/

O que fazer em Engelberg no inverno

Suíça
Engelber coberta de neve

Eu amo aproveitar um final de semana e ir para as montanhas de Engelberg – um vilarejo alpino (praticamente um vale entre os alpes) localizado a 1.000 m de altitude. A vila base do Monte Titlis (queridinho de muita gente) tem bastante a oferecer em seus arredores – mas muitos que vêm à Suíça ainda vistam apenas essa montanha. Uma pena. Por isso. resolvi escrever esse artigo. Reuno aqui todas as dicas do que fazer em Engelberg no inverno, incluindo onde se hospedar.

Engelberg

Preciso confessar que Engelberg virou meu destino preferido de final de semana no inverno. Eu moro em Lucerna e nessa época, principalmente em novembro e dezembro, o sol aparece pouco por aqui. Em Engelberg é o contrário. O sol é intenso nas montanhas de lá e, quando não tem sol, muito provavelmente está nevando!! Até a vila fica coberta de neve. Lindo demais!

Engelberg está a apenas 40 minutos de Lucerna. O acesso é super fácil de trem. Leia mais e veja dicas sobre o Transporte Público na Suíça.

O vilarejo é pequeno. São apenas 4.000 habitantes. Mas está super bem preparado para o turiasmo, com ótimos hotéis, restaurantes e lojinhas. A alta temporada é o inverno. Engelberg tem diversas pistas de ski e realmente se transforma em um resort dos sonhos nessa época.

Quem busca hotéis mais requintados, 5 estrelas com SPA, quartos super confortáveis e ótimos restaurantes, pode aproveitar o novíssimo Kempinski Palace Engelberg, super bem localizado (pertinho da estação da trem).

dicas gerais: engelberg

Se você quer conhecer uma vila alpina com estrutura, não perca Engelberg. Vale a pena! Para um passeio mais acessível financeiramente com vistas lindas e uma caminhada na neve, suba pra Ristis (1.600m de altitude) pela gôndola Engelberg-Brunni. Para uma experiência mais turística, cheia de atrações na neve (inclusive neve o ano todo), suba até o topo de Titlis.

Independente da montanha escolhida, pare em uma cabana para um lanche. Nas cabanas mais rústicas e autênticas você encontra sopas, salsichas, cerveja e schorle (um suco de maça com gás – uma delícia).

Nesse link oficial você vê (em inglês) detalhes atualizados de pistas, trilhas e teleféricos em Engelberg – principalmente se estão abertos ou não (o que varia com o clima). Já nesse link, você vê webcams de diversas partes de Engelberg em tempo real.

Abaixo, um mapa de Engelberg no inverno. Veja como a vila é mesmo um vale e que as montanhas Titlis, Brunni e Fürenalp (menorzinha) oferem diversas atrações nessa época do ano.

MONT TITLIS: neve o ano todo

Não dá pra negar que Titlis é a montanha mais famosa de Engelberg. Ela é queridinha dos turistas por muitos motivos: primeiro porque ela tem neve o ano todo, segundo porque o acesso com o Swiss Travel Pass tem 50% de desconto e terceiro porque ela tem diversas atrações pra todas as idades.

Neve o ano todo? Mesmo? Sim! Esse é um dos poucos lugares da Suíça que realmente tem neve garantida o ano todo. O cume de Titlis está a 3.062 metros de altitude. Ideal pra quem quer ter contato com a neve sem ser no inverno.

Da estação de trem até titlis

Desde a estação de trem, é possível chegar à base do bondinho pra Titlis à pé ou de ônibus. À pé são apenas 5 minutinhos, mas num dia bem frio e ainda sem sol (ele aparece tarde na vila de Engelberg por causa das montanhas), o ônibus pode ser super conveniente. Se prepare para dividir espaço com um monte de esquiadores com seus equipamentos!

A subida até Titlis tem duas etapas. Primeiro vai-se de gôndola Express até a estação intermediária Trübsee. Esse trajeto dura 10 minutos. Depois é a vez de um bondinho giratório Titlis Rotair que, durante 5 minutos até o topo, dá um giro de 360 graus em torno do próprio eixo e te permite ter uma vista maravilhosa dos Alpes. Não se engane pelo nome “bondinho”, pois nele cabem até 80 passageiros. E aí finalmente, você estará no topo, a mais de 3.000 de altitude.

O QUE FAZER EM titlis

Titlis tem muito a oferecer, tanto na estação intermediária Trübsee quanto no topo.

No topo você encontra:

Titlis Cliff Walk, a ponte suspensa para pedestres mais alta de toda a Europa (ela está a 3.041m de altitude!!); a Glacier Cave, uma passagem/caverna de gelo; uma Estação de Ski super completa (são 80km de pistas); o Ice Flyer (teleférico que te leva ao Glacier Park – no verão apenas); e um Snowpark, pra quem quer começar/aprender a esquiar.

Em Trübsee:

Eu considero Trübsee uma ótima parada para o verão, outono e ainda inicinho do inverno. Você pode fazer várias caminhadas por lá, incluindo a rota ao redor do Trübsee, ou ainda a rota dos 4 lagos. No inverno, há um parque de diversão na neve em que é possível descer escorregando com bóias. Super divertido para a família.

Brunni

Curiosamente não muito explorada por brasileiros mas muito, muito, muito aproveitada pelos locais, a Brunni Bahnen conta com duas paradas: a primeira em Ristis (de cable car, incluída no Swiss Travel Pass) e a segunda na Brunnihütte (acesso por cadeirinha / teleférico), a 1.850m de altitude. A Brunni é considerada “o lado ensolarado de Engelberg” – e a fama é real. Esse é inclusive um dos motivos pra que eu goste tanto de lá.

Da estação de trem até a Engelberg Brunnibahn são 20 minutos de caminhada ou 5 de ônibus. De lá, eu costumo subir só até Ristis (CHF 34 ida e volta, 8 minutos de subida) e caminhar até o topo ou apenas até a cabana Alp Rigidal pelo Panoramaweg. O trajeto (30 minutinhos de subida leve, cerca de 1 km e meio) e a vista de lá são deslumbrantes, principalmente no inverno.

mapa de brunni

Abaixo, deixo um mapa de Brunni no inverno para vocês terem uma ideia melhor da região. Veja que existem várias possibilidades de trilha/caminhada, além de pistas de trenó, pistas de ski e cabanas / restaurantes.

de engelberg pra onde?

Que tal Lucerna + a região de Interlaken pra explorar Lauterbrunnen e Grindelwald? Independente da época do ano essas vilas vão te deixar apaixonado pela natureza Suíça. E se você viaja no inverno, continue lendo nosso Roteiro de Inverno na Suíça.

  • Ricardo
    21 de abril de 2024

    Oi, Raquel, tudo bem? Parabéns pelo site e pelas dicas!! Estão me ajudando muito!

    Ficarei na suíça entre 20 e 24 de novembro deste ano (2024) e queria proporcionar à minha esposa e meus pais a experiência de esquiar, ou de fazer alguma atividade semelhante na neve! Você acha que se eu me hospedar em Lucerna e fizer um bate-volta em Engelberg, subindo em Titlis, conseguirei alcançar meu objetivo? Se não, você teria outra dica de onde eu poderia levá-los?

    Muito obrigado!!

    Continue com o excelente trabalho!

    • Raquel Furtado
      Ricardo
      27 de abril de 2024

      Oi Ricardo, tudo bem? Que demais!! Acredito que sim, o tempo é bem incerto em novembro mas titlis tem neve o ano todo e é muito provável que já dê pra esquiar nessa época!
      De Lucerna, você também acompanhar como está o clima em Melchsee Frutt. Uma opção legal para iniciantes e pertinho de Lucerna tb! 🙂

      • Ricardo Arruda
        Raquel Furtado
        5 de maio de 2024

        Muito obrigado, Raquel!!

        Vou verificar o Melchsee Frutt também! Encontrei várias informações espalhadas por aí, mas nada tão bem explicado como aqui no seu blog! Parabéns!

        Vi que você falou de Zermatt em outro post. E vi também suas dicas sobre Interlaken e cidades adjacentes. Você acha que para eu conseguir ter a experiência mais certa com a neve em novembro Lucerna seria a melhor opção? Infelizmente, vou ficar apenas 4 dias na Suíça. Chegarei da Itália por Chur (rota do Bernina Express) e pensei em passar por Lucerna, Interlaken, Berna, para voltar por Zurique ao Brasil. Se for possível fazer alguma atividade na neve, dou um jeito de mudar o roteiro para incluir um novo destino, sabe?

        Novamente, agradeço por sua ajuda! Te segui lá no insta!!

        • Raquel Furtado
          Ricardo Arruda
          7 de maio de 2024

          Oi Ricardo, tudo bem?

          Pra mais chance de neve em novembro, o melhor é procurar vilas acima de 2.000m de altitude. Na cidade de Lucerna a chance de nevar em novembro é baixa, apesar de que em 2023 nevou, rs! Mas olhe Titlis (em Engelberg) que é um tranquilo bate-e-volta desde Lucerna – e na verdade Engelberg é uma boa cidadezinha pra se hospedar tb.

  • Bianca
    11 de dezembro de 2023

    Oi, Raquel. Vou com a família, incluindo filhos adolescentes em fevereiro e amando todas as suas dicas. E tb um pouco panicada com o frio, rs. Em Engelberg, encontramos lojas com aluguel de roupas para subir o Titlis? E sabe me dizer se conseguimos/ devemos comprar o passe para subir a montanha antecipadamente? Super obrigada!

  • carolina
    25 de setembro de 2023

    oi Quel, tudo bem? Início de novembro é uma boa época? Dá pra ver neve, ainda que não seja para esquiar?

    • Raquel Furtado
      carolina
      1 de outubro de 2023

      Oi Carolina, tudo bem? Difícil prever.. Nas montanhas tem grandes chances de ter neve e Titlis terá com certeza!! Mas Dezembro seria mais garantido e um mês que eu particularmente prefiro 🙂

  • Ytatiane Amorim
    24 de setembro de 2023

    Quel,tudo bem?! Esses passeios os quais tem desconto pelo swiss travel precisa comprar com antecedência ou na hora dá certo?

    • Raquel Furtado
      Ytatiane Amorim
      1 de outubro de 2023

      Pode comprar tudo na hora! Só subida a Top of Europe (Jungfraujoch) e a reserva de assentos em trens panorâmicos que precisam ser feitas com antecedência!

  • Nathália
    3 de março de 2023

    Quel, para quem nunca praticou esporte de neve mas quer aprender, Engelberg é um bom destino?

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Post Anterior
Valle Maggia, Suíça
Próximo Post
Vignette: O adesivo obrigatório para dirigir nas auto-estradas suíças