E mais uma vez a Fabi (Fabiane Gama, do insta @loucosporviagem) vem nos alegrar com os relatos de suas viagens encantadoras pelo mundo. Mesmo com o passaporte carimbado em mais de 50 países, ela não deixa o Brasil pra trás e viaja, sempre que aparece uma folguinha, para um destino que tanto adora: A Praia do Rosa, em Santa Catarina. Hoje ela conta pra gente o porquê de toda essa paixão pelo local!
Praia do Rosa – um destino a dois
por Fabiane Gama
A Praia do Rosa está situada no município de Imbituba, 80 km ao sul de Florianópolis, no abençoado Estado de Santa Catarina. A praia é uma baía rodeada de belas montanhas cobertas por mata atlântica, lagoas e ilhas, compondo um visual único e incrível no litoral sul do Brasil.
Ela faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca e, ainda do seleto Clube das Baías mais Belas do Mundo.
A praia passa uma sensação de paz, de tranquilidade.. É ideal para quem busca contato com a natureza e tem, um clima, digamos assim, de paz e amor.
Foram os surfistas que descobriram o local, nos anos 70. O mar é aberto e bem agitado, com ótimas ondas para a prática do esporte.
A praia possui águas perfeitas também para a prática de kite e windsurf (por ter bons ventos). Conta ainda com lagoas que são um convite para o SUP (Standup Paddle) e para um delicioso mergulho.
A região ainda o convida a fazer diversas trilhas ecológicas e cavalgadas. É um destino bem completo, cercado por muita natureza.
Como chegar
De carro, à partir de Florianópolis ou Porto Alegre, seguir pela BR-101, seja pelo norte ou pelo sul, pegar a “Saída 273″ da rodovia, no trevo que dá acesso à Garopaba e Imbituba e seguir pela rodovia SC-434.
A partir daí, seguir as placas em direção à Praia do Rosa. São aproximadamente 500 metros na SC-434 até o Posto ALE – virar à direita na rua ao lado do posto (há uma placa escrito “Praia do Rosa”). Essa estrada já está pavimentada e segue até o centrinho da Praia do Rosa.
O que fazer na Praia do Rosa
- Fazer a trilha pelo costão do Canto Sul e assistir ao nascer do sol;
- Fazer a trilha que margeia o Canto Norte levando até a Praia Vermelha e Praia do Ouvidor;
- Percorrer o Caminho do Rei e, a partir do seu topo, apreciar a vista da baía do Rosa e da Lagoa de Ibiraquera e ainda, assistir ao pôr do sol;
- Quem sabe, aprender a surfar!
- Ver as inscrições Rupestres nas pedras da Barrinha da Praia da Ferrugem;
- Conhecer o centrinho e a vila dos pescadores de Garopaba, a 15km do Rosa, bem como o comércio local e suas lojas de surf;
- Ir às dunas de areia na Praia do Siriú;
- Conhecer as belas praias próximas ao Rosa : Ibiraquera e Praia do Luz (4km), Silveira (18km), Vermelha e Ouvidor (94km), Ferrugem (18km), Siriú (25km), Gamboa e Garopaba (15 km).
- Visitar a cidade histórica de Laguna e o Farol de Santa Marta, a 35km de distância;
- Fazer cavalgadas pelas encostas da região;
- Conhecer o Museu da Baleia Franca na cidade de Imbituba;
- Fazer passeio de barco para ver as Baleias Francas, monitorado por biólogos de julho a novembro;
- Fazer SUP nas lagoas da região.
O Lago do Meio
Na parte central da Praia do Rosa há um pequeno lago de água salgada, chamado de Lago do Meio. Ele é ideal para quem gosta de curtir a tranquilidade de águas bem calmas. Ali estão disponíveis opções de atividades como caiaque e SUP. Ele começa bem raso, mas basta caminhar um pouco que o lago já fica bem profundo.
Nosso passeio por ali foi incrível! Vimos um siri enorme, de cor azul, super diferente!
Os Costões da Praia do Rosa
Baleias Francas
O Charme da Praia do Rosa em Santa Catarina - Loucos por Viagem
[…] Esse texto foi gentilmente cedido por mim ao blog VamosPraOnde, onde também encontra-se […]