185
roteiros
124
cidades

Fíji para mochileiros ou viajantes econômicos

É até difícil imaginar, mas Fíji é um país que recebe MUITOS mochileiros e viajantes mais econômicos! Acho que o marketing dos grandes e...

Estados Unidos muito além de Miami, Disney e NY – Parte 01

Se você nos acompanha pelo Instagram, já deve saber que estamos passando 38 dias no oeste dos Estados Unidos, explorando Parques Nacionais e outros cantinhos naturais muito bem preservados pelos americanos. Estamos agora no Arizona!

Polinésia Francesa (Tahiti, Bora Bora e muito mais)

Taí um destino que faz parte da listinha de desejos de grande maioria dos viajantes. Muitos, ainda, sonham com Bora Bora ou alguma outra...

Sardenha: o paraíso!

A Sardenha é uma ilha – mais precisamente um verdadeiro paraíso – localizada no Mediterrâneo a oeste da Itália, país a qual pertence. Ela não...

Montanhas Rochosas

O VamosPraOnde partiu rumo às Montanhas Rochosas Canadenses para explorar cenários que fogem do comum. Queríamos ir além das dicas de revistas, além do turismo padrão, além da multidão. E conseguimos!

Um dia em Aruba – as praias mais lindas da ilha

01 de Novembro de 2017
1 comentários 396 visualizações

Em setembro de 2017, nossa colaboradora Bianca visitou Aruba, uma charmosa ilha do Caribe. Ela teve a sorte de poder conhecer a ilha de norte a sul pelos olhos de Lerita, uma guia arubiana brasileira que a levou em um tour de um dia em Aruba. Foi uma experiência incrível e, por isso, veio aqui compartilhar com vocês.

praia de mangel halto, visita em um dia em aruba

Afinal, quem é a Lerita?

Lerita nasceu no sul do Brasil  e se mudou para Aruba aos 16 anos, em 1995, junto com a sua mãe. Com a crise no Brasil, foram tentar a sorte no Caribe. Partiram sem saber falar inglês e com dinheiro suficiente para passar apenas um mês no paraíso.

Ela descobriu ali na ilha o seu dom: a língua. Aprendeu com os turistas e arubianos a falar inglês, espanhol e papiamento (o idioma local). Conheceu um arubiano pelo qual se apaixonou e hoje tem uma linda família e trabalha como guia local no paraíso. 

As suas avaliações no Trip Advisor são de chamar atenção: mais de 100 avaliações com uma média de 5 estrelas! Além disso, ela também participou do programa “O mundo pelos brasileiros” apresentando Aruba na Rede Record.

Os contatos da Lerita estão no final desse post.

linha pontilhada

Um dia em Aruba

por Bianca Nassif

Combinei a data do passeio com Lerita com uma semana de antecendência –  fizemos tudo pelo WhatsApp. Ela me fez algumas perguntas para conhecer um pouco mais sobre o meu perfil e planejar nosso roteiro do dia. Faríamos o passeio no carro dela, durante 4 horas, percorrendo a ilha de norte a sul. 

Lerita me buscou no Hyatt, hotel em Palm Beach onde eu estava hospedada, às 9h da manhã e então partimos para explorar* a ilha. No caminho, ela foi falando sobre a cultura arubiana, explicando a rotina e me contando várias curiosidades sobre a vida por lá.

no carro para o roteiro de um dia em aruba

* No final desse post você encontra um mapinha com todo o roteiro que fizemos.

Eagle Beach

A primeira parada foi em Eagle Beach (ali pertinho de Palm Beach). Lerita queria me mostrar as famosas divi-divi, as árvores tombadas que são um dos principais cartões postais da ilha. Elas têm essa característica devido ao intenso vento da região. Aruba venta muito, muito mesmo.

praia no roteiro de um dia em aruba

Mangel Halto

A seguir, partimos para Mangel Halto, um dos segredinhos de Lerita.

Essa “piscina natural” está localizada mais ao sul, a aproximadamente 25 minutos de carro de Eagle Beach. É super fácil estacionar o carro por lá. 

Para entrar no mar usamos uma escadinha de madeira estrategicamente colocada no local. Apesar de não haver uma faixa de areia, Mangel Halto é maravilhosa e eu adorei sua inclusão nesse roteiro de um dia em Aruba. A foto que é capa desse post foi tirada lá :)!

guia de aruba que montou o roteiro um dia em aruba

Baby Beach

De lá seguimos ainda mais para o sul por cerca de 30 minutos e chegamos em Baby Beach, uma prainha deliciosa e super charmosa! Ela é na verdade uma das preferidas de muitos que visitam Aruba.

Baby Beach é bem pequenina mas conta com uma boa faixa de areia para você estender a canga, pegar um solzinho ou jogar um frescobol (se o vento permitir!). Por lá você também pode fazer snorkel (mas leve o seu pois não há barraquinhas nem lojas para o aluguel próximo à praia).

Há estacionamento fácil no local.

bianca e lerita no mar em aruba

Church of Christ

Voltamos ao carro e deixamos um pouco a direção pela costa para visitarmos a primeira igreja de Aruba, chamada Church of Christ. Dirigimos apenas 10 minutinhos até lá.

A igrejinha foi construída em 1752 por um padre venezuelano para catequizar os índios que lá habitavam.

igrejinha em aruba

Lerita me contou bastante sobre a história da catequização dos índios, me mostrou o caminho que arubianos seguem hoje em dia para fazer a procissão durante a Semana Santa e me mostrou que Aruba não é apenas um destino turístico, mas sim uma ilha com vida, costumes, hábitos e até algumas tradições.

É verdade que o forte da ilha são as praias e a gente só pensa em passar horas naquele marzão lindo, cristalino e turquesa mas eu, particularmente, gostei muito dessa paradinha no passeio de um dia em Aruba – até porque, em frente à igreja, fizemos uma pausa para uma água de coco deliciosa! É raro encontrarmos vendinhas de coco pela ilha então, se seguirem esse roteiro, aproveitem essa oportunidade.

água de coco e aruba

tomando agua de coco em aruba

Boca Grandi

Voltamos para o carro e dirigimos por mais 7 minutinhos. Fomos conhecer a praia Boca Grandi, na costa leste de Aruba. Ela é isolada e perfeita para a prática do kitesurfe por sofrer incidência de fortes ventos. Ela é uma das poucas praias da ilha que tem onda (mas são pequenas).

Como todas as praias que mencionei aqui, Boca Grandi também não conta com nenhuma estrutura (não há vendinhas nem de garrafas d’água – então leve seus comes e bebes se quiser passar um tempo maior por lá).

praia Boca Grandi em aruba

Arashi + Lighthouse

Nossa próxima parada foi breve, mas em uma praia linda chamada Arashi Beach. Dirigimos por quase uma hora para chegarmos lá, isso porque ela está localizada bem no norte da ilha. Essa região é super nobre e o bairro onde a praia está é um dos mais caros e desejados pelos arubianos.

Arashi está bem pertinho do California Lighthouse, o famoso farol de Aruba. É lá que o “vento faz a curva”, bem na ponta da Ilha.

farol em aruba


Às 13h, 4 horas depois do início do nosso passeio de um dia em Aruba, chegou a hora de dizer tchau!

Foi uma delícia conhecer a ilha com esta local brasileira. Lerita recebe a todos os turistas brasileiros como se estivesse mostrando a sua casa para família que vem visitar! Rapidamente, você já se sente super acolhida e fica fascinada com todas as histórias de Aruba que ela conta. Recomendo muito procurar Lerita para ser sua guia também quando estiver por lá!

Marquei no mapa abaixo os locais pelos quais passamos pra vocês terem uma ideia de suas localizações na ilha.

linha pontilhada

Contatos da Lerita 

(Guia local/ organizadora de eventos em Aruba)
WhatsApp: + 297 594 2938
E-mail: arubaconcierge @ gmail.com (tire os espaços)

linha para dividir posts

Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!
  1. […] Conhecendo Aruba com Lerita — Vamos Pra Onde? […]