Como emitir a segunda via do seu certificado de Vacina conta Febre Amarela
Uma das perguntas que mais recebo aqui no Vamos – principalmente agora que o tema Vacina conta Febre a Amarela está em alta (por causa das mudanças que ocorreram nos últimos meses e afetam viajantes) – é sobre a emissão da segunda via do certificado internacional de vacina contra Febre Amarela, o CIVP. Não raro, muitos perdem esse documento. Nossa dica é que você o mantenha grampeado em seu passaporte – e, ao mudar de passaporte, o destaque e grampeie no novo.
Bom, mas vamos direto ao ponto:
Como emitir a segunda via do certificado internacional de Vacina contra Febre Amarela
Se você está no Brasil e, claro, já se vacinou anteriormente, você pode entrar em contato com o posto onde tomou a vacina e solicitar a segunda via. Eles possuem os registros de quem se vacinou por lá. Note, entretanto, que alguns postos não emitem o certificado internacional – você primeiro receberá um cartão informando a data da vacina, para depois ir até a ANVISA solicitar o CIVP. Você não precisará se vacinar de novo :).
Uma opção bem mais simples é procurar diretamente a ANVISA nos aeroportos. Eles também possuem esse controle e podem realizar a emissão do novo documento para você. Você pode comparecer por lá mesmo sem o comprovante (e sem necessidade de agendamento) e pedir o novo certificado (que agora é vitalício). Basta informar o CPF e, claro, apresentar um documento pessoal! Vá pessoalmente: uma terceira pessoa não pode fazer isso por você.
No caso do Rio de Janeiro, a Anvisa no Galeão funciona de segunda a sexta em horário comercial. O atendimento é feito por ordem de chegada para a emissão da segunda via.
Nota: caso você já tenha tomado a vacina mas nunca tenha emitido um certificado internacional e deseja fazer isso agora, você precisará de agendamento prévio:
Basta acessar o portal para fazer seu agendamento. Você provavelmente precisará se cadastrar no site para tal.
Se você não mora no Rio de Janeiro, acesse o Portal da Anvisa para identificar os postos da sua cidade que emitem o Certificado Internacional.
Vale reforçar o que falamos acima: a Vacina contra Febre Amarela passou a ter validade vitalícia. Isso quer dizer que a data de vencimento do seu CIVP antigo não tem mais valor. Ele teoricamente vale pra sempre, mesmo exibindo uma data de validade. Massss como o seguro morreu de velho, você pode solicitar um novo documento indicando essa validade vitalícia, na própria Anvisa. O procedimento é o mesmo mencionado acima, pois você não deixa de estar emitindo uma segunda via (que agora já vem com essa nova informação).
Jussara Marcílio michylles
Meu filho tomou a vacina na campanha em 2017 , mais perdemos o comprovante e fui até o posto que ele tomou e me disseram que não tem registro lá porque foi campanha .como faço para conseguir uma segunda via dela já que ele precisa viajar nessa sexta agora
Carollina
Jussara Marcílio michyllesOi, como seu filho fez? Estou na mesma situação.
MARIZI BONIN
Pra eu pedir a 2ª via da vacina contra a febre amarela, no aeroporto, posso ir no DIA da viagem internacional e a Anvisa do aeroporto providencia na mesma hora OU isso não é possível?
Como funciona?
Obrigada.
MARIZI BONIN
Bom dia. Não encontro meu comprovante de vacina da febre amarela.
Vou viajar pra Austrália. Preciso de comprovante?
Precisa ser um comprovante especial?
Como faço pra ter uma 2ª via. Moro no interior de São Paulo.
João Wilson de Almeida Rêgo
Perdi meu comprovante de vacina contra febre amarela, como faço pra pegar uma segunda via?
ederaldo de oliveira
Estou precisando da segunda via do comprovante da vacina contra febre amarela , e não encontro uma solução, porque de tão complicado assim.
Nawal Awad Odeh Fawalheh
ederaldo de oliveiraEstou precisando da segunda via do comprovante da vacina contra febre amarela. Preciso fazer viajem internacional e sem o comprovante não consigo viajar.
Wilson
Perdi no aeroporto vindo para Portugal, porem vou para Cabo Verde e la vou precisar do Certificado internacional de vacina, como faço para conseguir a segunda via estando aqui em Portugal
Raquel Furtado
WilsonOi Wilson! Não sei se você tem o registro online da sua vacina – você se lembra se isso foi feito? Te recomendo entrar em contato com seu posto de saúde do Brasil para confirmar ou mesmo conversar aí na embaixada brasileira para pedir uma ajuda. Se não, você pode tomar a vacina de novo aí em Portugal.
Bruno
Minha esposa perdeu no aeroporto em conexão para o país destino.
Como fazer neste caso ?
Raquel Furtado
BrunoPerdeu por atraso dela ou do vôo?
milton
muito obrigado… ajudou bastante