Vamos Pra Onde?

/

Valle Nevado

sbowboard em valle nevado

uma snowtrip no chile

E durante a nossa snowtrip no Chile, a segunda parada foi o Valle Nevado. Passamos apenas 3 noites por lá mas, além de aproveitarmos muito o hotel – que diga-se de passagem é maravilhoso -, pudemos comprovar a boa fama da estação de esqui, que é maravilhosa, super estruturada e a maior da América Latina.

Valle nevado resort

CONHEÇA O VALLE NEVADO

O Valle Nevado está localizado a 63km de Santiago (onde está o aeroporto mais próximo). O acesso se dá de carro por uma estrada bem sinuosa (existem transfers fazendo a rota Santiago – Valle todos os dias da temporada pela manhã e retornando no fim do dia). O trajeto leva cerca de 1h e meia.

Nessa mesma montanha, há ainda o Parque de Farellones (muito procurado para um dia de diversão, um primeiro contato com a neve ou por quem viaja com crianças), a estação El Colorado (uma estação de esqui pequena e antiga para quem está interessado nos esportes de montanha e no snow park) e a estação La Parva.

Distâncias:

  • Santiago – Farellones: 30km
  • Farellones – Valle Nevado: 13km

Empresas para o transfer:

Obs: não conhecemos as empresas, ok? Só ouvimos falar bem.

Os valores variam conforme o local de saída do transfer (se a saída é feita de local pré-definido pela empresa ou pelo passageiro) e o tipo de transfer (coletivo ou privado).

É possível pegar um taxi do aeroporto, mas será como um transfer privado de valor bem mais alto. Em jul/2015 estavam cobrando CLP 100.000 a ida.

quando ir

A temporada de neve vai de julho a setembro – mas é muuuito difícil prever se realmente terá neve nesses meses. Esse ano, por exemplo, o inverno foi super atípico – até a abertura da estação atrasou um pouco. Entretanto, espera-se que em agosto neve bastante. Vamos torcer.

Eu já fui ao Valle em setembro e consegui esquiar!

Você acompanhar a previsão de neve no site snow forecast.

De Santiago ao Valle Nevado

Apenas 80km separam o aeroporto de Santiago do incrível resort Valle Nevado, mas a viagem subindo a montanha é intensa!

A estrada que liga Santiago ao Valle é realmente um “capítulo” à parte – e talvez uma aventura, pela possibilidade de estar coberta de gelo. Há quem enjoe bastante (viram as curvas na imagem acima?), quem não agüenta o “sacolejo” das inúmeras curvas até o topo da montanha e quem ache tudo maravilhoso e, no mínimo, curioso!

O importante é saber que, caso você resolva fazer o trajeto de carro alugado, não deixe de ter correntes para os pneus em mãos. Além de ser importante para a sua segurança, há chances de haver um policial na subida fazendo a conferência em todos os carros.

O Valle está a 3.000m de altitude – o que pode contribuir para o leve mal estar de alguns no trajeto e após a chegada. Mas adianto que é bem raro! Podem ir tranquilos!

Dêem uma olhadinha na estrada. Onde está o Hostal Chilextremo é Farellones – e de lá vocês podem ver as estações El Colorado e La Parva. Seguindo por mais 13km encontramos o Valle Nevado.

Mapa Valle nevado

os hotéis do valle nevado

O Valle Nevado compreende um complexo de prédios para locação/compra e três hotéis: Tres Puntas, Puerta del Sol e Valle Nevado.

Hotel Valle Nevado tem padrão 5 estrelas e é recomendado principalmente para casais que curtem esquiar. O Hotel Puerta del Sol tem padrão 4 estrelas e é mais procurado por famílias. O Hotel Tres Puntas tem padrão 3 estrelas e é perfeito para jovens e grupos de amigos. Nele ocorrem algumas festas noturnas e maior “agito”.

Hotel Tres Puntas Valle nevado

Hotel Tres Puntas

Nos três hotéis estão incluídos o café da manhã, o après-ski e jantar (sem bebidas), além do passe às pistas de ski e snowboard. Todos os hóspedes têm acesso à academia (com aulas de yoga e alongamento nos horários indicados), à sauna, à piscina aquecida e ao jardim de infância (para crianças entre 3 e 7 anos). 

Nós tivemos a sorte de receber um convite para conhecer o Valle Nevado – lindo, super chique e localizado exatamente na pista de esqui. A localização, para os amantes de Ski ou snowboard, como nós, é o que mais conta na escolha de um hotel para curtir a temporada de neve.

sbowboard em valle nevado

Apesar de todos os três hotéis do complexo serem Ski In, Ski out, o Valle Nevado é o único que está realmente na pista, a poucos metros do teleférico. Você já sai do hotel com a pranchinha no pé! 

O hotel Puerta del Sol está a 50m da pista e o Tres Puntas a 150m.

Em todo caso, você está muuuuito perto da estação – então pode escolher aquela opção que combina mais com suas necessidades e seu bolso!

Fizemos um review do Hotel Valle Nevado para que vocês conheçam melhor suas dependências e serviços. Infelizmente não conhecemos os outros em detalhes para mostrar por aqui – mas sabemos que também são muito bons.

estrutura do valle nevado

A região ocupada pelos 3 hotéis oferece uma ótima estrutura tanto para hóspedes quanto para visitantes.

Os visitantes podem aproveitar o bar La Leñera, por exemplo, seja para o almoço ou para um animado Aprés Ski – muitas vezes até com música ao vivo.

Acima do bar/restaurante, há ainda mais dois espaços “gastronômicos”, o Lounge bar e o Don Giovanni – um restaurante italiano muito bom, que oferece menu executivo durante o almoço (entrada, prato principal e sobremesa). Ele é uma ótima pedida para aqueles que não passam o dia esquiando.

Por ali há ainda uma pequena rua sobre os hotéis que conta com lojas de roupas de frio/neve e equipamentos de Ski e Snowboard.

Quando fomos, em julho de 2015, os valores variavam em:

  • casaco roxy de neve por CLP 109.000
  • casaco roxy infantil por CLP 79.900
  • goggles SPY por 99.000
  • luva e gorro por USD 30 e CLP 14.900


Ali há ainda uma fogueira na área externa e uma piscina aquecida. Uma delícia curtir o fim do dia por lá, ainda mais o visual característico do entardecer no Valle: céu rosa com detalhes azuis e roxo! Um espetáculo à parte!

Piscina aquecida do Valle Nevado

Logo em frente à fogueira está mais um restaurante, pertencente ao hotel Puerta del Sol, o Mirador del Plomo. Não chegamos a conhecê-lo, mas ouvimos falar muito bem!

Há ainda mais dois restaurantes no complexo: o Sur (localizado no hotel Tres Puntas) e o La Fourchette (gastronomia francesa, maravilhoso, localizado no hotel Valle Nevado).

Todos os restaurantes exigem reserva para o jantar.

Os valores são salgadinhos como ocorre normalmente em todas as estações de Ski – mas lá realmente come-se muito bem.

O Hotel Valle Nevado conta ainda com área fitness (academia de ginástica, aulas de alongamento e yoga) e SPA com massagens terapêuticas. O hotel oferece recreação para crianças e uma área infantil especial.

A estação de ski do valle nevado

Valle Nevado é uma boa estação de Ski tanto para iniciantes quanto para os mais experientes. O tamanho da estação é bom e a estrutura não deixa a desejar: os teleféricos são rápidos e as pistas amplas, bem demarcadas e com variadas inclinações e estilos, de forma a agradar todos os níveis de expertise no esporte.

Mapa das Pista do Valle Nevado

O passe, em julho/15, custava USD 80 por dia para o adulto na alta temporada e USD 71 na baixa.
Para crianças o valor é USD 58.

Esse valor está incluído na diária de qualquer um dos três hotéis do complexo.

A estação se divide em:

  • 9% de pistas verdes (iniciantes)
  • 31% de pistas azuis (intermediário)
  • 40% de pistas vermelhas (avançado)
  • 20% de pistas pretas (expert)

A estação fica aberta de 09:00h às 17:00h.

Por lá há ainda a possibilidade de realizar heliskiing 🙂

snowboard em valle nevado

alugando roupas e esquipamento no valle nevado

São poucos os brasileiros que possuem seu próprio equipamento de Ski ou Snowboard, então a maioria recorre ao aluguel para aproveitar as pistas e se aventurar no esporte.

Os valores, no período em que estávamos lá, eram os seguintes:

  • Ski e Snowboard: USD 40 a USD 49 o dia
  • Roupas: a partir de USD 19 o dia
  • Luvas: USD 9 o dia
  • Capacete: USD 11 o dia

Não deixem de alugar capacete, luvas impermeáveis se ainda não as tiver e Goggles, ok? O capacete principalmente é fundamental para sua segurança.

A Skitotal também aluga roupas e equipamentos.

aulas de ski e snowboard no valle nevado

Se a ideia é experimentar os esportes de inverno e se arriscar com skis ou pranchinha de snow no pé, a gente indica MUITO que vocês encarem o valor e façam uma aula.

A não ser que vocês estejam com um amigo que possa lhes ensinar o básico, a experiência será outra uma vez que você aprenda a lógica do equipamento e saiba o que fazer para descer a montanha, girar, frear, etc! Uma vez que você aprenda as noções básicas, tudo fica mais divertido!

Valores:

  • 2h de aula coletiva: USD 64
  • 2h de aula particular para 1 ou 2 pessoas: USD 180

O Ski é até mais fácil para pegar o jeito de primeira! O básico é saber fazer aquele movimento chamado pizza para frear (no qual você coloca os skis em forma de V – ponta do V pra frente). Sabendo fazer isso, você já consegue se divertir bastante!

esquiadores fazendo pizza para frear

O Snowboard já tem aquele recorde de te deixar 90% do tempo de bunda no chão até que você pegue o jeitão da coisa – e para ele a gente recomenda realmente a aulinha. Eu mesma fiz uma semana de aula na França – e isso fez toda a diferença pra mim, tanto que peguei gosto pela coisa e hoje já até tenho meu próprio equipamento (prancha, binding e bota).

Aula de snowboard no Valle nevado

linha-pontilhada-termino

vou ao valle nevado mas não vou esquiar

Muitas pessoas recorrem ao Valle para ter seu primeiro contato com a neve – e não necessariamente querem se arriscar nos esportes. A dica para aproveitar as cordilheiras branquinhas é pegar a gôndola e curtir o visual da montanha lá de cima.

Aproveitem para passar um tempinho no restaurante Bajo Zero, apreciar a vista, tomar um vinho ou chocolate quente e fazer um lanche.

Depois da descida de volta, liberte a criança que vive dentro de você e escolha um lugarzinho cheio de neve para a sua diversão. Monte bonecos de neve, faça guerras com bolas de neve.. E por aí vai! Aproveite de todas as formas!

Almoce em um dos restaurantes do complexo, se junte aos esquiadores para curtir o clima do après-ski e depois retorne à Santiago já no fim do dia.

As empresas Ski Total e CTS organizam traslados privados e coletivos entre a capital chilena e o Valle Nevado (ou Farrelones).

Mas, se você não quiser mesmo arriscar os esportes de inverno, aconselho que deixem o Valle para uma segunda oportunidade e passem o dia em Farellones.

farellones

Enquanto o Valle Nevado é uma estação de ski realmente voltada ao esporte, Farellones é o parque de diversão na neve para todos que querem aproveitá-la sem necessariamente arriscar o ski ou snowboard. As instalações são bem mais modestas, os ingressos são mais em conta e há opções como tubing, tirolesa (jugos aéreos) para todas as idades. Veja os valores no site oficial do Parque de Farellones.

Mapa ilustrado de farellones

Veja aqui mais algumas opções de lazer do Parque de Farellones.

linha-pontilhada-termino

  • hcavalin
    30 de janeiro de 2019

    o lugar é incrivel ! tive a sorte de ir no final de setembro e pegar uma pequena nevasca inesperada. Contratamos um veiculo que nos levou a todos os principais lugares saindo de Santiago e passando o dia na montanha. Acredito que sem neve não tenha muito o que aproveitar.

  • Paula Pompeu
    13 de março de 2018

    Como é o Après ski lá no Valle Nevado? Tem festinha na montanha, tipo o de Tignes/Val D’Isere?

  • Emily Franzner
    13 de novembro de 2017

    Oii,

    Estou vendo para ir na próxima temporada. Como está ainda cedo, estão com promoção do Hotel Vale Nevado. Se for olhar valores, fica uma diferença de 100 dólares, entre o hotel intermediário que seria o Puerta del Sol, para o hotel Vale Nevado. Vale pagar essa diferença e pegar o melhor? O que muda entre eles?

  • Sandra Silva
    18 de fevereiro de 2017

    Adorei as dicas,vou em Junho a Santiago e com ctz, vou visitar o Valle Nevado

  • Raul Deringer Júnior
    9 de julho de 2016

    Muito boas dicas.
    Com relação à ida ao Vale Nevado os passeios duram sempre o dia todo ou é possível permanecer apenas algumas horas.
    Outra dúvida: há necessidade de compra antecipada de transporte ou é conveniente adquirir no dia da visita.
    Obrigado.

  • RENATA
    14 de junho de 2016

    ÓTIMAS DICAS!!!

  • Rosemarie
    31 de julho de 2015

    Suas dicas faz em toda a diferença pra gente. Tá de parabéns!

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Post Anterior
Como fazer uma mala pequena para suas viagens
Próximo Post
Trolltunga: a trilha mais incrível da Noruega