Vamos Pra Onde?

/

Praia do Rosa

E mais uma vez a Fabi (Fabiane Gama, do insta @loucosporviagem) vem nos alegrar com os relatos de suas viagens encantadoras pelo mundo. Mesmo com o passaporte carimbado em mais de 50 países, ela não deixa o Brasil pra trás e viaja, sempre que aparece uma folguinha, para um destino que tanto adora: A Praia do Rosa, em Santa Catarina. Hoje ela conta pra gente o porquê de toda essa paixão pelo local!

Praia do Rosa

Praia do Rosa – um destino a dois

por Fabiane Gama

A Praia do Rosa está situada no município de Imbituba, 80 km ao sul de Florianópolis, no abençoado Estado de Santa Catarina. A praia é uma baía rodeada de belas montanhas cobertas por mata atlântica, lagoas e ilhas, compondo um visual único e incrível no litoral sul do Brasil.

Ela faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca e, ainda do seleto Clube das Baías mais Belas do Mundo.

A praia passa uma sensação de paz, de tranquilidade.. É ideal para quem busca contato com a natureza e tem, um clima, digamos assim, de paz e amor.

Mapa Praia do Rosa

Foram os surfistas que descobriram o local, nos anos 70. O mar é aberto e bem agitado, com ótimas ondas para a prática do esporte.

A praia possui águas perfeitas também para a prática de kite e windsurf (por ter bons ventos). Conta ainda com lagoas que são um convite para o SUP (Standup Paddle) e para um delicioso mergulho.

A região ainda o convida a fazer diversas trilhas ecológicas e cavalgadas. É um destino bem completo, cercado por muita natureza.

Como chegar

De carro, à partir de Florianópolis ou Porto Alegre, seguir pela BR-101, seja pelo norte ou pelo sul, pegar a “Saída 273″ da rodovia, no trevo que dá acesso à Garopaba e Imbituba e seguir pela rodovia SC-434.

A partir daí, seguir as placas em direção à Praia do Rosa. São aproximadamente  500 metros na SC-434 até o Posto ALE – virar à direita na rua  ao lado do posto (há uma placa escrito “Praia do Rosa”). Essa estrada já está pavimentada e segue até o centrinho da Praia do Rosa.

O que fazer na Praia do Rosa

  • Fazer a trilha pelo costão do Canto Sul e assistir ao nascer do sol;
  • Fazer a trilha que margeia o Canto Norte levando até a Praia Vermelha e Praia do Ouvidor;
  • Percorrer o Caminho do Rei e, a partir do seu topo, apreciar a vista da baía do Rosa e da Lagoa de Ibiraquera e ainda, assistir ao pôr do sol;
  • Quem sabe, aprender a surfar!
  • Ver as inscrições Rupestres nas pedras da Barrinha da Praia da Ferrugem;
  • Conhecer o centrinho e a vila dos pescadores de Garopaba, a 15km do Rosa, bem como o comércio local e suas lojas de surf;
  • Ir às dunas de areia na Praia do Siriú;
  • Conhecer as belas praias próximas ao Rosa : Ibiraquera e Praia do Luz (4km), Silveira (18km), Vermelha e Ouvidor (94km), Ferrugem (18km), Siriú (25km), Gamboa e Garopaba (15 km).
  • Visitar a cidade histórica de Laguna e o Farol de Santa Marta, a 35km de distância;
  • Fazer cavalgadas pelas encostas da região;
  • Conhecer o Museu da Baleia Franca na cidade de Imbituba;
  • Fazer passeio de barco para ver as Baleias Francas, monitorado por biólogos de julho a novembro;
  • Fazer SUP nas lagoas da região.

O Lago do Meio

Na parte central da Praia do Rosa há um pequeno lago de água salgada, chamado de Lago do Meio. Ele é ideal para quem gosta de curtir a tranquilidade de águas bem calmas. Ali estão disponíveis opções de atividades como caiaque e SUP. Ele começa bem raso, mas basta caminhar um pouco que o lago já fica bem profundo.

Nosso passeio por ali foi incrível! Vimos um siri enorme, de cor azul, super diferente!

Os Costões da Praia do Rosa

As áreas mais procuradas por quem pretende  passar o dia na Praia do Rosa são os costões, tanto da esquerda quanto da direita, pois é possível chegar bem próximo deles de carro. Há estacionamento nesses dois locais. No costão esquerdo, além de haver um posto salva-vidas, há algumas barracas que vendem bebida e lanches.
A partir dali, é possível fazer uma trilha, para chegar às praias Vermelha e do Ouvidor, vizinhas ao Rosa.

Baleias Francas

Entre julho e novembro, o Rosa recebe a visita das Baleias Francas, que elegeram a região para acasalar, dar à luz e amamentar seus filhotes. Dóceis gigantes que encantam turistas e moradores de todas as idades.

 

É um destino super romântico, perfeito para quem curte natureza, mas com muito charme, estilo e conforto!  Apesar de toda infraestrutura existente hoje no Rosa, a natureza foi bastante preservada. Vale a pena conhecer!
Rosa

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Post Anterior
Praias do Desembarque (ou do Dia D) na Normandia
Próximo Post
Quinta do Bucanero