Vamos Pra Onde?

/

Ilha de Creta (Grécia) – Parte Leste

Na seção “O Leitor Viaja” de hoje, a Nicalle conta pra gente mais um pouquinho sobre a Ilha de Creta, na Grécia.

Ela conheceu a parte leste e sudeste da Ilha, diferente da Monica Barros, que explorou mais o norte (veja o relato aqui). Com texto e fotos incríveis, a Nicalle mostra dois lindos lugares para quem pretende conhecer esse pedacinho grego! Confira:

Chrissi Island GréciaOs encantos da Ilha de Creta, Grécia

Por Nicalle Stopassoli

“Fiquei motivada pela matéria da Monica sobre Creta. Fomos para alguns lugares diferentes, no lado oposto da ilha, e por isso resolvi contribuir com os viajantes amantes da Grécia e deixar por aqui o meu relato também!

Eu, namorado, minha irmã e cunhado fomos em setembro de 2009 para Creta sem saber muito o que esperar: decidimos, de última hora, conhecer a ilha e nos surpreendemos com a falta de matérias sobre ela nos blogs de viagem. As informações eram bem escassas – e acredito que ainda sejam.

Como nosso tempo e dinheiro eram limitados, compramos um pacote para Creta em uma agência em Londres e fomos sem muito planejamento.

Nós ficamos em Elounda, pertinho de Agios Nikolaos, e também alugamos carro, pois sem ele é impossível conhecer qualquer coisa de Creta. Mas como todas as distâncias eram enormes, nos concentramos em conhecer apenas o lado leste devido a nosso tempo.

Visitamos duas excelentes atrações que podem ser adicionadas ao roteiro da Monica Barros, por quem quiser seguí-lo.

A primeira que fomos, e que gostamos, é a praia de Väi.

Vai Beach Grécia Creta

Ela fica a 100 km de Elounda.

Apesar de a estrada ser boa, ela é deserta e cheia de curvas: demoramos cerca de duas horas para chegar lá.

Mapa Creta Grécia

A praia de Väi é bem interessante, uma vez que é a única que tem palmeiras nativas, além do mar ser tranquilo e quente. É longe de tudo, mas bem frequentada.

Na alta temporada é até difícil conseguir lugar para estacionar, para se acomodar na areia e para comer. Como fomos em setembro, ela estava mais tranquila, mas infelizmente as tavernas (restaurantes) por ali estavam fechadas e foi difícil encontrar um lugar para almoçarmos.

Mesmo assim foi um passeio sensacional, adoramos a praia!

A segunda atração – e a minha preferida entre todas que conheci por lá – é a ilha de Chrissi, também chamada de Gaiduronisi.

Chrissi é uma pequena ilha praticamente desabitada (em 2012 haviam apenas 3 residentes permanentes por lá) no mar da Líbia, ao largo da costa sudeste de Creta. Ela está situada pouco menos de 15 km a sul de Ierápetra e possui apenas 4,74 km2 de área, cerca de 5 km de comprimento e 1,5 km de largura.

Mapa Creta e Chrissi grécia

Em um dia da viagem, acordamos cedo e decidimos que iríamos para Ierápetra, uma cidadezinha a 1 hora e meia de Elounda, e que lá veríamos a possibilidade de irmos para Chrissi. Caso não desse, ficaríamos pela cidade mesmo, para conhecê-la.

Chegamos super cedo em Iarápetra, tudo estava meio parado. Passeamos por um mercado na orla, como uma feirinha do nordeste, com vários souvenirs, roupas, bolsas e etc. Mas logo achamos um lugar que vendia o passeio pra Chrissi, e arriscamos.

Depois de cerca de uma hora chegamos na ilhota. Os barcos desembarcam em Vougiou Mati, na costa sul.

Apesar da quase nula expectativa, me decepcionei. A praia era é bem normalzinha, parecida com qualquer outra do mundo.

Mas, quando reparamos, todos que estavam no barco conosco caminhavam agora seguindo uma plaquinha que indicava Golden Beach. Resolvemos seguir o fluxo, e nos deparamos com o paraíso! Já no caminho, ficamos extasiados com tanta beleza num lugar só! Foi mágico!

Chrissi Island grécia

A única coisa de ruim que posso dizer é que, no período da manhã, estava um vento super forte, o que nos impossibilitou de ficar ali. Então, voltamos para a praia onde os barcos atracam, e ficamos por lá um pouquinho, almoçamos e algum tempo depois voltamos para o lado especial.

Depois de algumas horinhas já estava tudo perfeito!

Como dá pra ver na foto abaixo, a beira da praia é toda de pedras vulcânicas, o que machuca o pé na hora de entrar no mar. Mas depois que você passa esse “mini obstáculo”, você chega na parte onde a água do mar tem uma cor especial e a areia é tão macia que parece algodão nos pés.

Chrissi Island, Creta Grécia - praia

Sei que essas fotos estão lindas, apesar da máquina não ser das melhores mas, juro, não fazem jus nem a 1% da beleza real do lugar. Ao vivo a água é mais azul turquesa, a areia é mais fofa e o contraste das cores é mais sensacional… Nenhuma foto e nenhuma descrição relatam com fidelidade como o lugar é de verdade.

Pra ser sincera, não tem muito o que fazer por lá a não ser aproveitar o mar e o sol, já que é uma área de preservação mas, num lugar desses, precisa-se de mais alguma coisa? 🙂

Com certeza é o meu lugar preferido de Creta, e indicaria de olhos fechados pra qualquer pessoa que me perguntasse se valeria a pena ir até lá!!!

A ilha recebe turistas que vão e voltam no mesmo dia usando pequenos barcos que partem dos portos de Ierápetra e de Macrigialos; entre meados de maio e final de outubro. Em Vougiou Mati, onde o barco ancora, há uma pequena taverna (restaurante) e dali se inicia um caminho para a praia sul e para o lado oriental da baía de Belegrina, uma praia onde a “areia” é composta por conchas minúsculas.

A ilha é famosa pelas suas praias de areia branca e pequenas conchas, pelas suas águas rasas e límpidas de tonalidade azul-turquesa e pelas abundantes rochas vulcânicas coloridas.

Além desses lugares, conhecemos também Heraklion e Agios Nikolaos (que a Monica já contou em seu relato), Elounda e arredores, e a praia de Almyros. Como essas 2 praias não têm atrativo algum, optei por não escrever para não encher o post com informações de pouco valor.

Agora estou sonhando em voltar e conhecer o lado noroeste, que tem ainda mais praias e lugares maravilhosos para se visitar!

Nicalle Stopassoli

Nicalle Stopassoli esteve na Grécia em setembro de 2009 e contribuiu carinhosamente com esse texto para a seção “O Leitor Viaja”. O texto e todas as fotos são dela. Seu ponto preferido da viagem foi a pequena ilha Chrissi.

  • Helena Borges
    24 de abril de 2016

    Oláaaa. Adorei todo este relato. Eu, a minha irmã e uma amiga vamos para a Grécia em agosto e uma das nossas passagens vai ser por Creta. Queremos muito ir à ilha de Chrissis. Qual o preço da viagem de barco até lá?

    Obrigada 😉

  • Monica Barros
    17 de março de 2014

    Oi Nicalle! Ficou lindoooooo!!!!!!! Que bom que você resolveu escrever o texto, nós é que ganhamos!!!!
    Muito bom saber mais sobre esse lado de Creta, como vc sabe, não dá pra visitar tudo de uma vez só. Essas praias não conheci e dá pra ver que são maravilhosas. Entendo bem o que vc disse, apesar das fotos estarem deslumbrantes, não fazem justiça a lindeza que vemos lá pessoalmente.
    Adorei vc dividir esse texto e dicas conosco!

    Bjosss!!!!

    • Ni
      Monica Barros
      31 de março de 2014

      Oi Monica,
      Q bom q vc gostou! hehehe
      Agora estou sonhando com Zakynthos… apesar de querer mto conhecer o resto de Creta, não conseguirei ir pra nenhum lugar na Grécia antes de Zakynthos!
      Beijos

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Post Anterior
Bom Jardim, Nobres, MT
Próximo Post
Chapada dos Guimarães, MT