Das muitas vilas alpinas na Suíça, Stoos é uma das mais incríveis – e ainda muito pouco explorada por turistas estrangeiros. Stoos é pequena, linda e tranquila (é uma vila sem carros), e é especialmente charmosa no inverno. É exatamente sobre essa estação que falaremos aqui. Caso queira mais ideias de destinos para essa época do ano, não deixe de ler nossa sugestão de roteiro de inverno na Suíça.
Um inverno na vila alpina Stoos
Stoos é uma pequena vila alpina localizada no cantão de Schwyz, na parte central da Suíça, nos arredores do lago Lucerna. Inclusive, ir de Lucerna até Stoos é super conveniente: de carro são apenas 45 minutos e de trem 1h20 até a base do teleférico que, em menos de 10 minutinhos, te leva até a vila. É super conveniente se deslocar de transporte público pela Suíça.
Stoos está a 1.300m de altitude, o que costuma garantir bastante neve no inverno. A vila fica toda branquinha com os telhados das casas cobertos com uma camada grossa de neve. É aquela cena de filme mesmo – lindo demais!!
A vila alpina Stoos tem apenas 100 habitantes, mas muitas casas de temporada. Vários suíços têm suas casas de montanha por ali e aproveitam o inverno para esquiar (o ski resort é pequeno, mas conta com boas pistas). Stoos tem algumas opções de hotéis, casas para aluguel e cabanas/restaurantes.
A alta temporada por lá é no inverno. – e nessa estação o preço das hospedagens sobe um pouco. Eu também amo, amo, amo Stoos no verão por causa da linda trilha que se pode fazer por lá pela crista das montanhas. É UAU demais. Mas é mesmo no inverno que os locais enchem Stoos e aproveitam o clima aconchegante e acolhedor dessa pequena vila alpina na Suíça.
Quanto custa curtir o dia em stoos
A ida-e-volta até Stoos custa CHF 23 (de funicular ou teleférico 1 partir de Schwyz ou Morschach – falo mais sobre isso abaixo, na seção Como chegar em Stoos). Se você tem o Swiss Travel Pass, o trajeto é gratuito!!
Uma opção interessante para quem vai passar apenas 1 dia e não pretende esquiar é comprar o Peak Experience Winter Ticket por CHF 54 (ou CHF 31 com o Swiss Travel Pass). Ele inclui a ida-e-volta de Stoos (por Schwyz ou Morschach) e uma ida-e-volta para um dos picos (Fronalpstock ou Klingenstock). Você compra esse ticket na entrada do funicular ou online pelo site oficial.
Uma curiosidade: cachorrinhos na Suíça também pagam para usar transporte públicos e teleféricos. Em Stoos, o passe para o cachorro custa CHF 11.60 e o permite acessar qualquer teleférico da região, por um dia. O Miles amou o passeio!
Já para aqueles que pretendem esquiar, o ski day pass custa CHF 54. Para iniciantes, sem acesso aos teleféricos para Fronalpstock ou Klingenstock, o valor é CHF 34.
Eu recomendo que você deixe para comprar os tickets ao chegar na estação de subida até Stoos. Lá eles poderão te instruir e dizer qual o ticket mais barato para o que você deseja fazer. Entretanto, se você tiver dificuldade com o idioma (eles falam inglês fluentemente, alemão e muitas vezes francês também), pode ser mais fácil comprar os tickets online através do site oficial.
O que fazer em Stoos no inverno
Stoos é um verdadeiro playground quando coberta de neve. Você nem precisa realmente de um roteiro por lá para curtir a vila. Dessa última vez que fomos, estávamos com um grupo de amigos, o Miles (nosso cachorro) e as crianças. Ficamos caminhando, tirando fotos, brincando de guerra de bola de neve, rolando na neve.. foi maravilhoso!
Para um dia bem tranquilo, caminhe à vontade e vá apreciando a paisagem (a vista do lago Lucerna e das montanhas ao redor é de cair o queixo – você vai ver detalhes mais abaixo nesse post).
Em alguns dias, principalmente em dezembro e janeiro quando as cidades mais baixas estão sob neblina (foi o nosso caso nessa última visita), você tem uma outra vista linda desde Stoos, acima das nuvens. Olha que incrível!!
Bom, de qualquer forma, há várias opções de lazer na vila alpina Stoos no inverno. Detalho algumas opções abaixo:
Esportes de inverno (ski, snowboard, trenó) em Stoos
Ski e Snowboard
Stoos tem 35km de pistas de ski – o que não é muito para os esquiadores mais experientes, acostumados com enormes resorts interconectados tanto na Europa quanto nos Estados Unidos ou Canadá – mas é o suficiente para os mais iniciantes ou ainda para quem tem apenas 1 ou 2 dias para aproveitar. Ambos teleféricos em Stoos, Fronalpstock e Klingenstock, são apropriados para esquiadores, e te levam ao topo das pistas em ambas montanhas.
Iniciantes devem focar nos teleféricos Sternegg e Maggiweid. Os mais avançados podem aproveitar as pistas pretas de Klingenstock, com destaque para a pista Franz Heinzer (bem íngrime, usada até pra treinamento de velocidade).
Stoos conta também com um snowpark, escolas de ski e snowboard e lojas de aluguel de equipamento.
Trenó
Existem duas opções de pistas de trenó em Stoos, uma desde Fronalpstock (mais desafiadora) e outra nas pistas em torno da vila. Essa última opção é mais apropriada para crianças.
Fronalpstock (pista mais difícil): A vista é deslumbrantes!! Para chegar no topo você pegará dois teleféricos, um lá embaixo na vila e outro no meio da montanha. Um acaba bem pertinho de onde o outro começa.Você pode alugar seu trenó antes de embarcar no segundo teleférico (no mapa acima, à direita, veja MIETSTATION). São 2km de descida – você desce desde o topo de Fronalpstock (1.900m) até a Mietstation (1.500m). De lá, você pode descer de teleférico até a vila.
Caminhadas de inverno em stoos
Uma caminhada de 4km bem gostosa de fazer é a Nühusweidli. Num rítmo tranquilo, você leva aproximadamente 1h30 para completar o trajeto. São 130m de subida e 130m de descida, já que o caminho é um loop. Você começará exatamente na saída do funicular Schwyz-Stoos, contornará o Stoos Lodge virando à direita e seguirá um caminho super lindo passando por Mashalten e Weidli.
Note que em alguns momentos a sua área de caminhada será também uma pista de ski, o que significa que alguns esquiadores podem passar por você. Entretanto, como a pista é praticamente plana, eles não estarão em alta velocidade.
Você encontra o mapa desse percurso aqui.
Fronalpstock, cabana e mirante
Subir Fronalpstock pra mim é obrigatório! Você chega no cume da montanha pegando dois teleféricos. A altitude final é 1.922m. A vista lá de cima é uma panorâmica maravilhosa – você vê diversas montanhas (incluindo Pilatus) e 10 lagos!!! Ao chegar do teleférico, basta caminhar um pouquinho e você verá um platô de observação.
De qualquer forma, a vista de qualquer lugar lá de cima é linda demais. Inclusive do restaurante/cabana, que também funciona como hotel. Se você for em um dia de sol, vale super a pena sentar na área externa.
A comida do restaurante é simples – comida de cabana de montanha mesmo – mas é bem gostosa. Já experimentei as massas, salada e o schnitzel e recomendo. O restaurante é self-service, não há garçons.
Quanto custa subir até Fronalpstock?
O percurso de teleférico, ida e volta, Stoos-Fronalpstock custa normalmente CHF 33 por adulto e CHF 12 por criança. No site oficial, você encontra valores atualizados além de outras opções (como valor para apenas um trecho, apenas um teleférico, etc). É possível comprar os tickets desde Schwyz, na entrada do funicular para Stoos. No início desse post falo mais sobre valores.
Sobre as nuvens?
Dependendo do dia, como mencionei acima, você pode estar sobre as nuvens – o que vai te impedir de ver os vales e os lagos, mas vai garantir uma paisagem tão mágica quanto. Te garanto que as fotos, apesar de lindas, não representam nem 1% da sensação incrível que é estar lá em cima em meio a esse visual. A gente não queria sair dalí, rs!
Uma dica importante é ir com calçado apropriado, ok? Vimos algumas pessoas de jeans e tênis (os poucos turistas que apareciam) escorregando na descida para o mirante. Leia nosso texto Como preparar uma mala de inverno para não errar na hora desse passeio.
O entardecer lá em cima também é maravilhoso. No inverno o sol se põe entre 16:30h e 17h. Infelizmente a única forma de ver o poente lá de cima é se hospedando no hotel ou descendo de ski/snowboard. Isso porque a última descida do teleférico é às 16:15h. De qualquer maneira, por volta das 16h o sol já vai ficando bem baixo, garantindo uma luz linda.
Onde ficar (hotéis)
Eu já me hospedei no Stoos Lodge e amei – recomendo MUITO. O hotel é super novinho e tem uma arquitetura linda – ele é todo de madeira, com janelões e decoração minimalista. Clica aí no link pra ver! Existem quartos de diversas categorias e o hotel ainda conta com sala de yoga, academia e saunas. Ótimo e com preço super justo (em torno de CHF200 a noite para o casal).
Minha única consideração é o restaurante, que segue mesmo a linha de uma cabana de montanha (apesar de que o jantar é um pouco mais elaborado e beeem gostoso). De qualquer forma, quem quiser variar e aproveitar uma culinária mais requintada, pode optar por jantar no hotel parceiro, o Wellness Hotel Stoos (um 4 estrelas, também ótima opção de hospedagem). Fiz isso e adorei – achei a comida excelente e o ambiente super aconchegante!!
Como chegar em Stoos
O único jeito de chegar a Stoos é de teleférico ou funicular. Não é possível subir até a vila de carro nem de ônibus (até existe uma rota até lá, mas apenas para emergências, alguns moradores, estabelecimentos, etc). Existem então duas opções, um funicular saindo da cidade de Schwyz (super moderno) e um teleférico saindo de Morschach.
Por Schwyz, de funicular
A opção mais recomendada é desde de Schwyz, pela Stoosbahn (o funicular). Quem vai de transporte público deve pegar o trem até a estação de Schwyz e depois o ônibus número 501 em direção a Muotathal Hölloch / Stoosbahn. A parada em que você deve descer se chama Schwyz, Stoosbahn. Não vai ter erro, o ônibus te deixa praticamente na entrada do funicular.
Quem vai de carro pode colocar o seguinte endereço no GPS: Grundstrasse 230, 6430 Schwyz. Esse é o endereço exato da Stoosbahn. Há um enorme estacionamento coberto no local. Se essa for a sua opção, não deixe de ler nosso artigo sobre direção e regras de trânsito na Suíça.
Esse funicular já é um atrativo à parte: é o mais inclinado do mundo!! Ele sobe 744 metros, atinge uma inclinação de 110% (47 graus) te leva até lá em cima em torno de 5 minutos. E o melhor é que não é nada radical e você não precisa ter medo. As cabines foram desenvolvidas para compensar a inclinação, ou seja, elas estão sempre na horizontal. Todos os passageiros viajam em pé, em total segurança.
Das 7 da manhã às 7 da noite, o funicular sobe e desce praticamente o tempo todo. O tempo de espera é bem curto.
Na foto abaixo, você vê como são as cabines. Minha dica é: tente garantir um lugar próximo ao vidro da esquerda, ao entrar – assim você consegue subir vendo a vista.
Por Morschach
De transporte público, pegue o trem até a estação de Brunnen e, de lá, o ônibus 504 em direção à Morschach. Você deve descer na parada “Morschach, Luftseilbahn”. Se você vai de carro, coloque Schwyzerhöhestrasse, 6443 Morschach no GPS e, chegando nesse endereço, prossiga até o final da rua. Há estacionamento aberto no local.
Esse é o antigo acesso à Stoos, antes o funicular da Stoosbahn de Schwyz ser construído, em 2017. Essa opção pode ser estratégica dependendo da sua localização (talvez chegar em Brunnen seja mais perto para você). Mas note que o funicular te deixa já no centrinho da vila de Stoos, enquanto esse teléferico de Morschach te deixa um pouco mais afastado.
Note também que essa gôndola só leva 15 pessoas por vez.
Quantos dias em Stoos
A vila alpina Stoos é bem pequena, então não são necessários muitos dias por ali. Eu normalmente vou apenas para passar o dia, mas fiz uma pernoite com meus pais uma vez e foi maravilhoso. Acho que 1 ou 2 noites está de bom tamanho. Para quem não mora na Suíça e está de férias turistando pelo país no inverno, eu sempre recomendo pelo menos 2 noites em cada destino. Essa estratégia deixa a viagem menos cansativa e mais leve.
cinthia
Sabe informar quanto custa o estacionamento no stoobahn?
Raquel Furtado
cinthiaA partir de CHF 14- por dia: https://store.stoos.ch/stoos_de/parking/stoos-axess-parking