Vamos Pra Onde?

/

Montanhas Rochosas

montanhas rochosas canadenses

Que o Canadá é um país de muito frio, de bandeira vermelha e branca, da típica Maple Leaf, de Niagara Falls e de inglês e francês, muita geeente sabe. Não é difícil que Vancouver, Quebec, Montreal e Toronto já tenham feito – ou ainda fazem – parte da lista de destinos de muitos viajantes. Grandes cidades e modernidade, por ali não falta. Mas o que mais esse país tão extenso tem a oferecer? O VamosPraOnde partiu rumo às Montanhas Rochosas Canadenses para explorar cenários que fogem do comum. Com a mochila nas costas, seguimos viagem nos sentindo exploradores. Queríamos ir além das dicas de revistas, além do turismo padrão, além da multidão. E conseguimos! Agora trazemos tudo para vocês sentirem que foram com a gente – e os desafiamos a não quererem arrumar as malas agora e partir 😉 !

Planejamento

Entendendo os locais, a logística, e a duração de uma viagem às Montanhas Rochosas

Esse é o post 1 de 3. Leia também Parte 2 – Parque Nacional de Jasper e Parte 3 – Parque Nacional de Banff

– O que são as montanhas rochosas, onde estão localizadas e pelo quê são conhecidas?

As Montanhas Rochosas (ou Rocky Mountains) são uma importante cordilheira localizada na América do Norte ocidental. Elas possuem mais de 4.800km de extensão, seguindo desde British Columbia, no oeste do Canadá, até o Novo México, no sudoeste dos Estados Unidos. Os picos mais altos estão no Colorado: é para lá que muitos amantes dos esportes de inverno partem para a prática de snowboard e ski, com destaque para as cidades de Aspen e Vail. A parte canadense das Rocky Mountains também tem grande importância no inverno, mas é no verão que elas são mais convidativas: nessa época, os lagos originados pelas geleiras formadas nos topos das montanhas ganham tons azul turquesa que causam grande admiração naqueles que passam por ali. As Rockies estão presentes em 4 parques nacionais reconhecidos como patrimônio mundial pela Unesco. O mais famoso deles, o Parque Nacional de Banff, é o que abriga o tão falado Lake Louise; mas há também os parques de Jasper (o maior entre eles), Kootenay e Yoho.

Resolvemos explorar os Parques Nacionais de Jasper e Banff devido à suas grandes extensões e alto número de atrações naturais. Além disso, a estrada que os conecta é considerada a mais cênica do Canadá, já fazendo valer a viagem. Abaixo mostramos a localização das Rockies, dos Parques Nacionais e do trajeto que fizemos.

Para dirigir por eles, é necessário adquirir o Park Pass. Falaremos sobre isso adiante, mas caso esteja curioso e queira saber mais, clique aqui: você será direcionado ao site oficial dos Parques Nacionais do Canadá.

Os aeroportos mais perto dos parques de Jasper e Banff estão localizados nas cidades Edmond e Calgary respectivamente (veja no mapa acima). Como já falamos no post anterior, chegamos em Jasper de trem, partindo de Vancouver. Precisaríamos de um avião apenas para o retorno. Utilizamos o aeroporto de Calgary – por isso nossa rota termina aí. Escolhemos o sentido Jasper-Banff simplesmente para aproveitarmos o passeio de trem no início da viagem, mas não há impedimentos para aqueles que desejam fazer a mesma rota no sentido contrário, partindo de Calgary a Jasper e de lá embarcando tanto no trem para Vancouver quanto em um avião saindo de Edmond. É possível também fazer a rota Vancouver – Jasper de carro, mas se prepare para achar um lugarzinho para passar a noite na estrada, afinal serão quase 800km!!

A nossa dica é que visitem os Parques Nacionais das Montanhas Rochosas de carro. Nós escolhemos a Budget para o aluguel (o site era mais bem estruturado, o preço bom e a empresa de confiança). Pegamos o carro em Jasper e o devolvemos no aeroporto de Calgary. A Budget está em praticamente todas as cidades que passamos e oferece essa mordomia de alugar o carro em um local e fazer a devolução em outro. Outra sugestão de locadora seria a Avis, também muito boa.

Veja abaixo o mapa da rota realizada.

Dica de ouro: Não passe sufoco na sua viagem por falta de internet no celular. Por diversos motivos, mas principalmente para uso de aplicativos de GPS e tradutores e alguma emergência via WhatsApp, internet móvel no exterior quebra um super galho. Como os preços praticados pelas operadoras brasileiras para o uso desse serviço não é nada atraente, descobrimos a EasySim4U – uma empresa brasileira, revendedora autorizada da T-mobile e da Orange, que disponibiliza chips com internet ilimitada em mais de 140 países. A gente compra o chip daqui do Brasil mesmo e o recebe em casa. É nossa companheira oficial de viagens – e a responsável por garantir que nossos posts e stories do insta sejam enviados em tempo real. Veja os valores e faça sua encomenda através do site oficial.

Existem diversas excursões, de duração aproximada de 4 dias, que levam turistas para conhecer as Montanhas Rochosas. Se essa é a sua única saída, tudo bem! Não é tão ruim assim e é definitivamente melhor que nada 🙂 Mas em um lugar tão lindo como esse, nada se compara à flexibilidade de poder parar aonde quiser, ficar o tempo que desejar em cada destino e escolher o seu próprio roteiro e trajeto.

Se a sua ideia for fazer a viagem bem aproximada da que fizemos, mas tiver receio de dirigir por conta própria ou não quiser viajar sozinha, nos escreva um email. Podemos tentar organizar um grupo pra vocês ou consultar algumas agências parceiras.

A temperatura média nas montanhas é de 6 °C. No inverno ela cai facilmente até -14 °C e as chuvas são mais comuns. Essa é a estação mais úmida e fria, indicada apenas para aqueles que buscam os esportes de neve. Já os verões são mornos e secos e a temperatura média é de 15°C. Não é muito raro, entretanto, que a sensação térmica chegue aos 25°C: os dias de sol podem ser bem quentes. O outono é, na nossa opinião, a estação mais indicada. Além de possuir menor probabilidade de chuvas, ela não conta com a aglomeração de turistas do verão. A temperatura média será realmente mais baixa, próxima aos 10°C, mas a sensação térmica facilmente chegará aos 20°C nos muitos dias de sol. Considere viajar em setembro ou aproveitar o finalzinho do verão no mês de agosto.

Abaixo, segue tabelas com a média de temperaturas em Jasper e Banff.

tabela-clima-Jasper

tabela-clima-Banff

Os Parques Nacionais têm muito a oferecer, principalmente com um tempo bom e sem chuvas. Indicamos reservar 6 ou 7 dias para fazer o roteiro com calma, principalmente se você for um grande amante da natureza e decidir alugar um carro. Cinco dias também é um período bom, mas as visitas serão mais corridas e alguns “luxos”, como passar uma manhã inteira na beira de um lago para um mergulho e um pic-nic, talvez precisem ser eliminados, além de algumas caminhadas mais extensas. Entretanto, se trekking não é muito a sua praia e só de pensar em caminhar por mais de 2km já bate aquele cansaço, 4 ou 5 dias serão extremamente suficientes!

linha para dividir posts

Obs: Nunca viaje sem contratar um seguro. Acidentes acontecem e os custos em outros países, inclusive no Canadá são altíssimos. Em viagens comuns (que não seja intercâmbio ou de esportes radicais), a gente procura o seguro com melhor preço – as coberturas tradicionais são bem semelhantes entre os seguros. Você pode fazer a sua cotação pela Real Seguros que possui várias seguradoras conveniadas. Através dela você compara o custo-benefício de mais de dez empresas! A contratação é online e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em 6x sem juros no cartão de crédito ou ter 5% de desconto para pagamento à vista. Clique para fazer a sua cotação.

linha para dividir posts

Para entender um pouco mais sobre os parques a serem visitados, veja os mapas abaixo. Eles mostram:

1. Os locais que visitamos (em destaque verde); 2. As cidades (em destaque laranja) e 3. As rodovias pelas quais passamos nas Montanhas Rochosas.

E aí? Se animou com o destino? 🙂

Para ter uma ideia do que te espera nos próximos posts, assista esse videozinho da nossa viagem:

VamosPraOnde? Canadá Parte1 from Vamos Pra Onde on Vimeo.

Imagem de texto - continue lendo

Veja abaixo os relatos pelos Parques Nacionais de Jasper e Banff:

Essa viagem é indicada para casais, famílias, ou grupos de amigos que estejam procurando contato com a natureza. O Período ideal é de junho a setembro. [No inverno (dez/jan) a proposta do passeio passa a ser outra, com grande oportunidade de ski e snowboard e possibilidade de visitar cachoeiras e lagos congelados. – Este relato, entretanto, contempla apenas informações de verão.] É necessário passaporte e visto para brasileiros que queiram visitar o Canadá. Escala de Custos: 3 – Alto.

As Montanhas Rochosas esperam por vocês!

linha pontilhada

 

  • Fernanda
    26 de março de 2021

    Quel, você acha que vale a pena fazer as rochosas no inverno se não tivermos a intenção de esquiar em todas as montanhas?
    Já ficaremos 7 dias em whistler..

  • Marisa Raquel
    7 de novembro de 2019

    Oi Raquel. Estamos planejando ir dia 10/09/20 para montanhas rochosas. Será que nesta época os lagos ainda estaõ com coloração azulada?

  • MARLUA
    19 de maio de 2018

    Outra coisa… sobre o vôo de Calgary à Vancouver… Ouvi falar que são bem caros os vôos dentro do Canadá, é vrdd? Tem alguma maneira de baratear? Obrigada!

  • MARLUA
    19 de maio de 2018

    Olá, tdo bem?
    Gostei mto do roteiro que vc fez, Estou querendo pegar sua ideia, pois viajaremos direito p/ Vancouver e estou querendo aproveitar a cidade primeiro e depois partir p/ os arredores… Detalhe que estou indo com meu marido e meus 2 filhos de 13 e 7 anos, gostaria de saber de vc se a viagem rumo as rochosas com o roteiro semelhante ao seu seria cansativo p/ eles e/ ou eles iriam aproveitar?

  • Ariadne Lima
    13 de maio de 2018

    Adorei seu Blog! Posts lindíssimos. Parabéns!!
    Quero conhecer as rochosas. Mas estarei sem carro. Estou pensando em ir de Vancouver para Banff de ônibus (a noite). Mas, em Banff não sei como me locomover para os lagos e demais lugares para visitar (estarei sem carro). Vou no dia 23/10 e ficarei três dias em Banff. Vc saberia me indicar como me virar por lá sem carro?
    Agradeço muito pela sua atenção!!

  • Louise
    29 de abril de 2018

    Oi, Quel!

    Coloquei as Rochosas na minha bucket list em 2013, quando comecei a acompanhar vocês pelo instagram.
    Finalmente agora vou realizar meu sonho de conhecê-las e suas dicas ajudaram muito! Obrigada, seu blog é o meu favorito da vida!
    Eu gostaria de uma opinião sobre o meu roteiro.
    Nós iremos em um grupo de 06 no início de Junho (06 a 12), chegaremos e sairemos por Calgary (onde alugaremos um carro).

    06/06 – Chegada em Calgary 11:20 – ida para Jasper (como chagaremos e sairemos por Calgary, optamos ir direto para Jasper e deixar Banff para o final, até porque, se deixássemos Jasper por último, como são 416 km até Calgary e nosso vôo da volta é 11 da manhã, teríamos que voltar um dia antes e deixaríamos de aproveitar mais as Rochosas. Já deixando Banff para o final, não precisamos voltar um dia antes, sairemos cedo de Banff para Calgary)
    07/06 – Jasper (Maligne Road, Patricia Lake e Pyramid Lake, Lakes Annette e Edith)
    08/06 – Jasper (Horseshoe Lake, Sunwapta Falls, Athabasca Falls, Columbia Icefield )
    09/06 – Jasper para Banff (Mistaya Canyon, Bow Lake, Peyto Lake, Por do sol no Vermillion Lake)
    10/06 – Banff (Lake Louise, Moraine Lake, Parque Ioho – Takakkaw Falls, Natural Bridge e Emerald Lake – por do sol)
    11/06 – Banff (Jhonston Canyon, Lake Minnewankka, Cascade Pods)
    12/06 – Banff – Calgary

    O que você achou, tiro ou coloco alguma coisa?
    Ao invés de Banff, na verdade, dormiremos em Canmore, está russo achar hospedagem!

    Beijinhos e obrigada desde já!

  • Hebe
    21 de abril de 2018

    Bom dia Raquel
    Adorei suas dicas
    Estamos indo no começo de junho, mas estamos com dificuldades de conseguir hospedagem
    Você poderia nos dar alguma sugestão?
    Abraço

  • Marcia
    16 de abril de 2018

    Oi Raquel, tudo bem??? Me ajuda por favor:
    Chego em Vancouver 04/06/18
    05/06- pego carro e vou até Vernon
    06/06- Golden
    07 e 08/06- Cannmore (pois é bem mais barato que Banff
    09 e 10/06- Hinton (pois é bem mais barato que Jasper)
    11/06- Kamloops
    12 e 13/06- Whistler
    14 e 15/06- Victoria
    16 a 21/06- Vancouver. Ufa acabou ……
    Minhas dúvidas que tipo de ingresso para os parques tenho que comprar?. O Anual Pass seria ideal ou será mais econômico pagar por cada entrada nos parques?..

    Outra dúvida que está me matando é minha ida de Whistler a Victoria de carro sem reservar horário no ferry, pois não tenho ideia do horário que sairei de Whistler. E meu inglês e bem bem básico.
    Muito obrigada por seu retorno.
    Ps. Tenho 58 e meu marido 63 anos. Vice acha meu roteiro razoável???

  • Thais
    15 de março de 2018

    Oi Raquel, adoramos suas dicas, eu e meu marido vamos para Vancouver em 10.06 a 20.06.18, queremos ir as Montanhas Rochosas entre 15.06 a 18.06. Será que você consegue nos incluir em algum grupo ou mesmo viajantes sozinhos para dividir as despesas do aluguel do carro?Obrigada.

    • Raquel Furtado
      Thais
      19 de março de 2018

      Oi Thais, tudo bem? Infelizmente não organizamos grupos 🙁 Vamos ver se alguém aparece aqui nos comentários!

  • NANCI
    9 de março de 2018

    Oi Raquel, tudo bem? Estamos de viagem para Vancouver em junho e gostaria de passar pelo menos 5-6 dias entre Jasper e Banff. Temos carro já alugado e vamos em 5 adultos. Você tem ideia dos gastos com passios nos parques? Obrigada

  • Udson Augusto Lima Santos
    5 de março de 2018

    Olá, tudo bem? Irei para Vancouver em outubro e gostaria de ir de carro até as montanhas, do dia 20 a 24/10. Nessa época seria viável essa viagem?
    Obrigado!

    • Raquel Furtado
      Udson Augusto Lima Santos
      5 de março de 2018

      Oi Udson, tudo bem? Você teria 4 dias para ir e voltar? É muito chão! hehe quanto à época, é viável sim!

  • Victoria
    16 de novembro de 2017

    Olá, Raquel! Estou muito interessada em passear pelas montanhas rochosas, mas tenho pouquissimo tempo pra isso. Ficaria no máximo os 4 dias citados por você como mínimo rs estava procurando por excursões mas não consegui encontrar nenhuma no google. Tem dica de hoteis para me hospedar? E poderia me indicar alguns grupos também? Obrigada!!

  • Fernanda
    23 de agosto de 2017

    Olá, Raquel! Vamos para as montanhas rochosas semana que vem e estou com muita dúvida sobre o clima. Não sei se levo roupas mais quentes ou roupas mais leves. Vocês foram em que época do ano?

    • Raquel Furtado
      Fernanda
      11 de novembro de 2017

      Fomos entre agosto e setembro e depois voltamos no inverno!

  • Ulisses
    22 de maio de 2017

    Olá Raquel, muito bom o seu blog!
    Parabéns!
    Vou para as montanhas rochosas na próxima semana.
    Vamos descer de Jasper até Calgari, Vancouver e subir por Whistler, Kamloops … (uns 12 dias!)
    Aluguei um carro e gostaria de saber se é seguro estacionar na região, visto que, em alguns dias terei que trocar de cidade, e vou passear com as bagagens dentro do carro! (bagagem de 5 pessoas, sendo três mulheres, fica difícil de esconder no porta malas! hahaha)
    Se possível, responda direto no meu e-mail!
    desde já, Obrigado!
    Abs
    Ulisses

    • Raquel Furtado
      Ulisses
      25 de maio de 2017

      SUPER seguro – uma noite esquecemos o carro aberto, com malas!
      Claro que qualquer coisa pode acontecer em qualquer lugar, mas eu não me preocuparia lá =)

  • gisele
    1 de maio de 2017

    Olá. Quero ir para Costa Oeste na 2ª quinzena de Outubro. Estou receosa com a possibilidade de estradas fechadas, por conta de neve, ou qq outra situaçao ruim. Acha que nesse período ainda é uma boa opção?

  • Airton
    1 de fevereiro de 2017

    Raquel, acho que meu e-mail saiu truncado. Estou mandando de novo.
    Oi Raquel, estou indo em Junho passar 6 dias nas Rochosas. Vi que vc pulou de Bungee Jump. Qual o lugar e a empresa? Foi nas Rochosas ou em Vancouver?
    Obrigado.

  • Airton
    1 de fevereiro de 2017

    Oi Raquel, estou indo em Junho passar 6 dias nas Rochosas. Vi que vc pulou de Bungee Jump. Qual o lugar e a empresa? Foi nas Rochosas ou em Vancouver?
    Obrigado.

  • Luiz Augusto
    26 de outubro de 2016

    Bom dia Raquel,
    Estava querendo ir no final de junho/começo de julho com minha esposa para passar de 7-10 dias.
    Objetivo seria alugar um carro e rodar visitando as cidades e os parques.
    Teria uma ideia aproximada do custo da viagem? Sei que isso varia muito, mas algo para termos uma ideia já ajudaria.
    Obrigado.
    Luiz