185
roteiros
124
cidades

Meus 7 dias em Tromso + Aurora Boreal!

Nem acredito que realizei esse sonho: ver a Aurora Boreal <3! Foi tudo ainda mais mágico do que eu esperava. Quem acompanhou os posts e os stories no nosso Instagram durante essa minha viagem para Tromso em janeiro/2018...

Como chegar à Machu Picchu

Machu Picchu é um destino maravilhoso! Recomendamos muito que você reserve um espacinho na sua agenda para conhecer esse lugar especial. Machu Picchu representa...

Fíji para mochileiros ou viajantes econômicos

É até difícil imaginar, mas Fíji é um país que recebe MUITOS mochileiros e viajantes mais econômicos! Acho que o marketing dos grandes e...

Estados Unidos muito além da Flórida e NY: Explorando o Oeste

Se você nos acompanha pelo Instagram, já deve saber que estamos passando 38 dias no oeste dos Estados Unidos, explorando Parques Nacionais e outros cantinhos naturais muito bem preservados pelos americanos. Estamos agora no Arizona!

Polinésia Francesa (Tahiti, Bora Bora e muito mais)

Taí um destino que faz parte da listinha de desejos de grande maioria dos viajantes. Muitos, ainda, sonham com Bora Bora ou alguma outra...

Como emitir a segunda via do seu certificado de Vacina conta Febre Amarela

25 de Janeiro de 2018
0 comentários 3157 visualizações
escrito por Raquel Furtado

Uma das perguntas que mais recebo aqui no Vamos – principalmente agora que o tema Vacina conta Febre a Amarela está em alta (por causa das mudanças que ocorreram nos últimos meses e afetam viajantes) – é sobre a emissão da segunda via do certificado internacional de vacina contra Febre Amarela, o CIVP. Não raro, muitos perdem esse documento. Nossa dica é que você o mantenha grampeado em seu passaporte – e, ao mudar de passaporte, o destaque e grampeie no novo.

Bom, mas vamos direto ao ponto:

Como emitir a segunda via do certificado internacional de Vacina contra Febre Amarela

Se você está no Brasil e, claro, já se vacinou anteriormente, você pode entrar em contato com o posto onde tomou a vacina e solicitar a segunda via. Eles possuem os registros de quem se vacinou por lá. Note, entretanto, que alguns postos não emitem o certificado internacional – você primeiro receberá um cartão informando a data da vacina, para depois ir até a ANVISA solicitar o CIVP. Você não precisará se vacinar de novo :).

Uma opção bem mais simples é procurar diretamente a ANVISA nos aeroportos. Eles também possuem esse controle e podem realizar a emissão do novo documento para você. Você pode comparecer por lá mesmo sem o comprovante (e sem necessidade de agendamento) e pedir o novo certificado (que agora é vitalício). Basta informar o CPF e, claro, apresentar um documento pessoal! Vá pessoalmente: uma terceira pessoa não pode fazer isso por você.

No caso do Rio de Janeiro, a Anvisa no Galeão funciona de segunda a sexta em horário comercial. O atendimento é feito por ordem de chegada para a emissão da segunda via.

Nota: caso você já tenha tomado a vacina mas nunca tenha emitido um certificado internacional e deseja fazer isso agora, você precisará de agendamento prévio:

informação sobre emissão da segunda vida do certificado de vacina no galeão

Basta acessar o portal para fazer seu agendamento. Você provavelmente precisará se cadastrar no site para tal.

Se você não mora no Rio de Janeiro, acesse o Portal da Anvisa para identificar os postos da sua cidade que emitem o Certificado Internacional.

Vale reforçar o que falamos acima: a Vacina contra Febre Amarela passou a ter validade vitalícia. Isso quer dizer que a data de vencimento do seu CIVP antigo não tem mais valor. Ele teoricamente vale pra sempre, mesmo exibindo uma data de validade. Massss como o seguro morreu de velho, você pode solicitar um novo documento indicando essa validade vitalícia, na própria Anvisa. O procedimento é o mesmo mencionado acima, pois você não deixa de estar emitindo uma segunda via (que agora já vem com essa nova informação).

linha para dividir posts

Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!