| Leia também sobre Ko Phi Phi |
Koh Tao – Um relato completo
Koh Tao é uma pequena ilha da Tailândia que reserva muitas maravilhas naturais. Ela está localizada a norte das ilhas Koh Samui e Koh Phangan, no golfo da Tailândia.
Como Chegar:
O jeito mais fácil de chegar até Koh Tao é via outra ilha vizinha chamada Koh Samui. Ao aterrissar em Koh Samui, é preciso seguir até o píer e de lá pegar um ferry rumo a Koh Tao, com duração aproximada de 2,5 horas. Todos os barcos chegam e partem de Mae Haad.
Uma boa opção é se hospedar em Koh Samui, e tê-la como “base” para conhecer todas as ilhas próximas, como Koh Phangan e Al Marine National Park . Essa escolha otimiza o tempo de translado durante a viagem, mas Koh Tao merece dois dias inteiros de visita, e dormir por lá é uma ótima opção…
Onde ficar:
Caso a sua opção seja fazer Koh Samui de base, uma boa dica é o hotel Mantra Samui Boutique Resort. Serviço esxcelente e uma vista incrível! Apesar de ser um pouquinho afastado, eles possuem translados regulares para as praias.
Para quem deseja se hospedar na ilha, existem opções para quase todos os gostos e bolsos. Do estilo albergue sem água quente, a hotéis e centros de mergulho excelentes.
Faça suas consultas no Booking.com:
O que fazer:
Acessível a pé a partir de Mae Haad, a praia Sairee é a zona mais popular de Koh Tao. Tem a área de areia mais extensa de toda a ilha e é o local onde estão concentrados muitos dos principais centros de mergulho, hotéis, pousadas, restaurantes e os diversos e interessantíssimos bares de praia. Por lá é possível alugar SUP também.
Koh Tao é conhecida como um dos melhores pontos de mergulho. Suas águas transparentes somadas a uma diversa vida marinha são super convidativas.
Caso a sua hospedagem também seja em Koh Samui, uma dica é empresa 100 Degrees East para levá-lo até Koh Tao: Além da viagem ser bem mais rápida de speed boat (1 hora), eles só trabalham com um grupo reduzido de modo que o passeio fique o mais exclusivo possível, evitando as multidões.
É importante reservar com antecedência e deixar bem claro qual é o seu objetivo com o passeio, pois como o intuito é evitar áreas super lotadas de turistas, o itinerário pode variar.
Dica: conheçam Koh Nang Yuan, uma ilha LINDA perto de Koh Tao. Eles planejam o itinerário.
Na praia Tanote Bay (no lado leste da ilha) tem uma pedra para cliff jumping (salto de rocha), e a água que te espera ali embaixo é altamente convidativa, super cristalina.
Koh Nang Yuan
Koh Nang Yuan é cercada por uma água azul turquesa inacreditável e, sem dúvidas, é a ilha mais fotogênica de toda a Tailândia. Não deixe de subir até o view point. A trilha é bem fácil e dura apenas uns 15 minutos. A vista lá de cima é de tirar o fôlego.
Na sequência fizemos duas paradas para mergulho em águas maravilhosas ao redor da ilha de Koh Tao.
- Koh Tao é a ilha mais procurada para quem planeja mergulhar na Tailândia, mas isso não é devido à qualidade do mergulho e diversidade da vida marinha (apesar de serem realmente ótimas para tal, Koh Tao não é o melhor lugar), mas sim ao baixo preço. É nessa pequena ilha que ocorre o maior número de cursos de mergulho em todo o mundo: são cerca de 50.000 batismos por ano. Uma dica de empresa para mergulho é a Roctopus Dive.
- Koh Tao é uma uma pequena ilha localizada no Golfo da Tailândia. Fica a norte dos resorts de luxo da mais famosa e desenvolvida Koh Samui e suficientemente afastada da loucura de Koh Phangan, a ilha das festas de lua cheia. É uma pequena e encantadora ilhota, também conhecida por “ilha da tartaruga” devido aos seus contornos geográficos.
- A ilha é cercada por muitas praias, mas tem apenas 3 povoados: Sairee (a maior e mais badalada, no lado oeste), Mae Haad (na região dos píers, no oeste também), e Chalok (no sul).
-
Existem vários mirantes por Koh Tao. Indicamos dois: O Nang Yuan Terrace, um restaurante onde tem-se uma vista linda das ilhas Nang Yuan; e um mirante imperdível, no sul da ilha (em Chalok) chamado John-Suwan. Dele é possível ver os dois lados da ilha. Pode-se ir caminhando a partir de Chalok. (Não tem muita placa, então leve seu mapa! Pegue uma estradinha perto da entrada de Freedom Beach, vá até o final subindo o morro, e suba na rocha no final).
- Quando ir: Koh Tao oferece temperaturas amenas durante quase todo o ano, com exceção de meados de Outubro até ao início de Dezembro, quando ocorrem as monções e as chuvas fortes se tornam constantes.
Talita
Oi! Li seu post e vi que foi também para Similan Island. Você foi para la mergulhar? Fez o liveaboard? Quantos dias você recomenda ficar por la?
Estou em duvida de quantos dias ficar em cada lugar (Similan, Ao Nang e Ko Phi Phi).
Obrigada!
Camila
arol, obrigada pelas informações, ajudando muito meu planejamento!
Um pitaco teu: 8 dias no final de dezembro: fico só por Krabi e Koh Phi Phi ou dou uma corrida para ir para a outra costa?
Como as monções em Koh Tao terão terminado à pouco, estou receosa do mar desse lado ainda estar meio mexido e não valer a pena… Somos mergulhadores e queríamos um bom lugar para mergulho!
Vi no post de Phi Phi que Koh Tao é famosa pelo preço, mas não é o melhor ponto de mergulho na Tailândia. Qual seria o melhor?
Obrigada !!
Calebe Sangi
Carol, muito legal o seu post! Já acompanhava suas viagens pelo instagram e essas fotos de Koh Tao sempre me deixaram babando. Por falta de tempo eu tive que optar por um dos dois roteiros quando fui à Tailandia e preferi conhecer primeiro Phi Phi. Mas Koh Samui, Tao e Phangan estão no roteiro para a próxima viagem.
Entendo bem a sua sensação ao esquecer a câmera à prova d’água no hotel: eu esqueci a bateria da minha na Malásia (de onde saí pra Tailândia) e fiquei inconsolável :'(.
Muito obrigado pelas dicas e continue com as fotos sensacionais 😀