Olá, somos
Marina e quel
Somos brasileiras (Quel de BH/MG, Marina de Monte Alto/SP) e mudamos para a Suíça com o objetivo de viver uma vida mais alinhada com nossos valores, sonhos e objetivos.
A mudança da Quel, na verdade, foi impulsionada pelo amor. Ela se apaixonou por um suíço e decidiu se mudar para que eles pudessem viver juntos. A Quel já tinha passaporte europeu, o que facilitou bastante na hora de colocar a decisão em prática. Já a mudança da Má foi motivada pela sua busca por mais liberdade e pela grande vontade de dar uma vida melhor para seu filho. Ela e a família também já tinham passaporte europeu, mas a decisão pela Suíça é uma história a parte (e aqui você assiste um vídeo com os detalhes dessa história).
Independente do fator que nos deu esse empurrãozinho final, nós duas não nos sentíamos muito em casa no Brasil. Nosso processo de mudança foi mesmo uma decisão pessoal – não foi nada forçado por circunstâncias externas.
A Quel se mudou em 2020, a Má em 2022. E foi exatamente nesse ano que a gente se conheceu. Acabamos ficando um ano sem nos ver e nos reunimos em 2023. Essa também é uma ótima história (que ainda revela como nasceu o projeto Morar na Suíça).
Mas um belo dia, quando nos reencontramos, começamos a conversar sobre nosso processo de mudança. Depois de muita troca e reflexão, a gente entendeu que a mudança geográfica nos faz descobrir muito sobre nós mesmos e que é bem desafiador experienciar tudo isso sem se sentir acolhido no novo país. Percebemos o quanto é importante ter uma rede de apoio, uma sensação de pertencimento e acima de tudo, a importância de um olhar pra dentro de nós mesmos.
Toda essa reflexão, entretanto, não veio do nada. A Quel sempre foi apaixonada por comportamento humano e lá em 2017 começou a pesquisar e estudar bastante sobre inteligência emocional e bem-estar. E, como é quase impossível estudar sobre o tema e não se usar como experimento, ela acabou desenvolvendo uma grande capacidade de olhar pra dentro. De se conhecer. De nomear emoções, buscar causas raiz e entender o que acontece dentro si. Com isso, ela foi experimentando e aprimorando suas estratégias pra voltar pro eixo em momentos desafiadores – e encontrar um certo equilíbrio. A Quel não sabe dizer bem como esse interesse nasceu. Talvez pelas suas experiências pelo mundo com o VamosPraOnde (seu blog de viagens) ou talvez pelo Yoga, atividade que pratica há 15 anos e resultou em uma formação profissional em 2019 (Quel toca o curso online Yoga by Quel). Mas ela afirma com muita veemência que esse conhecimento e esse constante trabalho em busca de mais inteligência emocional mudou a sua vida. Mudou a sua forma de ver mundo. Quel não é Buda (longe disso, rs), mas encontrou um caminho bem mais leve e mais gostoso de viver.
E Quel e Má não se conectaram por acaso.
A Má se sentia muito perdida até uma certa fase da sua vida e não via sentido em tudo aquilo que era mais convencional. Viveu muitas histórias no seu contexto familiar e, principalmente, depois do nascimento do seu filho, que fez com que precisasse buscar recursos pra lidar com as situações desafiadoras que enfrentou no caminho. Essa busca incessante de se entender fez com que construísse – através de muitas ferramentas que teve contato nesse caminho – uma certa sensibilidade e inteligência emocional pra lidar com a vida e as pessoas. Trabalhou com constelação familiar, ministrou cursos online focados em autoconhecimento e sempre se interessou por comportamento humano. Em paralelo à isso, a Má sempre amou levar a vida de uma forma mais divertida. Os momentos de lazer sempre foram importantes pra ela e, principalmente, o seu bem-estar.
Acima de tudo, nós duas temos uma paixão genuína por inspirar pessoas a viverem uma vida mais leve. Por deixar um impacto positivo no mundo. Nosso sonho é que as pessoas se conheçam cada vez mais e que, com isso, consigam lidar melhor com os desafios que a vida nos traz frequentemente.
Um desses desafios, é o contexto de mudança. E nós duas já passamos por muitas delas. Quel já desmarcou um casamento, Má já virou mãe. Quel já mudou diversas vezes de área profissional, Má também. Quel já migrou do mundo corporativo para o do empreendendorismo, Má também. E agora nós duas vivenciamos outra grande mudança em nossas vidas: a mudança de país. A mudança pra Suíça.
E, nos reinventando uma vez mais, aceitando encerramentos de ciclos e surgimentos de novos, resolvemos ouvir nosso coração e compartilhar com vocês tudo que viemos estudando, vivendo, e experienciando ao longo de anos. Queremos que vocês se beneficiem das nossas experiências, que participem conosco de trocas, e que, por fim, se sintam um pouquinho mais felizes – cada dia mais – independente do contexto em que vivam hoje.
O Morar na Suíça é um braço desse lindo projeto de auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal que criamos. E a gente está extremamente feliz em vê-lo saindo do papel. Mais um dos nossos muitos sonhos se tornando realidade.
Go confidently in the direction of your dreams. Live the life you've imagined.
“
Somos super gratas por tê-los aqui vivendo isso conosco.
Um grande abraço,
Má e Quel