185
roteiros
124
cidades

Meus 7 dias em Tromso + Aurora Boreal!

Nem acredito que realizei esse sonho: ver a Aurora Boreal <3! Foi tudo ainda mais mágico do que eu esperava. Quem acompanhou os posts e os stories no nosso Instagram durante essa minha viagem para Tromso em janeiro/2018...

Como chegar à Machu Picchu

Machu Picchu é um destino maravilhoso! Recomendamos muito que você reserve um espacinho na sua agenda para conhecer esse lugar especial. Machu Picchu representa...

Fíji para mochileiros ou viajantes econômicos

É até difícil imaginar, mas Fíji é um país que recebe MUITOS mochileiros e viajantes mais econômicos! Acho que o marketing dos grandes e...

Estados Unidos muito além da Flórida e NY: Explorando o Oeste

Se você nos acompanha pelo Instagram, já deve saber que estamos passando 38 dias no oeste dos Estados Unidos, explorando Parques Nacionais e outros cantinhos naturais muito bem preservados pelos americanos. Estamos agora no Arizona!

Polinésia Francesa (Tahiti, Bora Bora e muito mais)

Taí um destino que faz parte da listinha de desejos de grande maioria dos viajantes. Muitos, ainda, sonham com Bora Bora ou alguma outra...

Algarve: nossas dicas pra sua viagem ser incrível

18 de agosto de 2018
6 comentários 685 visualizações
escrito por Raquel Furtado

Conheci o Algarve em agosto de 2018. O badalado balneário português estava na minha listinha de desejos há tempos. Ganhou ainda mais peso depois que visitei e me encantei pelo país. Não sei porque demorei tanto para visitar Portugal (o fiz pela primeira vez em 2017). Desde então, já embarquei com a TAP* para o destino 4 vezes!! Se pudesse, teria ido 40! Portugal me encantou em diversos sentidos: a culinária é maravilhosa, os são preços acessíveis, as opções de lazer pelo país são inúmeras… e isso tudo sem mencionar os vinhos!! Mas o texto de hoje é sobre um destino em especial – deixamos as dicas sobre vinícolas pra esse post aqui! Estão prontos para as nossas dicas do Algarve<3

* Aproveitando, a TAP está com uma novidade super legal para quem compra passagem com eles para a Europa. Os 3 primeiros dias de seguro viagem são grátis e os dias adicionais têm um preço especial com a April Brasil Seguro Viagem. É só se cadastrar pelo site da TAP após a compra da passagem. Lembrem que o seguro viagem é um item obrigatório pra quem vai à Europa – mas recomendado pra todas viagens internacionais, tá?

Dicas do Algarve: Um Guia Completo

Praias protegidas por falésias, formações rochosas impressionantes e grutas de tirar o fôlego. Ta aí uma rápida descrição do que o Algarve reserva. Mas não é só isso: a região ainda leva fama por suas festas em Villamoura, por ótimos restaurantes e pelos vilarejos charmosos como o de Carvoeiro.

mapa mostrando a localização do algarve e das falésias

Entendendo o Algarve

Ao contrário do que muitos imaginam, Algarve não é uma cidade, mas uma região ao sul de Portugal. Ela engloba diversas vilas e cidades, como Vilamoura – onde me hospedei durante a semana que passei por lá. As principais são Lagos, Portimão, Albulfeira, Carvoeiro e Faro (onde está o aeroporto).

Para se locomover pelo Algarve, o ideal é ter um carro. Ir para as praias de transporte público não é muito prático: dificilmente você vai conseguir explorar algumas praias sem precisar trocar de ônibus, por exemplo. Eu fui em um grupo de 10 amigas então nossa alternativa foi alugar uma van. Funcionou super bem!

Lembre-se que a maioria dos carros alugados em Portugal são manuais – e não automáticos, como acontece nos Estados Unidos.

Quando ir para o Algarve

Por ser um destino turístico de praia, o Algarve tem seu ápice no verão. Isso é bom e ruim: é nessa estação que todos os passeios estão funcionando e os restaurantes abertos. Mas é também durante o verão que há uma hiper lotação nas praias. Daquele jeito que se você não chegar antes das 9 ou 10 manhã não conseguirá um lugarzinho para sentar.

praia lotada no algarve

Eu recomendo o mês de setembro: água mais quente, fim de férias e menos gente. Outubro poderia ser uma ótima, mas pode chover um pouco mais que você gostaria. Maio também funciona bem, mas ainda não é tão quente. Evite agosto ao máximo.

Como chegar

De carro desde Lisboa são 250km até Albufeira pela auto-estrada A2.

De trem, essa mesma rota dura 3 horas.

Também é possível fazer o trajeto Lisboa – Lagos de ônibus. São 3h45 de viagem.

De avião a rota é Lisboa – Faro e dura não mais que uma hora de TAP. Faro é a única cidade do Algarve com aeroporto. Um Uber de lá ate Villamoura custa em torno de 20 euros.

O que esperar do Algarve

Em resumo: praias lindas e muitos turistas. Para fugir dessa hiper lotação, siga nossas recomendações ali de cima, sobre quando ir. Essa é uma das dicas do Algarve que valem ouro ;-)

Espere também passeios de caiaque em grutas, vilarejos charmosos, festas que viram a noite em Villamoura e praias de água fria – num bonito tom azul esverdeado.

O Algarve é um ótimo destino para o aluguel de barcos e um passeio pela costa.

Bairro a Bairro | Onde ficar no Algarve

Hospede-se em Lagos se você quiser ficar perto das principais praias do Algarve. A cidade é charmosa e conta com vida noturna, sem a muvuca excessiva de Albufeira. Uma dica de hotel charmoso é a Casa Mãe, já na saída da cidade. O hotel Carvi Beach Hotel está pertinho da Praia de Dona Ana. Uma opção mais econômica e central é o Suites Inn Lagos e Lalitana Guest House.

Na região de Carvoeiro, a Castelo Guest House é uma boa dica, perto da Praia do Carvalho – que é um vilarejo com vida própria.

Villamoura é uma região recomendada pra que busca mais vida noturna que diurna. Pra mim, as praias por lá não têm muito charme. A cidade é distante de Lagos, Carvoeiro e Albufeira, que são as mais interessantes se tratando de praias e passeios.

Praias do Algarve

As praias mais bonitas do Algarve estão entre Lagos e Albufeira. Em Lagos, os points mais famosos são a Praia do Camilo, a Praia da Dona Ana e a Ponta da Piedade. Carvoeiro é uma cidade turística e linda – muitos portugueses têm casas de veraneio por lá! A praia mais bonita por lá é a Praia do Carvalho – a da Marinha também chama atenção pela beleza. Albulfeira reserva a também famosa Praia da Falésia.

Em Albufeira, não deixe de dedicar um dia para a Praia da Marinha e para o passeio de barco ou caiaque pelas grutas. O destaque fica com a incrível Gruta de Benagil.

grutas de bengali: uma das minhas dicas no algarve

Gruta de Benagil

Cachoeira no Algarve

Não é praia mas… é linda! Se tiver oportunidade, não deixe de conhecer a Cascata Pego do Inferno. Coloca esse nome do Google!!

Restaurantes no Algarve

Em Lagos, recomendo comer no Bransos Steak & Shellfish ou no restaurante Vivendo. No centrinho, para um almoço ou lanche, recomendo o Goji LoungeCafé. Ele serve lencinhos saudáveis e deliciosos (c0mo açaí, avocado toats, saladas, etc).

Em Carvoeiro, experimente o  Le Crô Portugal, que serve tapas com bons vinhos ou o Bon Bon, que conta com uma estrela Michelin (e serve menu degustação).

Em Albulfeira, a dica é conhecer o restaurante e bar Quinta da Saudade (com comida típica) e o Al Quimia (comida contemporânea com menu degustação).

Em Vilamoura recomendo MUITO o restaurante Praia Na Vila. Ele é super famoso e vive cheio (recomendo reserva), mas a comida é maravilhosa. Lá pra tantas, ele se transforma em uma descontraída boate a céu aberto e a área comum, entre as mesas, vira a pista de dança. Por lá, na Praia da Falésia, recomendo comerem o poke japonês do Nosoloagua. Delicioso!

E assim, o nosso guia chega ao fim…

Mas e aí? Você já viajou para o Portugal? Tem alguma dicas do Algarve pra gente incluir aqui no post? Deixe suas dúvidas ou sugestões nos comentários – vou adorar conversar com você!

Quer conhecer mais destinos praianos incríveis na Europa? Então leia também nosso post sobre a Sardenha – nossa ilha preferida no velho continente!

fim do conteúdo do post

Para ver mais dicas e poder nos acompanhar em tempo real em nossas viagens…

Que tal seguir a gente nas redes sociais? =)
instagram tem atualizações diárias das nossas andanças pelo mundo e é nosso principal canal de interação com vocês! Nossa página no face tem fotos, dicas e links dos principais posts aqui do blog.
Já o YouTube tá aí pra que vocês nos conheçam melhor e acompanhem a emoção que é viver de blog, explorando o mundo mês a mês!
beijos e voa viagem, raquel Furtado, VamosPraOnde

Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!

  1. Raquel Furtado 20/09/2018

    Oi Clara,
    Não é uma promoção, na verdade. É uma nova condição especial… acho que por tempo ilimitado :-)

  2. Clara Notine 19/09/2018

    Oi Raquel, como vai?
    Até quando vale essa promoção da TAP?

  3. Raquel Furtado 01/09/2018

    Tem mais algum pra acrescentar aqui na listinha?

  4. Rodrigo Albuquerque 28/08/2018

    O Al Quimia é mágico! Um dos melhores que já comi

  5. Ana Luiza 15/08/2018

    Achei o Algarve lotado demais também. Não gostei. Acredito que a escolha do mês de agosto realmente atrapalhou, mas tenho amigos portugueses que dizem que mesmo em setembro as praias seguem cheias. Uma pena esse turismo desenfreado. Sou leitora assídua do blog. Parabéns