185
roteiros
124
cidades

Fíji para mochileiros ou viajantes econômicos

É até difícil imaginar, mas Fíji é um país que recebe MUITOS mochileiros e viajantes mais econômicos! Acho que o marketing dos grandes e...

Estados Unidos muito além de Miami, Disney e NY – Parte 01

Se você nos acompanha pelo Instagram, já deve saber que estamos passando 38 dias no oeste dos Estados Unidos, explorando Parques Nacionais e outros cantinhos naturais muito bem preservados pelos americanos. Estamos agora no Arizona!

Polinésia Francesa (Tahiti, Bora Bora e muito mais)

Taí um destino que faz parte da listinha de desejos de grande maioria dos viajantes. Muitos, ainda, sonham com Bora Bora ou alguma outra...

Sardenha: o paraíso!

A Sardenha é uma ilha – mais precisamente um verdadeiro paraíso – localizada no Mediterrâneo a oeste da Itália, país a qual pertence. Ela não...

Montanhas Rochosas

O VamosPraOnde partiu rumo às Montanhas Rochosas Canadenses para explorar cenários que fogem do comum. Queríamos ir além das dicas de revistas, além do turismo padrão, além da multidão. E conseguimos!

Assalto nas trilhas em Itacaré – acontece mesmo?

16 de Março de 2016
3 comentários 5.558 visualizações

Assalto em Itacaré. Esse é um tópico chato. Primeiro porque é um fato inadmissível, e segundo porque é difícil falar de algo que eu nunca presenciei e não quero acreditar que exista. Mas existe. Ou existiu. O importante é deixar o alerta.

Eu não quero, de forma alguma, te desencorajar a visitar Itacaré. Por favor não se sinta desanimado. Só quero informar que sim, essa é (foi?) uma realidade em uma das trilhas. Rara realidade, mas aconteceu.

linha pontilhada

Se você caiu nesse post de pára-quedas, saiba que temos uma página reunindo as mais relevantes informações sobre Itacaré. Não deixe de conferir antes de planejar sua viagem.

linha pontilhada

Assalto em Itacaré, infelizmente, não é boato


A região onde Itacaré está localizada não é muito feliz financeiramente. Dito isso, existem “oportunistas” que vivem nos arredores e se aproveitam dos turistas para, ilegalmente, terem uma renda extra (com câmera fotográfica, dinheiro, bolsas, se é que vocês me entendem). É dureza.

Repito: eu graças a Deus nunca ví nada acontecer – nem nunca fiz trilha com guias, sempre fui com os amigos ou com o Leo e nunca tive problema algum. A possibilidade de assalto em Itacaré nunca me atingiu diretamente.

Mas, algumas pessoas (poucas, mas algumas) já comentaram no insta do Vamos que foram assaltadas, ou que amigos foram assaltados na trilha para a Prainha. E uma amiga que mora em Itacaré me confirmou a história. Ela mesma já passou por duas situações, em ambas ela estava com um grupo grande e com guia, mas mesmo assim não foram poupados do desaforo de um assalto. Os fatos ocorreram há 2 anos.

Os relatos são todos referentes à alta temporada e à trilha para a Prainha – isso porque a trilha começa na cidade, ao final da Praia da Ribeira. É fácil chegar ali.

Em 2015, conversando na cidade, o sócio de um receptivo nos informou que o prefeito reforçou o policiamento (inclusive na entrada da trilha para a Prainha) e que o problema havia sido resolvido. Os próprios moradores da cidade, que vivem do turismo, fazem de tudo para sumir com esses assaltantes, uma vez que eles espantam os turistas e atrapalham a renda com o turismo.

Minha dica é que não deixem esse fato assustá-los e não deixem, jamais, de conhecer a Prainha. Encontrem um bom guia, conversem na cidade, e sigam pela trilha atentos mas tranquilos – há um paraíso logo ali te esperando de braços abertos.

Foto da Prainha em Itacaré

Em relação às outras praias, essa mesma amiga mora na região de Jeribucaçu e disse que por lá não acontece nada. A comunidade que mora na entrada da trilha sabe de todo mundo que passa por ali – e dá um jeito caso alguém entre com más intenções.

Também não sei de problemas em relação à Engenhoca. Itacarezinho está livre desse mal pois é acessível por carro – tem portaria, restaurante e muito controle.

Aviso dado, pessoal!

linha pontilhada

Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!
  1. Marcia 18/09/2017

    Boa noite, Raquel e Leo. Estou gostando muito do blog de voces. Vamos para Itacaré, meu marido e eu, entre 26/12 e 06/01.
    Não sou muito fã de alugar carros, gosto de andar à pé, principalmente para praias, mas por causa de algumas noticias, estou pensando seriamente em alugar um carro.
    Vocês acham necessário mesmo, ou é só encucação isso?
    Dá prá fazer as coisas à pé?
    Obrigada

    • Raquel Furtado respondeu Marcia 16/10/2017

      Oi Marcia, tudo bem? Você vai precisar de carro para ir às praias mais bonitas de Itacaré – que são ao praias selvagens. Dê uma lida nos outros posts da série de Itacaré para entender melhor ;-)

  2. […] Assalto e Itacaré – acontece mesmo?: Esse é um tópico chato. Primeiro porque é um fato inadmissível, e segundo porque é difícil falar de algo que eu nunca presenciei e não quero acreditar que exista. Mas existe. Ou existiu. O importante é deixar o alerta. […]