Costa Sul da Califórnia: O Guia Completo
Uma das minhas regiões favoritas no mundo é a costa sul da Califórnia. MESMO! Se você procura dicas de roteiro na Califórnia ou detalhes do que fazer na região, principalmente no sul, encontrou o artigo certo!! Sou apaixonada pelas cidades (que na verdade mais parecem vilas), pelo povo (tranquilo, simpático e que praticamente respira surf) e pelas praias (que apesar de serem de água fria, são sempre cercadas por gramadões repletos de mesas de piquenique, banquinhos e áreas com churrasqueiras públicas).
Já viajei 3 vezes de carro pelo sul da Califórnia e tenho muitas dicas para compartilhar. Apesar de serem “apenas” 360km de costa de Santa Barbara a San Diego, há muito pra ver! Eu já fiz base em Santa Bárbara, Malibu, La Jolla, Dana Point, Laguna Beach, Huntington Beach, Venice e Santa Monica. Assim, consegui passar pelo menos um dia em cantinhos especiais como Encinitas, Del Mar e Corona Del Mar.
Nesse artigo você encontra uma série dicas para uma viagem de carro pela Califórnia.
A COSTA SUL DA CALIFÓRNIA
Coqueiros e mais coqueiros, casas deslumbrantes beira-mar, extensos gramados perfeitamente cuidados, surfistas descalços por todo lado, aulas grátis de yoga acontecendo nos parques, muito sol e uma “vibe feliz e tranquilona”: parece o cenário de um seriado ou filme americano – mas é a realidade californiana.
O Sul da Califórnia então, nem se fala. O clima é mais ameno, o sol sempre muito presente, as praias são tranquilas e repletas de famílias e surfistas. Essa é a minha região preferida do estado.
Essa viagem pela Costa Sul da Califórnia é para quem gosta de passear a pé por centrinhos charmosos, gosta de viajar de carro e de lugares tranquilos, com pouco agito e uma vida mais ativa e saudável. Essa viagem não é indicada para quem quer fazer uma viagem econômica (a Califórnia é cara $$$) nem para quem quer sossegar em um resort na praia (há destinos mais adequados pra isso). A viagem pode ser entre amigos, família ou casal.
Nesse texto você vai ler:
- Visão Geral (sobre a costa sul, melhores bases, quanto tempo ficar)
- Melhor época no sul da Califórnia
- Sugestão de Roteiros (5, 7, 10, 12, 15 dias)
- Detalhamento de todas as cidades da costa
Visão Geral: Sul da Califórnia
A Califórnia é um grande estado dos Estados Unidos e tem muita coisa pra se explorar por lá: Parques Nacionais, praias, cidades charmosas, regiões de vinícolas, grandes cidades, desertos, cachoeiras e por aí vai. O ponto mais norte da Califórnia é Smith River, já praticamente divisa com o Oregon. A cidade mais sul é San Diego, já na divisa com México.
San Franciso é um ótimo ponto de entrada pra quem deseja explorar o norte do estado, enquanto Los Angeles é perfeito para quem viaja pelo sul.
O sul da Califórnia é a região que se extende de Santa Bárbara a San Diego.
De Santa Bárbara a San Diego são aproximadamente 6 horas de carro (360km) descendo pela costa. Vários pontos nesse trecho merecem uma parada. Alguns, merecem ainda uma pernoite e outros, uma estadia mais longa – como é o caso de Santa Bárbara, Malibu, Santa Mônica (ou LA), Laguna Beach e La Jolla (ou San Diego) por exemplo. E esse artigo é exatamente sobre isso. Vou responder as perguntas que mais escuto:
- Como montar um roteiro pelo sul da Califórnia?
- Onde fazer base ao viajar pelo sul da Califórnia?
- Quantos dias de viagem dedicar ao sul da Califórnia?
Então vamos lá!
É importante saber que o ideal é fazer uma viagem pelo sul da Califórnia carro – apesar de também ser possível fazer uma linda viagem de trem. O carro te garante mais liberdade.
como montar um roteiro pelo sul da califórnia
Eu considero que o sul da Califórnia tem 2 trechos: De Santa Bárbara à Santa Mônica (Los Angeles) e de Santa Mônica à San Diego. O primeiro trecho de carro, pela costa, é feito em 2 horas sem paradas. O segundo, em 4 horas.
Se você opta por dirigir pela Highway (a auto estrada), o trajeto é mais rápido. De San Diego a Los Angeles são apenas 2 horas. O que é ótimo: pode pousar em Los Angeles e, depois de explorar a costa até San Diego, voltar dirigindo mais rapidamente pela Highway.
Qual dos trechos é mais bonito?
Bom, eu costumo dar mais ênfase, em minhas viagens, ao trecho de Santa Mônica à San Diego. Gosto mais desse clima relaxado que essa região oferece, além das cidades menores e menos turísticas. Além disso, sou apaixonada por Del Mar e Laguna Beach, e ambas ficam nessa parte do roteiro. Inclusive Laguna agora finalmente conta um hotel boutique lindo demais e Del Mar tem um hotelzinho pé na areia delicioso também.
Acho super conveniente pousar em Los Angeles e descer até San Diego nesse roteiro. Nã vejo muita necessidade de subir até Santa Bárbara, pra ser sincera.
Dito isso… eu também já pernoitei em Santa Bárbara e Malibu, e explorei um pouco a região do trecho 1 – que eu também adorei, não me entenda mal.
onde fazer base / onde dormir no sul da califórnia
Se você prefere mais estrutura e cidades maiores, faça suas bases em Los Angeles e San Diego.
Se você é como eu e gosta de viajar com calma, explorando cidades menos turísticas e se sentir quase como um local, hospede-se em La Jolla (ou Del Mal), Laguna Beach e Venice.
quantos dias dedicar para o sul da califórnia
Eu recomendo uma semana pra quem quer se sentir como um local e gosta de curtir uma praia sem pressa, fazer piquenique no gramado, caminhadas e conhecer diferente restaurantes.
Se você prefere só conhecer algumas cidades e não necessariamente curtir a praia ou passar o dia todo em uma cidadezinha pequena, 4 dias são suficientes.
MELHOR ÉPOCA NA Costa Sul da Califórnia
O sul da Califórnia tem clima do tipo mediterrâneo. Os verões são quentes e os invernos amenos e úmidos.
Na costa, a temperatura média gira em torno de 21°C – 27°C (e sobe bastante nos dias mais quentes do verão). Temperaturas muito baixas praticamente não existem.
No verão, de junho a agosto espera-se dias mais quentes e mais sol. Como a Califórnia é um deserto, esse calor pode ser bem intenso. Por ser época de férias, também, o estado fica bem mais cheio. A famosa névoa do estado é real e acontece geralmente nessa época, mas costuma desaparecer ao meio-dia.
A primavera (final de março ao início de maio) é considerada uma das melhores épocas para essa viagem. Fui em abril e peguei dias lindos, quentes e mergulhei tranquilamente no mar (apesar da água ser sempre gelada) e só ví nuvens em San Diego. Em maio tive uma experiência muito semelhante. Eu considero a primavera uma época excelente para uma viagem na Califórnia.
O outono também é interessante, mas fui em setembro e peguei dias nublados e chuva em Laguna Beach (o que é bem raro de acontecer). De qualquer forma também peguei bastante sol e uma água do mar menos gelada que na primavera (pra mim estava até agradável). Também já fui em outubro/novembro e peguei noites frias e dias agradáveis. Não entrei no mar mas fiquei tranqüilamente de biquíni na praia.
O inverno costuma ser agradável também, mas é mais chuvoso. É a única época que eu realmente evitaria. A não ser que você queria combinar costa com uma montanha para ver neve!
Retirei os dados abaixo do Google. Veja a temperatura anual e a precipitação em San Diego, Laguna Beach e Los Angeles:
Roteiros na Costa Sul da Califórnia
Em uma viagem de 10 dias, por exemplo, dá pra viver uma experiência incrível no trecho sul. Dá pra subir um pouco mais e ir até Santa Bárbara também? Dá! Mas será uma experiência diferente: ou menos dias em cada destino, ou menos destinos próximos entre si. Te ajudo a decidir o seu roteiro com uma boa descrição de cada cidade da costa. Mas, se você quiser ainda uma sugestão de roteiro ideal, aí vai:
Eu sempre recomendo, em qualquer viagem, fazer a “parte chata” primeiro e depois a boa. Por isso, os roteiros começam com o deslocamento até uma ponta extrema da rota e seguem com o retorno lento até o ponto de início.
Roteiros de 5, 7, 10 ou 12 dias no sul da califórnia
Nesse caso, pousando em LA, você deve dirigir até San Diego e voltar, rumo ao aeroporto, parando nas cidadezinhas de interesse.
7 noites
- 3 noites em La Jolla ou Del Mar,
- 2 noites em Laguna Beach
- 2 noites em Santa Mônica ou Venice
10 noites
- 4 noites em La Jolla ou Del Mar,
- 3 noites em Laguna Beach
- 3 noites em Santa Mônica ou Venice
12 noites
- 3 noites em La Jolla
- 2 noites em Dana Point
- 4 noites em Laguna Beach
- 3 noites em Santa Mônica ou Venice
Ou
- 3 noites em La Jolla
- 2 noites em Dana Point
- 3 noites em Laguna Beach
- 2 noites em Santa Mônica ou Venice
- 2 noites em Santa Bárbara
Conhecendo as cidades da Costa Sul da Califórnia
Esse detalhamento começa do extremo sul do estado, em San Diego, e termina em Santa Bárbara, a cidade mais ao norte da região conhecida por sul da Califórnia.
San Diego / La Jolla
San Diego é como LA: uma cidade grande, movimentada, com prédios, outlets, vida noturna agitada, etc. Se é isso que você busca, dedique alguns dias em ambas. Eu particularmente procuro deixar isso de lado e curtir mais a natureza e a autenticidade da Califórnia. Por esse motivo, minha sugestão de roteiro foca em outras cidades que não essas – com excessão de La Jolla. La Jolla faz parte de San Diego mas é considerada uma comunidade (quase à parte) que reune diversos bairros. São cerca de 45.000 habitantes.
Considero La Jolla um início perfeito para essa viagem: você vai se familiarizando aos poucos com esse clima mais relaxado da costa e com os pequenos centrinhos comerciais (que muitas vezes se resumem a uma rua principal e poucas perpendiculares). La Jolla está a um pulo do centro de San Diego – então é bem fácil experimentar o clima de cidade grande quando quiser.
Nos textos O que fazer em La Jolla e Onde ficar em La Jolla você encontra uma série de sugestões para esse seu momento da viagem. Eu incluí algumas escapadinhas para o sul de San Diego, também, que considero que valem a pena – como Sunset Cliffs. Se quiser saber ainda mais sobre a cidade, leia O que Fazer em San Diego.
Adiantando, nos hospedamos uma vez no Pantai Inn (US$250+) – amei, é como alugar uma casa com serviço de hotel e café da manhã; outra no Inn by The Sea at La Jolla (US$100) – por ser mais em conta numa ótima localização. Um hotel maior e muito bem avaliado é o La Valencia (US$200).
Del Mar
Coladinha em La Jolla está Del Mar. Essa cidade me conquistou por diversos motivos (como a arquitetura charmosa das casas) mas principalmente pelo lindo parque Seagrove, que se extende até o Powerhouse Park and Beach. Como ele começa numa parte mais alta (como um morrinho), ele garante uma vista linda da costa. Acho que na minha próxima ida à Califórnia, me hospedarei por lá, de preferência no Del Mar Beach Hotel (pé na areia, super clean e totalmente vibe Califórnia).
Solana Beach
Uma cidade sem muitos destaques além de um centrinho fofo. Comparada ao restante do sul ca Califórnia, não me atraiu tanto.
Cardiff-by-the-Sea
Não dediquei muito tempo para conhecer a pequena Cardiff, mas vi uma cidade bonita. Ao lado da praia principal está uma extensa área de camping repleta de trailers. Acredito que essa seja uma boa parada para quem viaja nesse estilo. Acampar de cara pro mar é sempre uma delícia!
Uma dica aqui é alugar uma das camper vans da Vintage Surfari Wagons e fazer base em Cardiff ao explorar a costa sul. Eu aluguei uma kombi super estilizada com eles em 2018 e a experiência foi maravilhosa!
Ah, nessa parte, o trem passa bem pertinho da praia. Pode render boas fotos ;-)!
Encinitas
Encinitas é uma cidade pequenina (em torno de 65.000 habitantes) com um estilo meio hippie chique. Ela é bem relax, com clima de surf e casas que parecem (e devem mesmo) ser caríssimas. Uma curiosidade legal é que em 1937 um guru do yoga se instalou por lá e escolheu a cidade para criar seu centro de meditação (que existe até hoje). A partir daí, Encinitas atraiu várias pessoas com essa “energia” mais zen e alternativa. Vemos facilmente o reflexo desse estilo de vida nos restaurantes e lojinhas por lá.
Adorei tudo que vi! O centrinho é mega charmoso e tem um ar de férias com aquela vibe de casa de praia (sem as multidões ou restaurantes pega turista).
Se você quiser se hospedar em Encinitas, recomendo o Twelve Senses Retreat, membro da Design Hotels.
A cidade é perfeita para uma escapadinha de fim de semana ou mesmo um bate-e-volta como fiz. Não há tanto o que explorar, a não ser a Swami’s Beach (bonitinha, com um gramado pequeno mas charmoso em sua “entrada”), o Self-Realization Fellowship Retreat (da história que contei acima) que abriga um jardim de meditação, e o jardim botânico da cidade (que eu não cheguei a visitar).
Leucadia
Fiz esse trecho pela “estrada” perto do mar e talvez por isso tenha perdido o centrinho comercial de Leucadia. Entretanto, vi mirantes lindos e casas de babar. A Moonlight State Beach tem um acesso mais fácil e conta com parquinho pra crianças e rede de vôlei.
A Beacons beach está pertinho de casas muito maravilhosas (principalmente em frente ao estacionamento). Outra praia é a Grandview beach. Todas pareciam praias bem locais, o que pode ser interessante se você busca mais sossego.
Carlsbad
Carlsbad é famosa pela Legoland (que eu não cheguei a conhecer).
A cidade começa em South Carlsbad, que conta uma praia super longa. Uma dica de hospedagem é o Beach Terrace. É bem clima de férias em cidade praiana mesmo. Depois aparece Carlsbad Village, que tem jeito de cidade maior e só reforça esse clima de férias em família que percebemos na parte sul. O clima da região é bem legal e o centrinho (onde você até encontra a placa de CARLSBAD) é bem fofo.
A primeira vez que conheci Carlsbad foi num bate e volta desde La Jolla, para comer no restaurante Campfire (tinha lido boas recomendações – gostei bastante). Inclusive recomendo!
Para quem vai de trem, a parada é em Carlsbad Village Station.
Oceanside
Oceanside é a maior cidade da região e a que menos que chamou atenção. Me interessei um pouquinho pelo Oceanside píer e pela Marina. Por ali vi algumas casinhas fofas, de madeira colorida – uma arquitetura que me remeteu a filmes de antigamente. Achei charmosinho.
No mais, acabei passando direto, sem uma parada pra fotos ou um café. Se você tem uma opinião diferente, por favor me conte nos comentários!!
Base Naval
Saindo de Oceanside nos deparamos com uma base naval que se extende por uma grande parte da costa. Nesse trecho, não conseguimos dirigir mais margeando o mar.
Seguindo pela freeway, a próxima cidade que aparece é San Clemente – que marca a entrada em Orange County – um dos pontos altos do sul da Califórnia.
San Clemente
San Clemente é uma cidade bem “tranquilona” ou laid-back, como dizem os americanos. Ela tem um centrinho charmoso e um cantinho famoso pelo surfe: Trestles. Trestles faz parte da praia estadual de San Onofre, na verdade, que fica ao sudeste de San Clemente.
A praia T Street também tem bastante surf e várias casas lindas em volta. Uma opção de hospedagem por ali é o Beachcomber inn (um hotel pequenino e fofo). Mas há várias opções de hospedagem em frente ao píer.
San Clemente tem clima de férias, de cidade praiana de veraneio.
Dana Point
Ah, Dana Point… Se soubéssemos como você era incrível teríamos ficado mais dias. O motivo da nossa visita foi o Ohana Fest que acontece todo ano em setembro. Esse é um festival super família, relativamente pequeno e bem tranquilo em Doheny State Park, às margens da praia de mesmo nome. Músicos como Jack Johnson, Eddie Vedder, Norah Jones e Mumford and Sons já se apresentaram no Ohana (cujo nome significa família em havaiano).
Bastou nosso primeiro entardecer na cidade para nos apaixonarmos. O gramadão de Salt Creek Beach fica cheio de jovens, pessoas da melhor idade ;), crianças e cachorros observando o pôr-do-sol. Alguns tocavam músicas, outros meditavam… uma energia incrível na hora do pôr do sol!
A praia de Salt Creek (logo abaixo do gramado) também nos chamou atenção. Linda e extensa, ela é a preferida dos surfistas que moram em – ou visitam – Dana Point.
Nós nos hospedamos no Best Western Inn By The Sea (todas os hotéis estavam lotados por causa do festival, mas nesse houve uma desistência). Não é tão central, mas gostei! O melhor hotel de Dana é Ritz Carlton (US$1.000+) – é onde os músicos do festival costumam se hospedar! Uma boa opção é o Blue Lantern Inn, A Four Sisters Inn (mas é hotel de rede, como os outros, então não tem tanto charme.
Infelizmente Dana Point não é forte em hotéis charmosos. Uma boa opção pode ser alugar uma casa ou apartamento pelo Airbnb. Se quiser saber como funciona essa plataforma de hospedagens, acesse o texto Como funciona o Airbnb.
Laguna Beach
Laguna também é uma das minhas cidades preferidas na costa sul da Califórnia. Se bobear, ela lidera a lista. Laguna Beach tem de tudo: praias lindas com a água mais azul e cristalina da costa, restaurantes excelentes, trilhas, parques e opções de hospedagem para todos os bolsos. Recentemente, surgiu ainda o boutique Hotel Joaquin que é suuuper charmoso e tem sido muito elogiado! Eu tô doida pra conhecer.
Por lá, criei uma rotina maravilhosa: café da manhã no Urth Cafe, praia de manhã, almoço no centrinho, parque ou praia (de novo!) a tarde, iogurte (do Active Culture) na praia pra ver o pôr do sol e jantar em alguma das muitas opções da cidade.
Por lá, recomendo uma caminhada pelo Heisler Park e uma visita às praias Treasure Island Beach (localização exata), 1000 Steps Beach, Rockpile Beach (localização exata), Crescent Bay Beach, Victoria Beach (entrada entre as ruas Victoria Drive e Sunset Terrace), Aliso Beach, Table Rock Beach e claro, a Main Beach.
Crystal Cove
Seguindo pela estrada, margeando o mar, você chegará no Parque Estadual Crystal Cove. Ele é praticamente um refúgio para quem quer se desligar da “cidade grande”. Em frente ao estacionamento, há apenas um complexo de poucas lojinhas e alguns bons restaurantes como a peixaria Bear Flag (cujo poke nós adoramos).
A praia do parque é super extensa e existem várias trilhas ao longo da costa. A água é cristalina como em Laguna! Se quiser dormir por lá, acesse o site oficial do parque e reserve uma das cabanas com antecedência. A reserva deve ser feita pelo telefone ou pelo site Reserve California. Obs: quando olhei o site em Jan/23 não havia disponibilidade nenhuma, como se o parque da praia estivesse temporariamente fechado. Aqui tem outra opção.
E aí, passando por essa área de “calmaria”, chegamos em Newport.
Newport Beach
Eu achei Newport Beach bem diferente do que eu esperava com base nas imagens que via no seriado The OC. Quem aí assistia também? Na verdade, Newport tem um centrinho que na minha opinião não é dos mais charmosos mas pra compensar tem a região da Balboa Peninsula (que aí sim tem charme).
O que imaginamos de Newport está mesmo em Balboa (que se divide em Peninsula e Island – e são unidas por um ferry). A península reúne os dois famosos piers da cidade: Newport Pier e Balboa Pier.
Fã de The OC? Não se engane: Apesar do seriado supostamente mostrar o píer de Newport nos episódios, as filmagens eram realmente feitas no pier de Redondo Beach, uma cidade mais ao norte, logo após Huntington.
Balboa penilsula
Balboa Peninsula conta com três praias bem diferentes entre si:
Balboa Peninsula Beach é a primeira e mais frequentada por banhistas. Essa é uma praia extensa, de areia branca onde estão os dois piers mencionados acima.
Mothers Beach é uma parte mais calminha (praticamente sem ondas) dessa praia.
The Wedge já é muito famosa entre bodyboarders e surfistas. Ela está bem no final da vila de Balboa, já no fim da península. Mesmo que você não pratique nenhum desses esportes, vale a pena uma passadinha por lá. As ondas às vezes chegam a 30 pés de altura – e ainda têm uma particularidade: quebram praticamente na areia! Se você for iniciante, não se arrisque, só assista!
Balboa island
Balboa Island é uma ilha bem pequenina que pode ser acessada de ferry (Balboa Island Ferry) desde Balboa Peninsula ou pela ponte onde passa a Marina Ave. O ferry leva 3 carros por vez (US$2 por veículo e motorista + US$1 por passageiro adicional).
No Canal de Newport, que praticamente abraça a ilha, vemos barcos, canoas e às vezes até focas! A vista do parque, já na ponta da península, é linda! Repare os casarões em cima da falésia na outra extremidade do canal, numa área chamada Corona Del Mar (que eu amei conhecer!).
Ah, não dá pra não te recomendar alugar um barco em Newport Harbor nem mencionar o shopping aberto de Newport, o Fashion Island. Ele é um dos maiores de Orange County e está sempre cheio (mas não de um jeito ruim). Vários restaurantes estão por lá, como dois queridinhos nossos: o True Food Kitchen e o Le Pain Quotidien (perfeito para café da manhã) – além do supermercado Wholefoods.
Corona Del Mar
Corona Del Mar parece um cartão postal. A “comunidade” reúne umas das casas mais caras do sul da Califórnia e arquiteturas nível UAU. Casas perfeitas, quintais perfeitos, praia perfeita, parque perfeito e um pôr-do-sol que bateu o recorde de beleza da viagem… não parece real!
São três praias em Corona Del Mar: Main Beach, maior, com quadra de vôlei e um amplo estacionamento (US$15 o dia); Pirate’s Cove ao lado da Main, sem ondas; e Little Corona Beach, aos pés de casas deslumbrantes, quase dando a impressão de ser uma prainha particular (repleta de crianças). Essa pequena praia é famosa pelas tide pools – que são super child-friendly.
No alto da Main Beach está o Lookout Point, que garante uma vista linda da própria Main Beach e da Península Balboa. Não perca também o Inspiration Point.
Eu não tenho dica de onde comer, nem onde dormir (super difícil achar um hotelzinho charmoso por ali). Acho que Corona Del Mar é mais um lugar para você visitar quando estiver em Laguna, por exemplo. Mas sério: não deixem de passar por lá!
Huntington Beach
Huntington é conhecida como Surf City – e não é pra menos. Ela respira o esporte. Surfistas, lojas de surf, e quadros, placas e menções aos grandes nomes do esporte estão por todos os lados.
A cidade é o retrato perfeito das cenas praianas de seriados americanos: quadras de vôlei, extensa faixa de área em uma praia enorme, e competições de surf rolando. Mas, tudo isso tem um preço… Huntington perde um pouco o charme das outras cidades do sul da Califórnia. Por ser super turística, a costa já foi tomada por grandes hotéis e shoppings. Pra gente, ficou aquele ar de cidade festeira. Provavelmente, é em Huntington que o agito dos jovens de OC acontece.
Dito isso, o píer é legal, a praia é linda e o pôr do sol não desaponta. Se você busca um pouco de agito e se cansa com a calmaria das comunidades da califa, esse é o seu lugar. Por lá nos hospedamos no hotel Shorebreak que tem ótima localização.
Seal Beach
Seguindo ainda pela Pacific Coast Highway, chegamos na cidade mais norte de Orange County, a Seal Beach. Ela é considerada “residencial”, menorzinha e com uma rua principal charmosa – um grande contraste com a próxima cidade, Long Beach, já fora de OC.
Long Beach
Long Beach já parte do condado de Los Angeles e tem várias características de cidade grande. É nela que se encontra um dos maiores portos do mundo – inclusive, um de seus atrativos é exatamente visitar um navio, o Queen Mary. Long Beach tem outlet, ruas agitadas e diversos hotéis. Um bairro mais fofo, caso você busque aquele ar de cidade menor, é o Naples Island, cercado por canais.
South Bay Beaches
Essas praias de South Bay são como uma escapada rumo ao sossego para aqueles que querem fugir do auê e do trânsito de LA. Elas estão ao sul do aeroporto.
Redondo Beach tem uma certa “fama” por causa do seriado The OC, como mencionei acima. Algumas cenas foram gravadas no píer da cidade. Confesso que achei ele ok, sem charme. Mas fiz a alegria do meu eu adolescente e visitei a lanchonete que foi muito frequentada por Seth, Marissa e Ryan, os personagens principais da série.
Marina Del Rey já está coladinha em Venice. Por lá tudo gira mesmo em torno da Marina – mas a praia é tranquila, o mar é mais calmo e esportes como caiaque e SUP entram em cena, quebrando o predominância do surfe, como nos outros trechos da costa. Apesar dos iates de luxo, a cidade é de certa forma discreta, sem muito agito.
Venice
Venice é diferentona – e leva título de distrito mais excêntrico de LA (e de toda a costa sul da Califórnia, eu diria). Para alguns, a Venice boardwalk (o calçadão ou orla) é cheia de “doidões” (tem vários homeless, algumas pessoas aparentemente drogadas – mas são pacíficas, não vão te incomodar -), e algumas casas meio caindo aos pedaços. Para outros, ela é autêntica, alternativa e paz e amor.
Independente do que você espera de Venice – e até mesmo da opinião que você vai formar após sua visita – vale a pena passar por lá. Na praia, o pôr-do-sol impressiona. O comércio em construções multi-coloridas também tem um certo “charme”. E a pista de skate de Venice, uma das mais famosas da Califórnia merece uma espiada (os skatistas dão um show por lá e o visual com o mar ao fundo é lindo).
Uma vez em Venice, não deixe de conhecer os restaurantes da Abbot Kinney (uma rua super descolada-chique) e os canais. Eles são mega charmosos e até parecem outra cidade! Mas é por causa deles que Venice leva esse nome – é a Veneza dos EUA.
Santa Mônica
Santa Mônica é bem legal – apesar de turística, movimentada e mais com cara de cidade grande. É um desses pontos no sul da Califórnia que estão sempre cheios.
Seu píer é o mais visitado da costa sul e merece uma visita. Além de marcar o fim da Rota 66, a mais famosa rodovia interestadual do país, ele ainda abriga o parque de diversões Pacífic Park, que possui a única roda gigante no mundo movida a energia solar. Vale a pena conhecer a 3rd Street Promenade (shopping a céu aberto) e fazer algumas comprinhas – se essa for a sua praia.
Uma dica de passeio? Alugar uma bicicleta e pedalar pela orla, por cerca de 20 minutos, até Venice.
Já me hospedei no excelente Shore Hotel (novinho e com localização perfeita) e no albergue HI de Santa Mônica.
Pronto para embarcar para a califórnia?
O Sul da Califórnia é muito maravilhoso. Depois de todas essas dicas, tenho certeza que você fará uma viagem incrível por lá.
Se você tiver qualquer dúvida ou dica para compartilhar com a gente, comente aqui em baixo. Vou adorar trocar contigo =)
Boa viagem!
Marisa Vienna
Nunca vi um relato tão completo assim. Estou apaixonada. Vou para a Califórnia em setembro e vou seguir todas as suas dicas….obrigadinhaaa
Raquel Furtado
Marisa ViennaObrigada querida! Qualquer dúvida, estou por aqui!
Juliana
Acho que nunca li um roteiro tão completo. Já morei na California e pretendo voltar e visitar todos os pontos do roteiro novamente. Sensacional!
Raquel Furtado
JulianaOi!! obrigada <3!!
Natalie Soares
Oi, Raquel. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Raquel Furtado
Natalie SoaresOi Natalie! Ah que demais <3! Obrigada! Vou lá ver!