185
roteiros
124
cidades

Fíji para mochileiros ou viajantes econômicos

É até difícil imaginar, mas Fíji é um país que recebe MUITOS mochileiros e viajantes mais econômicos! Acho que o marketing dos grandes e...

Estados Unidos muito além de Miami, Disney e NY – Parte 01

Se você nos acompanha pelo Instagram, já deve saber que estamos passando 38 dias no oeste dos Estados Unidos, explorando Parques Nacionais e outros cantinhos naturais muito bem preservados pelos americanos. Estamos agora no Arizona!

Polinésia Francesa (Tahiti, Bora Bora e muito mais)

Taí um destino que faz parte da listinha de desejos de grande maioria dos viajantes. Muitos, ainda, sonham com Bora Bora ou alguma outra...

Sardenha: o paraíso!

A Sardenha é uma ilha – mais precisamente um verdadeiro paraíso – localizada no Mediterrâneo a oeste da Itália, país a qual pertence. Ela não...

Montanhas Rochosas

O VamosPraOnde partiu rumo às Montanhas Rochosas Canadenses para explorar cenários que fogem do comum. Queríamos ir além das dicas de revistas, além do turismo padrão, além da multidão. E conseguimos!

Aruba

29 de de 2015
1 comentários 2.135 visualizações

Que Aruba é uma pequena ilha caribenha, localizada próxima à Venezuela e muito famosa entre os americanos, muita gente sabe – mas o que queremos mostrar hoje vai um pouco além desse clichê de grandes resorts e drinks à beira-mar. Claro que Aruba faz jus à toda essa fama: a ilha é realmente o lugar perfeito para quem quer aproveitar um dos muitos hotéis all inclusive e passar o dia tomando sol e admirando as incríveis águas azul turquesa que caracterizam as ilhas da região – mas suas opções de lazer não param por aí…

Aruba é o destino certo para todos os bolsos e gostos – por mais que insistam em dizer ao contrário. Já estivemos duas vezes na ilha e pudemos explorar lados pouco divulgados pela mídia, mas que, acreditem, são o verdadeiro charme desse paraíso.

De mountain bike no deserto à bodyboard em praias com ondas; de windsurf em Fisherman’s Hut à mergulho em um navio naufragado – nós vimos e fizemos um pouquinho de tudo. E é isso que esse post reserva para você!

Aruba – você precisa conhecer!

Aruba é mesmo um pedacinho de terra mágico, cheio de belezas, simpatia e contrastes. Por lá, um povo multilíngue e descendente de várias culturas nos dá as boas-vindas com sorrisos sinceros e com a tradicional e calorosa hospitalidade que é o orgulho da ilha. “Bonbini a Aruba! E aí pronto – essa simples saudação já te desarma… Você relaxa, se entrega e sabe que suas férias realmente estão começando…

Entenda Aruba

Aruba está localizada no sul do Caribe, a 30 quilômetros da costa sul-americana. A ilha é bem pequena: são 31,5km de comprimento e 9,65km de largura em seu ponto mais extenso; totalizando uma área de 112,65km².

Mapa de Aruba

Aruba tem áreas bastante distintas entre si: a costa sudoeste, por exemplo, que engloba Oranjestad (a capital), Eagle Beach, Palm Beach e segue até o pontinho extremo à esquerda do mapa (onde lemos Arashi Beach), tem águas calmas e está repleta de hotéis de luxo e de retiros turísticos mais simples. Já a costa noroeste, carregada de ventos, é o lugar de enseadas privadas, mar agitado, dunas de areia e um deserto árido. O Parque Nacional Arikok, por exemplo, é uma reserva natural repleta de cactos, lugares históricos e uma vida selvagem exótica.

Palm Beach

Palm Beach é a praia mais famosa de Aruba – e, por incrível que pareça, muita gente ainda pensa que Aruba se resume a ela. Sua fama se dá não apenas pela beleza de suas águas e extensa faixa de areia, mas por ser ali a maior concentração de Resorts all inclusive da ilha (aquele esquema em que você pode comer e beber à vontade, sem custo adicional, durante toda a sua estadia no hotel).

Palm Beach tem três quilômetros de extensão e é super glamurosa! O hotéis são imponentes e luxuosos, e o burburinho principal da ilha está realmente ali. Você facilmente encontra serviços de esportes aquáticos, cais, bares na praia, restaurantes e lojas. Para aqueles que gostam de caminhar à noite passando por feirinhas, lojas, bares e boates, Palm Beach é o lugar ideal. Independente do hotel que você escolha, você estará a poucos passos da “noite” da ilha – clássicos como o Señor Frog’s (boate) e o Hard Rock Café (bar e restaurante com música) estarão por ali; assim como grandes redes de restaurantes.

Mapa de Palm Beach Aruba

Mapa de Palm Beach com destaque para os Resorts e a rua principal

Muitos comparam Palm Beach à Flórida – e a comparação é justa, de certa forma. Essa região muito se assemelha aos Estados Unidos: construções grandiosas e diversas marcas americanas são vistas aí. A identidade holandesa de Aruba (originária de sua colonização) fica um pouco camuflada nessa região.

Nos hospedamos em Palm Beach nas duas vezes que fomos à ilha. Na primeira, escolhemos o Radisson – que hoje é Hilton -, na segunda, ficamos no RIU (em esquema all inclusive).

Nota: Aruba é cheia de restaurantes deliciosos! A não ser que o valor do all inclusive esteja muito atraente ou que você queira realmente descansar e curtir apenas o hotel e a praia à sua frente, não achamos interessante a aquisição desse serviço. Liberte-se do hotel com frequência e aproveite a ilha!

Eagle Beach e Manchebo Beach

Eagle Beach é a praia vizinha de Palm Beach – ela também engloba um bom conjunto de hotéis, mas mantém um pouco mais o estilo europeu da ilha. Por ali não vemos muito agito ou redes grandiosas de hospedagem; ao contrário, encontramos um clima de sossego, excelente para quem quer fugir do burburinho. Na nossa opinião, Eagle Beach é ainda mais bonita que Palm Beach. Não à toa, ela é aclamada como uma das praias mais bonitas do mundo.

Eagle Beach conta com uma grande área de estacionamento e vários quiosques para criar sombra na praia. Os quiosques são de graça e de uso livre para os turistas e a população. As cadeiras de praia estiradas por lá, entretanto, são cobradas à parte.

Nota: Não se intimidem caso existam cadeiras sob os quiosques. Podem usá-los sem problema – se não quiserem pagar, é só deixar as cadeiras de lado.

Apesar da maior concentração de serviços e atividades aquáticas estar em Palm Beach, foi em Eagle Beach que optamos por alugar um jet ski. O valor (em ago/2015) foi USD 70 para duas pessoas por meia hora.

Passando pelos hotéis turísticos mais casuais, encontramos Manchebo Beach, uma área privada e bem calma. 

Mapa de Eagle Beach em Aruba

Mapa de Eagle Beach e Manchebo Beach

Fisherman’s Hut, Hadicurari Beach e Malmok Beach

Essa é uma região deliciosa de Aruba para quem quer fugir da grandiosidade dos resorts e busca um clima mais tranquilo – ou mesmo alguns dias voltados para os esportes. Ela tem aquele clima de surf, jovem e sossegado.

Fisherman’s Hut é um paraíso para aqueles que adoram esportes aquáticos que envolvem vento. Por ali, escolas de kite e wind surf não faltam. A todo momento vemos pipas voando e velas passando rápido pelas águas extremamente turquesas da região.

Fisherman's Hut em Aruba

Malmok Beach é uma área estreita de areia branca e fina. Por lá, vemos casas lindas e enormes e uma variedade de residências modestas de surfistas. As águas claras e rasas fazem da praia um lugar muito popular para a prática de snorkel. É aqui, perto da costa, que catamarãs e veleiros levam os turistas para verem diversos peixinhos. Os arrecifes e naufrágios dos arredores também são uma excelente opção para mergulho.

Mapa Fisherman's Hut em Aruba

Mapa de Fisherman’s Hut com destaque para duas opções de acomodação

Exemplos e Opções de Hospedagem em Aruba

A parte mais difícil para a maioria dos turistas que vão a Aruba é a decisão do hotel onde irão se hospedar – e esse problema é muito fácil de resolver.

Para escolher a sua hospedagem em Aruba, você deve se perguntar 4 coisas:

  • Meu objetivo é sossegar e curtir o conforto de um hotel ou explorar ao máximo o que a ilha tem a oferecer?
  • Meu orçamento vai ser dedicado a luxo, a atividades extras ou aos dois?
  • Eu prefiro lugares grandiosos no estilo americano ou me identifico mais com cabanas e praias com ar inexplorado?
  • Para mim é extremamente necessário me hospedar em um hotel pé na areia ou, para economizar, posso abrir mão dessa mordomia?

As respostas vão te direcionar em relação à localização e estilo dos hotéis.

Mapa de Hotéis em Aruba

Resorts em Palm Beach

1. RIU All Inclusive

O RIU é daqueles hotéis grandiosos e imponentes como todos os resorts de Palm Beach. Ele engloba dois hotéis, o RIU Palace Antillas (só para adultos) e o RIU Palace Aruba. Ambos são all inclusive e muito bem servidos. Me hospedei no RIU Antillas nessa segunda ida a Aruba (por decisão da organização que nos levou à ilha) e adorei. A comida era realmente excelente – e, para os que gostam, havia uma grande fartura de bebidas alcóolicas.

A piscina do hotel é incrível, assim como suas acomodações e serviços.

As diárias são a partir de USD 360,00 no esquema All Inclusive em quarto individual.

Veja a review no Trip Advisor.

2. Hilton (antigo Radisson)

O Hilton é maravilhoso e tem a melhor localização para aqueles que querem aproveitar Palm Beach à noite e a pé (isso na verdade não faz tanta diferença assim pois todos os hotéis por ali são pertinho, mas ele está exatamente no burburinho da noite – bem em frente ao Señor Frogs).

As diárias são a partir de USD 250,00 e não incluem café da manhã. Ele é vendido separadamente por USD 20,00 por pessoa.

Veja a review no Trip Advisor.

3. Ritz-Carlton

O Ritz é um resort 5 estrelas localizado em Palm Beach. Ele oferece 320 quartos, todos super confortáveis e amplos, com varanda. As diárias são a partir de USD 359,00.

Veja o review no Trip Advisor.

Resorts em outras praias

  1. Bucuti and Tara Beach Resort

O Bucuti and Tara Beach Resort é um hotel 4 estrelas lindo, estilo lua-de-mel. Ele é o único boutique resort da ilha, exclusivo para adultos e casais. Um pouco distante do burburinho de Palm Beach, ele garante um clima mais romântico e tranquilo na praia Manchebo Beach.

São 104 apartamentos divididos em categorias como quarto standard, bangalô, penthouse, etc. Na alta temporada, o hotel só permite reservas acima de 5 noites. Achamos um pouco complicado encontrar datas disponíveis para reserva pelo site do hotel. Conseguimos simular apenas uma reserva na suíte superior, cujo valor da diária era a partir de USD 330,00 (inclui wifi e café da manhã).

Veja sua excelente review no Trip Advisor.

2. Renaissance Aruba Resort e Cassino

O Renaissance na verdade engloba dois hotéis: Marina Hotel e Ocean Suítes. O primeiro é exclusivo para adultos e conta com quase 300 quartos, enquanto o segundo oferece um ambiente familiar e conta com 259 suítes espaçosas. As diárias são a partir de USD 179,00 no primeiro e USD 225,00 no segundo.

O hotel está um pouco afastado de Palm Beach. A região onde ele se encontra é cercada por lojas – inclusive o Renaissance está inserido no Renaissance Mall, com excelentes lojas de grife – e casinhas coloridas do centrinho charmoso de Aruba. Ele está bem mais próximo de Oranjestade – e se encontra na Renaissance Beach.

Uma curiosidade legal do hotel é que ele possui uma pequena ilha privativa – os hóspedes podem pegar um barquinho e passar o dia na ilha, vendo flamingos e almoçando por lá.

Veja a review no Trip Advisor.

3. Amsterdam Manor Beach Resort

O hotel está localizado em Eagle Beach e oferece 72 quartos com cozinha divididos em variadas categorias. As diárias são a partir de USD 210,00 (baixa temporada) e chegam a USD 335,00 (alta temporada, quarto standard).

O Amsterdam Manor tem uma estrutura bem mais simples que aquela dos grandes resorts de Palm Beach, mas é uma boa pedida para quem quer fugir um pouco do agito e estilo americanizado da praia vizinha.

Amsterdam Manor Aruba

Veja a review no Trip Advisor.

Hotéis mais simples e não pé-na-areia

1. Beach House Aruba, Malmok

A Beach House Aruba está apenas a 20 passos da praia Handicurari Beach e 1,6km de Malmok Beach. É um hotel pequeno, com apenas 8 suítes ou apartamentos – mas parece ser super fofo e pelas ótimas reviews, uma boa opção para quem quer economizar com hospedagem na ilha.

As diárias são a partir de USD 85,00 na baixa temporada; mas existe ainda um apartamento excelente, com dois quartos, por USD 250,00.

Veja sua ótima review no Trip Advisor.

2. Aruba Beach Villas

O hotel oferece 31 apartamentos simples e frente para o mar – são ótimas opções para jovens que vão a Aruba aproveitar os esportes aquáticos. Se não me engano, eles não possuem café da manhã.

As diárias são a partir de USD 92,00 (baixa temporada).

Veja a review no Trip Advisor.

  1. Boardwalk Small Hotel Aruba

Boardwalk é um hotel boutique bem charmoso localizado em Palm Beach. Ele não está exatamente em frente à praia, entretanto, a localização é ótima. Eles alugam estúdios ou apartamentos de um ou dois quartos. Há uma piscina e varanda nas “casitas” – como chamam suas opções de acomodação.

Os valores são super honestos – mas não incluem café da manhã. Eu fiz uma simulação para 6 pessoas no apartamento com 2 quartos e o valor total da noite, com taxas, ficou em 209.26 USD.

Veja a ótima review no Trip Advisor.

Exemplo de valores de diárias no Boardwal Aruba

Esse post foi um resumão para explicar como funciona Aruba. Fique ligado nos próximos, ainda vamos contar toda a nossa programação por lá!

Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!
leia mais sobre 5 a 10 dias
  1. nancy 05/04/2017

    Parabens Raquel! Adorei as dicas. Fui para Aruba em nov passado e planejo voltar este ano. As informacoes aqui me ajudaram muito a localizar a praia de Eagle beach que foi minha favorita e eu nao tinha certeza do nome. Um abraco. Nancy