Vamos Pra Onde?

/

Onde se hospedar no Rio de Janeiro?

Onde se hospedar no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é um destino dos sonhos para muitos brasileiros (e gringos também). A cidade maravilhosa guarda os encantos da cultura popular brasileira: o samba aqui não acaba depois do Carnaval e o futebol é muito mais que um campeonato! O visual das montanhas à beira mar junto com a energia dos cariocas deixam os turistas sem fôlego! Eles querem vir pra cá e vivenciar tudo isso. Mas a dúvida sempre existe: onde ficar no Rio de Janeiro? A gente sabe que pode parecer complicado escolher onde se hospedar no Rio de Janeiro com segurança. Por isso, criamos esse guia pra vocês. Nele, fazemos ainda um detalhamento dos bairros da cidade – e abordamos a questão da segurança nos principais.

Onde ficar no Rio de Janeiro – Onde se hospedar com segurança

Esse post faz parte do Guia do Rio de Janeiro. Leia também os outros artigos.

Bom, sabemos que a escolha da hospedagem no Rio de Janeiro faz toda a diferença na viagem. Até pela questão da segurança. Nesse post, vamos te ajudar a escolher a hospedagem certa.

Separamos o texto em duas partes. A primeira tem um detalhamento do Rio bairro a bairro, com opções de onde ficar em cada um deles. A segunda tem uma seleção de hospedagem no Rio de Janeiro por categoria (do aluguel de apartamento e albergue aos hotéis de luxo).


BAIRROS DO RIO DE JANEIRO

Parte 1
Onde se hospedar no Rio de Janeiro | Guia de Bairros

Para começar, recomendamos que você leia um pouquinho sobre os bairros cariocas. Eles são muito diferentes entre si! Entender sobre cada um deles pode te ajudar muito na escolha de onde ficar no Rio de Janeiro.

 

mapa turístico do rio de janeiro

 

Demos mais destaque ao bairros da Zona Sul. É aí que a maioria dos turistas prefere se hospedar – principalmente nos bairros que têm praia.

Na zona sul temos a famosa costa carioca, composta por São Conrado, Leblon, Ipanema, Arpoador, Copacabana e Leme. Tem também os bairros que costeiam a Baía de Guanabara: Glória, Catete, Flamengo, Botafogo e Urca. E ainda Humaitá, Lagoa, Jardim Botânico e Gávea (todos próximos à Lagoa Rodrigo de Freitas), além de Cosme Velho e Laranjeiras.

Entretanto, não podemos esquecer do charmoso Santa Teresa, que também tem um destaque especial aqui. Nem da região da Barra da Tijuca, onde os surfistas preferem se hospedar. Há ainda a Lapa, no centro, um bairro boêmio que atrai inúmeros turistas em busca de festas e agito.

As imagens abaixo são índices.
Se desejar saltar diretamente para o bairro desejado, clique sobre seu nome.

 

[lgc_column grid=”33″ tablet_grid=”33″ mobile_grid=”50″ last=”false”]onde ficar no rio de janeiro? copacabana[/lgc_column]

[lgc_column grid=”33″ tablet_grid=”33″ mobile_grid=”50″ last=”false”]onde ficar no rio de janeiro? ipanema[/lgc_column]

[lgc_column grid=”33″ tablet_grid=”33″ mobile_grid=”50″ last=”false”]onde ficar no rio de janeiro? Leblon[/lgc_column]

[lgc_column grid=”33″ tablet_grid=”33″ mobile_grid=”50″ last=”false”]onde ficar no rio de janeiro? BOTAFOGO[/lgc_column]

[lgc_column grid=”33″ tablet_grid=”33″ mobile_grid=”50″ last=”false”]onde ficar no rio de janeiro? Flamengo[/lgc_column]

[lgc_column grid=”33″ tablet_grid=”33″ mobile_grid=”50″ last=”false”]onde ficar no rio de janeiro? JARDIM BOTANICO[/lgc_column]

[lgc_column grid=”33″ tablet_grid=”33″ mobile_grid=”50″ last=”false”]onde ficar no rio de janeiro? SANTA TERESA[/lgc_column]

[lgc_column grid=”33″ tablet_grid=”33″ mobile_grid=”50″ last=”false”]onde ficar no rio de janeiro? LAPA[/lgc_column]

[lgc_column grid=”33″ tablet_grid=”33″ mobile_grid=”50″ last=”true”]onde ficar no rio de janeiro? BARRA DA TIJUCA[/lgc_column]

 

COPACABANA

A “princesinha do mar” é a mais procurada pelos turistas internacionais. É o bairro mais populoso do Rio e dispõe de mais de oitenta hotéis. A calçada à beira mar foi palco de uma marcante história do Brasil em 1922: a marcha dos dezoito revoltosos que lutaram contra a Oligarquia e saíram dali do Forte de Copacabana.

Bom, nós costumamos dizer que Copacabana é o bairro mais turístico do Rio – e, nem sempre, o favorito entre os locais. A praia é maravilhosa, é verdade, mas basta você ir às ruas paralelas à Av. Atlântica que você encontra um movimento intenso de gente e alguns camelôs. Infelizmente, alguns assaltos andam acontecendo por lá. Fico triste em dizer isso, mas é verdade. Quando estiver em Copa, fique atento. Prefira andar na orla da praia, tanto no calçadão quanto do outro lado da avenida, em frente aos restaurantes e hotéis. Eu evitaria bater perna pelo bairro e faria isso em Ipanema.

Considerando esses pontos, separamos algumas opções de hospedagem para vocês.

[lgc_column grid=”33″ tablet_grid=”33″ mobile_grid=”100″ last=”false”]Luxo

Copacabana Palace

Emiliano

Fairmont Copacabana

Portobay

[/lgc_column]

[lgc_column grid=”33″ tablet_grid=”33″ mobile_grid=”100″ last=”false”]Conforto

Orla Copacabana Hotel

Windsor Palace Hotel

Pestana Rio Atlântica

Windsor Copa Hotel

[/lgc_column]

[lgc_column grid=”33″ tablet_grid=”33″ mobile_grid=”100″ last=”true”]Econômico

Ibis Budget Copacabana

Solar Hostel Beach

Hoshtel

[/lgc_column]

 


IPANEMA

Pra muitos, o bairro mais charmoso do Rio De Janeiro. Para quem ama praia e gosta de fazer tudo a pé, é uma excelente escolha! Os postos 10 e 9 são os mais indicados, por serem mais tranquilos. Ipanema é um bairro nobre que oferece muitas opções de acomodação, desde hostels (albergues) a hotéis de luxo. Comércio não falta, assim como casas de sucos naturais, restaurantes, farmácias, e estacionamentos.

mapa onde se hospedar no rio de janeiro ipanema

Sugestões: Ipanema Inn | Praia Ipanema | Sofitel | Promenade | Fasano

 


LEBLON

Seguindo por Ipanema pra esquerda, de costas pro mar, você encontra o bairro mais requintado do Rio. O Leblon é dividido em dois bairros: Leblon e Alto Leblon (uma parte mais residencial, depois da Avenida Visconde de Albuquerque. O bairro tem uma praia linda (é a extensão de Ipanema, logo após o canal entre os postos 10 e 11), restaurantes excelentes, bares deliciosos como o tradicional Belmonte, shopping e tudo mais. O Leblon é um bairro bem residencial (podem ver no mapinha abaixo que há nele poucos hotéis) e familiar. Não raro, você verá muitos carrinhos de bebês nos finais de semana e muitas famílias tomando café na manhã ou um suco em mesinhas na rua.

No final na praia, você encontra o Morro Dois Irmãos, um cartão postal do Rio de Janeiro. Olhando pro morro, você vê a favela do Vidigal, e logo atrás dela, está a Rocinha. A Favela do Vidigal é pacificada e recebe muitas visitas, tanto por parte daqueles que querem fazer a trilha Dois Irmãos ou daqueles que vão ao famoso Bar da Laje, no alto do morro.

mapa onde se hospedar no rio de janeiro Leblon

Sugestões: Ritz | Promenade | Marina All Suites

 


BOTAFOGO

O bairro é a sede do time da “estrela solitária”. Famoso pelos bares da Voluntários da Pátria, Botafogo representa muito bem a boemia carioca. É uma boa opção para quem quer ficar bem localizado na Zona Sul a um preço mais em conta.

 


FLAMENGO

Até o século XX, era um dos bairros mais nobres do Rio. Está localizado entre Botafogo e Laranjeiras, também é uma boa opção central e econômica na Zona Sul. Dispõe de uma grande avenida ao longo do Aterro do Flamengo que é famosa por fechar aos domingos – dando espaço para ciclistas, corredores e skatistas!


JARDIM BOTÂNICO

Fica bem próximo das melhores praias da Zona Sul (Ipanema e Leblon), da famosa Lagoa Rodrigo de Freitas e das cachoeiras do Horto. O bairro é encantador, especialmente à noite – dispõe de deliciosos restaurante e bares.


SANTA TERESA

Localizado no alto de uma serra entre a Zona Sul e o Centro do Rio, Santa Tereza dispõe de uma vista privilegiada. Assim como Catete e Glória, é famoso pelas construções do século XIX e grandes casarões dos anos 40. Hoje é um dos locais favoritos para os amantes do Carnaval e do samba!

Um hotel maravilhoso no bairro é o Hotel Santa Teresa


LAPA

Tem o Bar da cachaça, Bar da Nalva, Rio Scenarium, Escadarias Selarón e muito mais. A Lapa encanta os turistas com sua autenticidade e é cheia de vida! É uma opção de hospedagem para quem quer curtir muito o samba e a noite carioca. É uma região bem agitada, principalmente à noite.


BARRA DA TIJUCA

O bairro que mais cresce atualmente no Rio De Janeiro, sendo um novo centro financeiro, gastronômico, hoteleiro e residencial. Sediou os principais Jogos Olímpicos em 2016! Quem busca conhecer o Rio com mais tranquilidade e conforto e não se importa de pegar o carro para ir à qualquer lugar, pode ser uma boa opção de hospedagem.

 

se estiver gostando, deixe o seu like

 

linha para dividir posts

ONDE SE HOSPEDAR NO RIO DE JANEIRO

Parte 2
Onde se hospedar no Rio de Janeiro | Guia de hospedagem

No Rio você encontra todo tipo de hospedagem. Quem procura economizar bastante normalmente opta por albergues. Há opções com quartos coletivos ou não, com festa ou não, mais jovens ou não. Há também hotéis mais simples e bem localizados, hotéis bem confortáveis fora do burburinho, hotéis boutique em bairros mais afastados, hotéis de luxo nas praias mais desejadas e até pousadinhas e apartamentos para alugar.

Recomendo muito os apartamentos se você não sente falta das comodidades e do serviço de hotel (arrumação do quarto, troca de toalhas, café da manhã, academia, piscina). Só se atente, por favor, à localização. Cuidado com as comunidades/favelas. Veja sempre o endereço e use o nosso mapinha aqui do post como base para saber se a localização é recomendada por nós ou não. Tenho amigos que já se hospedaram em comunidades e foi tudo maravilhoso! Inclusive visitei o albergue. Mas… um belo dia, ouviram barulhos de tiro, por exemplo. Todo acabaram deitados no chão pelo susto. Infelizmente, o Rio sofre com guerras em comunidades e muita violência. Existem pessoas maravilhosas vivendo na Rocinha, por exemplo, mas é uma favela que vive em conflito. Minha sugestão é que você evite as comunidades por segurança. O seguro morreu de velho!

Fizemos abaixo uma seleção de opções de hospedagens pra vocês, categorizadas por infra-estrutura e preço. No final do texto, ainda, deixamos um mapa do booking com todas as opções disponíveis para vocês explorarem e verem preços.

As imagens abaixo são índices.
Se desejar saltar diretamente para o bairro desejado, clique sobre seu nome.

[lgc_column grid=”33″ tablet_grid=”33″ mobile_grid=”33″ last=”false”]hospedagens de luxo[/lgc_column]

[lgc_column grid=”33″ tablet_grid=”33″ mobile_grid=”33″ last=”false”]hospedagem conforto
[/lgc_column]

[lgc_column grid=”33″ tablet_grid=”33″ mobile_grid=”33″ last=”true”]hospedagem economica
[/lgc_column]

 

Se você está buscando as melhores vistas do Rio de Janeiro, hotéis com bares, rooftops e restaurantes requintados e está disposto a pagar por uma opção mais luxuosa, selecionamos as nossas recomendações:

HOSPEDAGEM DE LUXO NO RIO DE JANEIRO

ONDE FICAR: IPANEMA

[lgc_column grid=”85″ tablet_grid=”85″ mobile_grid=”70″ last=”false”]Fasano: Um hotel dos sonhos; o escolhido por muitas celebridades internacionais que vão à cidade. Lindíssimo, com selo Leading Hotels of The World e localizado em frente ao Arpoador. Essa não é a minha parte preferida de Ipanema (gosto mais do posto 10), mas é uma área lindíssima. A vista então, wow!! | Diárias à partir de R$1.800[/lgc_column]

[lgc_column grid=”15″ tablet_grid=”15″ mobile_grid=”30″ last=”true”]

vero preços da hospedagem[/lgc_column]

[lgc_column grid=”85″ tablet_grid=”85″ mobile_grid=”70″ last=”false”]Sofitel Rio (ex Caesar Park): Excelente rooftop e restaurante. Os quartos dos andares mais altos  te fazem se sentir dentro do mar. Vista linda! Localização excelente | Diárias à partir de R$785[/lgc_column]

[lgc_column grid=”15″ tablet_grid=”15″ mobile_grid=”30″ last=”true”]

vero preços da hospedagem[/lgc_column]

[lgc_column grid=”85″ tablet_grid=”85″ mobile_grid=”70″ last=”false”]Praia Ipanema: Ótima relação custo-benefício. O hotel está bem próximo ao posto 10, de frente pra praia. O café da manhã é excelente e a vista do rooftop linda. Me hospedei por lá uma vez e gostei muito. | Diárias à partir de R$415[/lgc_column]

[lgc_column grid=”15″ tablet_grid=”15″ mobile_grid=”30″ last=”true”]

vero preços da hospedagem[/lgc_column]


ONDE FICAR: COPACABANA

[lgc_column grid=”85″ tablet_grid=”85″ mobile_grid=”70″ last=”false”]Emiliano: Tem o selo Leading Hotels of The World, é novíssimo e está de frente pra praia de Copacabana. Destaque para o SPA, o restaurante e o rooftop (lindo!!!!).[/lgc_column]

[lgc_column grid=”15″ tablet_grid=”15″ mobile_grid=”30″ last=”true”]

vero preços da hospedagem[/lgc_column]

[lgc_column grid=”85″ tablet_grid=”85″ mobile_grid=”70″ last=”false”]Belmond Copacabana Palace: É um clássico no Rio.[/lgc_column]

[lgc_column grid=”15″ tablet_grid=”15″ mobile_grid=”30″ last=”true”]

vero preços da hospedagem[/lgc_column]

[lgc_column grid=”85″ tablet_grid=”85″ mobile_grid=”70″ last=”false”]JW Marriot Copacabana: Pra você que gosta de grandes hotéis, redes conhecidas, café da manhã farto.[/lgc_column]

[lgc_column grid=”15″ tablet_grid=”15″ mobile_grid=”30″ last=”true”]

vero preços da hospedagem[/lgc_column]


ONDE FICAR: SANTA TERESA

Saiba que Santa Teresa não é um bairro prático para quem quer turistar no Rio. Ele é distante da zona sul, por exemplo. Dá pra ver algumas coisas a pé: tem lojinhas, restaurantes, etc. E também é perto do Largo dos Guimarães, mas,.. você não vai chegar na praia sem precisar de taxi! Entretanto, é super charmoso e indicado para datas especiais.

[lgc_column grid=”85″ tablet_grid=”85″ mobile_grid=”70″ last=”false”]Hotel Santa Teresa: É lindo, tem um excelente restaurante (o Térèze), um bar (Bar dos Descasados) e parece um refúgio na cidade. A vista e a piscina são lindas.[/lgc_column]

[lgc_column grid=”15″ tablet_grid=”15″ mobile_grid=”30″ last=”true”]

vero preços da hospedagem[/lgc_column]


ONDE FICAR: BARRA DA TIJUCA

 

linha para dividir posts

Onde se hospedar no Rio de Janeiro: Aluguel de apartamentos 

O número de ofertas de quartos no Rio De Janeiro cresce exponencialmente. Para quem vai visitar o Rio com a família ou com um grupo grande de amigos, alugar um apartamento pode ser uma excelente opção!

O preço para alugar é a partir de R$150/ dia – e varia conforme a localização e tamanho do apartamento.

Selecionamos algumas opções bem recomendadas e de confiança:

O Matheus (temos uma amiga em comum) se mudou pra Itália e está alugando um apartamento de 1 quarto em Ipanema – pertinho de tudo e da praia! Ele aluga através do Airbnb.

Os anfitriões fazem toda a diferença na hora de alugar um apartamento. Os meus amigos recomendaram alugar com o Wilson pelo Alugue Temporada ou com o Icaro Gonçalves pelo Airbnb.

Dica boa!! Se esta é sua primeira reserva no site do Airbnb, você consegue R$100 de desconto ao se cadastrar através desse link.

linha para dividir posts

Onde se hospedar no Rio de Janeiro: Hostel

Se você tem a alma jovem e gosta de interagir com outras pessoas, essa opção é excelente para você!

hostel: onde se hospedar no rio de janeiro

Selecionamos alguns que conhecemos:

*Nessa opção você pode até trocar o seu trabalho no hostel por hospedagem.

Nosso conselho aqui é que atente-se à localização! Há muitos hostels que estão localizados nas comunidades e, como ainda temos muitas zonas de conflito por aqui, recomendamos que escolha um local mais seguro.

linha para dividir posts

Onde se hospedar no Rio de Janeiro: Hotel/ Pousada – econômico

Se você quer ficar na Zona Sul, quer privacidade e busca um quarto com bom custo-benefício, escolhemos algumas opções:

onde se hospedar no Rio de Janeiro Yoo2


Onde ficar no Rio de Janeiro – conseguiu escolher? 

E assim nosso artigo sobre onde se hospedar no Rio de Janeiro chega ao fim. Espero que tenha sido de grande ajuda pra você! <3 Depois conte aqui nos comentários qual opção você escolheu. Vamos adorar seu feedback da hospedagem, também. Com certeza vai ajudar outros viajantes em dúvida de onde ficar no Rio.

E, já que você está viajando para a cidade maravilhosa, que tal pegar mais algumas dicas?

 

fim do conteúdo do post

Para ver mais dicas e poder acompanhar em tempo real minhas viagens…

Que tal seguir o Vamos nas redes sociais? =)
instagram tem atualizações diárias das minhas andanças pelo mundo e é meu principal canal de interação com vocês! A página no face tem fotos, dicas e links dos principais posts aqui do blog.
Já o YouTube tá aí pra que vocês me conheçam melhor e acompanhem a emoção que é viver de blog, explorando o mundo mês a mês!
Ah, e não se esqueça de adicionar nosso FACILITADOR DE VIAGENS nos seus favoritos. Nele você encontra links para diversos sites que uso no planejamento de nossas viagens (tem site de aluguel de carro, de apartamento, de identificar o melhor assento do avião, de conversão de moedas, etc.). Tudo de confiança, que funciona e que eu uso MESMO! Adicione também a nossa seção de DESCONTOS. Um dia você pode precisar – e um descontinho nunca é demais 🙂
beijos e voa viagem, raquel Furtado, VamosPraOnde
  • ADRIANA LOPES
    17 de maio de 2019

    Olá! Adorei as dicas. Eu e meu marido somos do RS e queremos ir em janeiro/2020 para o Rio, mas temos um pouco de medo. Gostei muito do hotel AMÉRICAS COPACABANA, está com um valor muito bom.
    O que você acha desse hotel e da localização?
    O que podemos fazer por lá que é mais seguro? Quero conhecer os principais pontos turísticos e as praias, tem shopping perto?
    Acho que é mai seguro pegar UBER?

  • Ricardo Boaventura
    25 de dezembro de 2018

    Bom dia!

    Muito legal e abrangente o conteúdo, parabéns pelo trabalho.

    Gostaria de apresentar o Selina Rio Lapa, primeira unidade da rede Selina no Brasil e não poderíamos escolher outro lugar que não o Rio. É um conceito totalmente novo em hospitalidade no mundo, estamos presente já em quase todos os continentes e será um prazer apresentar um pouquinho para vocês.

    Estamos no Largo da Lapa, onde era o 55/Rio, estamos convertendo a bandeira agora dia 28 e durante o mês de janeiro finalizaremos quase todas as nossas mudanças, vale a pena conferir e vamos manter contato para virem nos visitar!

    Abraços,

    Ricardo Boaventura
    Sales & Marketing

Deixe o seu comentário

Post Anterior
Como emitir a segunda via do seu certificado de Vacina conta Febre Amarela
Próximo Post
Melhores praias do Rio de Janeiro