Vamos Pra Onde?

/

Andorra e a estação de ski Grandvalira

Grandvalira

Quem nos acompanha no Instagram sabe que somos viciados em snowboard. Pra gente não há sensação mas incrível que aquela que sentimos ao descer uma montanha toda branquinha de neve com uma pranchinha no pé. Se tiver neve powder, a gente praticamente enlouquece de alegria. Com um dia de sol, então? Dá até vontade de chorar! É bom demais!! Mas se ainda aparece um spa de três andares, em um hotel com selo da Leading Hotels of The World, nos esperando lá embaixo da pista.. Aí zerou a vida! Haha não dá pra melhorar!

Foi com esse espírito (e essas expectativas) que embarcamos pra Andorra, em janeiro de 2016.

Mas peraí, Andorra? Aonde fica mesmo esse lugar? É um país? Estado? Pertence à Espanha?

Vamos lá…

Andorra é um país bem pequenininho, localizado nos Pirineus, uma cadeia de montanhas entre a França e a Catalunha, na Espanha.

localização de andorra no mapa

linha pontilhada

Como chegar em Andorra

O jeito mais fácil de chegar é voar para Barcelona e de lá pegar um carro por cerca de 02:30 hs (210 km). Foi exatamente o que fizemos, conjugando com uma visitinha de dois dias na cidade. O transfer foi organizado pelo nosso hotel.

É possível fazer essa rota de ônibus também. As principais empresas são:

  • Andorra Direct Bus. Parte do aeroporto de Barcelona, passa pela estação de ônibus Barcelona Sants e continua viagem até Andorra.
  • Andorra by bus. Parte do aeroporto de Barcelona e vai direto para Andorra. O ônibus não entra na cidade de Barcelona. A viagem entre o aeroporto de Barcelona e Andorra dura três horas e quinze minutos.
  • Alsa. Parte da estação de ônibus Barcelona Nord e segue até Andorra. Atenção: Existem serviços diretos e serviços com múltiplas paradas, que demoram muito!

Nós nos hospedamos no vilarejo de Soldeu, a 20 km da capital, Andorra la Vella. Da fronteira com a Espanha até o hotel, passamos por apenas uma estrada que vai subindo um vale lindo até a fronteira com a França (em mais ou menos uma hora e meia você atravessa o país).

Importante: Nosso motorista nos informou que às vezes forma-se uma fila imensa de carros na fronteira entre a Espanha e Andorra. Nós não vimos nada disso e foi super tranquilo – inclusive nem pararam nosso carro. Mas fiquem preparados caso isso aconteça e levem água ou um lanchinho para o trajeto :-)!

Hospedagem em Andorra

Em Soldeu, nos hospedamos no Sport Hotel Hermitage Spa, um 5 estrelas maravilhoso com selo da Leading Hotels of the World. Ele fica na base da pista da estação de Grandvalira, a maior de Andorra. Existe uma outra estação chamada Vallnord, que a gente não conheceu.

linha pontilhada

Grandvalira, a maior estação de ski de Andorra

A estação de Grandvalira é muito bem preparada. Comparando com as estações da América do Sul ela é gigante, com 210 km de pistas, mas é menor, por exemplo, do que muitas estações nos Alpes franceses e suíços.

Grandvalira

Clique na imagem para ampliar

O custo-benefício, porém, compensa, já que o preço é bom, as filas para os lifts são muito pequenas (inclusive nos finais de semana), os teleféricos e gôndolas são bem rápidos, há variadas opções de alimentação, dois parks muito bons, pistas ótimas e vários pontos de acesso às montanhas.

Esse último ponto é muito interessante e um pouco diferente de outras estações que já estivemos. Como dissemos antes, a estrada principal de Andorra vai subindo o vale que corta o país da fronteira da Espanha até a fronteira com a França. E ao longo dessa estrada, há seis setores para entrar na estação de Grandvalira: Encamp, Canillo, El Tarter, Soldeu, Grau Roig e Pas de la Casa.

Grand Valira Andorra

Encamp é o setor mais próximo de Andorra la Vella (apenas 7 km). Ele é a melhor opção de acesso para quem está hospedado na capital. Em Encamp você pega uma gôndola bem extensa, chamada Funicamp, que te deixa no topo do pico de Cortals, a 2500 mts de altitude, entre os setores de Soldeu e Grau Roig. O único porém é que não dá pra fazer o ski-out até lá, sendo necessário pegar essa mesma gôndola no final. O que não é um problema, na verdade!

Em todos os outros setores, porém, é possível voltar para a base esquiando, mas é preciso ficar atento aos horários de fechamento dos lifts, já que dependendo do setor que você estiver, será necessário pegar um ou mais teleféricos específicos para voltar para a base desejada.

Os setores que nós mais andamos foram Soldeu (onde nos hospedamos) e El Tarter, onde se localiza um dos parks da estação. Além destes, também gostamos muito de esquiar em Grau Roig, onde está o outro park, o Xavi.

Em Soldeu e em Grau Roig, nós fizemos off pists muito bons, que vão ficar guardados muito tempo em nossas memórias. Mesmo dois ou três dias depois de nevar, a gente ainda conseguia encontrar neve powder entre as árvores, que por serem bem espaçadas, era tranquilo andar entre elas.

Veja aqui os valores do passe para a estação.

Grandvalira com crianças

Grandvalira também é uma ótima estação para crianças. Ela conta com algumas pistas enfeitadas com bichinhos e atrações infantis espalhadas pela montanha. Há ainda um bom número de boas pistas para iniciantes, e é possível contratar aulas individuais ou em grupos.

Também há um park noturno, que dá pra chegar de carro. Como nós não estávamos de carro e assim que chegávamos do ski íamos direto para o spa, acabamos não conhecendo.

A temporada em Andorra

A temporada em Andorra vai do final de novembro até meados de abril. Apesar de termos pegado neve excelente quando estivemos por lá, já ouvimos relatos de que a neve nos Pirineus não é tão constante, já que fica mais ao Sul (e em altitudes mais baixas) que os Alpes, por exemplo.

Quando nos perguntam se vale a pena ir pra lá, entretanto, abrimos um sorrisão e dizemos pra ir ontem! Andorra é muito lindo, e se a viagem incluir uma hospedagem no Hermitage, então, aí nem se fala, hehe! Pode ir de olho fechado!

hotel em andorra

Quer saber como foi nossa hospedagem no Hermitage? Clique aqui.

linha pontilhada

  • Roseanne
    24 de agosto de 2019

    Oi Raquel, onde encontra roupa para alugar em Andorra? não achei nada. Obrigada

    • Raquel Furtado
      Roseanne
      26 de agosto de 2019

      Oi Roseanne, tudo bem?
      Puxa me desculpa, vou ficar te devendo essa ajuda! Talvez no site oficial do turismo você encontre algo!
      Boa sorte

  • Larissa Clemente
    19 de janeiro de 2019

    Oi Raquel!
    Uma dúvida, eles só alugam equipamento ou roupa também? Vai ser nossa primeira experiência na neve e não temos roupas para esquiar.
    Obrigada!

    • Raquel Furtado
      Larissa Clemente
      22 de janeiro de 2019

      Oi Larissa, tudo bem?

      Você consegue encontrar roupas de ski para alugar, sim! 😉
      Aproveitem!!!

  • isabella
    3 de agosto de 2018

    Ola Raquel!

    adorei seu post.
    qual a dica que você da em relação a transporte entre as estações. Vale a pena alugar carro? ou existe um transporte bacana entre as estações?

    Obrigada

  • Jean
    11 de abril de 2018

    Oi Raquel, tudo bem ?

    Me diz uma coisa, por favor. Quais seriam as vantagens de Andorra em relação as estações de Sky próximas a Barcelona? Pelo que andei pesquisando, as de Andorra tem preços mais acessíveis para hospedagem e equipamento, certo ?

    Obrigado!

    • Raquel Furtado
      Jean
      15 de abril de 2018

      Isso mesmo! Achei Andorra excelente e com preços mais atraentes

  • Julieta
    29 de janeiro de 2017

    Olá Raquel,
    Obrigada pelas dicas.
    Vou brevemente a Andorra, vou ficar perto da zona de Canillo. Deste setor é possivel ir de teleférico até outro setor? Estou ainda a tentar perceber como funciona isto pois é a minha primeira vez a fazer ski 🙂

    Boas Viagens!

  • Michele Capiotti
    15 de janeiro de 2017

    Olá Raquel, tudo bem! Também sou blogueira de viagens e adorei conhecer seu blog. Vi que temos em comum a paixão pela neve! Pude observer que já esquiaste me diversos lugares, muito legal!
    Você teria alguma informação sobre aluguel de equipamentos? Vocês alugaram direto no hotel ou chegaram a verificar o aluguel em outros lugares?
    Abraços e muitas temporadas de esqui pela frente!!

  • Luciana
    11 de dezembro de 2016

    Olá Raquel,
    Irei em fevereiro com meu marido e vamos ficar no Piolets Centre Soldeu. Optamos por ele devido à localização. Pelo que entendi e em frente aos lifts principais. É isso mesmo? Você sabe me informar?
    Obrigada!

  • Lisane
    22 de novembro de 2016

    Felicidades casal! adorei as dicas de Andorra!!! é legal ficar em Canillo?

Deixe o seu comentário

Post Anterior
Majestic Hotel, Barcelona
Próximo Post
Petra, Jordânia