Austrália: The Great Ocean Road
Nosso primeiro destino de motorhome pela Austrália foi a Great Ocean Road – uma rota deslumbrante ao longo do sudeste do país, pelo estado de Victoria.
Nós saímos de Melbourne e dedicamos dois dias para realizar o trajeto (ida-e-volta).
Existem diversos hotéis e campgrounds pelo caminho. Nós optamos por dormir próximo aos 12 apóstolos – a atração mais famosa da Great Ocean Road – no Apostoles Camping Park, em Princetown. O camping é super preparado para Motorhome.
Gente, eu não sei nem por onde começar a explicar a beleza dessa viagem… Começamos a road trip com o pé direito! A natureza por ali é surreal – espero que vocês consigam ter pelo menos 50% da ideia de como a região realmente é através de nossas fotos 😉
Nossa dica é que façam essa viagem no sentido sul, de Torquay a Allansford. Você irá dirigir bem do ladinho do mar – uma vez que na Austrália a direção é de acordo com a mão inglesa.
Quando forem ao país, não deixem de fazer essa rota, viu? Aqui eu mostro o por quê!
As surpresas da Great Ocean Road
Informações e curiosidades
A Great Ocean Road possui 243km de extensão e vai da cidade de Torquay a Allansford (em Victoria). Torquay está a 104km de Melbourne.
Uma curiosidade bem interessante sobre essa rota é o fato dela ter sido construída pelos soldados australianos que retornaram da 1a Guerra Mundial em homenagem àqueles que faleceram na ocasião. A construção ocorreu de 1919 a 1931 e a estrada se tornou o maior memorial de guerra do mundo.
Você pode ver mais informações no site oficial (em inglês).
Atrações imperdíveis na Great Ocean Road
A Great Ocean Road é extremamente famosa pelas formações rochosas de calcário ao longo das praias – criando aquele visual incrível dos famosos 12 Apóstolos, por exemplo. Mas seu charme e beleza não se encontram apenas nos famosos cliffs da região: na rota também encontramos a Bells Beach (mundialmente famosa pelo surf), muita vida selvagem e uma natureza impecável.
Bells Beach
Nossa primeira parada na Great Ocean Road foi a Bells Beach – praia que á palco da segunda etapa anual do mundial de surf. Ela está bem próxima à cidade de Torquay.
Existem dois mirantes por lá – unidos por uma passarela de madeira – e duas escadas de acesso à praia. Achamos o lado direito (olhando para o mar) mais bonito ;-).
Teddy Lookout
Vale a parada no Teddy Lookout para uma vista incrível da costa e da estrada. Existem dois mirantes nesse ponto de observação – vá nos dois, ok?
A praia ali embaixo também é linda!
Pena que pegamos muita névoa nessa hora – e a foto não saiu tão boa para fazer jus ao local 🙁
Kennett River
O Kennett River merece uma parada rápida para a observação de koalas selvagens e aves. Facilmente você conseguirá vê-los. São tão fofinhos!!
Os cliffs e torres na Great Ocean Road
Se prepare para ver uma natureza diferente de tudo aquilo que você já viu na vida – a realidade de lá vai muito além do que as fotos mostram, acredite!
Twelve Apostles
A principal atração da Great Ocean Road é o Twelve Apostles (12 apóstolos), um conjunto de torres de calcário que surgem do mar no Port Campbell National Park. Há milhões de anos, elas se soltaram do continente e hoje estão aí, sofrendo ainda constantes modificações pela ação das ondas e dos ventos.
Originalmente, existiam 12 torres ao longo da praia, mas hoje restam apenas 8 (4 já caíram devido a erosão natural causada pelo mar – o último caiu em 2005). Eles variam em torno de 45m de altura e são extremamente impressionantes – só vendo ao vivo mesmo pra entender!
No local há um centrinho turístico com um café e lojinha, banheiros, estrutura para receber os visitantes e um estacionamento bem amplo. Se estiver frio, peçam o Chai Latte que é uma delícia!
Para a observação dos 12 Apóstolos, foi construída no local uma passarela de 500m de extensão – te possibilitando ver as torres de variados ângulos.
Gibson Steps
Infelizmente o Gibson Steps estava fechado no dia que fomos – se o mar está forte, eles fecham a escada de acesso.
O Gibson Steps é uma escada de 86 degraus que te leva a uma praia selvagem fantástica bem próxima aos 12 Apóstolos. Dela, você consegue ver as torres Gog e Magog que não fazem parte dos 12 apóstolos mas são super semelhantes e também lindas.
Loch Ard Gorge
O Loch Ard Gorge é um lugar maravilhoso na Great Ocean Road! Se você der a sorte de pegar um dia quente e com bastante sol (o que não é lá muuuito comum pois venta muito em Victoria) você ainda pode aproveitar uma prainha com um visual incrível.
Do estacionamento, existem várias placas indicando inícios de trilhas curtas para mirantes e atrações. Veja todos, ok?
O Loch Ard foi realmente o que mais nos impressionou – pela beleza indescritível e pela história do local:
Em 1800, o navio Loch Ard que viajava da Inglaterra para Melbourne, naufragou por ali. A tragédia ocorreu já no finalzinho da viagem, completando quase 3 meses no mar. Dos 54 passageiros, apenas dois sobreviveram, Tom e Eva, e deixaram uma história incrível pra gente.
Um tripulante de 15 anos foi arrastado até a areia e, ao retomar a consciência, ouviu choro e um grito de socorro vindo do mar. Ele nadou até o local e encontrou uma garota de 17 anos ainda com vida. Após levá-la para a areia, ele conseguiu escalar os cliffs da praia e buscar ajuda – que chegou logo e com sucesso.
O local então passou a se chamar Loch Ard em homenagem ao acontecimento.
Para uma vista panorâmica do local, caminhe 400 metros do estacionamento até o Loch Ard Wreck Lookout.
Essas duas torres da foto eram unidas formando um arco que desmoronou em 2009. Hoje, em homenagem aos sobreviventes do naufrágio, elas são chamadas de Tom e Eva (e o local Loch Ard Wreck). Antigamente, o nome era Island Archway.
The Wreck
The Wreck marca o ponto onde o navio Loch Ard encalhou.
Thunder Cave
Da região do Loch Ard, seguimos para a Thunder Cave. Ela é bem bonita também!
As duas pontas das pedras na última foto à direita eram unidas formando um arco, mas ele também caiu devido à força do mar e do vento.
The Arch
O The Arch é um arco perfeito, muito bem esculpido pela erosão, que possui 8 metros de altura. Existe uma passarela com vários pontos de observação no local. O azul da água é impressionante!
London Arch
Bem pertinho do The Arch está o London Arch. Antigamente ele era chamado de London Bridge – por ter um formato semelhante à ponte de Londres -, mas em 1990 ele sofreu uma erosão que causou a queda de um dos arcos.
The Grotto
A The Grotto é uma gruta acessada por uma escadaria de madeira (super fácil o acesso) que rende fotos lindas! O local também é impressionante.
Bay of Islands
A Bay of Islands foi a nossa última parada, o vento já estava super intenso e o frio também, mas ainda bem que resolvemos descer e conhecer a região, próxima a cidade de Peterborough. A baía é linda, cheia de torres de pedra que se assemelham aos 12 apóstolos – mas não são tão impressionantes quanto às mais famosas da rota.
Mayara
Show! Minha trip foi pro norte, Sunshine Coast. Ainda tenho que fazer essa pro sul, ver a aurora boreal e as algas fluorescentes na tasmânia, e passar uma noite no deserto do outback… tão na minha lista, rs!
Hosting
Parabens pela dica, nesse exato momento to na great ocean road sentado no lado esquerdo do onibus e essa dica e digna de agradecimento. Deus abencoe!
deborah
Sensacional!
Isabella
Olá tudo bom??
Farei esta rota em março saindo e voltando de melbourne. E passando uma noite em gor. Foi isto que vc fez ou de lá seguiu para outro lugar?
Obrigada!
Juliana França Koch
Oi Raquel!
Eu e meu marido alugamos um motorhome e vamos sair de Cairns até Melbourne. Adorei as suas dicas!
Você sugere alguma operadora de mergulho em Cainrs?
Michelle
Tem pedagio!?
Fernanda
Fiz essa rota em dezembro agora de 2015 e é realmente deslumbrante e imperdível! Adorei relembrar com o post de vocês!
Maria angelica
Qual o mês ideal para visitar?
Luis Alves De Almeida
Sensacional! Preciso conhecer a Austrália. Vocês avisam quando aparecerem promoções pra lá?
André32
Eu também achei o Loch Ard incrível. As formações no geral são bem diferentes, mas essa é inexplicável.
Lua Amaral
Quel, amooooo o Austrália demais! Obrigada por me fazer sentir na terra dos cangurus novamente!
Luis Carlos
sensacional esse país, pena que é tão longe….
Maria
Quel, esse país é maravilhoso! Morei um ano na Austrália e sonho em voltar. Acredita que eu não conheci a GOR?
Obrigada pelo relato maravilhoso!