Vamos Pra Onde?

/

Guia Chile (dicas, índice de posts e perguntas frequentes)

capa chile
O Chile é um país que impressiona – seja pelas belezas naturais, pela sua forma geográfica tão distinta (fina e extensa), pelas cordilheiras, deserto ou pelo cenário tão variado. E é por isso que chegou a hora de falarmos um pouquinho sobre esse nosso vizinho tão querido. Que diga-se de passagem, é um dos meus países preferido da América do Sul <3.

Chile, América do Sul

Chile é um país para ser apreciado aos poucos e, sem dúvida, em mais de uma viagem. Dessa forma podemos curtir as duas estações que nos trazem cenários e atividades tão distintas no por lá: o inverno e o verão. De rafting a cavalgadas, de vinhedos a esportes de inverno, cidades cosmopolitas e um curioso solo semelhante a marte em meio ao deserto do Atacama, o Chile nos reserva surpresas realmente inimagináveis – sem contar a incrível Iha de Páscoa, a muitos quilômetros distante do continente, mas que não deixa de pertencer a esse país tão único.

O território chileno é no mínimo curioso: são 4.300km de comprimento e cerca de 175km de largura em média, o que acaba garantindo um clima altamente variado. No norte do país temos o Atacama, o deserto mais seco do mundo; no centro, um clima mediterrâneo bem agradável e no sul, para a alegria dos amantes de esportes de inverno, um clima alpino que garante neve, geleiras, lagos e fiordes de belezas inquestionáveis. Sem contar a Cordilheira dos Andes, que está presente em toda a costa ocidental.

A principal porta de entrada para o Chile é a capital, Santiago, onde está o Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez a apenas 20 quilômetros do centro da cidade. 

Os principais destinos do Chile

Os destinos mais procurados do Chile são, em ordem aleatória:

  • Deserto do Atacama – O deserto mais seco do mundo, com paisagens incríveis e a possibilidade de ver um céu inesquecível!
  • Patagônia – Os maravilhosos lagos e a vida pelas imediações da Carretera Austral.
  • Torres del Paine – Provavelmente o mais belo parque chileno, a 110km de Puerto Natales.
  • Região dos Lagos – Paisagens selvagens, vulcões e lagos de degelo que impressionam
  • Pucón – Um balneário famoso para os Chilenos, repleto de atividades e noitadas; sem contar a incrível possibilidade de subir um vulcão!
  • Corralco – Ótimo destino tanto no verão quanto no inverno para um primeiro contato com esportes de neve.
  • Santiago – A capital, repleta de bons restaurantes e hotéis e cercada por vinhedos belíssimos.
  • Valparaíso – Famosa pelo clássico cartão postal das casinhas coloridas e pela casa de Pablo Neruda, a cidade é o segundo destino mais procurado no Chile.
  • Viña del Mar – Um dos mais importantes balneários do Chile.
  • Valle Nevado – A principal estação de ski do país.
  • Chillán – Mais um complexo de ski do Chile.
Em 2012, o Vamos Pra Onde passou um mês no Chile durante o verão e uma semana no inverno. A primeira viagem foi dividida em três partes: Patagônia, Região dos Lagos (cruzando até Bariloche, na Argentina) e Deserto do Atacama, com uma rápida passagem por Santiago. A viagem foi simplesmente maravilhosa e é um roteiro diferente que recomendamos muito.
Já na segunda viagem, no inverno, fomos para Farellones, na Cordilheira dos Andes, para esquiar em Valle Nevado. Farellones é uma cidade que oferece opções de hospedagens mais em conta – e é uma ótima pedida para quem busca cabanas e pousadinhas aconchegantes na montanha. Aproveitamos para passar por Santiago, visitar vinícolas e conhecer sua vizinha Viña Del Mar.

Santiago

Santiago é uma cidade que pode ser visitada em um final de semana ou em um mês inteiro, devido à proximidade com diversos outros pontos de interesse no país, como a Vinícola Concha y Toro e as cidades Valparaíso e Viña del Mar, muito próximas entre si. Para quem gosta de bons hotéis, bons restaurantes e adora dar uma fugidinha do país, uma ida à Santiago pode ser uma boa pedida para um final semana ou feriado curto em que existam passagens promocionais.

Agora a nossa meta no Chile é conhecer Torres del Paine – deve ser a nossa próxima grande viagem se tudo der certo! :) (atualização: e foi!! estivemos lá em dez/2014 e ficamos simplesmente encantados! Vale a pena!)

Chillán

Fomos também, em 2015 esquiar em Nevados de Chillán e aproveitar o Valle Nevado mais uma vez!

Devido à extensão diferenciada do país e a grande variação de latitude, cada região possui um clima diferente, um período de chuvas diferente e uma época ideal para visita diferente. Destacamos abaixo as principais regiões e detalhamos o clima mês a mês:

Para aproveitar a viagem e dar uma esticadinha no alto da montanha para ver neve, viaje em julho, agosto ou setembro. Mas se prepare para o frio, as temperaturas variam entre 5ºC e 10ºC. O clima no verão é seco, com pouquíssima chuva e noites agradáveis. Em março e abril, espere noites bem mais frias.

Torres del Paine

A região possui um clima super imprevisível, com sol, neve, ventos superiores a 100km/h e muito frio e calor podendo tudo ocorrer no mesmo dia. O Parque, entretanto, só fica aberto em uma temporada específica, de Setembro a Abril. Não é possível visitar Torres del Paine no inverno. A melhor época, mas também altíssima temporada, é dezembro e janeiro. O mês mais barato para hotéis é outubro. Estivemos por lá em dezembro e adoramos! Leia mais…

Atacama

O Ataca é o deserto mais seco do mundo e as chuvas por lá são quase inexistentes, mas… o que ninguém conta pra gente, é que há um período em que realmente chove no Atacama – e estraga completamente o seu passeio.

As chuvas por lá não são tão raras quanto a gente imagina.. Sim, é o deserto mais seco do mundo, mas lembrem-se de que ele é enorme! Ao longo dos seus mais de 1.000 km de extensão, as paisagens e o clima não são homogêneos. Em alguns lugares não chove há vários séculos (há quem fale em milhões de anos), mas na região de San Pedro a história é outra. No chamado inverno altiplânico, que ocorre entre janeiro e março, as chuvas são, realmente, comuns

Dica sobre o Chile:

Quanto mais para o sul do Chile, mais compridos são os dias durante o verão e mais curtos durante o inverno. Em cidades como Pucón, o sol se põe somente às 22h no verão, permitindo um ótimo aproveitamento do dia, mas uma noite curta para aqueles que gostam de aproveitá-la. Leve isso em conta ao organizar passeios pelo país.

Qual o seu destino preferido no Chile?

linha pontilhada

  • Maria do Carmo Mendonca
    17 de agosto de 2017

    Antônio Carlos Pereira me envie o contato desse apto por favor!

  • Bianca
    5 de agosto de 2017

    Amei o post, quel! Estou planejando viajar pela América do Sul em novembro! Tenho o mês todo hehe vou incluir Torres del Paine no roteiro … (:

  • Tania Mary
    28 de setembro de 2016

    Estou indo pela segunda vez ao Chile. Porém meu namorado não conheci estou querendo levar para conhecer o sul do Chile. Pretendo pegar um avião e descer. Eu conheço Puerto Vara e arredores estou na dúvida se vou para lá com ele ou se desço para Puerto Natales ou Punta Arena. Se possível diga-me qual a melhor opção e o que tem de atrativos destes locais e quantos dias são necessários para conhecer.

  • Maria
    24 de setembro de 2016

    Estou querendo ir com minha filha adolescente, em julho/17. Estou providenciando a minha CNH ainda, portanto, acho q nao conseguiria locar um carro. Quais as dicas: seria melhor? fazer pacote; comprar individualmente vôo e hotel;incluir no pacote passeios, ou pagar por eles lá… Minha filha quer ir pra conhecer a parte mais fria do Chile. O que sugerem??

    • Ana Clara
      Maria
      21 de março de 2017

      Olá, estou indo para o Chile pela primeira vez em Abril mas só vou ter 3 dias e realmene nao sei para onde ir, queria muito explorar o atacama mas acho que pode ficar muito corrido, alguem tem alguma dica de como posso aproveitar bem a viagem? Santiago é o que menos me intetessa :/.
      Obrigada!

  • Marco Pires
    18 de setembro de 2016

    Ola, sou representante de uma empresa de turismo no Chile, Vinicolas, Vale Nevado, Portillo, Viña del Mar e Valparaiso,Cajon del Maipo,Bali Hai.
    E tambem contaros com proprietarios de Apart Hotel no centro de Santiago.

    marco.apires@icloud.com

  • Mirian
    13 de julho de 2016

    Gostaria de saber se alguém já foi ao Chile de carro,estou querendo fazer essa viajem,para ir conhecendo as cidades até lá.Será que alguém pode me dar alguma dica importante?!

  • Erica
    6 de junho de 2016

    Olá!!! Eu pretendo ir ao chile em agosto e ficar em santiago..gostaria de saber um hotel bom, não muito caro e bem localizado em santiago.
    Obrigada!!

    • Sandra Umbelina
      Erica
      12 de julho de 2016

      Gostaria de ter informações sobre hotéis em Santiago

    • Antonio Carlos Pereira
      Erica
      30 de julho de 2016

      Erica, estou indo ao Chile em Agosto também, sempre que viajo minhas hospedagens são pelo airbnb, alugo o ap todo e fico de boa. fui lá em dezembro ultimo e fiquei muito proximo do palacio La Moneda. Onde ficarei de novo. Chego dia 23;08 e ja fiz minha reserva, um ap super joia, bem recomendado e perto de tudo, 8 dias por 900,00….show.
      Fica a dia e boa viagem!!!
      Antonio Carlos

  • sabrina santos costa
    26 de março de 2016

    O chile é um país maravilhoso apaixonante, fui em outubro de 2014,as geleiras estavam derretendo mais ainda tinha muita neve, fui com 5 amigas e compramos tudo por conta, passagens em promoção pela tam, hotel em promoção pela decolar ( claro horas de pesquisa) fizemos passeios nos três primeiros dias de metro (que é acessível, fácil e barato ) e os outros sete dias alugamos carro que também peqamos uma promoção pagamos 5 dias e ganhamos mais dois, foi ótimo; Fizemos as contas e compensava muito mais porque as empresas de turismo cobram preços absurdos nos passeios, e muitos deles podem ser feitos também de metro, menos o vale nevado; Enfim o Chile é maravilhoso vou voltar em breve;

    • ROSE
      sabrina santos costa
      29 de maio de 2016

      Sabrina, olá! Quando você foi, teve um roteiro para seguir?

    • Geisa
      sabrina santos costa
      7 de fevereiro de 2017

      Oie sabrina tudo bem? Estou organizando a minha viagem… poderia me dizer aproximadamente qnto vc gastou para eu ter uma base e poderia me indica alguns lugaresp visitar? Obrigada vai ajudar mto… é um sonho a realizar ir p o chile

  • Kawalk blog
    15 de julho de 2015

    Sou apaixonada pelo Chile! Já fui para lá 4x! Morro de vontade de voltar para cruzar o país do norte ao sul de carro! :)

  • Leonardo Pessoa
    11 de maio de 2015

    Boa, Quel! De olho por aqui!
    Estou planejando ir em Agosto e ficar 8 dias em Santiago.
    Me interessei particularmente pelos passeios nas Vinícolas.
    Alguma dica de lugar pra ficar custo/benefício? Onde visitar na região?

    Beijão!

    • FLAVIO COSTA
      Leonardo Pessoa
      5 de janeiro de 2017

      Estou planejando ir ficar 8 dias em Santiago.
      Me interessei particularmente pelos passeios nas Vinícolas.
      Alguma dica de lugar pra ficar custo/benefício? Onde visitar na região?

Deixe o seu comentário

Post Anterior
Sofreu algum problema com companhias aéreas? Leia esse post!
Próximo Post
5 praias imperdíveis em Porto de Galinhas e arredores