Eilat é a cidade mais ao sul de Israel, localizada bem na fronteira com Aqaba, na Jordânia e Taba, no Egito. Ela é banhada pelo Mar Vermelho – uma grande atração da cidade. Apesar do nome, a água do mar é muito cristalina e tem um lindo tom azulado. Pela excelente condição de visibilidade e pela grande quantidade de corais, o Mar Vermelho em Eilat é um ótimo point para mergulho. E foi exatamente isso que fizemos por lá – além de um bate-e-volta maravilhoso na Jordânia. A localização de Eilat é super estratégica para quem está em Israel e quer conhecer Petra, no país vizinho.
Nossos dois dias em Eilat
Eilat está a 350 km de Tel Aviv, uma das principais cidades de Israel.
Como chegar em Eilat
Eilat é acessível por carro (4hrs), ônibus (de 5 a 6hs) ou avião (em torno de meia hora de vôo, saindo de Tel Aviv). Nós voamos com a empresa Arkia, mas a Israir também faz essa rota.
A empresa Egged faz o trajeto de ônibus saindo de Tel Aviv, Jerusalém e algumas outras cidades.
Entendendo Eilat
Apesar de localizada às margens do Mar Vermelho, Eilat está em uma região desértica, com o clima muito quente e seco, principalmente nos meses de verão. Ao norte de Eilat, por exemplo, não há nada, apensas um deserto bem extenso.
Mesmo com essas condições “extremas”, Eilat é um excelente destino de férias para os israelenses e a cidade fica lotada!!
O grande buxixo de Eilat fica no centro, próximo ao aeroporto. É lá que encontramos grandes hotéis (naquele estimo mais americanizado e a beira-mar), um calçadão com shoppings e bons restaurantes, e atrações como um parque de diversões com temática bíblica e uma pista de patinação no gelo (em pleno deserto, com temperaturas que facilmente podem passar dos 40 graus).
Ao nos afastarmos do centro, seguindo em direção à fronteira com o Egito, encontramos as melhores praias da cidade.
O que fazer em Eilat e arredores
Eilat oferece excelentes condições para mergulho, o que atrai turistas de várias partes do mundo. Outra grande atração que leva os turistas a Eilat, curiosamente, não fica nem em Israel, mas sim na Jordânia. Após cruzar a fronteira, Petra fica a cerca de duas horas de carro, e muita gente aproveita a proximidade de Eilat para conhecer uma das sete novas maravilhas do mundo moderno.
Um passeio que gostaríamos de ter feito, mas não deu tempo, é de ATV ou 4×4 pelo deserto. Deve ser incrível!
Pra quem vai com crianças, o observatório submarino é imperdível. Ele possui paredes de vidro, o que nos permite ver a vida marinha e os corais debaixo d’água, além e diversos tanques com peixes raros!
Ah, e na Dolphin Beach, é possível nadar com golfinhos.
Nós passamos duas noites na cidade, aproveitando um dia nas praias e outro em Petra.
As praias em Eilat
Quase todas possuem beach clubs, com mesas, espreguiçadeiras e chuveiros na beira do mar. Apesar da água ser bem cristalina, as praias não têm aquela areia fofinha que a gente adora – em vários trechos nos deparamos com pedrinhas chatas que incomodam um pouco o pé, mas nada muito chato ;-)!
Diversas atividades aquáticas são oferecidas por ali, como jetski, parasail, Kite e windsurf e bóias rebocadas por lanchas, além de mergulho com cilindro e snorkel.
São vários os pontos de mergulho em Eilat. Os destaques são o naufrágio e o Gan Haiapani (jardim japonês, em hebraico).
Como nós estávamos com os avós do namorado, ficamos apenas na praia em frente ao hotel, a Coral Beach. Ele acabou mergulhando por lá mesmo, com a empresa Lucky Divers.
Uma outra opção boa de praia é a Princess Beach, em frente ao Princess Hotel, quase na fronteira com o Egito. Ela fica mais vazia e é ótima pra mergulhar de snorkel!
Hospedagem em Eilat
Nós ficamos hospedados no Club Inn hotel e achamos um ótimo custo-benefício. O hotel é familiar e zero luxo mas é bem funcional, e está a cerca de três minutos andando da Coral Beach. Nós estávamos em 5, e ficamos em um apartamentozinho com dois quartos, sofá-cama na sala e uma cozinha pequenininha. A gente não teve tempo de curtir a piscina, mas os avós adoraram! Achamos o preço bem justo, 145 dólares para os 5, por dia. Um ponto negativo, entretanto, é que é o hotel é pouco mais afastado do centro, mas nada que menos de dez minutos de taxi não resolva.
Noite e gastronomia em Eilat
Após passarmos o dia na praia, fomos ao centro jantar (comemos no Café Café) e voltamos ao hotel pra dormir, já que íamos pra Petra bem cedinho no dia seguinte. Quem quiser um local mais agitado para aproveitar a noite, pode aproveitar o Pub Three Monkeys, lá no calçadão principal mesmo (ouvimos falar muito bem desse lugar).
Nossa experiência em Eilat foi curta mas bem gostosa! Dormimos felizes e ansiosos pelo passeio à Petra no dia seguinte…
RAISA FONSECA
Olá! vou com minha mãe para israel em junho/22 e quero muito conhecer Petra. Já li bastante os sites, mas ainda não consegui concluir qual a melhor opção no quesito custo benefício. Ir até EILAT de ônibus de Tel Aviv ou Jerusalém e em Aqba pegar outro ônibus?
Obrigada
Antonieta queiroz moral gil
Olá, parabéns amei suas dicas de Eilat! Minha familia e eu estamos indo dia 10/04 onde vms dormir uma noite, para irmos para Petra. Como vcs fizeram para ir para Petra?? Voces pegaram algum guia?? Poderia me orientar como seria a melhor forma??? Fico no aguardo,um abraço e muito obrigada, meu email é: [email protected]
Emiliano Artur
Qual o melhor aeroporto para sair de Tel Aviv para Eilat? o Ben Gurion ou o SdE Dov?
Carol
Ótimas dicas, Raquel. Você já fez alguma postagem com o seu roteiro de Israel? Procurei e não achei. Aproveite essa super promo que rolou semana passada da Air Canadá e estou presicando de suas dicas. Beijos
Miguel D'agostinni
Eilat é muito bom pra mergulhar mesmo! E adorei mergulhar no Blue Hole, no Egito, ali pertinho!
Fernando Fernandes
Miguel D’agostinniLá foi um dos melhores lugares que já mergulhei! Aprovado!
Thiago Santos Cruz
Eilat é ótimo! É uma cidade que às vezes passa batida pelos roteiros em Israel, mas vale Mt a pena! Da pra fazer daytrips pra Petra, na Jordânia e Dahab, no Egito. Israel é demais!