Vamos Pra Onde?

/

Cassis e seus calanques

em cassis, vista para calanque Den vau

Cassis, um paraíso no sul da França

 

Cassis é uma pequena cidade litorânea localizada no sul da França, a aproximadamente 20km de Marseille. Ela é super charmosinha e muito famosa entre os franceses, principalmente pelos Calanques – exatamente o motivo que me trouxe até aqui.

O Calanque “principal” é o Calanque D’en Vau. Sabe aquela foto ali em cima? Pois é.. Foi tirada por lá! Ela justifica o tamanho do sucesso né? O lugar é incrível!!

Em 2015, quando estive em Cassis em Junho, me perdi na trilha para esse Calanque. Consegui ter uma vista linda de cima, mas não consegui chegar na praia. Andava em círculos e nada! Depois de quase 2h de caminhada, resolvi voltar para o centrinho – frustrada por não ter encontrado o caminho para o paraíso!

Depois disso, li que várias pessoas se confundiam na trilha e realmente se perdiam em busca dos Calanques. Acho que por causa disso, a sinalização no trajeto foi melhorada. Um ano depois resolvi voltar (em maio/2016) e tentar a sorte novamente! E não é que eu consegui?

Dessa vez não teve mistério! Bastou seguir as marcações nas pedras que facilmente cheguei! Hoje vou contar pra vcs um pouquinho desse trajeto e mostrar a beleza dos Calanques de Cassis.

Cassis

 

Chegando em Calanque D’en Vau

 

Comecei a caminhada às 10:20 da manhã, saindo do porto com um dia lindo! Quem está de carro por Cassis pode dirigir até Port Miou e deixar o carro por lá – esse é o ponto inicial de trilha. Quem está a pé, como foi o meu caso, começa a caminhar desde o hotel. Devemos seguir pela Avenue des Calanques (seguindo as placas) até Port Miou.

Port Miou é uma enseada apenas para barcos. Ninguém para por lá pra mergulhar ou curtir o mar – mas já dá pra ter uma ideia da beleza da água dos calanques. Se afastando um pouquinho de Port Miou, já é possível descer pelas pedras e dar um mergulho no mar.

De lá, caminhamos rumo a Port Pin, o segundo Calanque da trilha. São 1,5km de Port Miou até lá.

Port Pin em Cassis

Essa praia já é bem gostosinha e um ótimo ponto para um mergulho. A praia, assim como em D’en Vau, é toda de pedrinha – então vale a pena levar uma papete ou aquelas botinhas de borracha para não sentir muito incomodo no pé na hora de entrar  no mar.

Para seguir de Port Pin até Calanque D’en Vau existem dois caminhos: um é a trilha azul, que passa pelo alto dos Calanques e garante as famosas vistas de lá; o outro é a trilha vermelha, mais leve e mais rápida, mas sem as vistas maravilhosas. Nós optamos pela trilha azul na ida e a vermelha na volta. 🙂

Foram 4.3km de caminhada entre esses dois Calanques, até chegarmos na praia. O caminho é cheio de pedras bambas, então vale ir com calma e atenção! Não achei puxado a ponto de precisar de muito preparo físico, só de atenção mesmo!

Bom, mas durante esse caminho você deve se atentar a dois pontos: um é uma casinha abandonada. Siga em direção a ela e vá até a beirada da pedra, para ter essa vista linda.

Calanque D'en Vau em Cassis

Depois, volte para a trilha e pare quando ver um amontoado de pedras (mostro em detalhes no vídeo abaixo). Vá até a beirada e você verá não apenas as cores magníficas da água mas também a praia! O visual é o mais lindo do passeio!

Calanque D'en Vau Cassis-2

De lá, volte para a trilha azul e continue caminhando. Você se afastaram um pouco da beirada das montanhas – mas fique tranquilo, o caminho é esse mesmo! Em um determinado momento você verá uma marcação na pedra indicando pra onde seguir rumo a Calanque D’en vau. Nesse momento, você deixa a trilha azul e segue pela vermelha. E logo (depois de uma descida íngrime pelas pedras) você chegará na praia!

Se prepare, a água é bem gelada! Mas não vale chegar até lá e não entrar, ok? É praticamente obrigatório um mergulho!

Mergulho em Cassis

Não se esqueça de levar muita água e comida pois lá não tem nada pra comprar!

Faça essa caminhada cedo. O sol no Calanque D’en Vau não dura muito. Ele logo se esconde atrás das falésias, então comece a caminhada chego para poder aproveitar um bom tempo na praia.

Veja o vídeo abaixo para ver todos os detalhes desse lugarzinho incrível:

  • Luciana
    22 de dezembro de 2017

    Raquel, como é o clima no mês de maio nessa região – Sul da França?

  • Juliana
    7 de agosto de 2017

    Ótimas dicas. Estarei hospedada em Marselha em outubro, mas com carro então devo ir até Cassis para ter acesso ao porto que vc citou certo?

  • Marcia
    21 de maio de 2017

    Adorei Mande sempre deus roteiros

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Post Anterior
Chile: lá vamos nós de novo!
Próximo Post
Trilha Ausangate, Peru: Dia 2