185
roteiros
124
cidades

Fíji para mochileiros ou viajantes econômicos

É até difícil imaginar, mas Fíji é um país que recebe MUITOS mochileiros e viajantes mais econômicos! Acho que o marketing dos grandes e...

Estados Unidos muito além de Miami, Disney e NY – Parte 01

Se você nos acompanha pelo Instagram, já deve saber que estamos passando 38 dias no oeste dos Estados Unidos, explorando Parques Nacionais e outros cantinhos naturais muito bem preservados pelos americanos. Estamos agora no Arizona!

Polinésia Francesa (Tahiti, Bora Bora e muito mais)

Taí um destino que faz parte da listinha de desejos de grande maioria dos viajantes. Muitos, ainda, sonham com Bora Bora ou alguma outra...

Sardenha: o paraíso!

A Sardenha é uma ilha – mais precisamente um verdadeiro paraíso – localizada no Mediterrâneo a oeste da Itália, país a qual pertence. Ela não...

Montanhas Rochosas

O VamosPraOnde partiu rumo às Montanhas Rochosas Canadenses para explorar cenários que fogem do comum. Queríamos ir além das dicas de revistas, além do turismo padrão, além da multidão. E conseguimos!

Como chegar em Torres del Paine

01 de Fevereiro de 2015
17 comentários 20.299 visualizações

Torres del Paine é um dos lugares mais incríveis para se fazer trekking no mundo – a organização por lá é fora de série! O destino atrai um número incontável de turistas, de todos os países que você pode imaginar. Curiosamente, o volume de europeus e australianos por ali é enorme – superando até o numero de brasileiros que viajam a esse cantinho da Patagônia Chilena. Pra eles, a viagem até o extremo sul do nosso continente é bem longa, mas pra gente é bem mais fácil, uma vez que estamos relativamente perto da capital chilena, Santiago, e de lá até o aeroporto mais próximo do Parque Nacional de Torres del Paine são apenas 4 horas. O aeroporto está localizado em Punta Arenas – cidade localizada a aproximadamente 350km do Parque…

É, a viagem ainda assim é longa. Mas se até os australianos estão saindo do outro lado do mundo pra ir em peso pra lá, é porque vale a pena!

A maneira mais fácil e mais utilizada por brasileiros para chegar em Torres del Paine é realmente através para Santiago. mas há ainda a possibilidade de começar a viagem em Buenos Aires e aproveitar para fazer um combo Argentina + Chile.

Como o trajeto total desde o Brasil é longo, a gente indica essa paradinha estratégica – seja em Santiago, em Punta Arenas ou mesmo em Buenos Aires. Mas então, vamos ao que interessa…

Importante: é cobrada uma taxa de entrada ao Parque Nacional. Na alta temporada (outubro a abril), adultos estrangeiros pagam $18.000 pesos chilenos, na baixa, o valor cai para $10.000. Crianças pagam sempre $500. (Jan-2016: U$1,00 = $700 pesos chilenos | Veja conversão atualizada)

linha pontilhada

Chegando em Torres del Paine

 

Torres del Paine está localizada bem no sul no Chile – mas mais ao sul ainda está o aeroporto mais próximo, Carlos Ibañes del Campo, em Punta Arenas. De lá, para chegar ao Parque Nacional é necessário subir um pouco, passando por Puerto Natales.

Como chegar Torres del Paine

Puerto Natales é uma cidadezinha a 112km de Torres. Ela é bem pequena mesmo, mas bem charmosinha. Alguns turistas optam por se hospedar por lá e fazer o bate-e-volta para o parque, mas eu não recomendo. Apesar das hospedagens serem realmente mais baratas, o deslocamento de 100km de ida mais 100km de volta (de carro ou ônibus) atrapalha bastante a viagem.

Dizem que em 2016, o aeroporto de Puerto Natales, que hoje só suporta aviões pequenos, vai passar por uma expansão e será o aeroporto oficial de Torres del Paine, o que vai facilitar bastante a nossa ida até o local!

Obs: Optando voar por Buenos Aires, siga para El Calafate e de lá pegue um ônibus a Puerto Natales (empresa Cootra).

Veja o mapa abaixo para entender um pouco melhor:

Mapa da localização de torres de paine

Uma vez em Punta Arenas, você deve se organizar para chegar a Torres del Paine. Você tem três opções:

  • Ir direto a Torres del Paine, seja através de um carro alugado ou um transfer pré-contratado do seu hotel (nós fizemos esse trajeto de transfer, fornecido pelo hotel EcoCamp);
  • Ir de ônibus a Puerto Natales e lá alugar um carro para ir a Torres;
  • Pegar dois ônibus, fazendo o trajeto Punta Arenas – Puerto Natales e Puerto Natales – Torres del Paine

Existem três empresas (veja abaixo) que oferecem ônibus diários de Punta Arenas a Puerto Natales (3 horas de viagem), e existem opções de saídas já desde o aeroporto. Lembrando que caso você opte por fazer todo o trajeto de ônibus, será necessário desembarcar em Puerto Natales e embarcar novamente com outra empresa rumo ao Parque Nacional. Nesse caso, e se você tiver tempo sobrando, considere uma pausa para conhecer a cidade!

Obs: Puerto Natales é uma cidade bem tranquila, sem muita oferta de atrações ou muitos lugares para se conhecer; mas almoçamos no restaurante do hotel The Singular Patagônia e ficamos deslumbrados!! Vale a pena demais! O hotel Puerto Boris também oferece um passeio à cavalo incrível!

Empresas de ônibus em Punta Arenas:

Nome Telefone Site
Buses Fernández (+56-61) 221429 www.busesfernandez.com
Buses Pacheco (+56-61) 225527 www.busespacheco.com
Bus – Sur (+56-61) 227145 www.bus-sur.cl

 

Empresas de ônibus em Puerto Natales:

  • Buses Gómez – (+56-61) 2 415 700
  • Buses JB – (+56-61) 2 412 824
  • Buses María José – (+56-61) 2 410951

 

Locadoras de carro:

Nome Telefone Site
Avis (56-61) 241182 www.avis.cl
Hertz (56-2) 420 5222 www.hertz.cl
Budget (56-2) 362 3200 www.budget.cl
Econorent 600 – 200 0000 www.econorent.net

Uma vez em Torres del Paine, você vai entender que todo o “esforço” valeu a pena :) Nós passamos apenas 3 dias por lá, mas foi suficiente para nos deixar deslumbrados!

French Valley

Veja mais informações sobre Torres del Paine no portal do parque ou site oficial.

linha pontilhada

Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!
  1. graziela 13/06/2017

    oi raquel,

    pretendo ir no carnaval e vou de milhas de sp a santiago e depois de santiago a torres del paine, de aviao (skyairlines), mas nao encontro o aeroporto de puerto natales….sabe se ja esta pornto? so encontro como destino puerto montt ou punta arenas… obrigada!

    • Raquel Furtado respondeu graziela 13/06/2017

      Oi! Puxa não sei te dizer se já pronto. Quando fui, pousei em Punta Arenas, mesmo – mas diziam por lá que em poucos anos o de Puerto Natales estaria pronto. Pelo visto não…

  2. Fernanda Yang 12/06/2017

    Raquel ,

    Estou indo para Chile , em 17/Jun/17, mas descobri que os refúgios estãotudo fechados, então ,querer dizer que só posso fazer deslocamento entre Puerto Natales e o parque , vale a pena eu ir para região Torres de Painel este período de Junho ??

    • Raquel Furtado respondeu Fernanda Yang 16/06/2017

      Oi Fernanda,
      Em junho, o frio e a neve são muuuito intensos! Eu deixaria para visitar o parque uma outra época =)

  3. Danilo 01/05/2017

    Olá Raquel,
    Estou indo para Torres no inicio de Setembro.
    Pretendo alugar um carro em Punta Arenas e ir direto pra lá, pois vou ficar hospedado no lago Pehoe, porém está bem difícil encontrar disponibilidade nas locadoras, acha que é tranquilo chegar lá e conseguir alugar direto no aeroporto sem nenhuma reserva?

    abs,

    • Raquel Furtado respondeu Danilo 14/05/2017

      Puxa não sei te dizer.. eu acharia arriscado =(

      • Marcos Souza respondeu Raquel Furtado 27/06/2017

        Realmente é necessário alugar um carro?
        Estou avaliando ficar em Torres del Paine próximo ao lago.

  4. Paulo Henrique 03/02/2017

    Oi! ótimas explicações. Estou querendo ir em Dezembro com minha namorada. moramos em Curitiba. Qual o melhor trajeto que você indicaria? a Intenção é ficar 1 semana e não depender de hotéis, apenas acampamento. Pode me dizer uma base de quanto é gasto para viagem dessa? Obrigado!

    Paulo – (41) 9-9177-9045 WhatsApp

    • Raquel Furtado respondeu Paulo Henrique 06/02/2017

      Oi Paulo, vocês podem fazer o circuito W e se hospedar nos refúgios (ou acampar) com o full board ou sem (comida incluída ou não). Os valores você vê no site dos refúgios! ;-)

  5. Romullo 04/01/2017

    Boa noite. Esou querendo correr a maratona internacional em Torres deu paine em 09 set 2017.Somos em quatro saindo de Brasília. Gostaria de saber onde é melhor ficar hospedado, qual aeroporto desembarco e quantos dias é suficiente pra curtir essa viagemas maravilhosa?
    Muito obrigado.

  6. Danilo 01/10/2016

    Muito boa as informações.

    Tenho uma dúvida:

    Você sabe se eu for de carro que irei alugar, se posso deixá-lo lá em algum lugar para fazer a trilha ”W”

  7. Erica 16/08/2016

    Olá Raquel, tudo bom ? Quero ir agora em outubro para o Chile, e passar em Torres del Paine, eu só não entendi a parte de quando chegar no aeroporto de Punta Arenas, é melhor eu me hospedar onde para ir a Torres del Paine ?
    Obrigada desde já :)

  8. Dayane 22/07/2016

    Bom dia Raquel! Parabéns pelas aventuras. Digno de um sentimento de inspiração!!
    Só queria esclarecer alguns pontos, pois estarei de passagem por TDP, e infelizmente terei pouco tempo. Chegarei em TDP final do dia 03/01/2017. Fico dia 03,04/01 inteiro, e saio dia 05/01 pela manhã.
    Neste caso tenho somente 04/01/2017 para ir até a base das torres, que é meu objetivo principal no parque. Este trekking faz em um dia, bate-volta? Li em outros blogs que somente a base das torees faz em 8 horas seria ida e volta?
    Outra pergunta, se você souber me responder. Estaremos com uma caminhonete equipada com camping e barraca de teto. Sabe se tem área para este tipo de camping no parque? Tenho enviado alguns emals para o Fantastico Sur mas nã tem ficado claro as respostas…Se puderes responder, de qualquer forma, agradeço antecipadamente. Abraço! Dayane

  9. Leandro 24/04/2016

    Obrigado pelas informações! Muito bem detalhadas, com certeza serão úteis na minha viagem.

  10. Marcela 21/12/2015

    Oi, Raquel! Estou pensando em fazer esse passeio em, outubro. Mas descendo de avião em El Calafate e alugando um carro… Então ficaríamos uns 3 dias em El Calafate, depois mais uns 3 em Torres e desceríamos até o Ushuaia, parando em algum lugar pelo caminho para descansar. No Ushuaia ficaríamos mais uns 4 dias. Que acha?? Dá pra fazer tudo tranquilo de carro? Obrigada :)

  11. armando 14/12/2015

    ola boa tarde, amei suas informaçoes…nossa que blog bem editado…
    eu e esposa queremos ir em abril de 2016 porem varias duvidas..rsrsrs
    voce poderia nos ajudar ?
    Estamos querendo ir para Santiago Chile ficar uns 3 a 4 dias la..e depois ir para Torres ficar uns 4 dias… eh muito complicado de ir ? vi seus posts e me ajudou bastante..porem gostaria de saber o que achou dos valores dos hoteis ? Pois andei cotando hoteis em Torres e achei muito caro..rsrsrs eh isso mesmo ? tem alguma outra opçao ?
    Obrigado e parabens