Se você vai viajar pela Europa e pretende alugar um carro para dirigir na Suíça, você precisa entender sobre os pedágios e Vignettes. O primeiro ponto é: diferente da maioria dos países do mundo, você não encontrará na Suíça cabines de pedágio. Isso não existe por aqui. Entretanto, existe a obrigatoriedade do pagamento de uma taxa anual por todos aqueles que pretendem dirigir pelas auto-estradas do país. O valor não é muito alto, são CHF 40 pagos apenas uma vez por ano. O Vignette é um adesivo que deve ser colado na parte interna do parabrisa do carro.
Dirigir pela Suíça é maravilhoso: as autoestradas e rodovias são extremamente seguras, super bem cuidadas e muito bem sinalizadas (leia aqui sobre a sinalização de trânsito e limites de velocidade na Suíça – super importante!). Isso tudo, claro, tem um custo. Para os residentes, a taxa não é alta – são 40 francos por ano, como falei acima. O porém, é que você turista que entra na Suíça de carro, vindo de algum país vizinho, também precisa pagar esses mesmos 40 francos. Mesmo que você passe apenas umas horinhas no país.
Se você aluga um carro na Suíça, ele já virá com o adesivo do Vignette colado no parabrisa – e você não precisará se preocupar com nada. Mas, se você aluga um carro em outro país e deseja dirigir pela Suíça, você precisará comprar o Vignette.
Veja nesse artigo mais informações sobre o Vignette na Suíça além como comprá-lo.
Leia também: Dicas sobre Transporte Público na Suíça
O que são oS vignettes na suíça
O Vignette é um adesivo obrigatório a todo carro que circule pelas auto-estradas da Suíça. Ele representa o pagamento da taxa anual que autoriza o uso das auto-estradas do país, sem o risco de pagar uma multa de CHF 200.
COMO COMPRAR VIGNETTES PARA DIRIGIR NA SUÍÇA
Você pode comprar um vignette em postos de gasolina, nos correios, ou nas fronteiras com outros países. Se você entra na Suíça de carro, vindo de outro país da Europa, recomendo que compre o seu Vignette em um dos postos de gasolina próximos à fronteira. O valor é o mesmo, não se preocupe, e isso facilitará a sua vida. Parar na fronteira/aduana pode demorar bastante.
De toda maneira, caso você chegue na Suíça sem o Vignette, você – e todos os outros sem o adesivo – será direcionado a uma fila específica para a compra.
Note que existe a possibilidade de comprar o Vignette online, mas você precisará receber o adesivo pelo correio. O envio para o Brasil é caro e pode demorar bastante. Caso você esteja em outro país da Europa e tenha dias suficientes por lá, pode considerar essa opção.
De toda forma, eu sigo com a minha recomendação: compre seu Vignette em um posto de gasolina em qualquer país próximo à fronteira da Suíça.
Quanto custa o Vignette
O Vignette custa CHF 40 ou o equivalente em Euros (depende da conversão no momento). Na fronteira, o adesivo pode ser comprado em francos ou euros, em dinheiro ou cartão.
ONDE COLAR O ADESIVO NO VIGNETTE NO CARRO
O Vignette deve ser colado na parte de dentro do parabrisa frontal. Opte pela lateral esquerda (lado do motorista) ou parte superior central.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE O VIGNETTE NA SUÍÇA
- O Vignette tem a validade de um ano (janeiro a janeiro)
- Não existe Vignette por dia, semana ou mês – apenas o Vignette anual. Todas as pessoas que dirigem pelas autoestradas e rodovias suíças pagam o mesmo valor anual, independente da distância e frequência com a qual dirigem.
- Caso você dirija em uma auto-estrada sem um Vignette, a multa é de CHF 200, e você ainda precisará pagar mais CHF 40 para cobrir o valor do Vignette.
- O Vignette não é obrigatório para quem não pega auto-estradas – ou seja, se você vai circular apenas por cidades e vias expressas, você não precisa do Vignette. Entretanto, vindo de outro país, você entrará na Suíça por uma auto-estrada, então terá obrigatoriamente, que comprar o Vignette.
Claudine
Boa noite
Precisa PID para dirigir na Suíça?
Raquel Furtado
ClaudineNão precisa!
Jorge Renda
Olá Raquel, meu nome é Jorge Renda e achei seu blog pelo Google, estaremos em viajem para Milão e gostaríamos de visitar os Alpes Suiços, pesquisei sobre St.Moritz, é muito bonito lá e suas dicas sobre os VIGNETTES foram sensacionais.
Posso te pedir mais algumas dicas?
Nessa época há neve nas estradas? É muito frio?
Raquel Furtado
Jorge RendaOi João, tudo bem? Obrigada! Quando vocês virão à Suíça?
Tatiana
Boa tarde.
Estarei em Munique, com intenção de ir à Liechtenstein. E de Liechtenstein retorno para Italia. Em algum desses trechos parece que circularei por autoestradas suiças, ok?
Em caso positivo devo providenciar a compra do vignette, ok?
Raquel Furtado
TatianaIsso mesmo!