4 viagens incríveis que você deveria fazer um dia

Ver o sol nascendo no Utah, nadar nas águas de Fiji, se emocionar com a Aurora Boreal e viajar de Motor Home pela costa da Austrália. Alem da beleza, essas viagens têm ainda um quê de especial.

Roteiro de Inverno na Suíça: a rota ideal para uma viagem perfeita

Se você está pensando em fazer uma viagem para aproveitar o inverno na Suíça, você encontrou o artigo certo.

Como chegar e o que fazer em St Gallen, Suíça

Em janeiro de 2019 fiz uma viagem deliciosa de quase um mês pela Suíça. Dentre as cidades que visitei está St Gallen. Não entendo porque ela ainda não ficou famosa entre os brasileiros.

Rota Romântica na Alemanha: Tudo o que você precisa saber

Guia Completo: Rota Romântica na Alemanha Fundada em 1950 como um projeto turístico, a Roma Romântica é um percurso de 460km que passa por charmosos vilarejos alemães. Ela vai...

Meus 7 dias em Tromso + Aurora Boreal!

Nem acredito que realizei esse sonho: ver a Aurora Boreal <3! Foi tudo ainda mais mágico do que eu esperava. Quem acompanhou os posts e os stories no nosso Instagram durante essa minha viagem para Tromso em janeiro/2018...

Transporte Público na Suíça: como funciona, descontos e mais

21 de novembro de 2019
0 comentários 162 visualizações
escrito por Raquel Furtado

Tudo o que você precisa saber sobre o transporte público na Suíça

O transporte público na Suíça é um dos mais eficientes do mundo. São mais de 26.000km de linhas férreas – que estão em expansão até hoje. A SBB CFF FFS é a empresa estatal responsável pelas ferrovias de todo o país. De ônibus + trem + teleférico você chega em praticamente qualquer lugar – incluindo nos Alpes e nas estações de ski. A Suíça é realmente toda interligado pelo transporte público.

Pra mim – e pra muitos suíços e turistas -, usar o transporte público no país é um conforto enorme. Confesso que muitas vezes eu prefiro viajar de trem a viajar de carro, principalmente num roteiro de inverno na Suíça. O conforto e a pontualidade do transporte público por lá são de dar inveja em outros países.

Eu sei, entretanto, que nós brasileiros não somos tão acostumados a andar de trem e a confiar nessa eficiência do transporte público. A gente acaba se sentindo um pouco inseguro nas baldeações e combinações de trem + ônibus, por exemplo. Por isso resolvi escrevi esse texto. Nessa matéria, reuni todas as informações e dicas sobre o transporte público no Suíça. Incluindo algumas maneiras de deixar as passagens mais baratas (como usando o Half Fare Card).  Acredito que aqui você vai sanar toda e qualquer dúvida que você tenha sobre o tema. Pelo menos, essa é a intenção :)

Nessa matéria você vai ler:

  • Como comprar as passagens de transporte público na Suíça
    • Preciso comprar passagens de trem com antecedência?
    • Vantagem em comprar com antecedência
  • Preço do transporte público na Suíça
  • Como baratear seu deslocamento na Suíça
    • Swiss Half Fare Card e Half Fare Travelcard
    • Swiss Travel Pass e Swiss Travel Pass Flex
  • Viajando com mala no Transporte Público na Suíça
  • Despacho de mala de uma estação de trem na Suíça direto para o Brasil

Como comprar as passagens de transporte público na Suíça

Para facilitar sua compra de bilhetes recomendo fortemente que baixem o app da SBB (a empresa responsável pelos transportes públicos do país). Vou reforçar isso ao longo desse artigo todo. Através dele você confere rotas, vê preços e compra passagens de ônibus, trem e barco. O download é gratuito. Todo suíço tem esse app em seu celular.

Uma dúvida recorrente: Preciso comprar passagens de trem com antecedência?

A resposta é não! As passagens de trem não esgotam. Não há assento marcado* (a não ser que você faça uma reserva paga… mas isso não é muito comum). Você pode comprar a sua passagem logo que chegar na estação por exemplo, pelo app da SBB, sem se preocupar com disponibilidade.

* Até existe essa necessidade para trens específicos como o Glacier Express, por ex. Mas não se preocupe com isso agora. Isso não se aplica para trajetos comuns.

Na Suíça, sua passagem comprada vale por 24 horas. Isso quer dizer que você não precisa necessariamente embarcar no horário escolhido da compra: você tem 1 dia para fazer a viagem da rota escolhida. Você pode, por exemplo, comprar o trem das 15h e viajar no das 15:30h (caso tenha chegado atrasado no terminal), ou mesmo no das 20h. Ótimo né? Há apenas uma ressalva, com passagens Super Saver. Explico abaixo.

Não preciso, mas tem alguma vantagem em comprar com antecedência?

A resposta é “pode ser que sim”! Comprar com antecedência pode te ajudar a encontrar uma tarifa mais barata, chamada Super Saver. Muitas vezes ela é apenas poucos francos mais barata, mas em outras a diferença é bem significativa. Ao contrário da passagem normal, entretanto, ela só vale para o horário comprado. Você compra mais barato mas perde o benefício da flexibilidade de horários.

tarifa supersaver no trem da suíça

Preço do transporte público na Suíça

Como tudo na Suíça, as passagens de trem e ônibus são caros. Na verdade eu nem diria “caros” porque o sistema é tão eficiente e confortável que vale quanto pesa. Mas, sim, o preço é alto. Para vocês terem uma ideia, deixo aqui as tarifas (cheias e promocionais) de algumas rotas, tanto em primeira, quanto em segunda classe:

preço das viagens de trem na Suíça

Bom, mas existem algumas outras boas estratégias – além de ficar de olho em tarifas Super Saver –  para baratear esses custos. Vamos falar delas?

dica de ouro: economize na Suíça

Como baratear seu deslocamento na Suíça:
Passes e cartões de desconto para o transporte público

Turistas na Suíça podem se beneficiar de alguns cartões e passes para ter desconto no transporte público do país. Existem 4 opções super famosas e muitas vezes bem vantajosas – principalmente o Swiss Half Fare Card. Vou explicar as quatro.

Swiss Half Fare Card e Swiss Travel Pass 

Esse cartão te garante 50% de desconto em todo o transporte público do país. Você paga metade do preço em todas as passagens de trem, ônibus e barco que comprar, independente da classe (1st ou 2nd). A validade é 1 mês. Você pode comprá-lo online nesse link. Depois, basta cadastrá-lo no app da SBB e o desconto será automaticamente aplicado nas suas compras. Veja abaixo um exemplo tirado do meu app (com meu cartão cadastrado):

exemplo de ticket de trem com halffare card na suíça

Ele oferece os mesmos benefícios do cartão acima e funciona da mesma maneira. A diferença é a validade, que ao invés de 1 mês é de um ano e claro, o preço. Eu te recomendo comprá-lo em uma loja da SBB em qualquer estação de trem. Uma opção é em Zurich, ao pousar. Saiba mais sobre a compra desse cartão aqui. Se você vai muito à Suíça ou passa mais de um mês no país, essa é a opção que recomendo. Esse é o cartão que eu tenho.

O Swiss Travel Pass é um passe que te permite realizar viagens ilimitadas em dias seguidos. É um conforto enorme!! Além disso, você ganha acesso grátis a diversos museus, 50% de desconto em teleféricos e montanhas especiais e passagem grátis (com pagamento apenas da reserva de assento) em trens específicos como o Glacier Express. Diferente dos cartões acima, não é necessário comprar passagens para seus deslocamentos – o passe já é a sua passagem. É ele que você apresentará ao Controle quando ele solicitar sua passagem durante uma viagem de trem. (Você leva consigo um papel impresso ou a versão virtual em seu celular, com um QR CODE).

Existem as opções de 3, 4, 8 e 15 dias. Veja abaixo a tabela de preços. Essa é uma ótima opção para quem quer fazer muitos deslocamentos no país. Leia mais no FAQ oficial da SBB. Compre online no site oficial da RailEurope.

tabela de preços do Travel pass da suíça

Ele oferece os mesmos benefícios do passe acima mas tem a diferença de não precisar ser usado em dias consecutivos. Essa é uma ótima opção para quem vai realizar muitos deslocamentos na Suíça, mas não durante todos os dias de viagem. Como o nome diz, ele te dá mais flexibilidade. Se você fica, por exemplo, 1o dias no país e viaja de trem apenas 4 desses 10, você se beneficiará mais comprando o passe flex. Existem as opções de 3, 4, 8 e 15 dias no período de 1 mês. Veja abaixo a tabela de preços. Compre online no site oficial da RailEurope.

tabela de preços do Travel pass Flex da suíça

Para saber qual opção vale mais a pena – e se alguma realmente vale a pena -, simule as viagens que você faria pelo site da SBB, veja os preços das passagens e faça os cálculos e comparações.

gostou da dica sobre a Suíça?

Viajando com mala no Transporte Público na Suíça

Outra dica importantíssima: se você opta pelo transporte público na Suíça, viaje com pouca mala. Uma mala por pessoa é o ideal – e nada muito pesado. Lembre-se que você provavelmente terá que cuidar uma bolsa ou mochila + uma mala e ainda muitas vezes + o celular na mão para conferir rotas e trocas de trem. Por isso, é melhor facilitar a sua vida e não ter muito peso ;)! Às vezes o trem também fica bem cheio, e você acaba ficando todo atrapalhado com mais de uma mala. Vai por mim: uma mala e tá ótimo!

 

Despachando sua mala do seu hotel na Suíça direto para o Brasil com ajuda da SBB

Esse é um serviço que muitos brasileiros não conhecem, mas que funciona super bem e “quebra o galho” de muita gente. Você consegue despachar sua bagagem direto do seu hotel ou de determinadas estações de trem da Suíça e retirá-la no aeroporto ou no seu destino final. Esse serviço se chama “Flight luggage Switzerland” e é oferecido pela SBB. Você pode ler mais detalhes sobre ele no site oficial da SBB. As regras costumam ser frequentemente atualizadas, então realmente te recomendo acessar o site (em inglês).

São 3 opções de serviço:

  • Malas da estação de trem até o aeroporto de Zurich (CHF20)
  • Malas do seu hotel até o aeroporto de Zurich (CHF20)
  • Malas do seu hotel até seu aeroporto de destino (CHF20 + CHF40)

Note, entretanto, que a opção de retirada no Brasil vale apenas para quem voa de Swiss ou Edelweiss. Voando com qualquer outra companhia você precisará recolher suas malas no galpão de bagagens da SBB no Airport de Zurich.

As bagagens podem ser despachadas na estação de trem no dia anterior da viagem por CHF22 ou no mesmo dia da viagem por CHF30.

Você contrata esse serviço pelo site da SBB.


 

 

Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!