185
roteiros
41
países
124
cidades

Fíji para mochileiros ou viajantes econômicos

É até difícil imaginar, mas Fíji é um país que recebe MUITOS mochileiros e viajantes mais econômicos! Acho que o marketing dos grandes e...

Estados Unidos muito além de Miami, Disney e NY – Parte 01

Se você nos acompanha pelo Instagram, já deve saber que estamos passando 38 dias no oeste dos Estados Unidos, explorando Parques Nacionais e outros cantinhos naturais muito bem preservados pelos americanos. Estamos agora no Arizona!

Polinésia Francesa (Tahiti, Bora Bora e muito mais)

Taí um destino que faz parte da listinha de desejos de grande maioria dos viajantes. Muitos, ainda, sonham com Bora Bora ou alguma outra...

Sardenha: o paraíso!

A Sardenha é uma ilha – mais precisamente um verdadeiro paraíso – localizada no Mediterrâneo a oeste da Itália, país a qual pertence. Ela não...

Montanhas Rochosas

O VamosPraOnde partiu rumo às Montanhas Rochosas Canadenses para explorar cenários que fogem do comum. Queríamos ir além das dicas de revistas, além do turismo padrão, além da multidão. E conseguimos!

Canadá no inverno

15 de Janeiro de 2015
24 comentários 2.301 visualizações

E a aventura de inverno no Canadá começou….

Estamos no Canadá, repetindo aquele roteiro maravilhoso pelas Rockies que fizemos no verão e incluindo uma semana de muito snowboard em Whistler – uma cidadezinha muito fofa a cerca de 2h de Vancouver.

Louise

linha pontilhada

Ano novo no inverno canadense

Estamos passando 20 dias no Canadá, inspirados no nosso roteiro de verão – mas dessa vez, o objetivo é descobrir e aproveitar as atividades de inverno. 

Quando conhecemos o país em setembro de 2013, não conseguíamos parar de pensar em como seriam todos aquelas lagos, todas aquelas montanhas e pinheiros, branquinhos, completamente cobertos de neve. Era assim que descreviam o inverno daqui pra gente: alguns dias bem bonitos, mas neve não falta nunca, o frio é intenso e os lagos.. esses completamente congelados, sem deixar nem vestígios de que são realmente lagos.

[Quer entender mais sobre as Rochosas Canadenses? Confira aqui  – Rochosas Canadenses]

Dá só uma olhada nos contrastes entre as estações:

Nosso roteiro, então, ficou divido assim:

Nossa rota pelo Canadá

Chegada em Calgary* – onde está o aeroporto mais perto de Banff. Resolvemos começar pelas rochosas e terminar a viagem em Whistler, onde está a maior estação de ski da América do Norte. Começamos “esquentando” nas estações menores para já chegar em Whistler com tudo ;-)! Além disso, a nossa maior curiosidade era realmente ver as rochosas no inverno, logo, não teria como deixá-las para o final da viagem.

*Calgary é a terceira cidade mais populosa do Canadá e a mais importante da província de Alberta, onde estão os Parques Nacionais de Jasper e Banff – nossos principais destinos dessa viagem. Calgary é praticamente um centro financeiro e comercial e pode não ser muito atraente para quem viaja à procura de belezas naturais. Para esse tipo de turismo, ela acaba funcionando apenas como uma porta de entrada e/ou saída. Entretanto, tem ótimos restaurantes e bons outlets. No verão fizemos uma noite por lá (mas nos hospedamos exatamente ao lado do aeroporto – o que não achamos muito interessante, na verdade hehe) 

Assim que pousamos, e ainda no aeroporto, fomos até a Budget pegar o carro que havíamos alugado (a gente sempre acha as tarifas mais baixas nessa empresa). No inverno, é bom investir um bom dinheirinho em um bom carro ou até mesmo em um SUV. Nada como ter um banco e volante que esquentam para te ajudar com o frio, e principalmente pneus bem estáveis na neve. Pra gente, um carro grande ainda foi necessário pois estávamos viajando com duas pranchas de snowboard além das muitas malas (viagem de inverno é um problema.. acabamos levando sempre MUITA roupa).

banff

Aqui cabe uma notinha importante:

Vocês sabem que é possível alugar o carro pela internet com a opção de pegá-lo em uma cidade e devolvê-lo em outra, certo (nota: normalmente tem uma taxa extra)? Entretanto, não conseguíamos concluir a opção de aluguel em Calgary e devolução em Jasper. Tivemos que nos contentar com devolver o carro em Banff e seguir para Jasper de ônibus (com uma ótima empresa que opera o trecho, por sinal, a Sundog). Mas, chegando no escritório de Calgary e conversando com a atendente, descobrimos que às vezes realmente não conseguimos concluir o trecho desejado pela internet, mas pessoalmente ou pelo telefone eles conseguem ajustar a reserva às suas necessidades. Sendo assim, alteramos a cidade de devolução do veículo e conseguimos passar os 11 dias com nosso carrinho, dirigindo de Calgary até Jasper! Então, SEMPRE perguntem! Se fizeram a reserva com um agente de viagem não sosseguem até que eles consigam resolver pra você – pois é possível ;-)

O nosso trajeto nesses 11 dias (de 30/12 a 09/01) foi o seguinte:

Obs: Na verdade, ainda teve um desviozinho desse roteiro pois passamos em Golden para fazer snowmobile! Mas conto disso mais pra frente!

Com tudo certo com o carro, seguros adquiridos, informações sobre a rodovia no inverno e os mapas em mãos, seguimos para o nosso primeiro destino: Banff e Lake Louise. Seriam cerca de 135 km de viagem até Banff.

7 dias em Banff

Passamos 5 noites em Banff e 1 noite em Lake Louise. Poderíamos ter passado todas as noites na mesma cidade, mas optamos por dormir em Lake Louise um dia para termos a chance de ver o lago logo pela manhã.

  • Leia nosso relato completo de 7 dias de inverno em Banff – com detalhes sobre o reveillon na cidade e dicas das estações de ski!

Nesses sete dias conhecemos muito bem as estações de ski da região, que são denominadas Ski Big 3. São na verdade 3 resorts: Lake Louise, Sunshine Village e Mt Norquay – esses dois últimos em Banff, sendo o último pequeno e bem central. Adoramos!

Importante: NUNCA viaje sem o seguro, principalmente se a viagem incluir esportes radicais. Recomendamos o Real Seguros para a sua cotação. Ele compara preços e pacotes de várias seguradoras.

A praticidade é que você pode comprar o ski pass incluindo todos os resorts de ski e escolher em qual deseja ir determinado dia. Dá até pra esquiar de manhã em um resort e a noite em outro (como no Mt Norquay, por exemplo, que abre sextas e sábados de 17h as 22h). Se vierem para a região, vale a pena conhecer as 3 estações (a Mt Norquay é menorzinha com uma neve mais icy, mas vale para o ski noturno).

Lake Louise é a maior delas, com mais de 100km de pistas – além de ser bem preparada para iniciantes: independente do teleférico que você pegue, sempre haverá uma pista verde para te levar a base da montanha. Sunshine Village tem 82km e 107 pistas e Mt Norquay, 28 pistas.

Os dois locais são incríveis, extremamente charmosos e com ótimas opções de acomodação. Banff, entretanto, é bem maior – Lake Louise (a 58km de distância) é apenas uma vilazinha e uma “comunidade” próxima ao algo, onde está o famoso hotel Chateau Lake Louise, da rede Fairmont.

Lake Louise Winter.

Lake Louise congelado

Nos hospedamos no hotel Rundlestone em Banff e no Deer Lodge em Lake Louise.

De lá, fomos para Golden, uma cidade próxima onde fizemos um passeio irado de snowbomile com a empresa Wet’n Wild (ou White and Wild como é seu nome para a temporada de inverno). Clica aí no link que tem até videozinho da aventura!

4 noites em Jasper

Chegou a hora de ver muita vida selvagem e explorar a Marmot Basin (estação de ski da cidade que fica bem vazia e perfeita).

O caminho entre Lake Louise e Jasper é simplesmente inexplicável. Não é a toa que a Icefields Parkway, a estrada que liga as duas cidades, é considerada uma das mais cênicas do mundo. Independente da estação do ano, ela vai te surpreender com certeza!

Fizemos várias paradas no caminho para conferir os lagos nos quais havíamos mergulhado no verão, como o Bow Lake, Horseshoe Lake e o Peyto Lake – não é permitido mergulho nesse último.

Em Jasper nos hospedamos no Whistlers Inn, mesmo hotel em que ficamos no verão. Por lá fizemos um tour no Maligne Canyon – que na verdade tem o nome de ice walk por ser praticamente uma caminhada no gelo em meio a cachoeiras congeladas (incrível!) -, esquiamos dois dias em Marmot Basin  – e além de termos a estação praticamente só pra gente por ser dia de semana, pegamos neve powder até o joelho. Quem gosta de esportes de inverno precisa conhecer esse lugar!!

A estação não é das maiores mas é ótima e a neve é de uma qualidade bem diferente da que conhecíamos, é fininha, bem seca.. perfeita!

Ice walk no Maligne Canyon

Ice walk no Maligne Canyon

E aqui vai mais uma notinha… 

O turista brasileiro é mesmo curioso! Uma grande maioria vai sempre atrás dos cartões postais mas esquece de explorar os arredores. Sentimos muito isso quando viemos aqui no verão de 2013. Em volta do Lake Louise, mundialmente famoso, ouvíamos português por todo lado, mas bastava dirigir uns 30km que não havia mais um brasileiro sequer. Em Jasper, então, não vimos nem sombra deles!

As Rochosas são incríveis, seja no verão ou no inverno – provavelmente assim como muitos outros destinos em torno de cartões portais, mas talvez por falta de divulgação não chega ao nosso conhecimento. Queremos muito conseguir mostrar pra vocês através dos nossos relatos e fotos o quão incrível é o Canadá, e como tem muuuuito lugar pra se visitar. E aproveitar a chance pra deixar a dica: pesquisem, questionem, perguntem. Sempre que forem planejar uma viagem façam uma consultinha rápida no Google pra saber mais sobre o destino. Dêem aquela alugada no seu agente de viagem, ou amigo viajante, ou até mesmo na gente :-) Dinheiro não dá em árvore e férias são restritas – então tratem de aproveitar muito bem os dois! O mundo tem tanto paraíso escondido por aí….

Essa foto abaixo é no Peyto Lake. Apenas um desses muitos segredinhos canadenses!

Peyto Lake e seu contraste de verão e inverno

Peyto Lake e seu contraste de verão e inverno

10 dias em Vancouver* e Whistler – hora de conhecer a maior estação de ski da América do Norte!!

* Vancouver está localizada no litoral oeste do Canadá. É uma das cidades mais importantes do país e é muito famosa entre os brasileiros. Muitos vão até lá para estudar inglês ou fazer um semestre da faculdade. No verão, o principal atrativo da cidade é o Stanley Park. No inverno, a cidade é bastante procurada como refúgio canadense por ter uma das temperaturas mais amenas do país. Neve por lá é bem raro. O único porém é a chuva – chove muuuito!

O foco desses últimos 10 dias de viagem foi Whistler, que é praticamente uma capital dos esportes radicais. A cidade é bem famosa, cerca de 2 milhões de turistas a visitam todo ano. No inverno, a estação de ski (Whistler-Blackcomb) é incrível; e no verão, ela se transforma em pistas para mountain bike. Iradíssimo!

Veja aqui nosso relato completo em Whistler no inverno!

Fizemos o trajeto Jasper – Vancouver da mesma forma que fizemos no verão, de trem com a empresa Via Rail. É uma viagem noturna de aproximadamente 17 horas. As opções com “cama” não são nada baratas, mas a gente recomenda, pois viajar esse tempo todo em uma cadeira de trem normal não é muito confortável.

o trajeto Vancouver – Whistler foi feito de ônibus pela Pacific Coach. Até pensamos em alugar um carro para essa segunda parte da viagem, mas não é necessário ter um veículo em Whistler (na vila, por exemplo, nem entra carro!). No verão, entretanto, pode ser interessante – para poder conhecer os muitos lagos da região.

Nos hospedamos nos hotéis Delta e Westin. Os dois são incríveis – ficamos em quartos com sala e cozinha, o que nos permitiu fazer compras nos supermercados e economizar bastante no café da manhã.

Nosso roteiro em Whistler inclui Bungee Jump, Snowmobile, Bobsleigh (aqueles trenós no gelo do filme Jamaica abaixo de 0, lembram?), Tirolesa e muito snowboard!! Se vierem ao Canadá, independente do mês da viagem, não deixem de conhecer Whistler!

Jasper.

Imagem de texto - continue lendo

Veja nosso relato sobre as estações de ski:

E confiram também os relatos de verão:

Aproveitem! Qualquer dúvida ou dicas pra compartilhar, é só usar os comentários abaixo! ;)

Se você gostou dessas dicas e quer explorar ainda mais, recomendo os guias do Lonely Planet, que nos auxiliaram MUITO tanto nessa viagem de inverno quanto na de verão.

linha pontilhada

Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!
  1. Sonia Ogata 18/01/2017

    Raquel, adorei seu post, me senti no Canada!!! rsrsrsrs Não conheço o Canada e gostaria de conhecer a neve, então queria juntar as duas coisas. Por outro lado, dizem que Vancouver é mais interessante no verão.
    Tenho filho em idade escolar, portanto só posso viajar em janeiro ou julho. O que você sugere?

  2. Fabio A A 04/01/2017

    Raquel,

    gostei muito de seus relatos sobre o Canada. Assim peço sua ajuda…
    Estamos indo buscar nosso filho em Vancouver no final de janeiro.
    Ficaremos pouco tempo lá e eu gostaria de conhecer WHISTLER.

    Será que vale a pena ir e voltar no mesmo dia ? só para conhecer a Vila ? talvez fazer um tour nos Teleféricos ?

    Já reservei o carro, mas não lembrei de pedir pneus de neve… e colocar correntes é um problema (que já enfrentei nos EUA uma vez…).
    Pode me sugerir algo ou dar alguma informação útil ? estou MUITO propenso
    a fazer esse Bate e Volta (meio que custe oque custar) entende?

    att
    Fabio

  3. Caroina Motta 11/12/2016

    Olá, Raquel. Estou em Vancouver e estou pensando em passar o natal ou o ano novo em Banff. Minha primeira preocupação é com relação ao frio. Consigo usar em Banff as mesmos roupas de Vancouver? Outra dúvida, Eu não pratico nenhum tipo de esporte na neve. Acha que a viagem, mesmo assim, seria proveitosaspra mim? Queria ler o roteiro detalhado do ano novo por lá pra eu saber como é, mas o link não. Está funcionando. Se puder me enviar, agradeço.

  4. Fernando 06/11/2016

    Oi Raquel, tudo bem? Eu e minha esposa estamos indo para Banff em Dezembro e vamos partir de Calgary. Em Calgary vamos alugar um carro, você sabe me dizer se é imprescindível o pneu de neve (há a opção de alugar com o pneu de neve mas os carros são limitados e mais caros)? Ou vamos ficar bem somente com o all season tires, que vem com todos os carros? Obrigado pela ajuda!

  5. Danae Borges Damico 12/08/2016

    Bom dia Raquel, vamos para Calgary dia 13 de dezembro, alugar carro e fazer o trajeto até banff e queríamos até Jasper, tiveram problema na estrada? muita neve? Mudar a rota? Vi muitas pessoas desaconselhando a fazer o trajeto de carro por ser perigoso. Obrigada

    • Raquel Furtado respondeu Danae Borges Damico 14/08/2016

      Não tivemos problema nenhum e foi tudo tranquilo!!! Alguma estrada pode fechar,mas é raro! Alugue um carro apropriado pra neve que tá tudo certo! Vc vai amar a viagem!!

      • Danae Borges Damico respondeu Raquel Furtado 19/08/2016

        Obrigada pela resposta! Estamos super animados!

  6. bruna 10/08/2016

    tudo bem raquel! amei seu post. estou programando uma semana de ferias no canada para esquiar e quero ir no ano novo. minha duvida e: vancouver+ whistler ou as 3 rochosas? no caso, como vc fi do brasil para bane? o voo e direto para la?
    desde ja obrigada

    • Raquel Furtado respondeu bruna 14/08/2016

      Oi Bruna! Whistler é a melhor e mais famosa estação de ski das Américas – o lugar é um paraíso! É difícil pra mim preferir outro lugar que não lá!
      Mas dito isso, a viagem pelas rochosas no inverno é linda, cheia de experiências legais. O problema é que é muito frio, muito mesmo.
      Se eu tivesse que escolher um, seria Whistler (já fui 2 invernos pra Whistler e só um pras rockies)

      Pra Banff é preciso voar pra Calgary e lá alugar um carro ou pegar um ônibus!

  7. Sergio 21/06/2016

    Qual foi o peiro que voce foi Raquel :? Sera que finald e fevereiro e inicio de março tem neve, é muito frio…. verao ou inverno ?

    Obrigado

  8. Rosiane Torres 14/12/2015

    Oi Raquel, eu fiz Vancouver – Jasper – Banff no outono. É incrivel!
    O que você achou das estradas no inverno? Foi tranquilo dirigir? Pegaram alguma estrada fechada?
    Estou planejando em Janeiro, sair de Van até Banff mas passando por Jasper. Fica mais longo, porém o caminho é mais bonito, mas estou receosa quanto as estradas no inverno.

  9. Ana Isabel 27/04/2015

    Muito legal !! Moro em Edmonton e quando fomos a Banff em outubro, segui algumas dicas tuas do blog :)
    Essa coisa do contraste das estações é algo que realmente me deixa fascinada por aqui. Tenho algumas fotos que fiz para meu blog, justamente para mostrar como em cada época do ano a paisagem muda totalmente. Maravilhoso!

    Abraços,
    Ana Isabel

  10. João Freitas 20/03/2015

    Raquel, muito legal o relato. Usei varias dicas daqui na minha viagem para Curaçao e agora devo usar também caso role de ir pro Canadá. Parabéns pelo blog!

    Os $ que você menciona, são americanos ou canadenses?
    É muito loucura alugar um carro e ir de Banff a Whistler?

    Obrigado,

    • Raquel Furtado respondeu João Freitas 21/03/2015

      Oi João!

      São dólares americanos!
      Não é muita loucura não! hehe Uma amiga foi de Vancouver a Banff. Mas vá parando, ok?! ;)

  11. André 10/02/2015

    Hey Quel girl!! 100%? Hope so… :)

    Falta só os hotéis em Calgary e Vancouver! Algum bom pra nos indicar?

    Bjo

  12. André 09/02/2015

    Quel girl! 100%? Hope so… :)

    Falta os hotéis em Calgary e Vancouver… Alguma boa sugestão?

    Tks again, bjo

    • Raquel Furtado respondeu André 19/02/2015

      Oiê!

      Em Calgary dormi em um perto do aeroporto que nem me lembro o nome =/
      Em Vancouver já me hospedei no Four Seasons, No Hyatt e em um outro mais em conta nesse miolinho principal também. Minha memória está péssima! hehe tento lembrar e te retorno!
      Mas qualquer opção próxima a esses hotéis será bem boa!

  13. Mayara 05/02/2015

    E se fosse pra você escolher um lugar entre esses que você conheceu qual você recomendaria?

    Calgary – Banff – Lake Louise – Golden – Jasper – Vancouver – Whistler ?

    • Raquel Furtado respondeu Mayara 05/02/2015

      Whistler é incrível mas pegamos chuva.. o que foi meio chato! Mas em contrapartida tem temperatura bem mais amena que os outros lugares de neve do Canadá. A estação de ski de lá é a maior da América do Norte. Está a 1:30-2hs de Vancouver.

      Banff e Lake Louise são super perto e ótimas. Banff é a cidade mesmo e tem ótima estrutura. Mas chegamos a pegar -20 graus.

      E a gente AMA Jasper.. mas para chegar lá é necessário alugar um carro ou pegar um ônibus desde Banff por 3-4h. É uma cidade bem menor, e a estação de ski também é menor. Mas é muito charmosa.. No verão é a nossa região preferida.

      É difícil escolher uma heehe

  14. Mayara 05/02/2015

    Oi Raquel,

    Fiquei encantada com a sua viagem, e agora estou com muita vontade de ir pra lá! Você pode me falar assim meio por cima quanto você gastou por dia? ou quanto $ tem que levar mais ou menos? Estou pensando em passar uns 10 dias lá! E eu tb queria saber os preços das estações de ski.

  15. Marcio 29/01/2015

    Raquel, adorei seu relato e vou roubar quase todo o seu roteiro… voces compraram a passagem de onibus para Whistler antecipadamente ou nao ha necessidade? tentei comprar pelo site da Pacific Coach mas nao consegui…

    • Raquel Furtado respondeu Marcio 31/01/2015

      Oi Márcio,

      Compramos antecipado com auxílio da secretaria de turismo. Precisa de ajuda? me manda um e-mail que vejo o que consigo pra você.
      Pegamos os ônibus praticamente lotados, então acho válido comprar com antecedência!