185
roteiros
124
cidades

Fíji para mochileiros ou viajantes econômicos

É até difícil imaginar, mas Fíji é um país que recebe MUITOS mochileiros e viajantes mais econômicos! Acho que o marketing dos grandes e...

Estados Unidos muito além de Miami, Disney e NY – Parte 01

Se você nos acompanha pelo Instagram, já deve saber que estamos passando 38 dias no oeste dos Estados Unidos, explorando Parques Nacionais e outros cantinhos naturais muito bem preservados pelos americanos. Estamos agora no Arizona!

Polinésia Francesa (Tahiti, Bora Bora e muito mais)

Taí um destino que faz parte da listinha de desejos de grande maioria dos viajantes. Muitos, ainda, sonham com Bora Bora ou alguma outra...

Sardenha: o paraíso!

A Sardenha é uma ilha – mais precisamente um verdadeiro paraíso – localizada no Mediterrâneo a oeste da Itália, país a qual pertence. Ela não...

Montanhas Rochosas

O VamosPraOnde partiu rumo às Montanhas Rochosas Canadenses para explorar cenários que fogem do comum. Queríamos ir além das dicas de revistas, além do turismo padrão, além da multidão. E conseguimos!

Rumo à Terra do Fogo

15 de Julho de 2014
2 comentários 3.223 visualizações

Mais uma temporada de inverno chegou e com ela nossa enorme ansiedade para ir correndo a uma estação de ski. O namorado é alucinado com o snowboard e conseguiu plantar o bichinho insistente do vício pela neve muito bem em mim. :) Agora já era: todo ano tem que ter uma (no mínimo uma, como ele diria!) viagem de snow. A escolha da vez foi o Cerro Castor, em Ushuaia – considerada a cidade mais austral do mundo!

Ushuaia

Ushuaia – o Fim do Mundo

Ushuaia está localizada na Patagônia* Argentina, bem na pontinha sul, a 3 mil km de Buenos Aires. A cidade se encontra na Ilha da Terra do Fogo (de onde é a capital) e, pela sua localização no extremo sul, é também conhecida como Fim do Mundo. Seu nome quer dizer baía profundaushu + aia (fundo + baía), e é pronunciado em castelhano como “uswaia” – eles não pronunciam o H. 

Ushuaia é o ponto de partida para se descobrir lugares únicos na Argentina como o Canal de Beagle, o Farol do Fim do Mundo, o Parque Nacional mais austral do mundo, e até mesmo a Antártica. É um destino ideal para os aventureiros e exploradores ;)

Curiosamente, apesar de ser muito conhecida pela sua estação de ski Cerro Castor, Ushuaia é uma cidade portuária, e está localizada nos limites do Canal de Beagle.

Ushuaia Mapa

*Patagônia: A Patagônia é uma região natural que se localiza no sul da América do Sul, abrangendo quase um terço dos territórios da Argentina e do Chile. São quase 800.000 quilômetros quadrados de território virgem, pouco explorado e de escassos habitantes. Uma região riquíssima em recursos naturais de incomparável beleza, fazendo deste lugar um dos mais belos do planeta. Fonte: www.patagonia.com.br

A ideia de ir no extremo sul do mundo sempre nos pareceu muito atraente, unida então a uma estação de ski, virou destino certo!

Passagem para Ushuaia

Existem duas companhias aéreas que voam do Rio (nossa cidade de saída) para Ushuaia, com conexão em Buenos Aires: a Aerolineas Argentinas (parceira da Gol) e a Latam (parceria entre Tam e Lam). A gente não recomenda a primeira, apesar do namorado já ter voado por ela e não ter tido problemas. Nós compramos as passagens dessa vez pela Tam, mas um grupo de amigos que viajou conosco foi de Aerolineas e teve muitos problemas: vôos cancelados, sem informações do que aconteceria em seguida, e atrasos incríveis; precisaram passar uma noite extra em Buenos Aires e outra, na volta, em Ushuaia, tudo devido à desorganização da empresa. Dizem por aí que a Aerolineas não anda bem das pernas e por isso o número de cancelamentos de vôos está cada vez maior.

Em questão de preços, estavam bem semelhantes – inclusive pela Tam estava até um pouquinho mais barato. Agora, uma curiosidade interessante foi que, comprando um pouco em cima da hora, encontramos passagem de executiva, saindo de SP, pelo mesmo preço da econômica (cerca de R$1.500 ida e volta) – então não pensem que o conforto com certeza será mais caro e não deixem de dar uma espiadinha no preço! (No nosso caso não foi vantagem pois a logística para voltar ao RJ depois não estava muito interessante). Outro ponto importante é que o preço do Brasil a Ushuaia e de Buenos Aires a Ushuaia era o mesmo em praticamente todas as nossas pesquisas! Fiquem atentos caso queiram comprar os trechos de companhias separadas.. Grandes chances de acabar pagando bem mais caro.

Compramos as passagens pelo Meliuz – pra quem não conhece, o Meliuz é um site de compras que te devolve* parte do dinheiro gasto ao comprar o item desejado. O site tem vários parceiros, dentre eles o submarino viagens e as companhias aéreas brasileiras, o que é excelente para o bolso dos viajantes! Inclusive, o criador do site é nosso amigo, então podem confiar! :) Na verdade, a compra acaba sendo realizada diretamente na companhia desejada – como foi o nosso caso com a Tam (o que nos dá ainda mais confiança) – mas ao usarmos o link do Meliuz, temos direito ao descontinho ;)

*Dinheiro de volta? Como assim? Ao fazer suas compras pelo Meliuz, você receberá parte do dinheiro que gastar de volta em sua conta. Isso acontece porque nossos parceiros nos dão uma comissão para cada venda que geramos e nós decidimos compartilhar esse prêmio com quem merece: você! Fonte: www.meliuz.com.br

Conhecendo a Terra do Fogo

Parece até ironia mas a cidade mais próxima da Antártica é chamada de Terra do Fogo. ;) O nome se deu devido aos povos que colonizaram o extremo do sul do continente e acendiam fogueiras constantemente para se aquecer.

Ushuaia é uma cidade pequena entre uma cordilheira e o canal de Beagle. Existem apenas duas ruas realmente consideradas principais – uma às margens do canal e outra logo acima (San Martin) com a maioria dos restaurantes, alguns hotéis e lojas. A cidade em si, com o foco na estrutura e na arquitetura, não tem muito charme. Em nada se assemelha às famosas cidades alpinas que estamos acostumados quando vamos esquiar, mesmo porque Ushuaia não é uma cidade alpina, mas portuária. Pode ser um pouco decepcionante para aqueles que esperam uma linda cidade no fim do mundo; mas o que falta em investimentos para embelezar as construções na cidade, é compensado pelas belezas naturais: mar, montanha, parque, neve, tudo ali.. juntinho!

Ushuaia

Quem quer se hospedar com mais luxo e se sentir mais isolado do movimento não deve escolher um hotel no centro, mas sim nas montanhas. São muitas opções deliciosas e com vistas incríveis! O porém é a necessidade de carro sempre que quiser sair pra comer (mas os taxis por lá são bem em conta – ainda mais com o câmbio paralelo).

A alta temporada em Ushuaia é o verão: de dezembro a março a temperatura está mais amena (na medida do possível!) e os passeios ficam mais acessíveis. Mas é no inverno que a cidade se transforma numa estação de esqui, com muita, muita neve, e fica atraente não apenas para os fãs do ski ou snowboard mas também para aqueles que adoram ver uma cidade toda branquinha e todas as belezas que a neve traz.

Passamos uma ótima semana no Cerro Castor (clique no link para ler nosso relato na estação), nos encantamos com a paisagem em Ushuaia e comemos muitíssimo bem na cidade. Como o foco foi realmente o snowboard, acabamos não fazendo nenhum passeio: não andamos de snowmobile, não fomos puxados por huskies, não conhecemos o parque do fim do mundo e nem demos uma voltinha de helicóptero :( mas sem dúvida voltaremos para fazer tudo isso!

Ushuaia que nos aguarde no próximo ano!

Ushuaia Terra do Fogo

Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!
  1. Fabiano 27/04/2016

    Olá, bom dia.

    Andei lendo em seu blog algumas dicas sobre Ushuaia. Estou planejando uma viagem na temporada do inverno, e dentre as várias atividades, pretendo praticar Snowboard. Estou pensando em ficar no mínimo 7 dias. Andei lendo em alguns sites sobre estações de Sky, inclusive sobre a que vocês conheceram (Cerro Castor, que me parece ser a mais bem estruturada), e tive bastante dúvida sobre quanto tempo levaria para curtir de verdade uma boa ‘esquiada’, já que as empresas oferecem pacotes de vários dias.
    Desde já, agradeço a atenção.

  2. Mayara 23/02/2016

    Olá, você poderia dá dicas do que levar na mala para ushuaia?? Será minha primeira viagem com neve.