Vamos Pra Onde?

/

Melchsee-Frutt, linda vila de montanha perto de Lucerna

Suíça
inverno em melchsee-frutt

Melchsee-Frutt é uma incrível montanha a 1.900m de altitude excelente para um bate-e-volta desde Lucerna ou uma escapada de final de semana. No inverno ou no verão na Suíça, a vila alpina de Melchsee-Frutt atrai locais e turistas que querem aproveitar natureza, lago ou pistas de ski e de trenó. Pequena, sem carros e de fácil acesso, ela é perfeita para um lazer em família. Nesse artigo, você encontra o que fazer em Melchsee-Frutt e pode decidir se vale a pena incluí-la no seu roteiro.

Como chegar e valores

Melchsee-Frutt está pertinho de Lucerna e é um bate-e-volta super estratégico pra quem está de férias na cidade e busca ter uma experiência de montanha. O acesso à vila é através de uma gôndola. A viagem dura 20 minutos e o valor é CHF 37 (ida-e-volta) ou CHF 23 (apenas um trecho). O Swiss Travel Pass dá 50% de desconto.

Frutt “funciona” em duas estações do ano: verão (junho a outubro) e inverno (dezembro a abril). Fora desse período, a gôndola não fica em operação.

Para chegar lá de transporte público, você deve pegar o trem até a estação de Sarnen e depois o ônibus 343 até Stöckalp. Esse último trecho dura em torno de 30 minutinhos e a viagem é pelo vale Melchtal, lindíssimo!! E por fim, é em Stöckalp que você pega a gôndola até Melchsee-Frutt. De Lucerna, a viagem toda dura aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

Se você vai de carro, coloque o endereço Fruttstrasse 53, 6067 Melchtal no seu GPS para chegar até a gôndola de Stöckalp. Há um grande estacionamento no local (gratuito no verão). Não deixe de ler nosso artigo Dirigindo na Suíça se pretende alugar um carro em sua viagem pelo país.

Melchsee-frutt em detalhes

Carros não são permitidos em Melchsee-Frutt, então toda a área é perfeita para caminhadas. No inverno, a montanha vira um completo resort de ski. Eu particularmente amo ir até lá em ambas as estações. No verão de 2023 levei meus pais para aproveitarem as trilhas em sua maioria planas da região. No inverno, levei um casal de amigos com seu filho de 3 anos para brincarmos na neve. Como a vila é bem alta (está a quase 2.000m de altitude), a neve ali é praticamente garantida no inverno.

É verdade que Frutt não tem tanto charme quanto Stoos (uma outra linda vila alpina Suíça) – não há tantas casinhas e, por causa da altitude, não há muitas árvores. Mas a região ainda tem um quê de especial, de lugar pouco explorado. Eu adoro!

Frutt tem apenas 165 habitantes durante as temporadas (em sua grande maioria, equipe de hotéis e restaurantes). Fora da temporada, de maio a novembro, a vila fica bem vazia. Uma estrada é liberada desde Stöckalp, então ainda é possível chegar até lá em cima, mas o acesso é liberado apenas com um permit.

Existe um mercadinho na vila, chamado Tutti Frutt, que abre todos os dias das 8h às 17:15h.

Durante o inverno na Suíça, Melchsee-Frutt é muito procurada por esquiadores iniciantes ou intermediários que querem aproveitar um ski-resort mais tranquilo. A região é também um dos destinos preferidos daqueles que amam uma boa descida de trenó entre pinheiros ou daqueles que querem apenas curtir um destino branquinho em família, brincando na neve.

Já nos meses de verão na Suíça, a região se torna um paraíso para trilhas e caminhadas – das mais leves às mais intensas. Frutt está bem alto, então é quase sempre um pouco mais frio por lá, mas os corajosos também aproveitam para dar um tibum no lago da vila.

No site oficial de Melchsee-Frutt você encontra informações atualizadas sobre lojas de aluguel de equipamentos, horários de funcionamento, telefones para emergências, etc.

Onde dormir e comer

O melhor hotel de Melchsee-Frutt é o Frutt Mountain Resort. Já me hospedei nele 4 vezes e sempre amo a experiência. Os quartos tem um quê de cabana elegante, com muita madeira, ótimos banheiros, janelões e uma cama extremamente confortável. Eu sempre escolho uma opção com vista para o lago. Clica no link pra dar uma olhadinha.

O SPA do hotel não é muito grande, mas é excelente para o pós ski ou caminhada. Ele conta com piscina, sauna finlandesa (85 graus celsius) e espaço para relaxamento.

Frutt no Inverno

A temporada de inverno vai normalmente de início de dezembro a início de abril. É super importante se atentar a essas datas pois, fora delas, a gôndola que sai de Stöckalp e te leva até a vila de Melchsee-Frutt, não funciona. Confira no site oficial os horários das gôndolas e teleféricos.

Nesse período, diversas pessoas sobem até Frutt para praticarem ski, snowboard ou ainda descerem a montanha de trenó, em uma pista de 8km. A vila também atrai quem busca apenas curtir a neve e passear aproveitando um lindo cenário todo branquinho.

Frutt no Verão

Durante o verão, Melchsee-Frutt vira um paraíso para caminhadas e trilhas mais intensas. Os lagos ficam lindos e cheios e algumas pessoas até arriscam um tibum (mas já aviso que a água é bem gelada). Os mais radicais aproveitam as pistas de mountain-bike.

É interessante comentar que a região também é uma grande fazenda, então você verá vaquinhas pos todos os lados. A cidade fica até delimitada com cercas de proteção para que as vacas não entrem em estabelecimentos. A sensação é de que a área é dos animas e nós somos intrusos, rs!

Vaquinhas aproveitando a região de Melchsee-Frutt

Nesse período, o trenzinho Fruttli entra em operação e conecta a vila até Tannalp, passando pelo lago Tannenensee.

O que fazer em Melchsee-frutt no inverno

Caminhada e almoço

Melchsee-Frutt é um ótimo destino para um bate-e-volta desde Lucerna, no inverno, para aqueles que não querem fazer esportes radicais. Por lá dá para seguir caminhando tranquilamente, pelos caminhos delimitados além da vila.

Eu gosto muito de subir no mirante do elevador (não tem como perder – é só andar da vila em direção ao lago que você o verá) e ficar apreciando o visual dali. A foto abaixo não mostra o lago pois ele está congelado – e com neve em cima -, mas essa área grande e plana que você vê na foto do mirante, é o lago!

Meus dias no Frutt durante o inverno costumam ser bem tranquilos. Eu caminho da vila até o mirante, curto o visual, desço com o elevador e caminho em direção à Igreja, atravessando a pequena ponte que tem ali. A vista também é muito linda!

Gosto de sair um pouco da pista delimitada e brincar na neve fofa com o Miles, nosso cachorrinho. Ele fica louco com a neve. Ama curtir um dia assim – e a gente também, hehe! Depois, a gente normalmente almoça no restaurante do Hotel Distelboden (é self-service). A gente costuma sentar na área externa pra curtir o sol.

Trenó

Eu amo a descida de trenó de 8km – e 1.000m de desnível – desde a vila Melchsee-Frutt até a base da montanha, em Stöckalp. Essa é a maior pista de trenó da Suíça Central. Caso você não queira fazer o trajeto todo, não há problema. É possível parar na metade do caminho e descer com o teleférico Cheselenfirst até a base.

O trajeto é apropriado para todas as idades (crianças pequenas descem do mesmo trenó que um adulto) mas vale deixar a ressalva de que algumas partes da pista são íngremes e estreitas. Se for descer com crianças, tenha certeza de que elas gostam de um pouco de adrenalina. Se você nunca tiver experimentado trenó antes, nem algum esporte de inverno mais “radical”, talvez essa pista não seja pra você.

Uma ideia incrível também é fazer trenó noturno! Nessa temporada 2023/2024, o trenó noturno acontece de 29 de dezembro a 9 de março. A pista fica aberta e iluminada todas as sextas e sábados, das 19h às 22h. O teleférico funciona das 19h. às 21h30.

Informações básicas:

  • Preço do aluguel do trenó: CHF 18 por dia || CHF 10 trenó noturno
  • Como alugar? online ou na própria montanha (na base ou no topo, ao said da gôndola)
  • Descida: 8 km, 1.000 de desnível
  • Último horário para devolução do trenó: 17:30h (dia) 22h (noite)
Ski e Snowboard

Melchsee-Frutt é um ótimo resort para esquiadores e snowboarders de todos os níveis. As crianças aproveitam uma área chamada Fruttli-Land. Os mais experientes (experientes MESMO) podem explorar a Bonistock, com destaque pra pista Paradiesli.

O Frutt conta com 16 teleféricos e 36km de pistas. O resort vai de 2.255m a 1.080m de altitude. É possível descer de ski do topo da montanha até a base da gôndola de Stöckalp.

Caso você queira fazer aulas de ski ou snowboard, acesse o site oficial da escola.

Quando esquiei no Melchsee-Frutt, me hospedei no Frutt Mountain Resort, que mencionei acima. Aproveitei para fazer uma pausa durante o esporte e almoçar uma saladinha e pizza por lá. Estavam deliciosas!!!!

O que fazer em Melchsee-frutt no verão

Trilhas e caminhadas

Uma trilha incrível (mas intermediária/difícil) é a trilha dos 4 lagos, que vai do Melchsee (o lago da vila Melchsee-Frutt) até o Trübsee, em Engelberg. A trilha completa tem 13k e uma subida de 2km bem íngrime, com 300m de desnível. Entretanto, esse trecho – e a descida subsequente – podem ser feitos de teleféricos. Na combinação caminhada mais teleférico, a trilha fica com 9km.

Claro que você não precisa fazer o percurso completo. O trajeto ida-e-volta até Tannensee também é bem gostoso. Vale ir até lá e almoçar no Berggasthaus Tannalp, que também funciona como hotel.

  • Liza
    29 de dezembro de 2024

    Oi Raquel, tudo bom?

    Vc sabe me informar se a gôndola de Stöckalp aceita dog? Estou viajando com meu bichon frisee e queria ir no frut com ele. o que vc me aaocnselha? obrigada Liza

    • Raquel Furtado
      Liza
      29 de dezembro de 2024

      Oi Lizam aceita sim! ja fui varias várias vezes com o meu doguinho lá! Pode ir tranquilamente – vc só precisará comprar um ticket pra ele tb! Bom, nas verdade às vezes depende do tamanho, se for pequenino dentro de uma bolsa talvez não precise.

  • Rafael
    8 de janeiro de 2024

    Boa noite Rauqel. Muito boa todas suas postagens, parabéns. Estou indo para Paris dia 11/02 e de lá pretendo ir para Suíça. Confesso que estou perdido no roteiro que vou fazer com minha família, já que meus filhos querem brincar na neve. Pretendo passar 6 ou 7 dias na Suíça, sendo 2 em uma pequena cidade e 4 ou 5 em algum alpe, na neve. Minha maior dúvida é o deslocamento, desde paris até chegar em alguma montanha. Qual seria sua sugestão?

    • Raquel Furtado
      Rafael
      8 de janeiro de 2024

      Oi Rafael, tudo bem?
      Recomendo que leia nossa sugestão de Roteiro de Inverno na Suíça para escolher uma cidade/roteiro que faça mais sentido pra você.
      Você pode voar da França para Zurich ou Genebra – ou ainda ir de trem ou carro (o que recomendo também).

      Na Suíça, diferente da França, voc6e consegue chegar nas vilas alpinas de transporte público – então não precisaria de carro.

      um abraço!

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Post Anterior
Stoos: uma linda vila alpina na Suíça
Próximo Post
Onde ficar em Lucerna