185
roteiros
124
cidades

Meus 7 dias em Tromso + Aurora Boreal!

Nem acredito que realizei esse sonho: ver a Aurora Boreal <3! Foi tudo ainda mais mágico do que eu esperava. Quem acompanhou os posts e os stories no nosso Instagram durante essa minha viagem para Tromso em janeiro/2018...

Como chegar à Machu Picchu

Machu Picchu é um destino maravilhoso! Recomendamos muito que você reserve um espacinho na sua agenda para conhecer esse lugar especial. Machu Picchu representa...

Fíji para mochileiros ou viajantes econômicos

É até difícil imaginar, mas Fíji é um país que recebe MUITOS mochileiros e viajantes mais econômicos! Acho que o marketing dos grandes e...

Estados Unidos muito além da Flórida e NY: Explorando o Oeste

Se você nos acompanha pelo Instagram, já deve saber que estamos passando 38 dias no oeste dos Estados Unidos, explorando Parques Nacionais e outros cantinhos naturais muito bem preservados pelos americanos. Estamos agora no Arizona!

Polinésia Francesa (Tahiti, Bora Bora e muito mais)

Taí um destino que faz parte da listinha de desejos de grande maioria dos viajantes. Muitos, ainda, sonham com Bora Bora ou alguma outra...

Tudo que você precisa saber sobre Bonaire, no Caribe

27 de Fevereiro de 2018
2 comentários 6857 visualizações
escrito por Daniel Gjorup

Em fevereiro de 2018, após encontrar através do Skyscanner uma passagem excelente para Curaçao com escala em Miami – e direito a um stopover de 2 dias – nosso colaborador Dani embarcou para o Caribe. O objetivo da viagem era descansar, apreciar paisagens maravilhosas e mergulhar bastante. O combo Bonaire e Curaçao, então, foi a escolha perfeita.

mapa ilhas abc, curacao Aruba e bonaire

Meus dias em Bonaire

Bom galera, vou contar um pouquinho pra vocês sobre como surgiu a ideia e como se desenrolou essa minha viagem pra Bonaire:

Eu tenho uma pegada mais de aventura enquanto minha namorada mais de turismo, resolvermos então dividir a viagem pra atender a todas as expectativas. Decidimos por três dias completos de mergulho em Bonaire e mais alguns em Curaçao. Nesse post vou falar um pouco de Bonaire.

Hotelaria

Bonaire é muito famoso por ser a casa dos mergulhadores. Fomos com esse intuito e focamos só nisso. Nos hospedamos no hotel Captain don, que fica mais ou menos no meio da ilha.

A localização é ótima, e o hotel conta com infra estrutura perfeita pro mergulho. Pudemos ver alguns hotéis nas proximidades que tem o mesmo esquema:

no píer do hotel em bonaire

O Captain don tem um ponto de mergulho na frente, ou seja, mergulhamos do pier do próprio hotel (foto acima) e já encontramos um cliff repleto de corais e cardumes de peixes. Foi um dos melhores mergulhos da ilha! Sem contar a facilidade de fazer mergulhos noturnos. Em literalmente 5 minutos eu saía do quarto e já estava entrando na água com todo o equipamento.

Recomendamos muito ficar num hotel nesse esquema, mesmo que signifique gastar um pouco a mais.

Alugamos todo o equipamento no hotel. Nos custou 45 dólares por dia (colete, respirador, nadadeira, lastro) e mais 30 dólares para “shore diving” por dia.

Deslocamento

Se você pretende mergulhar, recomendo muito que alugue um carro. Você vai precisar dele para carregar seus equipamentos.

Se pretende apenas turistas e gosta de bike, alugue uma! Você consegue explorar a ilha toda pedalando.

Mergulho em Bonaire

Barco

No primeiro dia estava um pouco adrenalizado, era minha primeira Dive Trip. Eu já tinha 25 mergulhos logados e minha namorada apenas tinha concluído o curso básico. Decidimos então pegar o barco do hotel e ir com um guia.

Pagamos 70 dólares cada para dois mergulhos guiados saindo de barco. Foram sensacionais e já estávamos ansiosos para o dia seguinte.

Shore Diving em Bonaire

Bonaire é muito famoso pelos mergulhos com saída da praia. A ilha toda é marcada com pontos de mergulho (são 86!!!), sinalizados com uma pedra amarela com o nome do local. Todos os lugares são marcados no mapa turístico que são disponibilizados nos hotéis e aeroporto. Super fácil!

pontos de mergulho em bonaire

Perguntamos no hotel quais os lugares que eles recomendariam levando em conta que eu nunca tinha mergulhado sem um guia. Começamos com um mergulho ali na frente do hotel mesmo e depois arriscamos mais dois lugares, colocamos todo o equipamento no carro que alugamos (como éramos só nós dois alugamos um compacto mesmo, o mais barato) e partimos.

No primeiro mergulho estava bem apreensivo, controlando o tempo, pressão do cilindro, profundidade… Mas deu tudo certo! O mergulho foi lindo e a confiança aumentou. Daí pra frente foi só alegria.

mergulho em bonaire

A cada mergulho estávamos mais deslumbrados e mais conectados com aquela imensidão azul, nadando junto com os cardumes.. Foi uma sensação indescritível.

Eu curti muito mergulhar sem um guia, com total liberdade para nadar aonde quisesse, e ao mesmo tempo é muito fácil mergulhar assim em Bonaire. Eu tinha recém concluído meu curso avançado e confesso que tenho facilidade de navegação. Em todos os mergulhos retornamos exatamente para o ponto de partida, e saber quando subir é minha maior dificuldade. Usei a tática de tantos minutos para um lado (sempre começando contra a corrente) e os mesmos minutos para o outro lado.

Empresas recomendadas pela secretaria de turismo de Bonaire

operadores de mergulho em Bonaire

No site oficial de bonaire, você encontra uma lista com vários dive tour operators recomendados.

Recomendamos usar sempre botas de borracha porque as praias são na sua maioria de pedra, e essas botas são essenciais pra não machucar os pés.

Nunca mergulhou ou que se aperfeiçoar?

Se você é iniciante, existem várias opções de cursos, desde o básico até especialidades como mergulho profundo, nitrox…

Guia para o mergulho

Também é oferecido serviço de guia caso não se sinta a vontade de mergulhar sem alguém que conhece a região, mas as águas tranquilas, ausência de correntes fortes e ótima visibilidade facilitam muito e os guias são dispensáveis.

O naufrágio Hilma Hooker

naufrágio Hilma hooker em bonaire

Foto Reprodução | tourismbonaire.com

Atentamos pro cuidado que devemos tomar com a profundidade. Como a visibilidade é muito boa perdemos a noção de quão fundo estamos, por isso o uso de um computador de mergulho é essencial. Atingimos a profundidade máxima de 30 metros no último mergulho, no naufrágio Hilma Hooker. Fechamos com chave de ouro.

Bonaire além do mergulho

Fora o mergulho apreciamos uma boa culinária, sempre acompanhada de camarões e duas coronas :). Aproveitamos os finais de tarde pra relaxar na piscina do hotel ou mergulhar do pier mesmo. Afinal estávamos no Caribe.

Quando ir a Bonaire

Bonaire pode ser visitado o ano todo, está fora da rota dos furacões e sempre faz sol. Nós fomos em fevereiro e pegamos dias chuvosos, algo que os locais falaram que é muito incomum.

chuva em bonaire

Em todo caso, eram chuvas esparsas, que não atrapalharam em nada nossa trip. Foi perfeito!

Ilhas ABC: Aruba, Bonaire e Curaçao

Recomendo muito que, uma vez em alguma das ilhas ABC, você tente conhecer as 3, se não, pelo menos duas.

  • Bonaire é perfeita para mergulho: é a melhor das 3 para a atividade
  • Curaçao é charmosa, repleta de praias lindas. Romântica, autêntica e de águas cristalinas.
  • Aruba tem uma área mais americanizada, com grandes resorts, restaurantes de rede e um centrinho para bater perna. Também tem muitas praias lindas e muitos esportes aquáticos.

A companhia aérea que liga as 3 ilhas é Insel Air. Ela tem inúmeras críticas referentes a atraso e cancelamentos, massss… é o que temos. Eu nunca tive problemas, mas uma amiga já teve.

linha para dividir posts

Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!

  1. DANIEL MORELENBAUM GJORUP 09/03/2018

    Eai Samuel, o equipamento todo custou 45 dólares por dia, fora isso pagamos 30 dólares por dia para shore diving. Esses 30 dólares cobrem os cilindros, que pode usar quantos quiser, dia ou noite.
    Fora isso pagamos uma taxa de 25 dólares, que é válida por um ano, para mergulhar no parque marinho de Bonaire.
    Qualquer dúvida só perguntar.

  2. Samuel 09/03/2018

    Fala, Daniel!! Excelente relato. Vc disse q alugou todo equipamento por usd 45.00, os cilindros estão incluídos nesse valor? E com relação a Shore diving? É uma taxa pro governo?