Gruyères é uma pequena vila medieval na Suíça, no cantão de Friburgo. Ela está localizada no topo de uma colina na região dos Pré-Alpes – e parece ter saído de um cartão postal. A vila é pequena mesmo e pode ser visitada a pé em um passeio de um dia (carro não é permitido). Gruyères está aos pés do castelo de mesmo nome (do século XIII) e é mundialmente famosa pelo queijo Gruyère AOP. O idioma falado na região é o francês.
Pra mim, Gruyères é uma das vilas mais charmosas da Suíça e está em uma das minhas regiões preferidas também. Há muita natureza por ali e muitas rotas de trilha e bicicleta (principalmente mountain bikes elétricas). Visitar Gruyères é inclusive uma idéia incrível para um roteiro de verão na Suíça.
O QUE FAZER EM GRUYÈRES
Caminhar pela vila ● Visitar o Castelo de Gruyère ● Comer Fondue ● Subir a montanha Moléson
Como falei, Gruyères é muito pequenina e pode ser visitada em menos de um dia. Você caminha pela vila toda em menos de 20 minutos e já está na base do Castelo de Gruyères. O castelo hoje é um museu e vale muito a pena a visita (dedique aproximadamente 1 hora por lá).
Visitei Gruyères em junho/21 à convite do Turismo da Suíça. A viagem fez parte de uma extensão do Influencer Summit 2021, um programa chamado Living Swiss Traditions. Através dele, conheci lugares muito charmosos no Cantão de Fiburgo além de Gruyères, como Murten e Vully. Ainda tive a experiência de comer um tradicional fondue em uma típica cabana alpina e visitar a fábrica de chocolate da Cailler. Foi incrível!
Onde dormir em Gruyères
Você não precisa dormir em Gruyères para conhecer a vila e pode fazer um bate-e-volta desde Montreux ou Vevey, por exemplo. Serão apenas 35 minutinhos. De carro, esse bate-e-volta também vale desde Berna (45 minutos). Passar alguns dias por lá, entretanto, super vale a pena se você quiser conhecer um pouco mais da região. Nós dormimos no Hôtel de Gruyères. Ele é super tradicional e está localizado fora da parte murada, mas bem pertinho. O hotel é simples, como todos ali na vila. Outras opções são o La Fleur de Lys (bem no centrinho, a 400m do castelo) e o Hotel de Ville.
Meu dia em Gruyères
Meu dia na verdade começou no Vale de Charmey, na região do Parque Natural de Gruyère mas a cerca de 1 hora da vila.
Visitar uma pequena fábrica de queijo: Começamos o dia na Buvette les Invuettes, uma tradicional cabana alpina onde a família Biland produz os queijos Gruyère AOP und Vacherin Fribourgeois AOP. Lá pudemos observar o processo de produção e depois comer o melhor fondue moitié-moitié” que já comi na vida. Juro – e olha que já comi muitos!!! Recomendo muito uma visita à Les Invuettes se você estiver de carro. Esse programa vai deixar sua viagem super autêntica.
Visitar a fábrica de chocolate Maison Cailler: A 20 minutinhos dali, mais precisamente em Broc, em direção à vila de Gruyère, está a fábrica do queridinho chocolate suíço Cailler. A fábrica é super especial: nela você pode decorar a sua própria barra de chocolate e ainda fazer um tour pela histórica do chocolate e da fábrica. Eu me senti entrando numa atração da Disney hehe, super legal!
Passear por Gruyères: Depois de muito queijo e chocolate, chegamos então em Gruyères. Estacionamos o carro em um dos estacionamentos disponíveis e subimos a pé para a vila (que, como falei, é só de pedestres. Passeamos um pouquinho observando lojinhas de souvenir e chegamos no castelo.
Visitar o castelo de Gruyères: O castelo de Gruyères hoje é um museu incrível que revela 800 anos de história da região, da cultura local e do próprio castelo. vale a pena fazer o tour. A vista lá de cima também é linda :)!
O VamosPraOnde fez essa viagem à convite da Secretaria de Turismo de Friburgo. Todas as opiniões aqui expressadas são pessoais da Quel.