185
roteiros
41
países
124
cidades

Fíji para mochileiros ou viajantes econômicos

É até difícil imaginar, mas Fíji é um país que recebe MUITOS mochileiros e viajantes mais econômicos! Acho que o marketing dos grandes e...

Estados Unidos muito além de Miami, Disney e NY – Parte 01

Se você nos acompanha pelo Instagram, já deve saber que estamos passando 38 dias no oeste dos Estados Unidos, explorando Parques Nacionais e outros cantinhos naturais muito bem preservados pelos americanos. Estamos agora no Arizona!

Polinésia Francesa (Tahiti, Bora Bora e muito mais)

Taí um destino que faz parte da listinha de desejos de grande maioria dos viajantes. Muitos, ainda, sonham com Bora Bora ou alguma outra...

Sardenha: o paraíso!

A Sardenha é uma ilha – mais precisamente um verdadeiro paraíso – localizada no Mediterrâneo a oeste da Itália, país a qual pertence. Ela não...

Montanhas Rochosas

O VamosPraOnde partiu rumo às Montanhas Rochosas Canadenses para explorar cenários que fogem do comum. Queríamos ir além das dicas de revistas, além do turismo padrão, além da multidão. E conseguimos!

Mergulho em Belize

20 de Fevereiro de 2017
4 comentários 208 visualizações

Se você já ouviu falar em Belize, muito provavelmente sabe que o mergulho é um dos maiores atrativos do país – e não é atoa! Por lá, temos a segunda maior Barreira de Coral do mundo, a chamada Mesoamerica (e 80% dela está na costa de Belize, com 300km de comprimento)! Ela só perde para a Austrália, mas o interessante é que a Mesoamerica é Barreia de Coral Vivo mais extensa, o que faz do destino o mais incrível paraíso para mergulhadores.

E não são só os mergulhadores profissionais que se divertem, não. A profundidade é ótima para aqueles que estão começando a praticar mergulho ou mesmo para quem prefere se manter no snorkel, mais pertinho da superfície.

Eu tive a oportunidade de fazer dois mergulhos próximo às Silk Cayes, 3 ilhas maravilhosas próximas a Placencia, com aquela água azul turquesa do Caribe que a gente ama!

Você pode pesquisar os vôos para Belize pelo site do Voopter – uma plataforma que procura mostrar todos os vôos e tarifas disponíveis na Internet em tempo real. Aproveita e se cadastra pra receber alertas quando seu vôo de interesse estiver mais barato.

ilha para mergulho em Belize

 

Mergulho em Placencia, Belize

Placencia é uma península de Belize bastante procurada pelo turistas, principalmente europeus e americanos. A região começou como uma vila de pescadores que, com o tempo, acabaram se tornando guias locais. Eles perceberam que tubarões baleia apareciam na região de março a junho (curiosidade: sempre antes e depois da lua cheia) e uma vez que essa informação foi divulgada, Placencia se tornou conhecida e mergulhadores de todas as partes do mundo passaram a voar pra lá em busca dessa experiência incrível.

Eu passei duas noites por lá, apenas, mas minha vontade era de extender minha hospedagem pra pelo menos 5 dias. São vários os pontos de mergulho pela região, e eu conseguir conhecer apenas 2.

Me hospedei no charmosíssimo Chabil Mar – um hotel com um autêntico estilo caribenho, serviço maravilho e claro, pé na areia. São apenas 22 quartos (que na verdade são como casinhas; a minha por exemplo tinha 3 quartos, 2 banheiros, sala e cozinha!).

belize

Chabil Mar

Você pode encontrar outras opções de acomodação em Placencia através dessa página no booking. Algumas outras boas recomendações são: hotel Turtle Inn, o novíssimo Naia Resort and Spa e Laru Beya.

Exatamente em frente ao Chabil Mar, está o Splash Dive Center, um dos centros de mergulho mais renomados e premiados do país. A Patty, proprietária, cuida do lugar como se fosse sua casa, e tem uma equipe muito incrível e muuuito bem qualificada. Eu tive, de longe, o melhor instrutor de mergulho que já conheci.

Entramos no barco por volta das 9:00h da manhã e seguimos, durante aproximadamente 1 hora, até as Silk Cayes. No caminho, passamos por uma ilha/hotel chamado Hatchet Caye Island Resort, que parece ser incrível!!!

A chegada em Silk Caye foi incrível. A cor da água é simplesmente deslumbrante, parece uma piscina!! Deixamos na ilha o grupo que faria apenas snorkel e seguimos para o ponto de mergulho, a uns 5 minutinhos dali.

foto do barco do mergulho chegando em placencia, Belize

Tudo pronto, foi hora de entrar na água. A temperatura estava super agradável, cerca de 24 graus celsius. Usei uma roupa de neoprene curta e foi extremamente suficiente. Nosso mergulhou durou 43 minutos e atingimos a profundidade de 27 metros. A experiência foi INCRÍVEL! O mergulho aconteceu na Silk caye North Wall, um paredão de coral completamente surpreendente e impressionante. Vimos tartaruga, lagostas, tubarões, moreia, barracuda, lion fish… Foi lindo!

Eu normalmente sinto bastante pressão no ouvido, o que me atrapalha um pouco durante o mergulho e me impede de ir mais fundo. Nesse dia, entretanto, meu instrutor (que foi avisado previamente desse meu problema), fez uma descida super calma, aos poucos e no meu ritmo. Ele me passou uma segurança tão grande e contribuiu tanto para meu conforto durante o mergulho que eu fiquei até sem palavras para agradecer.

Voltamos em seguida para a ilha, onde nos juntamos ao grupo para almoçar e curtir um pouco o visual. A ilha é bem pequena e muito linda!

ilha ponto de mergulho em Belize

Uma hora depois, fomos para o segundo e último mergulho do dia, em Silk Cays White Hole. Chegamos a 17 metros de profundidade e admiramos a vida marinha por 45 minutos. também vimos mais peixes e alguns tubarões. Foi bem incrível, mas eu achei o primeiro mergulho mais impressionante, por causa do paredão. Quem preferir, pode aproveitar essa segunda parte do dia para fazer snorkel em volta da ilha.

Logo após o mergulho, buscamos o restante do grupo e seguimos por 15 minutos até outro ponto de snorkel, onde nadamos com tartarugas enormes, arraias e tubarões. Foi um momento mágico! Recomendo muito que entrem na água nesse momento.

Já eram quase 14:30h quando retornamos ao barco o para voltar a Placencia. O dia foi incrível!!

Não deixem de contatar a Patty para um mergulho nessa região. Tenho certeza que vocês vão se encantar por ela e por sua equipe.

linha pontilhada

Ah, uma dica:

Seguro de Viagem é aquele item que a gente adoraria não precisar pagar mas não tem como: não dá pra viajar sem. Ficar doente ou sofrer um acidente fora do Brasil pode ser caríssimo – e infelizmente todos nós estamos sujeitos a esses contratempos. O ideal é encontrar aquele seguro que te atenda melhor. Por ex: se você está indo esquiar, é importante encontrar um seguro que ofereça cobertura para esportes radicais. Se você vai fazer uma viagem longa, como um intercâmbio, o WorldNomads pode ser uma boa opção. Para viagens comuns, a gente normalmente procura o seguro com melhor preço – as coberturas tradicionais são bem semelhantes entre os seguros. Você pode fazer a sua cotação pela Real Seguros que possui várias seguradoras conveniadas. Através dela você compara o custo-benefício de mais de 10 seguradoras. A contratação é online e você recebe a apólice por email. É possível parcelar em 6x sem juros no cartão de crédito ou ter 5% de desconto para pagamento à vista. Clique para fazer a sua cotação.

linha pontilhada

Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!
  1. Ana 19/05/2017

    Raquel, muito obrigada por sua paciência em dividir tudo e escrever posts tão detalhados! De onde é esse seu maiô/divesuit?!! Ele aguenta o tempo todo do mergulho em águas caribenhas sem congelar?! Obrigada, Ana

    • Raquel Furtado respondeu Ana 19/05/2017

      Água suuuuper quentinha por lá! Mas no mergulho usei uma roupa de neoprene curta!
      ele é da salinas =)

  2. […] por ela quando forem lá. Os instrutores também são incríveis. Escrevi sobre essa experiência nesse post. Vi lagostas, arraias, tubarões.. foi […]

  3. […] conhecer lugares como Rio on Pools e Barton Creek Caving, ver um festival local Placencia, mergulhar em Silk Cayes com a empresa Splash Dive, conhecer uma caverna em Tiger Cave, explorar a área de conservação de […]