Fotografei bastante a Aurora Boreal durante minha viagem para Tromso, em janeiro/2018. Me lembro que pesquisei muito quais seriam as técnicas ideais para conseguir boas fotos. Como vocês sabem, a Aurora Borel pode ser observada em noites de céu aberto sem a interferência de luz (como luzes da cidade, por exemplo) e para conseguir fotografá-la, é necessário programar a câmera para capturas nessas condições de escuridão intensa.
dicas para fotografar a Aurora Boreal
Indo direto ao ponto, a configuração que mais usei foi essa abaixo – mas fiz algumas alterações dependendo da intensidade da Aurora (que varia a cada dia) e da interferência de luz:
f4, ISO 400, 20’’ e foco manual próximo a infinito
A câmera usada foi uma Sony Alpha 6000 com uma lente também Sony grande angular (10-18mm F4). Essa câmera custa em torno de U$500. Eu a recomendo muito por ser pequena, trocar de lente, ter um preço bem justo e ser de ótima qualidade. Comprei da BestBuy quando fui aos Estados Unidos.
Usei também um tripé da marca Sirui, mas recomendo ainda mais a marca Manfrotto. Existe um bem levinho e estável, ótimo pra viagens, que estou namorando =).
Obs: as fotos acima foram tiradas com diferentes configurações, em dias diferentes e com objetivos diferentes. Na primeira, a ideia era mostrar a Aurora como ela realmente aparecia, com baixa intensidade. Na segunda, o objetivo era mostrá-la sobre o nosso hotel – então aumentamos bastante o tempo de exposição para registrar o hotel. Na terceira, as luzes da cidade sairiam muito fortes se deixamos o tempo de exposição muito alto, então o diminuímos – o que implicou em um registro mais sutil da auroral. Note que as configurações da câmera também influenciam na tonalidade da aurora boreal. Interessante, né?
Para fotografar a Aurora Boreal, você vai precisar de:
- um bom tripé
- uma câmera com controle de funções (Iso, abertura, velocidade)
- essa câmera configurada no modo manual
- luvas (porque faz muito frio mesmo!!!)
- lanterna (pode ser a do celular) caso você queira fotografar pessoas também
- preferencialmente uma lente grande angular (vai deixar a foto mais bonita por capturar uma área maior)
- baterias extras (eu não precisei, mas o frio costuma acabar rápido com algumas baterias)
Abertura do diafragma
O ideal é a deixar a abertura do diafragma (f) no menor número possível. Isso indica que ele estará mais aberto, permitindo a entrada de mais luz – o que favorece capturas em ambientes escuros.
ISO
O ISO é a luz artificial que a gente adiciona à câmera. Um ISO mto alto dá ruído e deixa a foto pixelada. Muitos aumentam o ISO ao máximo para conseguirem tirar fotos em ambientes escuros, mas a gente não recomenda aumentá-lo tanto, para manter a qualidade da imagem. (Na média normal: acima de 800 já da um ruído significativo)
Distância focal
A distância focal (o foco da foto) deve ser deixado no manual e colocado próximo a infinito (pode usar a marcação da lente mesmo) – para que o fundo da foto (onde está a Aurora) não saia borrado.
Velocidade do Obturador
O tempo de exposição (ou Velocidade do obturador) tem extrema importância aqui. Quando maior o tempo da câmera para tirar a foto (ou seja, quanto mais tempo aberto o obturador) mais luz entra. O importante é se atentar a deixar a câmera completamente estabilizada. Durante os segundos em que a foto é tirada, qualquer movimento na câmera deixa a imagem capturada “tremida”. Faça testes na sua câmera para identificar qual exposição permite que a sua captura da Aurora fique mais bonita e real.
como Fotografar a Auroral Boreal com pessoas no primeiro plano
O importante aqui é respeitar as configurações para fotografar a Aurora, mas fazer alguns ajustes, se necessário, para que o primeiro plano da foto (as pessoas) saiam com boa definição também.
Uma dica que damos é que, enquanto a foto é tirada, as pessoas sejam iluminadas (por cerca de 1 a 3 segundos) com uma lanterna (nós usávamos a lanterna do celular mesmo). Jogue a luz nas pessoas movimentando tranquilamente enquanto as ilumina por completo. Depois tire a luz da cena a ser capturada (vc pode apagar a lanterna ou simplesmente virá-la para trás da câmera – fazíamos isso às vezes pq, com o frio na mão, ficava difícil desligar a lanterna do celular rapidamente).
Note que como o tempo de exposição será alto (muito provavelmente será maior que 10 segundos) as pessoas precisam manter uma postura imóvel – senão sairão tremidas e sem nitidez na foto! A iluminação com a lanterna, entretanto, ajuda nessa nitidez.
Mariana Araujo Neves Lima
Será que no lugar é possível pagar para ter algumas fotos ? fui ver o preço dessa que vc falou, está mtt longe do meu orçamento 🙁