4 viagens incríveis que você deveria fazer um dia

Ver o sol nascendo no Utah, nadar nas águas de Fiji, se emocionar com a Aurora Boreal e viajar de Motor Home pela costa da Austrália. Alem da beleza, essas viagens têm ainda um quê de especial.

Roteiro de Inverno na Suíça: a rota ideal para uma viagem perfeita

Se você está pensando em fazer uma viagem para aproveitar o inverno na Suíça, você encontrou o artigo certo.

Como chegar e o que fazer em St Gallen, Suíça

Em janeiro de 2019 fiz uma viagem deliciosa de quase um mês pela Suíça. Dentre as cidades que visitei está St Gallen. Não entendo porque ela ainda não ficou famosa entre os brasileiros.

Rota Romântica na Alemanha: Tudo o que você precisa saber

Guia Completo: Rota Romântica na Alemanha Fundada em 1950 como um projeto turístico, a Roma Romântica é um percurso de 460km que passa por charmosos vilarejos alemães. Ela vai...

Meus 7 dias em Tromso + Aurora Boreal!

Nem acredito que realizei esse sonho: ver a Aurora Boreal <3! Foi tudo ainda mais mágico do que eu esperava. Quem acompanhou os posts e os stories no nosso Instagram durante essa minha viagem para Tromso em janeiro/2018...

Como emitir a segunda via do seu certificado de Vacina conta Febre Amarela

25 de Janeiro de 2018
6 comentários 55852 visualizações
escrito por Raquel Furtado

Uma das perguntas que mais recebo aqui no Vamos – principalmente agora que o tema Vacina conta Febre a Amarela está em alta (por causa das mudanças que ocorreram nos últimos meses e afetam viajantes) – é sobre a emissão da segunda via do certificado internacional de vacina contra Febre Amarela, o CIVP. Não raro, muitos perdem esse documento. Nossa dica é que você o mantenha grampeado em seu passaporte – e, ao mudar de passaporte, o destaque e grampeie no novo.

Bom, mas vamos direto ao ponto:

Como emitir a segunda via do certificado internacional de Vacina contra Febre Amarela

Se você está no Brasil e, claro, já se vacinou anteriormente, você pode entrar em contato com o posto onde tomou a vacina e solicitar a segunda via. Eles possuem os registros de quem se vacinou por lá. Note, entretanto, que alguns postos não emitem o certificado internacional – você primeiro receberá um cartão informando a data da vacina, para depois ir até a ANVISA solicitar o CIVP. Você não precisará se vacinar de novo :).

Uma opção bem mais simples é procurar diretamente a ANVISA nos aeroportos. Eles também possuem esse controle e podem realizar a emissão do novo documento para você. Você pode comparecer por lá mesmo sem o comprovante (e sem necessidade de agendamento) e pedir o novo certificado (que agora é vitalício). Basta informar o CPF e, claro, apresentar um documento pessoal! Vá pessoalmente: uma terceira pessoa não pode fazer isso por você.

No caso do Rio de Janeiro, a Anvisa no Galeão funciona de segunda a sexta em horário comercial. O atendimento é feito por ordem de chegada para a emissão da segunda via.

Nota: caso você já tenha tomado a vacina mas nunca tenha emitido um certificado internacional e deseja fazer isso agora, você precisará de agendamento prévio:

informação sobre emissão da segunda vida do certificado de vacina no galeão

Basta acessar o portal para fazer seu agendamento. Você provavelmente precisará se cadastrar no site para tal.

Se você não mora no Rio de Janeiro, acesse o Portal da Anvisa para identificar os postos da sua cidade que emitem o Certificado Internacional.

Vale reforçar o que falamos acima: a Vacina contra Febre Amarela passou a ter validade vitalícia. Isso quer dizer que a data de vencimento do seu CIVP antigo não tem mais valor. Ele teoricamente vale pra sempre, mesmo exibindo uma data de validade. Massss como o seguro morreu de velho, você pode solicitar um novo documento indicando essa validade vitalícia, na própria Anvisa. O procedimento é o mesmo mencionado acima, pois você não deixa de estar emitindo uma segunda via (que agora já vem com essa nova informação).

linha para dividir posts

Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!

  1. ederaldo de oliveira 19/12/2019

    Estou precisando da segunda via do comprovante da vacina contra febre amarela , e não encontro uma solução, porque de tão complicado assim.

  2. Wilson 05/08/2019

    Perdi no aeroporto vindo para Portugal, porem vou para Cabo Verde e la vou precisar do Certificado internacional de vacina, como faço para conseguir a segunda via estando aqui em Portugal

    • Raquel Furtado respondeu Wilson 06/08/2019

      Oi Wilson! Não sei se você tem o registro online da sua vacina – você se lembra se isso foi feito? Te recomendo entrar em contato com seu posto de saúde do Brasil para confirmar ou mesmo conversar aí na embaixada brasileira para pedir uma ajuda. Se não, você pode tomar a vacina de novo aí em Portugal.

  3. Bruno 17/06/2019

    Minha esposa perdeu no aeroporto em conexão para o país destino.
    Como fazer neste caso ?

  4. milton 23/08/2018

    muito obrigado… ajudou bastante