Murten (ou Morat) é uma vila medieval de pouco mais que 5.000 habitantes bem pertinho de Berna, na Suíça. Apenas 30 minutinhos de carro ou transporte público separam um destino do outro – e isso faz de Murten um excelente passeio de bate-e-volta desde Berna. Essa é inclusive uma idéia incrível para você fazer num roteiro de verão na Suíça.
Murten está exatamente na fronteira linguística entre o alemão e o francês, e por isso tem dois nomes: Murten (em alemão) e Morat (em francês).
O QUE FAZER EM MURTEN
Atividades no lago Murten ● Passeio na muralha e cidade antiga ● Degustar vinhos em Vully
Murten está às margens do lago de mesmo nome (Murtensee) e, por isso, um de seus maiores atrativos são as atividades aquáticas e caminhadas à beira do lago. Mas o que também me atrai muito por lá é a cidade medieval. A cidade antiga de Murten é cercada por uma muralha – a única na Suíça em que é possível andar do início ao fim. Por não ter precisado resistir a nenhuma guerra, a muralha está praticamente intacta e é linda demais!
Também vale a pena atravessar o lago de barco e chegar na região de Vully, onde você encontra várias vinícolas. Eu conheci a Cru de l’Hôpital e adorei. Até trouxe 3 vinhos pra casa, rs!
Visitei Murten em junho/21 à convite do Turismo da Suíça. A viagem fez parte de uma extensão do Influencer Summit 2021, um programa chamado Living Swiss Traditions. Através dele, conheci lugares muito charmosos no Cantão de Fiburgo, como Murten e Gruyères, comi um tradicional fondue em uma típica cabana alpina e ainda visitei a fábrica de chocolate da Cailler. Foi incrível!
Onde dormir em Murten
Você não precisa dormir em Murten e, como falei, pode fazer um bate e volta para conhecer a cidade desde Berna, por exemplo. No meu programa, entretanto, passamos uma noite na cidade.
Dormimos no Hotel Murtenhof und Krone, a apenas 6 minutinhos de caminhada da estação de trem. O hotel tem quartos simples e diferentes entre si (cada um tem um estilo!) mas é super OK pra uma noite. O serviço e o café da manhã foram ótimos. Mas existem outras opções. O Adler Boutique Hotel tem quartos um pouco mais moderninhos e o Zimmerei é ainda mais moderno e novinho. Adoraria ter ficado nesse último para conhecer. A reviews são excelentes e as fotos lindas.
Outra opção, dessa vez às margens do lago, é o Hotel Bad Murtensee. Eu cheguei a visitá-lo (fui para um lanchinho) e gostei bastante da propriedade.
Meu dia em murten
Cidade antiga e muralha: Comecei meu programa em Murten caminhando pela cidade antiga. Caminhamos sem rumo explorando a cidadezinha e descobrindo cantinhos e restaurantes charmosos. Logo fomos para a muralha e caminhamos por ela, vendo de um lago a cidade antiga e do outro a cidade nova. A vista é linda lá de cima.
Passeio pelas margens do Murtensee: Depois, seguimos em direção a Muntelier pelas margens do lago e paramos no Hotel Bad Murtensee para um lanche. Aproveitei para experimentar o Nidelkuchen, um tipo de bolo de creme (com textura de pão) muito típico da região. Na primeira garfada achei que parecia um pão com manteiga e caramelo e estranhei um pouco. Mas quando vi não tinha mais nem um farelinho no meu prato, rs! Adorei.
Curtir o Murtensee (lago Murten): Nós não fizemos nenhum passeio nem atividade no lago, mas caminhamos bastante pela margem, observando várias pessoas fazendo stand up paddle e caiaque e famílias brincando na água.
Passeio até Vully para degustar vinhos: Estávamos de carro e contornamos o lago Murten para chegar a Vully, mas você também pode fazer esse passeio de barco. Vully é uma região com vários vinhedos – um visual super lindo. Nós visitamos a vinícola Cru de l’Hôpital e aproveitamos para degustar alguns de seus vinhos Biodinâmicos. Recomendo que vocês experimentem um vinho branco da uva Chasselas, que encontramos bastante aqui na Suíça. Eu degustei brancos e tintos e acabei trazendo pra casa três garrafas deliciosas.
Jantar no Camping Muntelier: Encerramos nosso dia retornando a Murten para um jantar no Camping Muntelier. Pedimos peixinho frito do próprio lago Murten e comemos com salada e batata frita (um fish&chips delicioso). O camping é super lindo e fica exatamente na beira do lago.
De lá, voltamos a pé mesmo para o hotel (talvez uns 10-15 minutinhos de caminhada) e dormimos para no dia seguinte viajar rumo a Gruyères, com uma paradinha na Buvette les Invuettes, no Vale de Charmey, para um fondue maravilhoso! Foram cerca de 1h30 de carro até lá.
Murten no mapa
O VamosPraOnde fez essa viagem à convite da Secretaria de Turismo de Friburgo. Todas as opiniões aqui expressadas são pessoais da Quel.