185
roteiros
124
cidades

Fíji para mochileiros ou viajantes econômicos

É até difícil imaginar, mas Fíji é um país que recebe MUITOS mochileiros e viajantes mais econômicos! Acho que o marketing dos grandes e...

Estados Unidos muito além de Miami, Disney e NY – Parte 01

Se você nos acompanha pelo Instagram, já deve saber que estamos passando 38 dias no oeste dos Estados Unidos, explorando Parques Nacionais e outros cantinhos naturais muito bem preservados pelos americanos. Estamos agora no Arizona!

Polinésia Francesa (Tahiti, Bora Bora e muito mais)

Taí um destino que faz parte da listinha de desejos de grande maioria dos viajantes. Muitos, ainda, sonham com Bora Bora ou alguma outra...

Sardenha: o paraíso!

A Sardenha é uma ilha – mais precisamente um verdadeiro paraíso – localizada no Mediterrâneo a oeste da Itália, país a qual pertence. Ela não...

Montanhas Rochosas

O VamosPraOnde partiu rumo às Montanhas Rochosas Canadenses para explorar cenários que fogem do comum. Queríamos ir além das dicas de revistas, além do turismo padrão, além da multidão. E conseguimos!

EcoCamp Patagônia

31 de Janeiro de 2015
16 comentários 6.153 visualizações

Conhecemos o EcoCamp Patagônia por acaso, pesquisando sobre opções de mochilão e acampamentos no sul do Chile. Acabamos nos deparando com Torres del Paine – um destino que tínhamos enorme vontade de conhecer – e com esse local que nos chamou muita atenção: um hotel acampamento? E é bem por aí mesmo!

Créditos: Ecocamp

Créditos: Ecocamp

Ficamos super interessados na proposta. Adoramos contato com a natureza, experiências ao ar livre e, consequentemente, acampamentos.

Mas por que então ficar no hotel ao invés de acampar? A resposta é simples – pra ter mais conforto, uma cama quentinha e refeições completas e excelentes! O hotel une o que o acampamento tem de melhor – interação com outros viajantes, localização privilegiada em meio a muito verde, muitos pássaros e com vista para as Torres – e ainda nos oferece uns mimos, que são merecidos de vez em quando né? ;)

Isso tudo além de acharmos o hotel incrível. Além dele seguir uma linha completamente sustentável, com grande preocupação com o meio ambiente, de forma a causar o menor impacto possível naquele paraíso natural!

Viajamos ao EcoCamp no inicinho de dezembro de 2014, e ficamos 3 noites por lá. Pousamos em Punta Arenas, onde um transfer contratado por eles e já incluído no valor da hospedagem nos buscou e nos levou ao hotel (em uma viagem de cerca de 5 horas).

Chegar ao nosso novo estilo de acampamento foi incrível. É impressionante mas nem as fotos, nem os vídeos, conseguem realmente explicar o que é aquele lugar. A sensação pra gente foi de chegar na casa de amigos – fomos muito bem recebidos, conhecemos o nosso quarto e fomos logo direcionados ao bar, pois havíamos chegado bem na hora de snacks e Pisco Sour (mais um dos mimos do hotel). Eram muito viajantes por lá, trocando experiências, contando histórias do que haviam feito no dia.. Uma energia inexplicável.

Finalmente estávamos no EcoCamp.

Entenda o EcoCamp:

O hotel é todo organizado em Domos (como cabanas) e passarelas que os unem. Não existem paredes nem teto delimitando o hotel – nada para atrapalhar o seu contato com a natureza. Os Domos são verdes e construídos e forma a causar o mínimo de impacto visual. De longe, você quase não fala que existe um hotel ali.

Ecocamp

O espaço contém uma área administrativa, Domos de Acomodação, um Domo Recepção, outro para os banheiros, um Domo Comunitário, outro dedicado às aulas de Yoga e uma pequena “casinha” onde funciona um bar à parte.

Os Domos Comunitários são o ponto central do EcoCamp, e são na verdade, três Domos interligados, onde temos o restaurante e o snack bar. Todos possuem uma enorme janela com vista para a área externa. O Domo central é o maior deles e é onde acontece o café da manhã. Logo ao lado está o snack bar, onde preparamos nossa merenda (Lunch Box) para o almoço do dia. Ali, toda manhã, há um buffet excelente cheio de queijos, carnes, vegetais e frutas para que prepare seu lanche. Ele é colocado dentro de um saquinho ZipLock que te acompanha o dia todo durante a trilha.

Em frente ao Domo Comunitário existe um área bem agradável ao ar livre para confraternização, com mesas, cadeiras e churrasqueiras. Claro que a gente aproveitou para tomar um vinhozinho por lá!

O EcoCamp está localizado em uma área alta, com uma vista linda para o lago Nordenskjold e os vales da região. Dava pra passar horas nos dois banquinhos próximos ao bar admirando o local e pensando em como existe tanta beleza natural e lugares incríveis pelo mundo…

Além de tudo que oferece, o EcoCamp ainda reserva essas surpresas pra gente!

IMG_9432

Existem 4 tipos de Domos de Acomodação no hotel:

  • Domos Standard: Quartos mais baratos e menores – mas no melhor estilo de vila dos Hobbits! São 10m2 de espaço interno. Não há calefação (mas as cobertas que eles fornecem dão conta do recado direitinho) nem banheiros – estes estão em um Domo à parte, próximo às acomodações (e possuem calefação). Podem ser individuais ou duplos (cama de casal ou 2 de solteiro).
  • Domos Superiores: São 23m2 de espaço interno com cama de casal queen size ou duas camas de solteiro, calefação e banheiro. Oferecem mais espaço e conforto que os Domos Standard e são domos intermediários, sendo seguidos pelo Domo Suítes.
  • Domos Suítes: O Domo que escolhemos. São domos duplos, com 28m2 de espaço, uma cama de casal king-size excelente (ou duas de solteiro), calefação a lenha, banheiro e varanda. São super aconchegantes e charmosos!
  • Domos Lofts: São também Domo Suítes, mas com 2 andares. Possuem 37m2 e são a melhor opção para quem viaja em grupo ou família. 4 camas de solteiro ou uma casal e duas de solteiro, banheiro, calefação e conforto!

* clique nas acomodações acima para ser direcionado ao site do hotel e ver mais detalhes (em inglês)

Aqueles que se hospedam nos Domo Standards devem usar o banheiro comunitário, localizado bem próximo a eles. O único porém que vemos é para aqueles que acordam a noite com vontade de ir ao banheiro: dexpendendo do clima, a noite pode ser chuvosa e fria, e será necessário andar por alguns segundinhos na chuva para chegar lá. Nada que atrapalhe a viagem, mas é bom ir preparado!

Como se não bastasse todo esse conforto, charme e atenção com o viajante, o Ecocamp ainda oferece aulas gratuitas de Yoga de manhãzinha, antes da saída dos passeios e à noite, após as caminhadas.

Quem conhece a prática sabe que não há jeito melhor de começar o dia e se preparar para um longo trekking. Quem nunca praticou, tudo bem, pra tudo tem uma primeira vez ;) (Você pode optar por realizar as aulas, ou não; e também pode contratar aulas particulares).

Mas a experiência no EcoCamp ainda vai além da escolha da acomodação (e de todos esses outros mimos) – a sua viagem a esse paraíso está ligada a um dos muitos programas de descoberta do Parque Torres del Paine que eles oferecem.

Explico: o EcoCamp possui não apenas a hospedagem, aulas de yoga e as refeições incluídas mas também todos os passeios, com transportes e guias pela região. Ou seja, você não gasta com mais nada e tem todo apoio para as suas trilhas e explorações pela região.

Existe uma infinidade de atividades por lá, desde as mais esportivas e/ou de caminhadas intensas, até as mais tranquilas (como tours de carro e passeios de barco). Você escolhe o que mais se adequa a seu estilo e o tipo de viagem que deseja fazer enquanto estiver no hotel.

Torres del Paine

Os principais programas são os seguintes:

  • EcoCamp Patagonia Wildlife Safari (mais tranquilo) – nesse programa você tem diariamente a oportunidade de escolher entre duas opções de passeio, um tranquilo ou um mais exigente. A escolha é feita na noite do dia anterior – para você saber direitinho se está descansado e preparado para uma trilha ou se prefere um churrasco chileno à beira do lago e caminhadas mais leves. Nós fizemos esse programa – ele é o mais flexível, pois pode ser iniciado qualquer dia da semana e te dá grande liberdade.
  • Epic Patagonia – Multi Sport Adventure (moderado) – nessa opção você tem acesso a caiaque, bicicletas, trekking e cavalgadas. Esperamos retornar ao EcoCamp para fazê-la um dia. Disponível de novembro a março.

 

  • Patagonia Torres del Paine 5 or 7 Day W Trek (difícil): O trekking de 5 dias é o mais conhecido, e o leva ao Glacier Grey, French Valley e Base das Torres. O de 7 dias inclui também o Los Cuernos e os Eastern Lakes. Nesses programas dorme-se a primeira e última noite no Ecocamp e as outras nos refúgios localizados nas trilhas. Lanches são providenciados e guias para levar sua bagagem com itens que não serão usados no caminho, até as bases onde dormirão.
  • Patagonia Torres del Paine 9 Day Circuit (bem difícil): É como o circuito de 7 dias, mas inclui um trekking no Lago Pehoé e no Dickson Lake. Indicado apenas para quem possui um excelente preparo físico e está acostumado com esse tipo de esforço e atividade/

Obs: O passeio à Base da Torre, French Valley e Glacier Grey faz parte de todos os programas.

O Mapa abaixo mostra os destinos e trekkings a serem realizados em Torres del Paine.

Mapa de Torres del Paine - circuitos W e O indicados

Mapa de Torres del Paine – circuitos W e O indicados

A programação sugerida no pacote de 6 dias para o Wildlife Safari, seria a seguinte (lembrando que o ordem dos passeios pode variar):

  • 1o Dia: Transporte de van desde Punta Arenas, Parando para almoço em Puerto Natales e seguindo para o Ecocamp
  • 2o Dia: Pedalada à Lagoa Azul + Churrasco
  • 3o Dia: Transporte e caminhada para os Western Lakes e navegação no Glacier Grey
  • 4o Dia: Navegação no Lago Pehoé e trekking até o French Valley
  • 5o Dia: O dia mais esperado: trekking até a Base das Torres (esse trekking segue um caminho diferente do indicado no mapa. Não pegamos o barco do Lago Pehoé para chegar nele, partimos em uma caminhada desde o hotel.
  • 6o Dia: Café da manhã e transporte a Punta Arenas ou Puerto Natales.

Obs: Torres del Paine é um destino que funciona em temporadas. Não se visita o parque nacional de maio a agosto.

Infelizmente não tivemos tempo de fazer todos os passeios do programa pois ficamos apenas 3 dias em Torres de Paine.

Normalmente, os programas oferecem duas opções de passeio por dia, de forma a permitir que o viajante decida, no dia anterior, aquele que prefere fazer ao acordar. Em todos os passeios haverá pelo menos um guia altamente qualificado para acompanhar o grupo liderando o caminho, explicando sobre a região e dividindo histórias de sua experiência em Torres del Paine.

Se você, como a gente, adora natureza, talvez tenha acabado de descobrir um hotel que seja a sua cara :)

E o EcoCamp é praticamente um sonho, maravilhoso, discreto, sustentável…

É a nossa dica para dar mais chame a esse destino tão incrível!

Quer saber mais? Acesse as fotos oficiais do hotel em sua galeria do Flickr e veja esse video de 3 minutinhos:

Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!
  1. Sueli Machado de Lima 17/09/2017

    Boa noite! Muito importante a leitura sobre o Ecocamping Patagonia, Quantas dicas bacanas. A reserva é feita pelo site do próprio Ecocamping e já inclui transfer, diárias e passeios? Aguardo, obrigada.

  2. […] você pensa em ir para Torres del Paine e gosta de se sentir parte da natureza, o Ecocamp é o hotel pra você. A estrutura por lá é bem diferente da que esperamos de um hotel – e […]

  3. Emily 09/02/2017

    Gostaria de saber como vocês conseguiram fechar e fazer reserva da hospedagem, foi por email ou através do site oficial ou pelo Booking????

    Emily

  4. Thais 13/01/2017

    Muito legal o seu blog e seu relato! Parabéns! Você poderia me indicar uma agência brasileira para o ecocamp? Estou tendo dificuldade com o site deles..

  5. Moacir Schmidt 09/11/2016

    Também tenho interesse em saber o valor da diária do hotel. Muito obrigado.

  6. Jéssica 11/07/2016

    Oi Raquel, você podia me recomendar uma agência brasileira? Achei o site deles um pouco confuso.

  7. Diana 05/06/2016

    Olá , primeiramente parabéns pelo site! Adoro as suas dicas.
    Eu e meu namorado estamos querendo ir para o chile nas ultimas semanas de Julho.
    Quais lugares do Chile você recomendaria visitarmos nesse período ? Para assim, aproveitarmos melhor as paisagens e passeios?
    Obrigada.

  8. Laira 16/05/2016

    Olá Raquel,
    Estou planejando uma viagem à Patagônia no Reveillon 2016/2017. Adorei conhecer seus posts, as explicações são ótimas. E achei que o Eco Camp tem tudo a ver com o que buscamos, pois eu amo trilhas (queria fazer o circuito W) e meu esposo quer um certo conforto. Então chegamos a um acordo: fazer trilhas durante o dia, mas tendo conforto e comida boa à noite!
    Como você fez para reservar o Eco Camp por 3 dias? No site tem apenas as opções dos pacotes com no mínimo 6 dias…
    Abraços,
    Laira

    • Raquel Furtado respondeu Laira 17/05/2016

      Oi Laira, o site parece um pouco restrito mesmo, mas você consegue reservar 3 noites sim! Veja aqui: https://www.cascada.travel/es/Tour/EcoCamp-Patagonia-Wildlife-Safari?sku=PATSD4PDH

      Ou então envie um e-mail para eles! Caso prefira fechar a viagem com uma agência brasileira, posso te recomendar uma!

      Um beijo

      • Marcia respondeu Raquel Furtado 25/01/2017

        Oi Raquel! Vc foi por qual agencia? Se puder indicar a brasileira, agradeço!

      • Raquel Furtado respondeu Marcia 25/01/2017

        Oi Marcia, eu fui por conta própria! Mas se quiser, te ajudo! Tenho duas agências parceiras que acho que ainda trabalham com o Ecocamp! Me manda um e-mail para contato @ vamospraonde.com

  9. armando 14/12/2015

    Ola boa tarde, vi que voce ficou neste ecoCamp para descansar antes de ir para Torres del Paine, voce sabe me informar o valor da diaria ?

    obrigado

  10. Adriana Lima/Da Porta Pra Fora 11/12/2015

    Olá, qual o valor do Ecocamp quando vocês foram? Bem legal o site, parabéns!

    • DANIELLE VAZ DE TORRO respondeu Adriana Lima/Da Porta Pra Fora 11/12/2016

      Bom dia !
      Vamos participar na maratona internacional em setembro / 2017 e as acomodações em Torres Del Paine já estão esgotadas. Fazendo uma pesquisa vimos o EcoCamp Patagônia.
      Preciso de informações para diária em 08/09/2107. Se ainda há disponibilidade e o valor. Obrigado