185
roteiros
124
cidades

Fíji para mochileiros ou viajantes econômicos

É até difícil imaginar, mas Fíji é um país que recebe MUITOS mochileiros e viajantes mais econômicos! Acho que o marketing dos grandes e...

Estados Unidos muito além de Miami, Disney e NY – Parte 01

Se você nos acompanha pelo Instagram, já deve saber que estamos passando 38 dias no oeste dos Estados Unidos, explorando Parques Nacionais e outros cantinhos naturais muito bem preservados pelos americanos. Estamos agora no Arizona!

Polinésia Francesa (Tahiti, Bora Bora e muito mais)

Taí um destino que faz parte da listinha de desejos de grande maioria dos viajantes. Muitos, ainda, sonham com Bora Bora ou alguma outra...

Sardenha: o paraíso!

A Sardenha é uma ilha – mais precisamente um verdadeiro paraíso – localizada no Mediterrâneo a oeste da Itália, país a qual pertence. Ela não...

Montanhas Rochosas

O VamosPraOnde partiu rumo às Montanhas Rochosas Canadenses para explorar cenários que fogem do comum. Queríamos ir além das dicas de revistas, além do turismo padrão, além da multidão. E conseguimos!

Facilitador de Viagens

06 de Julho de 2017
0 comentários 246 visualizações

linha pontilhadaNão tem jeito, para tirar melhor proveito de uma viagem, seja conhecendo os lugares mais incríveis de um determinado destino ou economizando em diversas situações, a gente precisa pesquisar.

Sabendo disso, reunimos aqui as melhores ferramentas para o planejamento de uma viagem – aqui estão aquelas que a gente usa mesmo, o tempo todo, e não vive sem.

Salve essa página nos seus favoritos e use e abuse dos serviços que compartilhamos aqui.

CONSULTA DE HOSPEDAGEM

  • Booking.com – O booking é possivelmente o melhor amigo do viajante. O site reúne milhares de opções de hospedagem em todos os lugares do mundo, e ainda apresenta valores, mapa de localização e comentários de viajantes para te ajudar a decidir pela hospedagem ideal. Nossa dica é usá-lo em conjunto com o TripAdvisor para ver as resenhas sobre os hotéis. O tripadvisor apresenta um volume maior de comentários. Dica 2: O Booking garante a melhor tarifa disponível, então se você fizer uma reserva e encontrar melhor preço em outro lugar, entre em contato com eles.

Fique atento:

1. Normalmente o booking.com não apresenta o valor total da reserva – uma taxa ainda poderá ser cobrada pelo hotel, além do valor exibido pelo site, no ato do checkout. Leia sempre as notinhas referentes às taxas para evitar surpresas. Normalmente aparece assim:  “10 % Taxa de serviço, 5 % ISS não incluído”.

2. O booking.com realmente costuma ter as melhores tarifas para hospedagens, mas isso não é regra. Já vimos situações em que o Expedia e próprio site do hotel apresentavam melhores preços. Pesquise! :)

  • Expedia – O Expedia é como o booking.com, um buscador de hospedagens pelo mundo. Eu o uso mais como comparação, mesmo, para ver se encontro um preço melhor. O legal dele é que na maioria das vezes todas as taxas já estão incluídas (mas leia sempre, ok? existem situações em que não estão). Obs: Não confie 100% nas notas e comentários apresentados no Expedia – prefira o Tripadvisor.
  • Airbnb – Site de aluguel de temporada. Através dele, você aluga uma casa ou um apartamento em qualquer parte do mundo. A gente adora o Airbnb e usa muito! Muitas vezes as acomodações são melhores e mais baratas que hotéis – então não deixe de consultar por aqui também antes de fazer uma viagem. O site é extremamente seguro e te dá todo o suporte e auxílio quando necessário. Obs: Atente-se às taxas!
  • AlugueTemporada – O site é bem semelhante ao Airbnb e possui mais de 1 milhão de hospedagens ao redor do mundo. Ele faz parte do grupo Homeway. Pode confiar de olhos fechados, também!
  • HostelWorld – O melhor amigo dos mochileiros. Esse site não apenas lista inúmeros albergues pelo mundo como te permite fazer a reserva – é como um booking de albergues.
  • HI Hostel Brasil – Associação de albergues da juventude (HI) no Brasil. Consulte e faça reservas.
  • Tripadvisor – Útil para hospedagens e serviços em geral, como restaurantes, passeios, etc. Esse é possivelmente meu site preferido para pesquisar viagens. Ele lista milhares de hotéis e restaurantes em todas as cidades do mundo e os ranqueia a partir de comentários, elogios e críticas dos leitores. O site é colaborativo e muita gente participa. Pode confiar nas avaliações! Obs: O tripadvisor também mostra um comparativo de preços, mas apresenta algumas empresas que não são de nossa confiança. Faça suas reservas pelos sites que mencionamos acima – você com certeza não terá problema! Às vezes, por causa de R$5,00, você tem uma dor de cabeça enorme fazendo a reserva por um site sem estrutura.

 

HOSPEDAGENS ALTERNATIVAS

  • CouchSurfing – O couchsurfing é um site muito especial pra mim. Talvez seja a iniciativa mais incrível que já criaram no mundo das viagens. Através desse site, o viajante busca hospedagens “grátis” pelo mundo, uma vez que se hospeda na casa de outros viajantes. O objetivo, entretanto, não é se hospedar sem pagar nada, mas conhecer mais sobre a cultura de determinada região, conhecer um local, fazer as coisas que ele faz, ganhar um amigo, trocar experiências. Couchsurfing significa “surfar no sofá”, ou seja, viajar por aí dormindo nos “sofás” de outras pessoas. O site entretanto não foca apenas em hospedagens, muitos couchsurfers não podem te receber em casa mas estão abertos a te mostrar a cidade, te buscar no aeroporto e te levar para tomar um café. Se você é um viajante independente, te aconselho muito que se cadastre. Eu já usei várias vezes e sempre tive surpresas incríveis.
  • Worldpackers – O worldpackers também tem uma ideia super legal: ele oferece a troca de hospedagem por algum tipo de trabalho. A ideia na verdade é você aproveitar suas habilidades e ajudar a quem precisa em troca de um “lar” durante sua viagem. Muitas pousadas, hotéis e albergues estão cadastrados aí. É uma ótima maneira de reduzir os custos de uma viagem, principalmente em um mochilão ou em uma volta ao mundo. Obs. Nós ainda não usamos esse site, mas já ouvimos excelentes referências – por isso o colocamos aqui.

CONSULTA DE PASSAGEM AÉREA

  • Google Flights – O site é um buscador de passagens aéreas: você escolhe a cidade de saída, o destino, a data de interesse, e ele te retorna todas as passagens encontradas, com as respectivas informações de vôo (horário, valor, duração, etc). Mas através dele você ainda pode pesquisar um destino mais abrangente, como Europa, por exemplo, e ele te mostra o preço da passagem para os principais países e cidades do continente. Ou você ainda poder escolher o dia da sua viagem de acordo com o valor da passagem: durante a pesquisa, o Google Flights exibe um calendário com os valores das passagens para todos os dias do mês de interesse, assim, se você tem uma boa flexibilidade, sua escolha pode ser orientada ao preço. Obs. Os valores apresentados nem sempre estão 100% corretos, às vezes nos deparamos com alguma variação pequena; mas nós usamos muito esse site, muito mesmo – mas não nos limitamos a ele, então sempre pesquise mais!
  • Max Milhas – Um portal para compra e venda de milhas aéreas – além de um comparativo de preços de passagem. Sempre vale dar uma olhada, às vezes as passagem saem bem mais em conta nesse esquema. É um dos meus preferidos!
  • Melhores Destinos – Excelente site para nos avisar sobre passagens aéreas promocionais.
  • Skyscanner – Buscador para análise de preço de passagens aéreas.

INFORMAÇÕES E DETALHES DE VÔO

  • Seat Guru (em inglês) – Excelente para te ajudar a escolher assentos em um vôo. Através dele, você consegue ver o mapa da aeronave que fará o seu vôo e você pode identificar os melhores assentos ou ainda se livrar daqueles que não reclinam ou que estão próximos ao banheiro.
  • Flight Aware – Rastreie um vôo em tempo real. Esse site é ótimo para verificar se um vôo está no horário e a média de atrasos em determinados vôos.
  • Google – Pouca gente sabe, mas se você escrever o número do seu vôo no campo de pesquisa do Google, ele te informará se o vôo está no horário. O mesmo vale para saber se um avião já pousou ou se ainda está em rota.

ALUGUEL DE CARRO

  • RentalCars – Pesquise tarifas em variadas locadoras de carro. O site é como um booking do aluguel de carro. Fique atento às regras de seguro!

DO ALUGUEL ÀS CARONAS

  • BlaBlaCar – Esse é um serviço que ainda não usamos, mas ele é super aceito e já ouvimos excelentes reviews. O site é uma plataforma de viagem compartilhada onde os viajantes dividem a gasolina ou um valor pré definido pelo condutor. Os usuários passam por avaliações (como ocorre no Uber e Couchsurfing, por exemplo: todos são avaliados por aqueles com quem se relacionam através da plataforma).

QUANTO CUSTA VIAJAR

  • Quanto custa viajar – Esse é um site brasileiro, criado em 2015, para auxiliar viajantes a estimar quanto gastariam por dia em cada destino de suas viagens. O site não é 100%, mas dá uma ideia legal. Além disso, ele mostra atrações turísticas e seus valores – te ajudando ainda mais a ter ideia dos seus gastos. Vale a pena fazer uma consulta para planejar seu orçamento.
  • Numbeo – Um site americano que apresenta o custo de vida em cada cidade do mundo. Ele também não é 100%, mas faz uma comparação bem interessante em relação ao custo de vida de uma determinada cidade e o de SP. Assim, podemos saber se gastaremos mais ou menos do que estamos acostumados no Brasil. Eu não uso muito esse site, mas ele é bem útil pra quem gosta de planejar os gastos direitinho ou procura viajar para cidades baratas.
  • Expatisan – Tem o mesmo propósito do Numbeo. Use-os em conjunto para ter uma ideia mais acertava do custo de vida nas cidades do mundo.

SEGURO VIAGEM

  • World Nomads – Um seguro muito famoso e utilizado, principalmente por aqueles que fazem um mochilão longo ou uma viagem de volta ao mundo. Ele é significativamente mais barato que outros seguros, mas tem uma franquia a ser paga caso você precise usar o seguro.
  • Real Seguros – Para viagens comuns, a gente normalmente procura o seguro com melhor preço – as coberturas tradicionais são bem semelhantes entre os seguros. A Real Seguros te permite comparar o custo-benefício de mais de 10 seguradoras. A contratação é online e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em 6x sem juros no cartão de crédito ou ter 5% de desconto para pagamento à vista. É o site que a gente usa sempre.

MAPAS, GPS E DISTÂNCIAS

  • Google Maps – Sempre, sempre, sempre olhe a localização da sua acomodação no mapa e se familiarize com a cidade da sua viagem. Nós usamos o Google Maps pra tudo, inclusive para caminhar por cidades (deixe o GPS ligado e carregue seu mapa quando tiver wifi, assim ele funcionará depois, mesmo sem internet).
  • App Maps.me – Esse App é um gps grátis que funciona no celular sem internet, e sem custo. Tudo que você precisa fazer é o download do mapa da região na qual você deseja utilizá-lo. Gostamos muito desse APP e o usamos bastante em viagens quando não alugamos um GPS (quase nunca alugamos, para economizar). O App, entretanto, não é 100%, às vezes te manda entrar em algumas casas hehe mas é só seguir reto que logo ele já gera o famoso “recalculando…” e te dá uma nova rota. Seu diferencial em relação a usar o Google Maps sem internet é exatamente esse: ele atualiza sua rota de acordo com o trajeto que você faz. O Google Maps ou o Waze, sem internet, não conseguem fazer o “recalculando” e se você erra o trajeto, precisa quebrar a cabeça para voltar à rota indicada por eles.
  • App Waze – Na nossa opinião, o melhor GPS. Baixe no seu celular.

E CLARO.. COMO CHEGAR

  • Rome2Rio – O site te mostra como chegar em qualquer cidade do mundo – através de vôos, ônibus, trem e balsa. Eu não acho ele excelente, mas é, sem dúvidas, uma ótima ajuda!

EXTRAS

CLIMA

  • Accuweather – O site em que mais confiamos para ver a previsão do tempo nos destinos de interesse. Claro que ele erra algumas coisas, mas no geral é um bom aliado do viajante. O legal é que ele mostra a previsão para um mês todo.

VISTO

  • VisaMapper.com – Saiba quais países existem vistos para brasileiros.
  • Portal Anvisa – O portal da Anvisa para o viajante: verifique se você precisa se vacinar ou quais cuidados precisa ter antes de viajar para seu destino de interesse. Use a seção: Verifique as orientações para o país de destino.

DINHEIRO E MOEDA

  • Melhor Câmbio – Encontre a casa de câmbio com a melhor conversão.

 

linha-pontilhada-termino

Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!