185
roteiros
124
cidades

Fíji para mochileiros ou viajantes econômicos

É até difícil imaginar, mas Fíji é um país que recebe MUITOS mochileiros e viajantes mais econômicos! Acho que o marketing dos grandes e...

Estados Unidos muito além de Miami, Disney e NY – Parte 01

Se você nos acompanha pelo Instagram, já deve saber que estamos passando 38 dias no oeste dos Estados Unidos, explorando Parques Nacionais e outros cantinhos naturais muito bem preservados pelos americanos. Estamos agora no Arizona!

Polinésia Francesa (Tahiti, Bora Bora e muito mais)

Taí um destino que faz parte da listinha de desejos de grande maioria dos viajantes. Muitos, ainda, sonham com Bora Bora ou alguma outra...

Sardenha: o paraíso!

A Sardenha é uma ilha – mais precisamente um verdadeiro paraíso – localizada no Mediterrâneo a oeste da Itália, país a qual pertence. Ela não...

Montanhas Rochosas

O VamosPraOnde partiu rumo às Montanhas Rochosas Canadenses para explorar cenários que fogem do comum. Queríamos ir além das dicas de revistas, além do turismo padrão, além da multidão. E conseguimos!

Como fazer uma mala pequena

25 de Julho de 2015
5 comentários 7.442 visualizações
escrito por Raquel Furtado

Viajar com uma mala pequena é um dilema para a maioria das mulheres que conhecemos e que nos acompanham aqui. Acho que pelo fato da gente querer estar sempre arrumadinha, vestidas de acordo com a ocasião e ter opções como rasteirinha, salto, plataforma e sapatinho para calçar, a gente acha muito difícil reduzir, pelo menos pela metade, os itens que queremos colocar na mala.

Mas a gente sabe, sempre sobra roupa não usada no final da viagem – e a gente sempre jura que da próxima vez vai fazer uma mala menor.

O objetivo desse post é te ajudar a cumprir essa promessa! Mala grande é sinônimo de trabalho e dor de cabeça… Acreditem em mim, depois que vocês começarem a viajar “mais leve”, não vão querer outra vida!

dizer sobre viajar com mala pequena

Viajar com uma mala pequena - você consegue

As dicas para fazer uma mala pequena são bem básicas e parecem óbvias, mas se conseguirmos realmente segui-las, não tem erro.

Não deixe sua mala para os 45 do segundo tempo

O principal ponto para ter sucesso em fazer uma mala pequena é a organização, e isso implica em pensar nas roupas que você deseja levar, ter tempo para separá-las, analisá-las, e finalmente organizar a bagagem. Fazer a mala em cima da hora anula todos esses detalhes e você acaba pegando um pouco de tudo, indo muito além do que precisa e ainda se esquecendo, na maioria das vezes, do essencial.

Estudo o destino

Organize sua mala por clima/estilo de viagem (exemplos: viagem de praia, de neve, de trilhas, de descanso e jantares etc). Não adianta querer usar todas as suas roupas – na praia, você vai usar roupa de praia e aquela calça de couro linda com salto vai ficar na mala. Não precisa levá-la para passear dessa vez ;-)

dizeres sobre roupa inapropriada na mala

Separe as roupas que você quer usar

Supondo uma viagem de praia e verão, separe os shorts, biquínis, blusinhas, vestidos.. Separe tudo que você realmente usa e gostaria de levar, sem pensar muito na quantidade. Mas é o que você usa mesmo, ok? Aquilo que adora e é confortável. Sabe aquela blusa nunca usada encostada no armário? As chances são bem pequenas de você usá-la nessa viagem – acredite! Ela está encostada por um motivo! Aproveite e ao invés de colocá-la na mala, faça uma boa ação e doe-a para quem precisa!

Elimine roupas repetidas

Agora você tem um aglomerado de roupas em cima da cama, e essa é a parte mais difícil: eliminar as roupas repetidas/não tão importantes. Se o objetivo é mala pequena, a gente deve levar o prático, o que dá pra usar em mais de uma ocasião e que em uma emergência é fácil lavar. Uma boa dica: para evitar levar itens demais, cada peça de roupa escolhida deve combinar com, no mínimo, outras duas. Opte por cores neutras. Dê ainda preferência àquelas roupas que não amarrotam, que são leves e práticas para dobrar.

Se amassa, se aperta, se amarrota, se depende.. não leve!

Nunca monte um look diferente para cada dia, ok? Ao fazer isso, a gente acaba levando muito mais roupa do que realmente precisa. Mas se você ainda quiser deixar alguns “conjuntos” separados, monte os looks pensando em usar a mesma peça mais de uma vez.

Confie na regra dos 7 dias

Se sua viagem dura uma, duas, três ou até quatro semanas, não importa: o ideal é nunca fazer uma mala para mais de 7 dias. Não adianta, a gente sempre repete roupa. Os dois shorts favoritos vão ser usados 3 vezes na viagem e os outros 3 da mala talvez nem saiam de lá. Roupa íntima a gente lava, casaquinhos são dois e olhe lá e se a viagem não tem como objetivo o desfile de calçados, nada de levar um sapato por dia!

Obs: Se você vai fazer uma viagem de 3 meses por exemplo, ou vai intercalar estilos (como pegar frio e calor, fazer trilhas, ir a festas, etc) e não tem como realmente lavar todo tipo de roupa, uma mala maior pode ser realmente necessário! A ideia desse post não é te fazer ser tão radical e ficar sem roupa passando aperto, mas te ajudar a ser mais prática :)

Dica pra saber quanto de cada item de roupa levar

O básico – para uma viagem de verão ou meia-estação – é considerar:

roupas para uma mala pequena

  • Duas calças compridas – sendo uma mais confortável e boa para o dia-a-dia (com a qual você viajará vestida) e outra que dê pra usar à noite, em uma situação mais arrumadinha, mas que também caia bem em uma situação mais light. Aqui cabem adaptações: vai fazer trilha ou ginástica? Inclua uma ou duas calças de academia ou caminhada. Vai viajar para o frio? Inclua uma ou duas calças térmicas… E por aí vai.
  • Três shorts – eu normalmente levo um jeans, um colorido (no estilo praia/piscina) e um de couro ou tecido mais arrumadinho. Mas se você quiser ser ainda mais prática, dois jeans já seriam suficientes! Adaptações: viagem de inverno? Talvez caiba apenas um short caso o hotel possua uma piscina aquecida ou caso você goste de usar short com meia-calça por baixo, etc.
  • Blusas – são fáceis de lavar, então não precisa considerar duas blusas por dia, mais extras pra uma noite chique, mais uma garantia caso o tempo mude, mais isso mais aquilo! Opte por blusas finas, que não amassem muito, que podem ser lavadas a mão e que podem ser usadas de dia com um shortinho mas que fiquem arrumadinhas com um colar! Se você conseguir pegar blusinhas leves, pode levar de 7 a 10 sem medo. É bom tem uma segunda opção na mala também – só não vale exagerar nessa ideia. Adaptações: inclua blusa de academia, de trilha e inverno se pertinente. No inverno, curiosamente, repetimos muito a blusa que vai debaixo do casaco, então tenha isso em mente!
  • Um ou dois casacos – leve sempre pelo menos um casaquinho básico (cinza, branco, preto) que dê com tudo. A segunda opção pode ser algo mais arrumadinho para uma noite especial ou outro básico de garantia.
  • Três Sapatos – a não ser que você vá fazer uma viagem mais top, vá a alguma festa chiquérrima ou seja completamente viciada em salto alto, não o leve. Leve um chinelo de dedo, um sapato confortável / tênis para caminhada e uma sandalinha ou rasteirinha que você adore, que combine com dia e noite, e não faça muito volume na mala. Se pertinente (como em uma viagem de frio ou chuva) leve uma bota. Lembre de considerar suas calças e shorts. Não adianta levar sapatos que não combinam ou não se “encaixam” bem com as partes de baixo :) Se não tem nada combinando, é hora de repensar a seleção de calças e shorts!

calçados para mala pequena

  • Vestidinhos, saídas de praia, saias, short-saia, saia longa, bermuda… – são tantas coisas no mundo feminino que a gente até se perde! Eu gosto de levar vestidinhos para viagens de verão. Levo sempre dois – sendo um que dê para usar à noite em um jantar mais arrumadinho. Saída de praia: a gente tende a querer levas todas que temos. Não passe de duas, ok? Por favor! Você já considerou um shortinho de praia lá em cima! Em relação às outras opções tente pensar que para cada roupa nova que entra, uma outra deve sair. Logo, se você vai levar uma bermuda, que tal tirar então um short? Mais um vestido? Tire então uma blusinha…
  • Biquínis? Não menos que 2 (pra não acontecer aquela situação chata de ter que vestir o biquíni molhado no dia seguinte) e não mais que 3!

Obs: Às vezes a gente se depara com situações em que realmente não temos essas peças básicas – mas ai vale a pena considerar comprar mesmo! No meu caso, por exemplo: eu tenho uma alpargata toda colorida e uma tipo de exército. Acabei levando as duas nessa última viagem à Europa como sapatinho de dia-a-dia, mas tudo que eu queria era ter uma só na mala, que fosse preta ou cinza! Tenho duas e, às vezes, saio do hotel super descombinada, hehe!

Acessorios fazem a diferença

Claro que a gente quer ficar linda nas viagens e ainda sair diferente nas fotos, então leve alguns acessórios pequenos que fazem aquela mesma blusa parecer 3 diferentes! Leve lenços fininhos também – que até ajudam caso bata um ventinho. A ideia não é levar sua coleção de colares, mas aqueles dois que dão todo o charme à noite e a uma ocasião especial. Quanto à bolsas, leve, no máximo, duas: uma média para o dia-a-dia (para carregar carteira, dinheiro, máquina fotográfica, etc.), e uma pequena para usar à noite.

não exagere nos cosméticos

Opte por aqueles potinhos pequenos pra shampoo e condicionador, e leve um creme pequeno! A ideia é diminuir o tamanho de tudo e otimizar. Você precisa mesmo de três tipos de blush e de 4 cremes? Faça uma necessaire pequena e leve apenas o que for de uso diário – não vai ser nessa viagem que você vai usar aquela sombra linda que comprou e nunca achou a oportunidade de usar! E se for, sorry! Mas não cabe na mala! :)

kit viagem para mala pequena

Confira tudo

Agora que você tem tudo separadinho, dê uma conferida nas roupas e veja as combinações. Você realmente conseguirá usar todas as blusas? Aquela de amarrar na barriga talvez peça uma short alto e você acabou tirando ele da pilha por não usar muito. Então tire a blusa também! Tem muitas outras lindas aí que eu sei :-) Aproveite para conferir também se não falta algo: você vai fazer alguma trilha? Não está esquecendo o tênis apropriado e a meia, né?

dizer sobre mala pequena

arrume a mala

Aproveite todos os espacinhos, os cantinhos, a parte de dentro do tênis, as laterais e as bolsas internas. Use sacos à vácuo, ziplock para colocar blusas fininhas e bolsinhas de pano para os sapatos.

Existem várias dicas para arrumar a mala de forma eficiente, e esse é o tema do próximo post:

Como arrumar uma mala pequena com eficiência (no ar dia 26/07/2015)

Aproveite!

linha-pontilhada-termino

Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!
  1. Catarinne 19/01/2016

    Onde estava esse site durante todas as viagens que fiz na vida??? Hahaha teria me salvado de várias dores de cabeça, já pretendo colocar em prática pra próxima viagem! Beijos e obrigada pelas dicas

  2. Jennifer 26/07/2015

    Adoroooo seus posts e dicas! Parabéns!

  3. Ariane 25/07/2015

    Mais dicas pra eu seguir. Adoroooo!!!! *_*