O transporte público na Suíça é um dos mais eficientes do mundo. São mais de 26.000km de linhas férreas – que estão em expansão até hoje. A SBB CFF FFS é a empresa estatal responsável pelas ferrovias de todo o país. De ônibus + trem + teleférico você chega em praticamente qualquer lugar – incluindo nos Alpes e nas estações de ski. A Suíça é realmente toda interligado pelo transporte público. Nós moradores temos a opção de adquirir um passe pré-pago chamado GA. Esse é um passe anual que dá acesso a todos esses meios de transporte, sem a necessidade de adquirir um ticket. O turista tem uma opção semelhante chamada Swiss Travel Pass, que vale por diferentes períodos. Para saber mais, leia: Swiss Travel Pass – vale a pena?
Precisa de ajuda com roteiros personalizados? Fale comigo!
Tudo o que você precisa saber pARA USAR O transporte público na Suíça
Pra mim – e pra muitos suíços e turistas -, usar o transporte público no país é um conforto enorme. Confesso que muitas vezes eu prefiro viajar de trem a viajar de carro, principalmente num roteiro de inverno na Suíça. O conforto e a pontualidade do transporte público por aqui são de dar inveja em outros países.
Eu sei, entretanto, que nós brasileiros não somos tão acostumados a andar de trem e a confiar nessa eficiência do transporte público. A gente acaba se sentindo um pouco inseguro nas baldeações e combinações de trem + ônibus, por exemplo. Por isso resolvi escrevi esse texto.
Nessa matéria, reuni todas as informações e dicas sobre o transporte público no Suíça. Incluí ainda algumas maneiras de deixar as passagens mais baratas (como usando o Half Fare Card ou o Swiss Travel Pass).
Nessa matéria você vai ler:
- Como comprar as passagens de transporte público na Suíça
- Preciso comprar passagens de trem com antecedência?
- Vantagem em comprar com antecedência
- Preço do transporte público na Suíça
- Como baratear seu deslocamento na Suíça
- Swiss Half Fare Card e Half Fare Travelcard
- Swiss Travel Pass e Swiss Travel Pass Flex
- Viajando com mala no Transporte Público na Suíça
- Despacho de mala de uma estação de trem na Suíça direto para o Brasil
Como comprar as passagens de transporte público na Suíça
Para facilitar sua compra de bilhetes recomendo fortemente que baixem o app da SBB (a empresa responsável pelos transportes públicos do país). Vou reforçar isso ao longo desse artigo todo. Através dele você confere rotas, vê preços e compra passagens de ônibus, trem e barco. O download é gratuito. Todo suíço tem esse app em seu celular. Você pode usá-lo tanto para ver horários, apenas, como para comprar tickets também (pra isso, configurei seu cartão de crédito ou apple wallet no aplicativo).
Preciso comprar passagens de trem com antecedência?
A resposta é não! As passagens de trem não esgotam. Não há assento marcado* (a não ser que você faça uma reserva paga… mas isso não é muito comum). Você pode comprar a sua passagem logo que chegar na estação por exemplo, em um totem ou pelo app da SBB, sem se preocupar com disponibilidade.
* Até existe essa necessidade para trens específicos como o Glacier Express, por ex. Mas não se preocupe com isso agora. Isso não se aplica para trajetos comuns.
Na Suíça, sua passagem comprada vale por 24 horas. Isso quer dizer que você não precisa necessariamente embarcar no horário escolhido da compra: você tem 1 dia para fazer a viagem da rota escolhida. Você pode, por exemplo, comprar o trem das 15h e viajar no das 15:30h (caso tenha chegado atrasado no terminal), ou mesmo no das 20h. Ótimo né? Há apenas uma ressalva, com passagens Super Saver. Explico abaixo.
tem alguma vantagem em comprar com antecedência?
A resposta é “pode ser que sim”! Comprar com antecedência pode te ajudar a encontrar uma tarifa mais barata, chamada Super Saver. Muitas vezes ela é apenas poucos francos mais barata, mas em outras a diferença é bem significativa. Ao contrário da passagem normal, entretanto, a passagem Super Saver só vale para o horário comprado. Você compra mais barato mas perde o benefício da flexibilidade de horários.
Preço do transporte público na Suíça
Como tudo na Suíça, as passagens de trem e ônibus são caras. Na verdade eu nem diria “caras” porque o sistema é tão eficiente e confortável que vale quanto pesa. Mas, sim, o preço é alto. Para vocês terem uma ideia, deixo aqui alguns exemplos de tarifas (cheias e promocionais) de algumas rotas, tanto em primeira, quanto em segunda classe:
Existem algumas outras boas estratégias – além de ficar de olho em tarifas Super Saver – para baratear esses custos. Vamos falar delas?
Como baratear seu deslocamento na Suíça
Passes e cartões de desconto para o transporte público
Turistas na Suíça podem se beneficiar de alguns cartões e passes para ter desconto no transporte público do país. Existem 4 opções super famosas e muitas vezes bem vantajosas – principalmente o Swiss Half Fare Card. Vou explicar as quatro.
- Swiss Half Fare Card (CHF 120)
Esse cartão te garante 50% de desconto em todo o transporte público do país. Você paga metade do preço em todas as passagens de trem, ônibus e barco que comprar, independente da classe (1st ou 2nd). A validade é 1 mês. Você pode comprá-lo online nesse link. Depois, basta cadastrá-lo no app da SBB e o desconto será automaticamente aplicado nas suas compras. Veja abaixo um exemplo tirado do meu app (com meu cartão cadastrado):
- Half Fare Travelcard 1 year (CHF 185)
Ele oferece os mesmos benefícios do cartão acima e funciona da mesma maneira. A diferença é a validade, que ao invés de 1 mês é de um ano e claro, o preço. Eu te recomendo comprá-lo em uma loja da SBB em qualquer estação de trem. Uma opção é em Zurich, ao pousar. Saiba mais sobre a compra desse cartão aqui. Se você vai muito à Suíça ou passa mais de um mês no país, essa é a opção que recomendo. Eu tive esse cartão por 2 anos antes de optar pelo GA.
O Swiss Travel Pass é um passe que te permite realizar viagens ilimitadas em dias seguidos. É um conforto enorme!! Além disso, você ganha acesso grátis a diversos museus, 50% de desconto em teleféricos e montanhas especiais e passagem grátis (com pagamento apenas da reserva de assento) em trens específicos como o Glacier Express. Diferente dos cartões acima, não é necessário comprar passagens para seus deslocamentos – o passe já é a sua passagem. É ele que você apresentará ao Controle quando ele solicitar sua passagem durante uma viagem de trem. (Você leva consigo um papel impresso ou a versão virtual em seu celular, com um QR CODE).
Não deixe de ler nosso texto sobre o tema: Como funciona o Swiss Travel Pass? Vale a pena comprar?
Existem as opções de 3, 4, 8 e 15 dias. Leia mais no FAQ oficial da SBB. Compre online no site oficial da RailEurope.
Ele oferece os mesmos benefícios do passe acima mas tem a diferença de não precisar ser usado em dias consecutivos. Essa é uma ótima opção para quem vai realizar muitos deslocamentos na Suíça, mas não durante todos os dias de viagem. Como o nome diz, ele te dá mais flexibilidade. Se você fica, por exemplo, 10 dias no país e viaja de trem apenas 4 desses 10, você se beneficiará mais comprando o passe flex. Existem as opções de 3, 4, 8 e 15 dias no período de 1 mês. Veja abaixo a tabela de preços. Compre online no site oficial da RailEurope.
Para saber qual opção vale mais a pena – e se alguma realmente vale a pena -, simule as viagens que você faria pelo site da SBB, veja os preços das passagens e faça os cálculos e comparações.
Viajando com mala no Transporte Público na Suíça
Outra dica importantíssima: se você opta pelo transporte público na Suíça, viaje com pouca mala! Uma mala por pessoa é o ideal – e nada muito pesado. Lembre-se que você provavelmente terá que cuidar de uma bolsa ou mochila + uma mala e ainda muitas vezes + o celular na mão para conferir rotas e trocas de trem. Por isso, é melhor facilitar a sua vida e não ter muito peso! Às vezes o trem também fica bem cheio, e você acaba ficando todo atrapalhado com mais de uma mala. Vai por mim: uma mala e tá ótimo!
sua mala de porta a porta com a sbb
Esse é um serviço que muitos brasileiros não conhecem, mas que funciona super bem e “quebra o galho” de muita gente. Você consegue despachar sua bagagem direto do seu hotel ou de determinadas estações de trem da Suíça e retirá-la no aeroporto ou no seu destino final. Esse serviço se chama “Flight luggage Switzerland” e é oferecido pela SBB. Você pode ler mais detalhes sobre ele no site oficial da SBB. As regras costumam ser frequentemente atualizadas, então realmente te recomendo acessar o site (em inglês).
São 3 opções de serviço:
- Malas da estação de trem até o aeroporto de Zurich
- Malas do seu hotel até o aeroporto de Zurich
- Malas do seu hotel até seu aeroporto de destino
Note, entretanto, que a opção de retirada no Brasil vale apenas para quem voa de Swiss ou Edelweiss. Voando com qualquer outra companhia você precisará recolher suas malas no galpão de bagagens da SBB no Airport de Zurich.
As bagagens podem ser despachadas na estação de trem no dia anterior da viagem ou no mesmo dia da viagem.
Você contrata esse serviço pelo site da SBB.
Roteiro Personalizado
Quer um roteiro personalizado para a sua viagem? Fale comigo! Vai ser um prazer te ajudar a montar uma experiência na Suíça do jeitinho que você deseja e merece. Acesse nossa página de serviços para saber mais e preencha o formulário de contato.
Alanna
Oiii!! Estou indo para a Suiça e Itália agora em Agosto e estou pesquisando as passagens de trem e vários horários estão esgotados, e acabei ficando com medo. Mesmo no site estando esgotado, se eu chegar lá na hora eu consigo pegar o trem? Pois preciso ir de St. Moritz para Milão e no horário que preciso não tem mais. Obrigada pelas informações, foram muito úteis, comprei o swiss travel pass.
Raquel Furtado
AlannaOi Alanna, tudo bem?
Os trens na Suíça não esgotam (com exceção das rotas especiais como Glacier Express, por ex). Então você não terá esse problema na Suíça.
Quanto à Itália eu infelizmente não sei dizer 🙁
Alessandra
Olá!
Por favir, qual opção utilizo para comprar ida e volta? No app da SBB não entendi o que significa Point to Point (com opção de 1 setinha e opção de 2 setinhas kkk). Quero fazer Lausanne – Interlaken – Lautterbrunen e depois voltar para Genebra. Obrigada!!
Raquel Furtado
AlessandraOi Alessandra, tudo bem?
Ida e volta é sair do destino A, ir pra o B e depois voltar pro A (é representado pelas 2 setinhas).
Se você vai fazer Genebra, Lausanne, Interlaken, Lauterbrunnen e Genebra, melhor comprar cada trecho separado mesmo. Vai ser o mesmo preço.
Rodrigo Augustus
Boa noite!
Essa opção de Swiss Travel Pass Flex tem que marcar os dias que vai usar, ou ele vai contabilizando de acordo com os dias que vc usa nos deslocamentos.
Raquel Furtado
Rodrigo Augustusvocê marca pra indicar que vai usar o passe em determinado dia. Senão seria como dias ilimitados ao longo de um mês. 🙂
Quando o controle passar no trem, o seu ticket precisa estar marcado. Essa marcação é feita online e vc pode fazer no dia anterior dos seus passeios.
Rodrigo Augustus
Raquel FurtadoMuitíssimo obrigado pela atenção Raquel!
Deus te abençoe
Elizabeth Figueredo
Boa noite. Gostei das dicas. É fácil se locomover na Suíça de transporte público?
Raquel Furtado
Elizabeth FigueredoMuito!
Eliane Nonaka
Olá. O saver day pass tem que estar atrelado a um cartão half fare card? Ou o swiss fare card é apenas para conseguir a compra pela metade do valor? Obrigada.
Raquel Furtado
Eliane NonakaOi Eliane,
O Saver Day Pass é um ticket/passe que existe de forma independente.
O Half Fare Card é um cartão que te dá 50% de desconto na compra de tickets/passes.
Eliane
Raquel FurtadoMuito obrigada pela informação.
Juliana
Raquel FurtadoOi Raquel, tudo bem?
É possível comprar o SWISS pass travel usando o desconto do half fare card?
Outra pergunta eu gostaria de viajar no bernina, vi sua matéria sobre o roteiro, mas não vi nada sobre como voltar para Zurique por exemplo, visto que é uma viagem longa, será que compensa pernoitar em montreaix por exemplo e depois voltar a Zurique?
Vale a pena fazer o bernina, e depois chegando lá pegar o glacier?
Obrigada
Raquel Furtado
JulianaOi Juliana,
Não – o desconto não aplica pra compra do Swiss Travel Pass.
A rota do Bernina é de Tirano, na Itália até Chur (ou o contrário, ou trechos dessa rota)
A rota do Glacier é de St Moritz até Zermatt (ou o contrário, ou trechos dessa rota).
Goldenpass faz Gstadd a Montreux. Acho que você está confundindo as rotas 🙂
Ana Celina
Olá tudo bem? Se eu comprar o swiss half fare card , eu consigo comprar as passagens antecipadas já com o desconto do swiss half fare ? E também esse card da direto ao desconto do ingresso do jungfraujoch?
Raquel Furtado
Ana CelinaConsegue sim! Assim que comprar, você pode cadastrá-lo no seu app da SBB e fazer as compras antecipadas que desejar (com o desconto já ativo)
Catarina Rodrigues
Olá.
Irei passar 1 dia a Zurique, 2º dia ir a lichtenstein e 3º dia ir a Thusis.
para 1 dia em Zurique compensa comprar o Zurique Card e os outros dois dias alugar carro?
Nina
Quel, adoro seu conteudo e suas indicacoes! Estamos indo passar natal e ano novo na suica e seus posts ajudam demais!! Vou deixar o link atualizado pra comprar o passes como guest pq foi dificil de encontrar: https://www.sbb.ch/en/travelcards-and-tickets/buying-options/buy-travelcards-and-tickets.html ai desse link, da scroll ate encontrar “Guests from abroad”, escolhe o tipo de passe que deseja comprar e escolha a opcao de comprar como Guest (sem login)
Amanda Sousa
Olá, bom dia!!
Espero muito que vc possa sanar a minha dúvida.
No aplicativo SBB aparecem várias opções de passagens, e a diferença de valor tbm é muito grande.
Eu vou para suica no dia 06/12 e por vontade orçamento e tempo de viagem, vou ficar até o dia 11/12, mas fiz um roteiro de um dia em cada cidade (Zurique, Lucerna, Lautherbrunnen (2dias) e Zermatt) sei que não é o ideial para conhecer tudo, porém é o que da pra fazer rs.. mas minha dúvida seria os tipos de passagens do SBB “point-to-point” para o “supersaver class upgrade”, eu não acho muita informação, tô com medo de comprar o mais barato e precisar comprar algo a mais. Se vc puder tirar essa dúvida, agradeço muito!!
José Machado
Quanto custa o abonamento para andar em toda a Suiça em todos transportes públicos
1 mês completo
Ou
1 ano
Ana Paula
Estou fazendo pesquisa sobre nossos próximos possíveis destinos e achei MUITA informação bacana aqui! Obrigada por compartilhar!