Vamos Pra Onde?

/

Curaçao – tudo o que você precisa saber sobre a ilha

o que fazer em curaçao: conhecer das abou

Ah… Curaçao <3! Tudo começou com um planejamento meio furado para passar o recesso da Copa do Mundo na Europa. Queríamos intercalar entre curtir o clima da festa no Brasil (em junho/2014), ir a alguns jogos e viajar, claro :). A ideia era uma semaninha na França, mas os preços das passagens não estavam nada convidativos… Tivemos que mudar nossa estratégia e começar o planejamento a partir de promoções de passagens aéreas. E de repente aconteceu: Aruba ou Curaçao por R$900 + taxas, bem nos nossos dias livres.

Nossa dica para encontrar passagens aéreas é o site (ou o app para celular) do Skyscanner. Através dele, a gente consegue pesquisar destinos mais amplos (como um país inteiro, por exemplo) em datas específicas. Vale a pena ler nosso post revelando essa estratégia que nos salva uma boa graninha em viagens!

Bom, a emoção foi imediata! Caribe! Mas confesso que bateu aquela dúvida.. Aruba? Curaçao? Os dois?  “Mas não seria o primeiro quase uma cópia de Miami, e o segundo apenas para mergulhadores?” E foi aí que percebemos que estávamos muito enganados – e vimos que as Ilhas ABC reservavam muito mais do que  a gente imaginava…

Curaçao: Um Guia Completo

Curaçao, para a surpresa de muitos, teve colonização holandesa e hoje é um país autônomo pertencente ao Reino dos Países Baixos. Junto a Aruba e Bonaire, faz parte do conjunto das Ilhas ABC: três pequenas ilhas localizadas bem próximas da costa norte da Venezuela. Entretanto, não há qualquer relação da ilha com o país (e nem há muita semelhança também com Los Roques – um arquipélago lindo pertencente à Venezuela – além das águas maravilhosas e da localização geográfica).

Entendendo a ilha

Curaçao tem 444km2 de área – o que dá mais ou menos o tamanho de Florianópolis! Você consegue visitar praticamente todos os pontos principais da ilha em uma viagem de 4 ou 5 dias. Pra isso, entretanto, será necessário alugar um carro. E essa talvez seja a principal dica do destino: um carro é essencial!

curaçao no mapa

A capital de Curaçao é Willemstad, uma cidade dividida em duas partes: PuntaOtrobanda (que significa o outro lado). Uma ponte flutuante faz a ligação entre as duas áreas; que são bem charmosinhas, diga-se de passagem.

As praias ao longo da ilha são maravilhosas! Existem infinitas opções de lazer e esportes aquáticos, o clima é bom o ano inteiro, há pouquíssima chuva e claro, inúmeras escolas de mergulho e points perfeitos para observação da vida marinha, seja de cilindro ou snorkel.

Curiosidade: De onde vem o nome Curaçao?

O nome Curaçao, ao contrário do que muitos imaginam, nada tem a ver com “coração”, mas sim “curação” – a arte de curar. Ele foi dado por navegadores portugueses que se curaram do escorbuto ao chegar na ilha, provavelmente por causa dos frutos que comeram ali. Acredita-se que, como os holandeses não conseguiam pronunciar o “ão”, acabaram chamando a ilha de Curaçao. 🙂

Curaçao

Idioma

O idioma oficial da ilha é o Papiamento, mas por lá também falam fluentemente o inglês, o holandês e o espanhol.

Moeda

A moeda oficial de Curaçao é o Florim (Naf) – que em 2014 tinha um valor um pouco melhor que o real: U$1,00 = aproximadamente Naf 1,70. Em todo caso, o dólar americano é totalmente aceito (apesar de que, às vezes, você receberá o troco em florins ao pagar em dólares). Você pode ver como está a cotação atual através da área de conversão de moedas no site do Banco Central.


Ansioso para saber como foram nossos dias nessa viagem? Leia também O que fazer em Curaçao, nosso relato de 5 dias na ilha.


Curaçao na nossa imaginação…

Antes de nossas pesquisas e principalmente antes de chegar na ilha, nosso conhecimento sobre Curaçao podia ser basicamente resumido nessa foto abaixo: as casinhas de construção holandesa de Willemstad.

Curaçao

Eu até cheguei a pensar que Curaçao seria mais rústica, com opções de pequenos hotéis e certa dificuldade para encontrar bons restaurantes. Mas não! Me enganei MUITO!

A ilha tem uma hotelaria excelente (até um hotel maravilhoso, perfeito para Lua de Mel, pedido de casamento ou comemorações especiais, chamado Baoase – vale a pena clicar aí pra conferir!!!!) e ótima gastronomia.

Curaçao na verdade tem uma super estrutura, apesar de ter também áreas um pouco mais simples, outras desertas e umas até mesmo desérticas.

Mapa de Curaçao

curaçao mapa

Esse mapa exemplifica direitinho como é Curaçao. As principais opções de hospedagens e as praias com mais estrutura estão no sul, próximo à capital Willemstad (onde se encontra o famoso centrinho com casinhas coloridas como as da foto acima). Praias mais virgens estão próximas ao norte ou, mais precisamente, entre a ponta norte e a capital. Toda essa parte superior do mapa, é a costa menos explorada. Não há muitas opções de praia para banho e o mar é mais agitado. O turismo acontece em peso na parte inferior.

Ali, pequeninha, à direita de Curaçao, está Klein Curaçao, uma pequena ilha sem qualquer estrutura que é visitada a partir de passeios de barco (ou helicóptero) que duram um dia. O passeio é DESLUMBRANTE!

Clique no mapa para ampliá-lo (e depois use a lupa para ampliá-lo ainda mais!). Indicamos com retângulos azuis os pontos de interesse. Com estrelas amarelas as vistas ou praias mais belas. Com a casinha laranja os principais resorts e com setas azuis a rota que fizemos para conhecer as praias.

Hospedagem em Curaçao

Curação está bem servida de resorts, como os Papagayo Beach Resort, Hilton, Renaissance, Livingstone, Santa BarbaraSunscape (esses dois últimos até com opções All Incluvise – mas a gente acha que não precisa, falaremos sobre isso adiante) entre outros.

A maioria dos hotéis, com exceção principalmente das redes Hilton e Marriot, segue uma linha mais européia (por causa da influência holandesa) que americana. Isso, na nossa opinião, acaba dando mais charme a ilha. É o caso do Kura Hulanda Village e Spa, localizado bem no centrinho de Curaçao.

Há também opções mais luxuosas e perfeitas para uma lua de mel, como o exclusivo Baoase (que comentei ali em cima).

Apartamentos e hotéis com clima jovem

Para quem gosta de alugar apartamentos encontramos o Bluebay (nos hospedamos nele e adoramos) e o Saint Tropez Suites (que uma amiga recomendou muito). Há ainda opções mais jovens e econômicas, como o super charmoso Scubalodge, mais focado em mergulho mas bem preparado para qualquer hóspede (gostaríamos de ter passado algumas noites aí, mas ele estava lotado).

Restaurantes em Curaçao

Algumas dicas: os restaurantes Tinto, Zest, Cru, Zanzibar, The Wine Cellar são ótimas opções para jantar. Cabanas de praia como a Hemingway não ficam atrás para a hora do almoço. O próprio Baoase tem um restaurante maravilhoso que vale a pena, pelo menos um diazinho, ir conferir! Jantamos lá no dia do meu aniversário!

Durante um passeio pelo centro, almoçamos no restaurante Porto. O restaurante é de um filho de Portugueses, que nos recebeu maravilhosamente bem. Eles servem carne e frutos do mar – tudo maravilhoso – e contam com diversas opções de vinho também. Recomendo muito um almoço por lá durante seu passeio.


Jan Thiel – a região mais charmosa

Na nossa opinião, a região mais indicada pra hospedagem é Jan Thiel. Ela está localizada mais ao sul da ilha, a cerca de 15km do centro.

Ali tem de tudo: praia linda, beach blubs e ótimos restaurantes. Você também encontra hotéis a preços mais acessíveis e certas opções de festa (algumas na areia, com banda; outras à noite, com DJ, como vimos acontecendo no Zanzibar). Opções de mergulho, esportes aquáticos e quadra de beach tennis também não faltam! E ainda é possível sair pra jantar sem depender de carro ou do restaurante do hotel.

Jan Thiel é uma região quase completamente holandesa, o que garante um clima bem charmoso. Dá pra sentir bem que Curaçao teve colonização européia.

A praia de Jan Thiel é privada e o acesso é pago: U$3,50 por pessoa.

Seaquarium Beach – ótima para famílias e jovens

A região do Seaquarium também é bem agradável, repleta de cabanas para almoço, alguns eventos na areia (também com banda), piscinas, bares e até umas lojinhas bem interessantes. É ai em que encontramos o Aquário, onde pode-se assistir a shows e nadar com golfinhos (0bservação: os golfinhos vão a mar aberto e voltam porque querem! É um “aquário” diferente).

Essa é uma região mais “badalada”, digamos assim. Por lá encontramos algumas opções all-inclusive, o que é muito bom para quem busca sossego e não quer explorar a ilha, quer apenas curtir o hotel e seus arredores.

Por ser bem próxima ao centro, a Seaquarium Beach costuma lotar, principalmente nos finais de semana e na alta temporada.

É nela em que está localizado talvez o mais famoso Beach Club da ilha, o Mambo Beach. Ali rolam festas e shows.

Os principais resorts

Os resorts das redes mais conhecidas (Marriott e Hilton) são relativamente distantes das áreas de maior movimento, como as duas mencionadas acima. Eles, entretanto, possuem uma área de lazer bem ampla e uma boa praia. Eles estão exatamente um do lado do outro, na Baía de Piscadera a dez minutos ao norte de Willemstad.

O Renaissance, também muito conhecido, já fica em uma região mais central, próximo a um shopping, alguns restaurantes e bares. Ele está ao lado do complexo de restaurantes do Rif.

Vale investir num grande resort ou numa opção all inclusive?

Curaçao, na nossa opinião, não é um destino pra se escolher um super hotel e passar nele o dia todo – a não ser que você já conheça a ilha e queira realmente um sossego. Ao contrário, o interessante da ilha é pegar o carro e explorar as regiões mais selvagens e as praias mais belas. Mesmo porque, as praias de hotéis não são assim tão bonitas. Não me entenda mal, são lindas! Com aquele mar não tem como não ser.. mas há praias mais encantadoras em outros pontos.

A ilha é um destino perfeito para curtir atividades ao ar livre, um mar maravilhoso, esportes e mergulho; e não o hotel. É por esse mesmo motivo que não indicamos a opção all inclusive – nada que te prenda ao hotel seria muito interessante.

Praias de Curaçao

Curaçao, curiosamente, possui poucos trechos do seu litoral com praias. Elas são sempre pequenas, com mar calmo e tons de azul ou verde. E, curiosamente, grande parte dessas praias é artificial ou foi “melhorada” pelo homem. Isso até poderia nos incomodar um pouco, uma vez que quebra aquele ar natural da ilha mas, na verdade, agradecemos muito por terem pensado nisso. Imagina ver aquele mar maravilhoso e não poder chegar até ele ou passar um tempinho na areia curtindo o visual?

Entretanto, a maioria das praias artificiais pertence a hotéis ou clubes de praia e estão localizadas na região centro-sul da ilha. Já as praias naturais, ou as que foram menos modificadas, ficam na direção de Westpunt (noroeste). Essas são as mais belas praias de Curaçao e estão mais afastadas das regiões principais.

Nossas três preferidas foram Kenepa Grandi, Cas Abao e Port Marie.

Se locomovendo em Curaçao

É indispensável o aluguel de um carro para se locomover pela ilha e visitar as praias que vão além daquelas em frente a seu hotel. Ele também será útil para ir jantar em diferentes restaurantes ao longo da sua viagem 🙂 O transporte público da ilha não é muito eficiente e, como as distâncias não são assim tããão curtas, o preço do taxi acaba saindo mais caro que o do aluguel do carro.

Não há necessidade de alugar nada muito elaborado. O mais econômico, 1.0, deu conta do recado direitinho. Existem várias locadoras no próprio aeroporto. Uma dica que a gente sempre deixa: faça o seguro completo do carro!!

A ilha não é tão bem sinalizada e, quando fomos, não foi nada prático usar um GPS. A saída foi pegar um mapa e seguir com ele mais a nossa intuição :). Nos perdemos algumas vezes mas logo logo achamos o caminho! Hoje, já em 2018, está mais fácil se locomover pela ilha – você só precisa de internet.

Recomendamos o chip da EasySim4U – um chi pré-pago que você compra no Brasil e o recebe em casa. Já embarca no avião com esse problema resolvido. Ele funciona em mais de 140 países. O chip é da T-mobile.

Carro em Curaçao

Guia em Curaçao

Nós fomos convidados pelo Curaçao Tourism Board para passear com o guia Reginald – um dos guias mais queridos da ilha. Regi nos explicou que Curaçao, após a colonização Holandesa, era usada como ponto de abastecimento de escravos vindos da África. Os escravos eram trazidos até Curaçao e de lá distribuídos para a América, inclusive para o Brasil. Visitamos ainda um museu que mostra essa história. Foi bem forte – mas importante.

O guia também nos levou pelas ruas do centro – que têm muitas casas centenárias conservadas e protegidas pela UNESCO (como a foto das casinhas coloridas ali em cima). Foi uma ótima forma de tirar um dia de descanso das praias e conhecer um pouco mais sobre a história e cultura desse lugar tão especial. Não deixe de contratar um guia caso você se interesse 🙂

Atividades em Curaçao

As principais atividades em Curaçao são provavelmente o mergulho e o snorkel, mas há muito mais o que fazer por lá. Flyboard, passeios de jet ski ou lancha, Parasail, SUP e beach tennis estão disponíveis em diversos pontos da ilha, principalmente em Jan Thiel e Seaquarium Beach. Tentem aproveitar a maioria deles, principalmente os que envolvem água – o azul turquesa é muuuuito convidativo!

Curaçao também é famosa por seus ventos constantes. Os dias de sol, águas transparentes e ventos fortes criam as condições perfeitas para a prática de windsurf. Nos aventuramos na região de Caracasbai: as águas são abrigadas, criando uma condição de mar flat.

Curaçao também tem um parque nacional e uma bela e enorme plantação de Aloe Vera. É possível fazer variados passeios de buggy por ali.

Detalhamos tudo o que fizemos pela ilha no post: O que fazer em Curaçao. Não deixe de ler 😉

Quando ir? Clima, Chuva e Temporadas

A ilha pode ser visitada o ano todo: a probabilidade de chuvas é bem baixa e mesmo quando elas aparecem, são bem passageiras. Curaçao não está na rota dos furacões.

A alta temporada é de novembro a março, quando é inverno na Europa e os holandeses aproveitam para curtir uma prainha no Caribe.

Junho e julho são meses que costumas ter ventos fortes, mas nada que possa atrapalhar (fomos em junho e até achamos boa a ventania – ajudava a enganar o calor ).

A água tem uma temperatura perfeita, nem quente nem fria. Fizemos um mergulho em que a temperatura registrada foi de 28C! Excelente!

E aí? Já se animou para conhecer esse paraíso do Caribe?

Leia nossos outros posts sobre Curaçao:

Bon bini (bem-vindo) a Curaçao! <3

se liga na dica!

Já contratou seu SEGURO VIAGEM internacional?

Aproveitando a lista de dicas: nunca viaje para o exterior sem seguro. Pode ser que seu cartão de crédito ofereça um seguro grátis (telefone para saber). Se não oferecer, recomendo que faça uma cotação online na SegurosPromo. Uso SEMPRE essa empresa, indico para todos amigos e familiares e ainda tenho um cupom de 5% de desconto: VAMOSPRAONDE5. Se sua viagem não incluir nenhum esporte radical – e caso você não seja gestante – você pode o escolher o seguro que tiver o preço mais atraente.

Todas as empresas listadas são de confiança. Eu já usei a AssistCard, Affinity (é a que uso para viagens com esporte), GTA, Travelace e Intermac Assistance…

Leia também: Dicas sobre Seguro Viagem: O que você precisa saber para viajar tranquilo

gostou da dica?

E assim, o nosso guia chega ao fim…

Mas e aí? Você já esteve em Curaçao? Tem alguma dica pra gente incluir nesse guia sobre a ilha? Deixe suas dúvidas ou sugestões nos comentários – vou adorar conversar com você!

fim do conteúdo do post

Para ver mais dicas e poder nos acompanhar em tempo real em nossas viagens…

Que tal seguir a gente nas redes sociais? =)
instagram tem atualizações diárias das nossas andanças pelo mundo e é nosso principal canal de interação com vocês! Nossa página no face tem fotos, dicas e links dos principais posts aqui do blog.
Já o YouTube tá aí pra que vocês nos conheçam melhor e acompanhem a emoção que é viver de blog, explorando o mundo mês a mês!
Ah, e não se esqueça de adicionar nosso FACILITADOR DE VIAGENS nos seus favoritos. Nele você encontra links para diversos sites que usamos no planejamento de nossas viagens (tem site de aluguel de carro, de apartamento, de identificar o melhor assento do avião, de conversão de moedas, etc.). Tudo de confiança, que funciona e a gente usa MESMO!
beijos e voa viagem, raquel Furtado, VamosPraOnde