185
roteiros
124
cidades

Fíji para mochileiros ou viajantes econômicos

É até difícil imaginar, mas Fíji é um país que recebe MUITOS mochileiros e viajantes mais econômicos! Acho que o marketing dos grandes e...

Estados Unidos muito além de Miami, Disney e NY – Parte 01

Se você nos acompanha pelo Instagram, já deve saber que estamos passando 38 dias no oeste dos Estados Unidos, explorando Parques Nacionais e outros cantinhos naturais muito bem preservados pelos americanos. Estamos agora no Arizona!

Polinésia Francesa (Tahiti, Bora Bora e muito mais)

Taí um destino que faz parte da listinha de desejos de grande maioria dos viajantes. Muitos, ainda, sonham com Bora Bora ou alguma outra...

Sardenha: o paraíso!

A Sardenha é uma ilha – mais precisamente um verdadeiro paraíso – localizada no Mediterrâneo a oeste da Itália, país a qual pertence. Ela não...

Montanhas Rochosas

O VamosPraOnde partiu rumo às Montanhas Rochosas Canadenses para explorar cenários que fogem do comum. Queríamos ir além das dicas de revistas, além do turismo padrão, além da multidão. E conseguimos!

Como é viajar de Motorhome

22 de Outubro de 2015
2 comentários 2.899 visualizações

Essa é uma pergunta frequente: como é viajar de motorhome? Bom, a rotina de uma viagem assim é bem gostosinha: acordamos, transformamos a cama em mesa, fazemos café da manhã, dirigimos, visitamos lugares lindos, voltamos, fazemos almoço (que podemos comer dentro ou fora do MH, como em alguma área de piquenique, por exemplo), dirigimos mais, jantamos e transformamos a mesa novamente em cama. E por aí vai!

Parece simples, mas a verdade é que a experiência engloba muito mais do que isso…

Leia também: Como planejar uma viagem de motorhome

linha pontilhada

Como é viajar de Motorhome

Motorhome

Viajar de Motorhome é uma delícia – mas exige algumas atenções e “cuidados”. Como a casa se move, tudo precisa estar bem guardadinho para não cair ou sair voando quando estivermos em movimento. Além disso, é preciso reabastecer a água, trocar o gás, tirar o esgoto…

E é isso que vamos dividir com vocês hoje: nosso dia-a-dia por aqui! :)


De mesa para cama e de cama para mesa

Na maioria dos Motorhomes, as mesas normalmente são transformadas em cama e vice-e-versa. Todo dia temos essa função: levanta almofada, abaixa tampo da mesa, ajusta os encaixes, coloca lençol, traz travesseiro e completa com o edredon! No dia seguinte, fazemos todo o trabalho inverso!

É bem importante que você deixe a preguiça de lado e transforme a cama em mesa novamente. Comer e viajar na cama não é muito agradável – e deixa a viagem com cara daquela coisa meio provisória.


A energia elétrica do Motorhome

Os MH possuem tomadas (que são super úteis para que possamos carregar nossas câmeras fotográficas, computadores, etc.), geladeira e fogão elétrico. Para que tudo isso funcione bem, precisamos de energia com alguma frequência.

Pelo menos a cada 2 dias, é interessante que o MH fique em um Powered Area de um campground. Isso quer dizer que precisamos ir a estações com conexões elétricas para literalmente ligá-lo na tomada.

As tomadas, por exemplo, só funcionam quando a energia externa está ligada ao MH. A geladeira normalmente funciona a gás – a não ser quando temos também energia externa. E o mesmo vale para o fogão (por isso, temos tanto fogão a gás quanto elétrico aqui).

Fiquem atentos a esse ponto quando fizerem a reserva do camping, ok?


O gás

Quando não estamos ligados em uma estação de conexão elétrica, a geladeira e o fogão funcionam a gás. É o gás também que esquenta a nossa água para tomar banho, por exemplo.

Fiquem atentos à hora de trocar o gás do seu MH. Dependendo da duração da sua viagem, pode ser necessário trocá-lo.


Água no Motorhome

O Motorhome tem um reservatório bem generoso de água, mas claro, ela acaba. Lembre de abastecer a água do MH sempre que possível.

Nós estamos abastecendo toda noite, quando chegamos no campground – e um dia ela até acabou antes de chegarmos.

Abastecendo a água do Motorhome

Esgoto

A cada dois dias, pelo menos, é necessário tirar o esgoto do MH. À medida que você usa o banheiro, ele vai enchendo – e o cheirinho vai ficando forte também (só dentro do banheiro, ele não sai para o MH!) – e você precisa esvaziá-lo.

Essa é uma parte que ninguém pensa, mas é uma das mais importantes.

Não podemos jogar o esgoto em qualquer lugar – pode ser super poluente. É necessário jogá-lo fora em uma área apropriada (chamadas de Dump ou Dumping Point), passar uma água no recipiente e depois colocá-lo de volta.

Tirando esgoto do motorhome

Além disso, também a cada dois dias, jogamos um produto no vaso sanitário para tratar nosso esgoto. Foi a própria empresa do aluguel do MH que nos forneceu o produto e nos orientou a fazer isso.


Abastecimento

O Motorhome é uma casa mas também é um carro ;)! Precisamos abastecê-lo com frequência e sempre que vemos um posto – não queremos correr o risco de ficar sem combustível por aí.

Quando a rota planejada engloba muitos Parques Nacionais e áreas isoladas, não podemos bobear!


Supermercado

Supermercado é algo que também precisa ser feito com certa frequência. A geladeira do Motorhome não é grande o suficiente para armazenar uma grande quantidade de alimentos. Os armários também não são muitos, então precisamos comprar um pouco de cada vez.


Tudo guardadinho no seu lugar 

No decorrer da viagem, precisamos deixar tudo bem guardadinho dentro dos armários. Com o balanço do MH, as coisas saem voando para todos os lados.

Sempre que nos descuidamos vemos produto de limpeza caindo da pia, eletrônicos deslizando pela mesa, etc.

Até compramos uma caixinha (bem grande, na verdade), para guardamos aquilo precisamos deixar à mão – como máquina fotográfica, computador – e a colocamos embaixo da mesa. Assim nossos itens ficam protegidos!

Os armários do MH ficam todos “trancados” – é um sistema na própria maçaneta, basta afundá-la que a gaveta fica presa. Temos que cuidar para sempre deixá-las fechadinhas, senão as gavetas ficam abrindo e as coisas acabam pulando pra fora. Perigoso.


Limpeza do Motorhome

Não é pelo fato de ser uma casa móvel que o Motorhome não precisa dos cuidados básicos de uma casa normal. Todo dia varremos o veículo (compramos uma pá e uma mini vassourinha para facilitar e economizar espaço), passamos pano na mesa, limpamos a pia e limpamos o banheiro. Também tiramos o lixo frequentemente.

Quando a viagem for longa, não deixem de conferir os itens na geladeira – nada de deixar alimentos apodrecendo ali!

Deixar o MH limpinho e cheiroso é super importante para garantir a qualidade e o conforto de sua viagem.


Organização também é importante

Você passará muitos dias nessa sua nova casa, então deixá-la bem habitável é essencial.

Tiramos as roupas das malas e as colocamos nos armários (existem vários sobre as camas – são pequenos mas eficientes). O ideal é deixá-las dobradas e arrumadinhas para facilitar no dia-a-dia.

A cozinha (pia e armários) também deve ficar sempre arrumada – pano de prato no seu devido lugar, bucha e detergente também e por aí vai.

Não deixem acumular toalhas e “tralhas” pelas camas e assentos… Isso tira o prazer da viagem, vai por mim ;-)


Saber onde parar

Não é em qualquer lugar que podemos deixar o MH, então sempre se atentem a isso na hora do planejamento.

Todo dia dirigimos para um campground para passar a noite. Existem campgrounds com estruturas bem variadas; e existem ainda os públicos e os pagos.

Se você passar por centros urbanos durante sua viagem e precisar parar por algum motivo, faça uma pesquisa para saber direitinho se o MH pode ser deixado na rua ou se existem estacionamentos que aceitem esse tipo de veículo.


Se atentar à hora

Alguns campgrounds não são 24h e fecham a entrada; alguns por volta das 18h outros por volta das 21h por exemplo. Precisamos nos atentar a isso para não termos problema na chegada e não acabarmos sem local para dormir.

Por duas vezes perdemos a hora e chegamos depois do campground fechar – mas telefonamos antes para avisar e foi super tranquilo: deixaram um envelope pra gente em local combinado com instruções e chaves quando necessário.

Bom, no mais, é só aproveitar!

Todas essas coisinhas são super rápidas de fazer e entram tranquilamente na rotina – depois, é só a parte boa: curtir o visual da viagem e a praticidade do Motorhome!

Nós quatro no motorhome

linha pontilhada

Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!
  1. LÚCIA 29/06/2016

    OLÁ, SOMOS UM GRUPO DE 3 PESSOAS E QUEREMOS FAZER UMA VIAGEM DE MH SAINDO DO LITORAL DO ES ( GUARAPARI ) E INDO PELO LITORAL ATÉ O RIO GRANDE DO NORTE (NATAL), SÓ QUE, AINDA NÃO FIZEMOS NENHUMA VIAGEM DE MH E ESTAMOS QUERENDO SABER TUDO SOBRE A VIAGEM E COMO FUNCIONA O MH E NEM TEMOS IDEIA POR ONDE COMEÇAR, TEMOS MUITA TEORIA, MAS NA PRÁTICA NADA. POR FAVOR NOS AJUDE. OBRIGADA

  2. […] experiência é […]