Vamos Pra Onde?

/

Village du Livre: Cidades Literárias na França

Montolieu

Imagine visitar o interior da França, observando ovelhas ou vinhedos e, de repente, se deparar com uma cidade que parece que veio diretamente da idade média. Você sai do seu carro para fotografar, esperando uma vila pacata e vazia. Mas, em vez disso, encontra ruas estreitas muito movimentadas, cheias de mesas lotadas de livros. Fachadas coloridas de livrarias especializadas se alinham na rua principal, além de galerias de arte e lojas especializadas em artesanato. 

Seria esse o paraíso para os amantes de livros? Podemos dizer que sim, pois você acaba de encontrar uma das cidades literárias (também conhecidas como Villages du Livre) espalhadas pela França! 

Cidades Literárias na França

O que são as cidades literárias?

Cidades Literárias são uma federação de 8 vilas e cidades em toda a França que promovem o comércio de livros de segunda mão. Elas se tornaram um destino cultural e atraem amantes de livros de todas as partes do país.

De forma ambiciosa, mais de 90 livreiros, artesãos e artistas fazem parte dessa iniciativa, que trouxe novos habitantes para as aldeias e começou a atrair moradores e turistas, bibliófilos e colecionadores, além de claro, os turistas.

Por vários anos, as aldeias organizam diversos tipos de eventos, dentre eles:

  • Feiras de livros de antiquários, 
  • Encontro de autores, 
  • Conferências e mesas redondas para artistas de vários gêneros, para artesãos e criativos que trabalham no comércio de livros; 
  • Palestras e eventos de literatura; 
  • Workshops sobre tipografia, impressão, gravura, ilustração, caligrafia, iluminações, encadernações, fabricação de papel e muito mais. 

Além disso, as vilas também abrigam festivais de literatura juvenil e exposições.

Montolieu, a vila literária mais famosa da França!

Dentre as 8 opções que você pode visitar na França, está Montolieu. Ela fica a cerca de 20 minutos a noroeste de Carcassonne e a 45 minutos de Toulouse.

Ela é um ótimo exemplo sobre o que significa ser uma cidade literária de sucesso e não é por acaso. Existem dezenas de livrarias interessantes, artistas e artesanatos, museus e também inúmeras lojas e restaurantes para um dia agradável.

monteie

Nesta vila, que fica bem no sopé do Montagne Noire, cercada por vinhos Cabardès, milhares de visitantes por ano entram em uma biblioteca gigante, onde as ruas estreitas são os corredores e as lojas são as várias salas e os cantos escondidos.

Como mencionamos, Montolieu é sem dúvida a cidade literária mais bem-sucedida da França. É a visão de um homem – Michel Braibant – que queria celebrar não apenas livros, mas sua produção e seu papel mais amplo nas artes e na cultura.

Montolieu é famosa não apenas por suas dezenas de livrarias, mas por seus artistas e galerias, além de uma coleção de artes plásticas de classe mundial que atrai visitantes de todo o mundo. 

O que fazer em Montolieu?

Na hora de visitar França e sua Village du Livre mais conhecida, não deixe de ver o popular Museu de Artes Literárias, o Musée des Arts et Métiers du Livre. 

Nele você pode passear por exposições sobre a história da escrita e da publicação ou assistir a uma demonstração sobre fabricação de papel, impressão e outras artes livres.

Outras sugestões sobre o que fazer durante sua visita incluem:

  • Encontrar um exemplar de algum livro antigo e raro;
  • Entrar em contato com diversas peças de arte encontradas em galerias e museus;
  • Passear pelo vilarejo e visitar a igreja de Saint-André.

Certamente Montolieu é um dos lugares mais maravilhosos e tranquilos para os amantes de livros e das artes literárias e, com certeza, pode justificar um pequeno desvio durante a sua próxima viagem à França.

 

Deixe o seu comentário

Post Anterior
Dicas de bate-e-voltas incríveis desde Paris
Próximo Post
Top 5 praias para descansar