superlotação nos últimos anos por causa de um vídeo que viralizou no instagram. Então e evitaria ir pra lá em agosto, por ex. De qualquer forma, preciso confessar que desde 2021 o Valle Maggia, ali perto e bem menos conhecido por turistas, ganhou completamente meu coração e é agora meu favorito. Hospede-se no vale mesmo (na Casa Martinelli – meu favorito) ou em Locarno ou Lugano. Hotéis: Hotel Lago Maggiore (adoro!!) | La Palma au LacArcadia LocarnoHotel Geranio au Lac

Zermatt

Zermatt é uma vila alpina super romântica e completa. Já nos hospedamos no Schlosshotel e no La Ginabelle e recomendamos muito. Independe da sua idade, não deixe de se divertir fazendo trenó na neve. Um hotel também maravilhoso na região é o Riffelhaus com destaque para a jacuzzi externa com vista para o Matterhorn.

Quantos dias ficar na Suíça?

Posso sugerir uns 20? rs! Bom, a verdade é que é uma pena dedicar só 3 dias para a Suíça porque, apesar de pequeno, realmente há muito pra fazer no país. Eu entendo que quando nós brasileiros viajamos para a Europa raramente visitamos um país só – afinal o continente é longe do nosso, é caro pra chegar e a gente tem sede de ver de tudo um pouco. Mas, vai por mim, você vai ser mais feliz viajando com calma (realmente vivendo cada destino), do que tirando foto de cartões postais em ritmo intenso e dormindo cada noite em um país diferente. A não ser, claro, que queira mochilar e essa andança vapt-vupt faça parte da experiência. Já fiz isso também e entendo, hehe.

Dito isso, que tal pensar em passar pelo menos 5 dias na Suíça? Se puder mais, fique de 10-20 dias. Só recomendaria que as viagens mais longas pelo país fossem feitas nos meses mais quentes. De maio a setembro os dias são mais longos, os lagos estão super convidativos para atividades aquáticas e o país tem muito mais vida.

Hotéis incríveis na Suíça

Os hotéis Villa Honegg, The Cambrian e Vitznau ganharam nossos corações e são boas dicas para datas especiais. Ambos estão próximos ao lago Lucerna. Já vou deixar aqui o link dos dois no booking.com para que vocês vejam valores e mais informações: Honegg |The CambrianVitznau

Transporte na Suíça: carro, trem, barco e ônibus

O transporte público na Suíça é um dos mais eficientes do mundo. São mais de 26.000km de linhas férreas – que estão em expansão até hoje. A SBB CFF FFS é a empresa estatal responsável pelas ferrovias de todo o país. De ônibus + trem você chega em praticamente qualquer lugar – incluindo nos Alpes e nas estações de ski (através de gôndolas na maioria das vezes).

Transporte Público

Para aprofundar no tema, acesse nosso artigo detalhado sobre Transporte Público na Suíça. Abaixo, veja um resumo:

Halbtax / Half Fare

Esse é um cartão que você compra antecipadamente e te garante 50% de desconto em todo o transporte público do país. Ou seja: com o Half Fare Card, você paga metade do preço em todas as passagens de trem, ônibus e barco que comprar, independente da classe (1st ou 2nd). O preço do cartão é CHF 120 (preço de 2023). A validade é 1 mês.

Você pode comprá-lo online nesse link. Depois, basta cadastrá-lo no app da SBB (que recomendo muito que você baixe – para apple / para Google Play ) e o desconto será automaticamente aplicado nas suas compras. Veja abaixo um exemplo tirado do app (com um cartão cadastrado).

exemplo de ticket de trem com halffare card na suíça

Para saber mais continue lendo sobre essa e outras estratégias para baratear seu deslocamento de transporte público na Suíça. Nesse artigo você verá dicas sobre as tarifas super savers.

Swiss Travel Pass

Um passe muito famoso para turistas na Suíça é o Swiss Travel Pass, que te permite realizar viagens ilimitadas em dias seguidos. Ele é recomendado para quem fica pelo menos 3 dias na Suíça e pretende se deslocar bastante. É um conforto enorme!! Além disso, você ganha acesso grátis a diversos museus, 50% de desconto em teleféricos e montanhas especiais e passagem grátis (com pagamento apenas da reserva de assento) em trens específicos como o Glacier Express. Continue lendo nosso artigo completo sobre esse travel pass para ver valores e opções: Swiss Travel Pass: Vale a Pena? Como Comprar?

Swiss Travel Pass FLEX

Esse passe oferece os mesmos benefícios do Swiss Travel Pass mencionado acima, mas tem uma diferença: ele não precisa ser usado em dias consecutivos. Essa é uma ótima opção para quem vai realizar muitos deslocamentos na Suíça, mas não durante todos os dias de viagem. Como o nome diz, ele te dá mais flexibilidade. No artigo Swiss Travel Pass: Vale a Pena? Como Comprar?, você lê mais informações sobre esse passe também!

Viajando de Carro

Se você quiser viajar de carro saiba que brasileiro não precisa da PID (Permissão Internacional para Dirigir) na Suíça, basta a CNH válida. Mas, durante a viagem, leve consigo o passaporte, a CNH, o documento de aluguel de veículo e a apólice do seguro contratado, para evitar algum desconforto caso a polícia te pare por algum motivo.

Note que não existem pedágios na Suíça. Os carros devem ter um adesivo (Vignette) válido colado no parabrisa. Continue lendo mais detalhes no nosso artigo VIGNETTES, a alternativa ao pedágio na Suíça.

Todos os carros alugados no país já terão esse selo. Ao entrar na Suíça de carro, vindo de um outro país, entretanto, o selo pode ser adquirido na fronteira (CHF40) ou em postos de gasolina próximos a ela (ótima opção, para evitar a demora que pode acontecer na fronteira).

Importante mencionar aqui também as regras de trânsito e altíssimas multas. Realmente obedeça o limite de velocidade indicado pois a Suíça tem vários radares escondidos e espalhados pelo país. Se você for alugar um carro na Suíça, recomendo que leia o artigo Alugando carro na Suíça: Preços, Dicas e Placas de limite de velocidade. A sinalização é realmente diferente do Brasil e da Alemanha – e muitos turistas se confundem!

Existe Uber na Suíça?

Existe. Uber começou mais lento no país, apenas em cidades maiores. Agora você já encontra em algumas menores também – como Lucerna.

Táxi na Suíça é caro?

Muito. Andar de táxi na Suíça é super caro. Já precisei pegar algumas vezes – por causa de mala, chuva, horário ou os 3 juntos. Corridas curtinhas de menos de 10 minutos podem chegar a CHF40. Se quiser economizar, evite ao máximo. Como falamos acima, o transporte público é super eficiente e dá conta do recado!

E aí? tem uma viagem marcada pra Suíça?

Me conte nos comentários como está o seu planejamento! Tenha um ótima viagem <3

  • Gisela Campos
    9 de março de 2024

    Oi Raquel!

    Parabéns pelo blog, amei! Muito claro, bem escrito, com ótimas dicas.

    Eu e meu marido iremos dia 15 e ficaremos até 29 de abril na Suíça. Chegaremos por Genebra, mas vamos primeiro a Chamonix e depois Montreux(4 dias) e Lucerna (5) que serão nossas bases para bate e volta.

    Claro que todas as dicas serão bem vindas, mas no momento estou em dúvida se compro o Swiss Travel flex para 4 dias ou o Half Card. Vamos nos movimentar todo o tempo por transporte público, mas em vários dias da temporada, gostamos de nos “perder” nas cidades, curtir as paisagens e os costumes, e não necessariamente fazer uma gincana de quanto mais ponto turístico conhecer, melhor. Qual seria a sua sugestão?

    E nessas cidades/regiões que vamos ficar hospedados, quais seriam os seus pontos imperdíveis?

    Desde já agradeço a sua atenção e mais uma vez te parabenizo pelo blog.

    Abs

    Gisela

    • Raquel Furtado
      Gisela Campos
      10 de março de 2024

      Oi Gisela, tudo bem?

      O melhor jeito de decidir entre o Swiss Travel Pass flex e o half card é fazendo as contas mesmo.
      Veja quais seriam as viagens que você usaria o Swiss Travel Pass e compare o preço das passagens com o do pass.
      Se ficar elas por elas, o half fare pode ser mais vantagem, por ele valerá por todo o período da viagem, barateando assim outros deslocamentos tb, mesmo que curtinhos dentro das cidades.

      Tem post aqui no blog com pontos imperdíveis de Lucerna. De Montreux fico devendo pois não conheço tão bem 🙁

      Um grande abraço e ótima viagem!

      Quel

  • Catlen Reali
    4 de março de 2024

    Oiii Raquel, td bem???
    Eu irei com a família em Julho para Suica apos Londres e Amsterda.
    Pretendo ficar 7 a 8 dias e nem sei por onde comecar o roteiro.
    Que roteiro indicaria eu fazer e as bases em quais locais?

    • Raquel Furtado
      Catlen Reali
      10 de março de 2024

      Oi Catlen, eu não trabalho com criação de roteiros, mas aqui no blog tem duas sugestões bem detalhadas para 7 dias: uma para uma viagem de inverno e outra para meses mais quentes.

  • Carla Morais Farah
    3 de março de 2024

    boa noite, Raquel

    Parabéns pelo blog.

    Estou pensando em ir para a Suíça em setembro. Serão 11 dias. Pensei em conhecer as seguintes cidades: Zurich, Lucerna, Berna, Zermatt, Interlaken, Genebra, St. Moritz.
    Que sequencia das cidades acima você sugere ?
    Quantos dias em cada cidade?
    Acha melhor eu fazer a base em Lucerna ou Zurique?
    Fiquei bem interessada nos passeios de trem panorâmicos. Quais indica?

    obrigada

    • Raquel Furtado
      Carla Morais Farah
      10 de março de 2024

      Oi Carla, tudo bem?

      Obrigada! infelizmente não trabalho criando roteiros personalizados 🙁 adoraria mas não tenho tempo.
      Veja os posts de roteiro na Suíça aqui no blog. Eles respondem essas perguntas – são duvidas bem comuns de muita gente!

      Eu prefiro base em Lucerna que Zurich!

      Um abraço,

  • Silvio e Ana
    20 de fevereiro de 2024

    Olá, Raquel. Tudo bem?
    Primeiramente, parabéns por seu blog. Fantástico e extremamente rico em conteúdo. Me ajudou muito!
    Irei para a Suíça em dezembro, bem no começo do mês. Dei prioridade para as vilas. Ficarei uma noite em Zurique, passarei por Lucerna e Berna, mas centralizei a viagem em Grindelwald e arredores e em Zermatt.

    A dúvida que gostaria de tirar é: você realmente recomenda a base (no inverno) em Grindelwald ao invés de Interlaken? Estamos prevendo 5 noites em Grindelwald (Bergwelt) e 3 noites em Zermatt (Antika).

    Obrigado!

    • Raquel Furtado
      Silvio e Ana
      21 de fevereiro de 2024

      Olá! Que delícia de roteiro!
      Respondendo a sua pergunta, sim: recomendo bem mais Grindelwald. Interlaken é muito famosa, investe muito em turismo, mas eu me frustei ao passar um inverno hospedada lá. Inverno, pra mim, combina mais com vilarejos alpinos, cidades charmosas e hotéis aconchegantes. Interlaken até tem bons hotéis, mas acho que a cidade peca no charme. Os hotéis também… mas como não conheço todos eles, não posso falar mto, rs!

      De qualquer forma, talvez 5 noites em Grindelwald seja muito se você estiver com planos de não fazer bate-e-voltas. Se topar ir a Lauterbrunen e Murren, aí fica ótimo! Se não, talvez vale colocar mais uma noite em Zermatt 🙂

      Aproveitando, se for fazer suas reservas pelo booking, agradeço se usar os links aqui do blog! Eu ganho uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso!

      Ótima viagem!

      • Silvio e Ana
        Raquel Furtado
        24 de fevereiro de 2024

        Raquel, obrigado por sua resposta! Sim.. a ideia é fazer bate-e-volta (Lauterbrunen/Murren/Schilthorn, Adelboden/Kandersteg, Iseltwald/Interlaken, Engelberg).
        Mas confesso que estou em dúvida sobre Zermatt… Não parece ser um local com muita coisa pra se fazer e por não ter acesso de carro, complica tudo. Como vc falou de ainda aumentar um dia.. entao vc realmente indica essas duas noites, certo?

        • Raquel Furtado
          Silvio e Ana
          28 de fevereiro de 2024

          Ah… eu amo demais Zermatt <3! Na vila você faz facilmente tudo a pé, mas alguns hotéis possuem carrinhos eletricos como transfers.
          A cidade é bem conectada com trens e teleféricos. Se você gosta de vistas, montanhas, e fazer alguma atividade na neve (como trenó, por exemplo), não tem como nas gostar de zermatt, rs! Mas é uma vila que fica beeeeem cheia, então vale considerar isso tb! Não vai ser aquele lugarzinho aconchegante pra descanso.

          2, 3 ou 4 noites no final "tanto faz", mas vale super a pena conhecer, sim!!

  • Sérgio Pires
    20 de fevereiro de 2024

    Oi Raquel. Antes de mais nada, parabéns pelo seu trabalho. Otimas dicas, sugestões e ideias. Também sou de BH, uai. Pretendo ir à Suíça de 4 a 12 de junho agora. Eu e minha esposa. Mesmo esmiuçando cada detalhe, fiquei com algumas dúvidas. Será que pode me ajudar? Sobre o half fare. Só tem para um mês? Uma vez adquirido o passe, para deslocar de cidade a cidade é necessário comprar e agendar a sata e horário antes? Ou pode embarcar quando quiser? E quanto ao transporte de ônibus entre cidades. Não achei nada em lugar algum. Não tem flix bus aí, por exemplo? Grato pela atenção.

    • Raquel Furtado
      Sérgio Pires
      20 de fevereiro de 2024

      Oi Sérgio tudo bem!
      O half fare existe por 1 mês ou por 1 ano!

      Os tickets de trem aqui na suíça valem por 24 horas, para a rota comprada. Você não precisa marcar horário!
      O half pass te permite pagar 50% do valor dos tickets.

      Também não é comum agendar assentos aqui! Esse post pode te ajudar: https://www.vamospraonde.com/transporte-publico-na-suica/

      Aqui tem Flix bus entre suíça e Alemanha, por ex. Mas dentro da Suíça nao se viaja de ônibus. É tudo de trem mesmo!! Se tem viagens de ônibus, desconheço!

      Um abraço e ótima viagem!!

  • Tiago
    18 de fevereiro de 2024

    Oi Raquel, tudo bom? Consegues me ajudar? Eu encontro muitas sugestões de roteiros para a Suíca que sugerem ir de Zurique até Interlaken passando por Lucerna.. mas nenhum orienta como sair ou retornar…

    No meu caso especificamente… eu quero ir da Suíca para a Itália (Roma).. saberias me ajudar? Eu gostaria de ter algum trajeto legal de trem no caminho para minha avó que vai junto viver a experiencia.

    Só tenho 3 dias para Suíca! Chego 04/05 em Zurique e preciso sair (e chegar) rumo a Roma dia 07/05.

    Obrigado

    • Raquel Furtado
      Tiago
      28 de fevereiro de 2024

      Oi Tiago, tudo bem?

      Que viagem especial 🙂
      Minha sugestão é que você dê uma olhadinha no mapa e veja os pontos de interesse no caminho.
      O ideal será você ir descendo em direção à Ticino, e de lá seguir de trem dentro da Itália. Nos posts aqui no blog você encontra varias sugestões de roteiro e pode ver qual dessas cidades mencionas você gosta e fazem sentido na sua rota!

  • Érika
    18 de fevereiro de 2024

    Olá Raquel!
    Tudo bom?
    Encantada com suas dicas.
    Você faz roteiros individualizados?
    Tem sugestões de guia turísticos ou de agências que fazem transfer?

    • Raquel Furtado
      Érika
      20 de fevereiro de 2024

      Oi Erika, tudo bem?
      Não faço 🙁 infelizmente! Dá uma olhada com a Guia Suíça!

  • Marcia
    17 de fevereiro de 2024

    Oi Raquel, Tudo bem?
    obrigada pelas dicas, muito boa!

    Por gentileza poderia me orientar quanto ao mês de Setembro, estamos indo em 4 pessoas (2 casais) dia 01.09.24 até 05.09.24, são poucos dias , então preciso fazer um planejamento para aproveitar o máximo esse lindo país.
    Sobre clima nesse mês, se vale a pena comprar Sweet pass ou não, talvez melhor meio de locomoção seria carro. Iremos ficar 2 dias em Lucerna e 1 em Zurique. Podes me ajudar?

    • Raquel Furtado
      Marcia
      28 de fevereiro de 2024

      Oi Márcia, tudo bem?

      Dê uma olhada no post ‘roteiro de verao na Suíça, aqui no blog. Vai te ajudar!
      O clima em setembro é ótimo!!!

      A escolha entre carro e trem é muito pessoal. Você busca mais flexibilidade para poder ir parando onde quiser, não precisar se preocupar com horário? Ou a praticidade de não precisar digirir nem se preocupar com onde estacionar?
      Em relação aos preços, depende muito de quantos deslocamentos e qual distancia você quer fazer 🙂

  • MONICA FERREIRA
    20 de janeiro de 2024

    Esqueci de comentar que adoraria ver a suíça alemã, a francesa e a italiana. A gente vai encontrar de fato uma mistura de culturas nessas cidades? Consigo achar coisas tipicas nestas cidades?

    • Raquel Furtado
      MONICA FERREIRA
      21 de janeiro de 2024

      Com 15 dias fá pra fazer um tour bem legal por essas 3 partes! Sugestão aqui para roteiro de verão na Suíça.
      A Suíça valoriza muito seus produtos locais, então nessas 3 partes você vê produtos típicos e hábitos e arquitetura bem diferentes.
      A parte italiana tem uma vibe mais mediterrânea e construções de pedra super típicas nos vales – com várias vendinhas de produtos locais.
      A parte francesa já é cheia de vinhedos – recomendo muito os vinhos brancos suíços.

  • MONICA FERREIRA
    20 de janeiro de 2024

    Ola Raquel, que delícia de blog. Super esclarecedor e com um tom pessoal bem bacana. Bom, Pretendo passar meu aniversario de 62 anos ai em junho deste ano (24), e vou com meu filho Zeca, de 34 anos. Iremos os dois para passear, comer, e ver lugares incríveis. Acho que podemos ficar uns 15 dias. Nossa ideia é ir inicio de junho, meu niver é dia 17 e voltar logo depois. Ou seja, quero que o dia do aniversario eu esteja num lugar lindo, com uma linda vista. Já estaremos quase retornando… Vou tentar montar um roteiro a partir das suas dicas. Se puder falar algo, ou indicar, vou amar. parabéns pelo blog. Sou carioca, mas atualmente moro na Serra da Bocaina, que tbe é um paraiso.

    • Raquel Furtado
      MONICA FERREIRA
      21 de janeiro de 2024

      Oi Monica, tudo bem?

      Que delicia de comemoração de aniversário!!! Seu filho tem minha idade e também amo quando meus pais estão por aqui para aproveitarmos esse inicinho de verão comigo. Meu aniversário é pertinho do seu (24/6), rs!

      Vista linda não é difícil – garanti!! O que você mais gosta? Montanha, vinícolas, lagos.. Quer passar o aniversário em um hotel chiquetão ou não faz questão?
      Gosta de trilhas? Me avisa que te ajudo!!

      Um abraço,
      Quel

      • Monica
        Raquel Furtado
        21 de janeiro de 2024

        Oi Raquel! Claro! Olha, você é uma geminiana como eu! ☺️☘️ seu espírito está refletido na sua escrita! Obrigada pelo retorno!! Pois é, minha ideia é tentar as 3 suíças italiana francesa e alemã. Adoraria comprar mimos dessas 3 culturas nessa viagem. E, acho, vamos adorar ir a uma vinícola, dar um mergulhão num lago, quem sabe até descer de boia, fazer aquelas encostas incríveis de trem, e sim, guardar uma $$ para no dia do aniversário encerrar com chave de ouro! Uau seria perfeito. Ano passado eu e Zeca fizemos Portugal e escolhemos 3 hotéis super bacanas em locais que valiam a pena e de resto, fomos de super simples! Estou aproveitando a solteirice dele para viajarmos juntos. Mas sei que nas cidades a noite ele me dará alguns “perdidos”… bom, se puder me ajudar, vou amar. Seu blog já me deu uma super segurança para encarar esse sonho que é conhecer a Suíça. Atualmente moro no mato e trabalho com paisagismo e outras coisitas.. ver belas paisagens será muito bom. Obrigada mais uma vez. ☘️✨

  • Bruna
    7 de janeiro de 2024

    OI Raquel!
    Conteudo Riquissimo o do seu blog. Obrigada!
    Estou organizando minha primeira vez na Suíça para realizar um sonho de criança, porém com orçamento limitado.rs
    Eu li que voce indica Lucerna ou Zurich como “base” para conhecer outros locais como bate-volta.

    Lucerna seria mais viável para quem quer conhecer os lagos mais lindos e aquelas paisagens de filme que tem ai?Rs
    Voce indica o passeio de trem panoramico? Ou fazer os bate-volta de ônibus mesmo?

    Obrigada por ajudar. Te desejo muito sucesso!

    • Raquel Furtado
      Bruna
      8 de janeiro de 2024

      Oi Bruna, tudo bem? Com orçamento mais limitado e mais proximidade aos lagos, recomendo lucerna como base.
      faça tudo de trem! Não precisa ser um trem panoramico como o Glacier express, por ex, pra ter janelões e vistas lindas! O trem lucerna – interlaken garante vistas muito UAU pros lagos!
      Boa viagem pra você 🙂

    • ELIANE TEREZINHA DOS SANTOS
      Bruna
      14 de janeiro de 2024

      Boa tarde Bruna,

      Tudo bem? Adorei seu blog, bastante conteudo bom sobre a Suica! Ja estive la mas irei com a minha irma em Maio deste ano. Voce sabe se no Swiss pass tem a opcao de dormir(noturno). Voce pensa que o Swiss pass eh melhor que o European pass? Obrigada!

      • Raquel Furtado
        ELIANE TEREZINHA DOS SANTOS
        21 de janeiro de 2024

        Oi Eliane, tudo bem?
        Quem escreve o blog é a Raquel 🙂
        Swiss Pass é um passe que inclui viagens ilimitadas na Suíça. Aqui não temos trem noturno, com cama, etc. As distâncias dentro do país são muito curtas pra isso!

        Um abraço,

  • Marcia De Tommaso
    27 de dezembro de 2023

    Oie
    Estou pensando em ir com meu marido e filha em julho/24
    Vc faz roteiros Personalizados ? Se sim como contato você ?

  • Maria Conceição Amaral Fonseca
    26 de novembro de 2023

    Bom dia Raquel, gostei muito de ler o seu post sobra a Suíça que é um dos países que eu gostaria de conhecer em breve. Posso ter seu contacto se precisar de alguma informação adicional?. Obrigado. Beijinhos

    • Raquel Furtado
      Maria Conceição Amaral Fonseca
      26 de novembro de 2023

      Oi querida! Que incrível que vai conhecer a Suíça! Você pode sempre fazer suas perguntas através dos posts aqui do blog 🙂 um abraço!

  • Ana Ribeiro
    18 de novembro de 2023

    Estou indo na última semana de março/2024 para a Suíça, com dois pequenos (3 anos e 1 ano). A ideia é explorar mais a região de Lauterbrunnen, Grindewald e Interlaken, após, claro, passar por Zurique (onde nosso vôo chega) e Lucerna (o mais velho vai amar o Transports Museum). O clima nessa época é bem instável, né? E você tem sugestão de passeio com crianças?
    Obrigada!!

    • Raquel Furtado
      Ana Ribeiro
      19 de novembro de 2023

      Oi Ana, tudo bem? É bem instável sim, mas dá pra aproveitar também (só exige uma mala mais funcional).
      Para crianças o Museu do Transporte é demais e o Glaciar Garden também.

      • Ana Ribeiro
        Raquel Furtado
        22 de novembro de 2023

        Ahh, não tinha aparecido o Glaciar Garden nas minhas pesquisas ainda. Muuuito obrigada pela dica!

  • Cláudia Simin
    23 de outubro de 2023

    Olá,parabéns pelo blog!
    Informações super interessantes.
    Gostaria de pedir informações sobre trabalho. Aqui no Brasil especificamente em Belo Horizonte, a muito anos. Queria muito tentar uma nova vida fora do país. Agradeço muito! Obrigada

    • Raquel Furtado
      Cláudia Simin
      24 de outubro de 2023

      Olá Claudia, na Suíça, só pode trabalhar quem tem passaporte europeu.
      Existem excessões, claro, mas não é tão simples conseguir um emprego e depois conseguir a permissão de redisência. Basicamente a empresa precisaria provar que não encontrou a mão de obra qualificada em nenhum cadidato europeu antes de contratar algum não europeu.

  • Alena Queiroz
    30 de setembro de 2023

    Parabéns pelo site detalhado sobre a Suíça, Raquel! Top
    Estou com Viagem pra Alemanha com volta para o Brasil por Munique, em Janeiro.
    Gostaria de saber de você qual melhor maneira de chegar na Suíça e por onde pra passar 5 dias e voltar pra Munique. Qual roteiro vc orienta pra ganhar do tempo, principalmente porque eh inverno!!! Obg!!

  • alex
    16 de setembro de 2023

    tenho muita vontade de conhecer esses lugares lindo da Suíça

  • Camila
    14 de julho de 2023

    Oi, tudo bem? Eu não entendi muito bem o que é o Site Grand Tour, é só de dicas ou tem alguma prestação de serviço/passeio turístico?

    • Raquel Furtado
      Camila
      17 de setembro de 2023

      É um roteiro que a Suíça criou como sugestão para turistas. Não é um serviço 🙂

  • SONIA
    27 de maio de 2023

    Olá ! Acabei de achar seu blog e adorei as informações muito completas. Vou para a Suiça no mês de junho e um amigo que mora lá, me indicou e orientou na compra do bilhete 24 hs. Mas, para turista , vale a pena outro tipo? O bilhete de 24 hs saiu em torno de 50 francos.

  • Gabriel
    4 de maio de 2023

    Que matéria maravilhosa, estamos planejando nossas férias e você nos ajudou muito. Parabéns!

  • Maurício
    1 de março de 2023

    Oi Raquel ! Tudo bem ?

    Irei à Suíça em Maio e ficarei 20 dias e minha dúvida é: levo tudo em euros ou francos ?
    Pois no Brasil o euro está em torno de 20 centavos mais barato que o franco, ou seja a cada 1000 euros gastaria 200 reais a menos se fosse comprar francos.

    E que lugares possuem a menor taxa para trocar francos por euros na Suíca ?

    Obrigado !

  • Leandro Bortolon
    28 de fevereiro de 2023

    Oi
    Adorei a leitura e vou aprofundá-la.
    Estivemos na Suíça em 2019, no inverno, em uma passagem entre Alemanha, Áustria e França, que incluiu,de carro e pela ordem, Stein-Am-Reim, Berna, Interlaken (incluindo Jungfrau), Zermatt e Zurich (somente pra pegar o voo).

    Agora a ideia é uma semana (sim só uma semana). Talvez voo que chegue em Frankfurt e saia por Milão, nesse caso incluindo Alsácia e Lago Di Como. Ou então, Zurique e fazer só Suíça.
    Por alto, na primeira opção: Alsácia, Berna, Lago Blausee, Lago Oeschinen, Lauterbrunen, Interlaken, Lago Di Como. Zermatt no verão?
    Tudo muito prematuro ainda.
    Algum roteiro de trem panorâmico, talvez.
    Enfim, a definir, quem sabe aumentar poucos dias.

    Pergunta: vc faz ou auxilia em roteiros personalizados? Indica o imperdível no trajeto e auxilia com isso?
    Se não faz, indicaria alguém?

    Muito Obrigado

  • adriana
    22 de fevereiro de 2023

    Oi estou indo da italia para paris e pensei numa parada na suiça….. deve ser rapido 1 ou 2 dias, sei que é pouco, mas pra conciliar todos os destinos. o que vc recomenda… estamos querendo subir de trem de florença. qual cidade vc recomenda parar e o que visitar, será no inicio de julho. obrigada

    • Raquel Furtado
      adriana
      25 de fevereiro de 2023

      Oi Adriana,
      Se quiser ver uma síntese da Suíça em uma cidade só, recomendo Lucerna. Montanhas, lago e construções charmosas na cidade velha. Se ficar 2 dias, aproveite para algum passeio de bate-e-volta. Tem várias dicas no post de Lucerna

  • Ariana
    11 de julho de 2022

    Rachel, comprando o Swiss Travel Pass você pode chegar na estação, apresentar e embarcar? Costuma ser cheio e você não conseguir achar vaga? No caso viajarei final de outubro e começa de novembro.

    • Raquel Furtado
      Ariana
      29 de dezembro de 2022

      Oi Ariana, isso mesmo. Na verdade aqui na Suíça você entra direto no trem – e so apresenta o ticket quando o controle passa.
      Fique atenta apenas ao tipo de Swiss Pass que você adquirir. No Flex você precisa validar o dia de uso na internet. Se o controle passa e o dia não está “validado”, ele vai considerar que você não tem ticket.

      E dependendo da rota, fica bem cheio sim!! Não corre risco de você não embarcar pq nao existe esse controle. Rotas tipo Lucerna – Zurich as 7 ou 8 da manhã, por ex, ficam lotadas – e as pessoas viajam em pe, ou nas escadas por ex, rs!

  • Ana Pais
    13 de junho de 2022

    Oi Raquel,
    Sou Portuguesa de Portugal e antes de mais parabéns pelo blog e pelo post.
    Estou a pensar em visitar a Suíça no final de Abril (28-1/05) do próximo ano. Como vou no máximo 4 dias achas melhor visitar bem uma cidade como Genebra ou Zurique ou dá para conhecer 2 a 3 cidades? O que aconselhas?
    Obrigada pelas tuas dicas, ajuda muito. Um país um pouco caro, mas parece muito lindo

    • Raquel Furtado
      Ana Pais
      29 de dezembro de 2022

      Oi Ana, seja bem vinda!!
      Eu faria base em um lugar e viagens de bate e volta à partir daí. Lucerna e Zurich são boas bases pra passeios de 1 ou meio dia na Suíça central.

  • Antonio Luiz
    12 de junho de 2022

    Uau, excelente esse seu post, bem completo.

    Gostei muito do seu Blog.

    Parabéns !!!

  • Ellen
    22 de maio de 2022

    Oie Raquel, parabéns pelo blog, preciosas dicas
    Saindo de Paris para Suíça de trem, qual roteiro vc indica. Tenho disponibilidade de 03 dias e gostariade de fazer um trecho num panorâmico. Bjs

  • Ana Ruzzarin
    11 de abril de 2022

    Oi Raquel, sou chocolate maker, faço chocolates a partir do cacau brasileiro (bean to bar). Estou em um projeto na Suíça e isso me faz ficar 1 mês a cada 3 ai. Gostaria de te pedir alguma dica de pequenas chocolatarias artesanais, caso você conheça alguma, que eu possa visitar. Ja fiz todas as tradicionais (Lindt, Laderach, callier, Max, etc). Troco as dicas por chocolate ! kkkk muito obrigada

  • francisca
    25 de novembro de 2021

    Nossa eu amei ler esse artigo!!!

    • Raquel Furtado
      francisca
      5 de dezembro de 2021

      Obrigada!

      • Niedja Kaspary
        Raquel Furtado
        29 de abril de 2022

        Esses valores do Swiss Travel Pass são de que ano?!
        Como adquirir prlo site de forma mais simples?!
        Se você tem mais ficas dos trens panorâmicos?!
        Desde já agradeço

  • Valeria Schincariol
    14 de outubro de 2021

    Oi Raquel, tudo bem?
    Queria saber se você pode me dar uma dica. Estamos pensando em fazer a Alsácia e depois entrar para a Suíça por Berna, conhecer também a região de Interlaken, Lauterbrunnen, Montreux, e seguir em direção a Lucerna e Zurique. Seria no final de março e primeira quinzena de abril, só que li que em abril o clima é muito instável. Você acha que impossibilitaria algum desses passeios/lugares? Somos um casal 60+, mas bem animados rsrsrs Te agradeço desde já. Adoro seus posts, beijinhos.

    • Raquel Furtado
      Valeria Schincariol
      2 de novembro de 2021

      Oi Valeria, tudo bem?

      O clima é instável mesmo, não dá pra negar – mas eu manteria a viagem. Achei ótima a escolha dos destinos. Só venham preparados pra neve, chuva e solzão. A mala vai ter que ser bem planejada (capa de chuva, casaco mais quente tipo um doudoune + um fleece, talvez um tênis impermeável e roupinhas mais leves). Aqui na Suíça eles dizem que não existe tempo ruim, existe roupa inapropriada, rs! Pense também, com antecedência, no que poderia ser feito em caso de um dia inteiro de chuva. Eu por exemplo não me importo de curtir um hotel, a vista e um room service caso isso aconteça (até na chuva e na neblina a Suíça tem charme! hehe).

      O sul costuma ter dias mais estáveis. Na “pior” das hipóteses, vocês pegam um trem e passam o dia por lá – ou analisam o clima no app MeteoSwiss pra ver se tem alguma cidade perto que está sem chuva!

      A viagem vai ser linda, tenho certeza! Venham com uma mente mais flexiva pra mudar planos em cima da hora (mesmo mantendo os hotéis) e considerem carro ou um passe de trem pra contribuir com essa flexibilidade!

    • Niedja Kaspary
      Valeria Schincariol
      29 de abril de 2022

      Gratidão pelo post, muito rico em informações

  • Valeria Schincariol
    14 de outubro de 2021

    Oi Raquel, tudo bem?
    Gostaria de uma dica. Estamos programando uma viagem pela Alsácia e depois Suíça, entrando por Berna, Interlaken, Lauterbrunnen e arredores, Montreux, Lucerna e Zurique. Seria no finalzinho de março e primeira quinzena de abril, mas li que o clima nessa época pode ser muito instável..Você acha que impossibilitaria alguns desses lugares? Somos um casal 60+ mas bem animados!! Rsrsrs Te agradeço desde já. Adoro seus posts, beijinhos

  • Bárbara
    29 de setembro de 2021

    Oi Raquel!
    Gostaria de saber sobre a internet. Li que há wi-fi em vários pontos, mas que mandam um código pro celular (?) que dá acesso à internet. Confesso que não ficou claro. Além disso há os chips internacionais, certo? o que você sugere?

    • Raquel Furtado
      Bárbara
      2 de novembro de 2021

      Oi Bárbara, eu não contaria com o Wifi público, não. Você precisa de um código (tipo um login e senha) para usá-lo. Sabe quando você entra num wifi e uma página do seu navegador é aberta pedindo credenciais? É isso! O wifi não é aberto para todos, mas para alguns (hotéis de algumas cidades fornecem um cartão grátis com essas credenciais). Eu sempre fui do time chips internacionais. Eu comprava meus chips aqui mesmo, na SBB.

    • Raquel Furtado
      Bárbara
      2 de novembro de 2021

      Oi Bárbara, eu não contaria com o Wifi público, não. Você precisa de um código (tipo um login e senha) para usá-lo. Sabe quando você entra num wifi e uma página do seu navegador é aberta pedindo credenciais? É isso! O wifi não é aberto para todos, mas para alguns (hotéis de algumas cidades fornecem um cartão grátis com essas credenciais). Eu sempre fui do time chips internacionais. Eu comprava meus chips aqui mesmo, na SwissCom.

  • Vivianne
    23 de julho de 2020

    Oi Raquel, obrigada pelas dicas, vamos para Bern mês que vem, muito por causa dos seus vídeos do rio. Além de lá, qual outra cidade que tem transporte público de graça para quem se hospeda?

    • Raquel Furtado
      Vivianne
      12 de setembro de 2021

      Lucerna também tem.. Lugano também.. Locarno.. Acho que várias, mas não sei de cor exatamente quais não 🙁

  • sergio fernandes de araujo
    29 de outubro de 2019

    Olá, tudo bem?
    Parabens pelo blog.

    Me ajuda help!!!

    Estarei em Lucerna dia 13 a 16-11-19 e ainda não tenho hospedagem economica. Estou indo com minha esposa e filho de 4 anos. Quero conhecer se der o monte titls , ppilatus e jungraufouch mas me parece que o Titls estará fechadao ate dia 15 mas vou ficar ate dia 16 e pretendo ir na parte da manha e voltar para milão a noite.

    Vale a pena neste meu caso comprar o swiss travel pass?

    O roteiro de passeios alem do centro de lucerna é claro está legal para ver neve? o que acha??
    Por favor no aguardo de informações.

    Abraços

    Sergio fernandes
    011-991266873 wattsp
    São caetano do sul – SP – Brasil
    meu email : [email protected]

    • Raquel Furtado
      sergio fernandes de araujo
      7 de novembro de 2019

      Oi Sergio, tudo bem?

      Que delícia que você está vindo para Lucerna. Estou aqui agora e a cidade está linda com as cores do outono.
      Você já leu o nosso artigo sobre a cidade? https://www.vamospraonde.com/lucerna/ Nele você encontra dicas de hospedagens mais em conta (apesar de não ser fácil conseguir isso na Suíça, é?! hehe)
      Tente também airbnb.

      Sobre o Swiss Travel Pass, para saber se vale a pena mesmo o ideal é fazer as contas das rotas que você pretende fazer. O preço do passe individual para 3 dias (seu caso) é CHF 232.00. Lembrando que ele inclui deslocamentos de ônibus nas cidades (daypass individual de ônibus em Lucerna custa CHF 12,50) mas te dá apenas 50% de desconto em algumas rotas: como Titlis e Jungfrau.

      Sobre neve: você provavelmente não vai ver na cidade, mas nas montanhas já esta nevando!

  • Beatriz Ernesto
    31 de julho de 2019

    Oiii,

    Qual foi o custo total de vocês nessa viagem?

    Obrigada!

    • Raquel Furtado
      Beatriz Ernesto
      6 de agosto de 2019

      Oi Beatriz, tudo bem? De qual viagem? Já estive tantas vezes na Suíça 😉

  • Izabella
    27 de julho de 2019

    Olá Raquel!!!
    Estou pensando em ir para Suiça em Dezembro/Janeiro e queria saber se vale a pena, nessa época, alugar carro para conhecer as cidades. Faria base em uma cidade e conheceria as demais de carro. Obrigada e beijos,

    • Raquel Furtado
      Izabella
      6 de agosto de 2019

      Oi Izabella, tudo bem?
      Vale a pena alugar carro, sim, mas você não prefere fazer a viagem de trem? Assim você pode aproveitar a paisagem sem se preocupar em dirigir 😉

  • Rony Cavalcante Rondon
    18 de junho de 2019

    Eu quero passar uma temporada na Suíça, cerca de 3 meses, você me recomendaria ficar hospedada onde? Acho que o ideal seria um apartamento e não hotel devido ao longo tempo.

    • Raquel Furtado
      Rony Cavalcante Rondon
      5 de julho de 2019

      Oi Rony, tudo bem?
      Qual o objetivo da viagem? Viajar pelo país ou fazer base em uma cidade mesmo? Se for Lucerna eu recomendo o Glandon Appartments (eles alugam estúdios super bem localizados por curtos períodos). Zurich é uma cidade maior e tem mais opções de lazer noturno. Me fala mais dos seus objetivos preu conseguir ajudar melhor!

  • CAMILA
    26 de abril de 2019

    Quel, vou passar sete dias na Suiça no mês de novembro estamos pensando em ficar uns dias em Zurique, Lucerna e podemos chegar até Genebra. Qual pico vc indicaria nessas regiões?

    • Raquel Furtado
      CAMILA
      5 de julho de 2019

      Oi Camila, tudo bem?
      Que delícia de viagem!! Dá uma lidinha no post de Lucerna e Genebra que eu dou várias dicas de lugares próximos. De Zurich também vale conhecer St Gallen – linda!

      E o Blausee no inverno também merece ser visitado!

  • Marilia
    24 de abril de 2019

    Oiii! Nós iremos agora em Maio, 4 dias, ficaremos em Berna e Zurique. Estamos querendo ir na Jungfrauchoj, vc acha que compramos os ingressos antecipados ou no local? Vc acha que compensa comprar o Swiss Pass?

    • Raquel Furtado
      Marilia
      5 de julho de 2019

      Oi Marilia, tudo bem?

      O Swiss Pass depende da quantidade de viagens e passeios que você quer fazer!! Dá pra fazer umas continhas rápidas e ver se financeiramente vale mesmo – mas normalmente sempre vale. Eu recomendo demais!

      Hmm.. quanto a comprar antecipado ou não, não sei te dizer com muita precisão. Acho que antecipado é mais garantido 😉

  • Cintia Madeira
    23 de abril de 2019

    Nós vamos em dezembro, passaremos o Natal aí e já estou encantada com os mercadinhos que vc mostrou. Nossa cidade base será Lucerna… Não poderia ser outra, depois de tanto te acompanhar por lá rsrs, já estou ansiosa!

    • Raquel Furtado
      Cintia Madeira
      23 de abril de 2019

      Ah que demais <3!!!! Vão se apaixonar!! Me contem depois! Beijinho

  • Cintia Madeira
    22 de abril de 2019

    Quel, quais os picos que valem mais a pena visitar? Passarei 3 dias e meio na Suíça e tem tantas montanhas, que estou em dúvida quais visitar… Jungfrau, Mont Titlis, Firt, Rigi, 007? Queremos ir em dois.

    • Raquel Furtado
      Cintia Madeira
      23 de abril de 2019

      Oi Cintia, tudo bem?

      Onde vc vai fazer base? Vai dormir em Lucerna ou Zurich? E em que mês você vem? E quer ver neve? rs!
      Me contagias que aí consigo te ajudar melhor!!

      beijinho

  • Carolina
    27 de março de 2015

    Nadar nos lagos da Suíça é uma diversão à parte! Muito popular entre os locais e muito divertido! Além disso, uma ótima pedida é fazer pic-nics na beira do lago 😉

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Post Anterior
Lago Blausee, na Suíça: um paraíso para incluir no seu roteiro
Próximo Post
Guia Canadá (dicas, índice de posts, perguntas frequentes)