Vamos Pra Onde?

Suíça

Se você está planejando uma viagem à Suíça, encontrou o blog certo <3! Sou apaixonada pelo país. Não a toa, ele se tornou minha casa. Moro desde 2020 em Lucerna, com meu namorado suíço (e, antes disso, já tinha vindo ao país mais de 10 vezes). Por isso, confie em mim: sou, modéstia à parte, a brasileira certa pra te dar as melhores dicas da Suíça!

Aqui no blog, você vai encontrar uma série de artigos que vão ajudar bastante no planejamento da sua viagem. Inclusive, escrevi um GUIA DA SUÍÇA mega detalhado com informações sobre valores, transporte público, clima, hospedagem, roteiros, como ver o neve o ano todo, etc. O conteúdo é extenso mas excelente pra quem gosta de detalhes e dicas super úteis (como formas de economizar na Suíça, por exemplo). Vale a pena ler!

Bom, nessa página, entretanto, você encontra um resumo das informações mais importantes. Você também pode pesquisar dicas e textos por regiões no menu ao lado, se inspirar com nosso Bucket List ou ainda navegar por todos os nossos conteúdos sobre a Suíça (mais abaixo no final da página).

 


 

SOBRE A SUÍÇA

A Suíça está localizada no centro da Europa, fazendo fronteira com a Alemanha, França, Itália, Áustria e Liechtenstein. Pequenina, ela conta com 26 cantões (pra gente, estados) e 4 idiomas oficiais: alemão, italiano, francês e o romanche. A capital é Berna; Zurich é apenas a capital financeira.

O inglês é uma das línguas estrangeiras mais faladas na Suíça. Praticamente todo suíço fala ou entende o idioma, principalmente aqueles que trabalham em estabelecimentos como hotéis e restaurantes. Em seguida, temos o português. É isso mesmo, existem tantos portugueses morando na Suíça que não é raro você conseguir se virar com nosso idioma em restaurantes ou hotéis.

Brasileiro não precisa de visto para entrar na Suíça, apenas de passaporte com pelo menos 3 meses de validade (contados em relação à data de saída da Suíça, ok?).

Brasileiro pode permanecer no país por até 90 dias dentro de um período de 6 meses. O mesmo vale para todos os países do Tratado de Schengen. Note que não são 90 dias em cada país, mas ao todo.

A moeda na Suíça é o franco suíço (CHF). O euro é aceito em alguns estabelecimentos, mas a conversão não favorece.

O sistema de transporte público na Suíça é excelente e te leva pra praticamente todo lugar (inclusive pra estações de ski). Turista pode se beneficiar do Swiss Travel Pass.

 

QUANDO IR À SUÍÇA

Eu evitaria novembro por causa da chuva – esse é um mês frio que ainda não tem neve. Os dias costumam ser cinzas. As cidades ficam meio tristes. Marços é semelhante. Abril é um mês estranho porque você nunca, nunca sabe o que esperar do clima. Passei o mês de abril inteiro na Suíça e vi a temperatura mudar na mesma semana dos 2 graus celsius pros 22! Também ví neve forte na semana seguinte àquela que mergulhei no rio em Lavertezzo (quando a temperatura estava na casa dos 19). Talvez eu evitaria abril, também, para não ter tantas surpresas.

 

Moeda
Franco Suíço (CHF)
Idioma
Alemão, Francês, Italiano, Romanche
Visto
Passaporte
Quando Ir
maio a outubro são meses ótimos. Novembro costuma ser chuvoso e cinza. Abril é imprevisível.
Preços
CHF200 para o casal
Tomada
Tipo de Tomada
Bucketlist Suíça
TOP 5 atrações, destinos e atividades

Roteiros