Vamos Pra Onde?

/

Dicas da Suíça: Guia Completo para sua viagem

Suíça
quel furtado em Iseltwald na Suíça

Se você está planejando uma viagem à Suíça, encontrou o blog certo para te ajudar! Sou brasileira mas moro aqui desde 2020 – meu namorado suíço me ‘importou’ e vim morar com ele em Lucerna. Antes disso, já havia vindo ao país mais de 20 vezes. Por isso, confie em mim: sou, modéstia à parte, a pessoa certa pra te dar as melhores dicas da Suíça!

Aqui no blog, você encontra uma série de textos que vão ajudar bastante no planejamento da sua viagem. Já neste guia, você encontra um resumo bem detalhado disso tudo. Reuno aqui as informações e dicas mais importantes sobre a Suíça para que você consiga se planejar muito bem.

DICAS SUÍÇA, GUIA COMPLETO

Independente da época do ano, a Suíça surpreende. Mas é bom saber que os roteiros e os planejamentos mudam muito com cada estação. Nas estações mais quentes, as viagens podem incluir muitos lagos, rios e trilhas de montanha. Em Berna, por exemplo, você pode descer com a correnteza pelo rio Aare (é lindo demais) – quase como um rio lento natural. Você pode nadar, andar de caiaque ou fazer SUP nos lagos de Lucerna, Zurich, Interlaken. Pode aproveitar os vales de Ticino (como o Vale Maggia) e ainda curtir as trilhas incríveis de Appenzell e os vinhedos da Riviera Montreux (como em Lavaux e Vevey). Minhas dicas de Roteiros de Verão na Suíça estão detalhadas nesse link.

Já nos meses mais frios, a programação (e a paisagem) muda. As trilhas de montanha vão ficando cobertas de neve e dando espaço para estações de ski. Os lagos alpinos congelam e muitos se transformam em pistas de patinação. Algumas vilas charmosas como Iseltwald vão ficando sem movimento enquanto outras começam a ganhar mais vida. No texto Roteiros de Inverno na Suíça, compartilho com vocês minhas dicas e sugestões de destinos para esse período.

É tudo lindo, incrível e maravilhoso – mas… tem um preço. Infelizmente a Suíça é cara para o turista estrangeiro. A boa notícia é que existem maneiras de baratear a viagem (dá pra baratear o transporte público na Suíça também), principalmente se você se planejar direitinho antes de viajar pra cá. E é nesse planejamento bem completo que espero ajudar vocês.

ÍNDICE:

(você pode ler esse artigo na íntegra ou acessar a seção abaixo de seu interesse)

QUANDO IR

QUANTO CUSTA VIAJAR PELA SUÍÇA

ROTEIROS

DICAS DE TRANSPORTE (CARRO, TREM, ETC)

Em detalhes, nesse texto você encontra dicas sobre todos os temas abaixo:

  • Idiomas na Suíça – e se é possível visitar o país só com o inglês
  • Como Chegar na Suíça e preço médio de passagens
  • Documentos Necessários (passaporte, visto, seguro viagem)
  • Regra de permanência (90 dias)
  • Moeda – e se posso usar Euro?
  • Fuso Horário
  • Energia e Tomada
  • A Suíça é um país seguro?
  • Quando ir
  • Características das estações do ano na Suíça
  • É possível ver neve o ano todo?
  • Quanto custa viajar para a Suíça?
  • É comum dar gorjeta na Suíça?
  • Como economizar na Suíça
  • Roteiro ideal na Suíça
  • Quantos dias ficar na Suíça?
  • Resuminho sobre principais cidades
  • Transporte na Suíça: carro, trem, barco e ônibus
  • Swiss Travel Pass
  • Existe Uber na Suíça?
  • É caro andar de táxi?

Bom, vamos começar com algumas informações gerais sobre o país

SUÍÇA: informações gerais

IDIOMAS

A Suíça está localizada no centro da Europa, fazendo fronteira com a Alemanha, França, Itália, Áustria e Liechtenstein. Pequenina, ela conta com 26 cantões (pra gente, estados) e 4 idiomas oficiais: alemão suíço, italiano, francês e o romanche (cada um falado em uma região). 

O dialeto alemão suíço é o idioma mais falado. 19 dos 26 cantões são germânicos, 4 são francófonos (parte ocidental do país). O italiano é falado apenas em um cantão (Ticino) e em 4 vales do sul do cantão de Grisões, que é multilíngue (alemão, italiano e romanche). Os restantes são bilíngues.

Os cantões da Suíça são: Appenzell (Appenzell Exterior e Appenzell Interior), Aargau, Basileia (Basileia-Campo e Basileia-Cidade), Berna, Friburgo, Genebra, Glarus, Graubünden, Jura, Lucerna, Neuchâtel, Nidwalden, Obwalden, Saint Gallen, Schaffhausen, Schwyz, Solothurn, Ticino, Thurgau, Uri, Valais, Vaud, Zug e Zurique.

A capital é Berna; Zurich é apenas a capital financeira.

É possível viajar para a Suíça só com o inglês?

Sim! Como mostramos na imagem acima o inglês é uma das línguas estrangeiras mais faladas na Suíça. Praticamente todo suíço fala ou entende o idioma, principalmente aqueles que trabalham em estabelecimentos como hotéis e restaurantes. Não se preocupe. E a outra boa notícia é que existem muitos portugueses no país. Então às vezes até com o nosso bom e velho português você se vira ;).

Como Chegar na Suíça

Existem vôos diretos desde o Brasil para o aeroporto internacional de Zurique com as companhias Swiss e Edelweiss. Genebra também é uma interessante porta de entrada para quem já está na Europa – assim como a Basiléia, para aqueles que voam de companhia low cost, como a Easy Jet, dentro do continente.

Edelweiss (do grupo Swiss/Lufthansa) tem vôos diretos desde o Rio de Janeiro duas vezes na semana (terças e sextas ou segundas e sextas, a depender da época do ano). Já viajei de business (fotos acima) e econômica (o que mais uso, na verdade) e gostei de ambas as classes. Eles também oferecem a Premium Economy. Você compra essa passagem pelo site da Swiss.

Gosto muito dessa companhia pois a configuração de assentos na econômica é 2 x 4 x 2, ao contrário do que vemos normalmente (3 x 4 x 3). Dois assentos na janela te dão mais conforto se você viaja em casal ou mesmo sozinho. Note, entretanto, que na Edelweiss você não pode marcar assento grátis, apenas no momento do checkin (online ou no balcão). Note também que bebida alcoólica no vôo é cobrada à parte. A Swiss já não tem essas restrições.

A Swiss tem vôos diretos de São Paulo para Zurich.

Quanto custa, em média, um vôo desde o Brasil?

As tarifas (nesse contexto pós COVID estão altas, infelizmente) são à partir de CHF1100 para ida e volta, já com taxas. Algo como R$6.000 com o câmbio de dez/2022. Eu diria que qualquer passagem para o país por menos que R$4.000 está com preço tipo UAU de excelente! É viu e comprou!

Documentos Necessários

Brasileiro não precisa de visto para entrar na Suíça, apenas de passaporte com pelo menos 3 meses de validade (contados em relação à data de saída da Suíça, ok?). Caso você esteja na Suíça e precise de serviços consulares (renovação de passaporte, perda de documentos, etc), acesse o site oficial do consulado em Zurich. Praticamente todos os serviços podem ser agendados online.

Em tempos de COVID-19, as regras em relação à quarentena, PCR e vacina mudam o tempo todo. Veja as exigências atualizados no site oficial do país. Agora já entrando em 2023, todas essas regras e exigência de certificado foram eliminadas. Fora isso, não é necessário apresentar nenhum outro comprovante de vacina.

O seguro viagem é obrigatório (isso vale para todos os países que assinaram o Tratado de Schengen). Recomendo o site SegurosPromo para cotação e compra do seu seguro. Leitores do blog têm de desconto – é só usar esse link.

Para alugar carro, você não precisa da PID (permissão internacional para dirigir), basta a sua CNH brasileira na validade. Se você resolve se mudar para o país, você pode dirigir com sua CNH por até 1 ano. Depois precisa obter uma carteira de motorista suíça (mediante teste de direção no idioma do Cantão escolhido).

Regra de permanência (90 dias)

Brasileiro pode permanecer no país por até 90 dias dentro de um período de 6 meses. O mesmo vale para todos os países do Tratado de Schengen. Note que não são 90 dias em cada país, mas ao todo.

Para saber se você ainda pode entrar na Suíça, conte 180 dias pra trás da sua data de entrada. Nesse período, você não pode ter excedido 90 dias nos países que assinaram o Tratado. Na imigração, eles conferem mesmo.

Moeda

A moeda na Suíça é o franco suíço (CHF). O euro é aceito em alguns estabelecimentos, mas a conversão não favorece. O ideal é fazer os pagamentos em francos suíços. Leve euros e os troque por francos na entrada ao país. Cartões de crédito são amplamente aceitos. Veja a cotação do dia no site do Banco Central. Basta pesquisar pelo Franco Suíço (CHF).

Fuso Horário

A Suíça está na zona GMT+1 (horário da Europa Central – CET). De março a outubro é aplicado o horário de verão (GMT+2).

Energia e Tomada

Se atente a isso: a voltagem na Suíça é de 220 volts. Já queimei 2 secadores e 1 Nutribullet, rs. Não comentam o mesmo erro que eu!! São utilizados plugs de dois pinos (tipo C) e três pinos (tipo J).

tipo c e tipo J

A Suíça é um país seguro?

Demais! A Suíça é um daqueles lugares que você até esquece que existe assalto e violência em outras partes do mundo. Por aqui as pessoas deixam seus pertences soltos nas mesas dos restaurantes enquanto vão ao banheiro, deixam suas coisas no gramado enquanto mergulham no lago e 99% das vezes nada acontece. Não há relatos de furtos nem de roubos. Mas falo 99% das vezes, entretanto, porque onde tem pessoas, tem risco, né? Em qualquer parte do mundo.

Pickpockets – são os especialistas em roubar seus pertences sem que você perceba. Um celular na bolsa ou bolso do casaco, por exemplo. Eles estão espalhados pela Europa. Apesar da Suíça realmente não ter um volume significativo de relatos, pode acontecer. Portanto, é sempre bom ficar atento. 

Quando ir para a Suíça?

Eu evitaria novembro por que, no geral, tem muita chuva e pouco sol – esse é um mês frio que ainda não tem neve (a não ser em montanhas mais altas). Os dias costumam ser cinzas. As cidades ficam meio tristes. Marços é semelhante. Abril é um mês estranho porque você nunca, nunca sabe o que esperar do clima. A temperatura pode mudar na mesma semana dos 2 graus celsius pros 22! Já ví neve forte na semana seguinte àquela que mergulhei no rio em Lavertezzo (quando a temperatura estava na casa dos 19). Talvez eu evitaria abril, também, para não ter tantas surpresas e dificuldade de mala e planejamento. Mas clima é aquela coisa né, difícil prever mesmo. Eu amo maio, amo junho – julho e agosto também mas são mais cheios e caros – , e por fim amo, amo setembro e início de outubro.

Abaixo, deixo uma tabela com o clima anual em Zurich. Como a Suíça é pequena, pode-se esperar um clima similar em todas as cidades. Só tenha em mente que o sul é mais quente e que, claro, as vilas alpinas têm sempre temperaturas mais baixas devido à altitude.

Você vai ver a tabela e pensar “Quel, mas olha o tanto que chove em maio e junho! Você não disse que é novembro o mês da chuva?” Pois é. O que acontece é que novembro enfrenta aquela chuva fina de dia inteiro. Sem fim. E em abril, maio, junho e até julho costuma ter uns “temporais”. Muito volume de água. Mas os verões de 2020 e 2022 foram incrivelmente secos.

gráfico com clima da suíça

Bom, mas para escolher a época ideal, você precisa pensar no que prefere: Preços mais baixos? Clima estável? Neve certa? Verão quente? Ou aquelas florestas todas douradas e laranjas indicando outono?

Deixo, abaixo, algumas características das estações do ano na Suíça:

Inverno (dezembro a março):

No inverno, as temperaturas nas cidades variam de -2 a 7 graus (mas o clima anda tão doido que no natal de 2022 estávamos com 13 graus celsius). Nas vilas alpinas, ela pode cair bem mais – e no topo das montanhas, claro, também. Tempo frio e neve estão presentes em quase todo o país. Mercados de Natal acontecem em várias cidades de final de novembro a final de dezembro. Em março você ainda pode encontrar neve, mas não é certo. Janeiro e fevereiro costumam ser mais branquinhos. Leia nossas dicas para um Roteiro de Inverno na Suíça.

Para esquiar, recomendo janeiro e fevereiro. Claro que não é possível prever 100% a neve, mas estatisticamente são esses os melhores meses para o esporte.

PRIMAVERA (março A MAIO):

Na primavera, as temperaturas costumam variar entre 8 e 15 graus (mas em março de 2022 tivemos 20 graus e depois abril trouxe neve). No geral, os campos vão se tornando verdes e as flores começam a aparecer, principalmente no sul do país. Note que, como falei, abril costuma ser um mês ingrato: é difícil prever se será ensolarado ou terá dias de neve intensa – principalmente na parte central e norte da Suíça. Eu gosto de maio: o calor vai chegando aos poucos e os dias são mais bonitos. Mas em 2021 maio foi GELADO! Por isso, sempre traga um casaquinho na mala. O seguro morreu de velho 🙂

Verão (junho a setembro):

O verão marca o aumento das temperaturas. Normalmente, elas variam de 18 a 28 graus – mas há registros de temperaturas bem quentes em agosto, superando a marca dos 30 graus celsius. Foi o que aconteceu em agosto/18, julho/19 e julho e agosto de 2022. O termômetro marcou vários dias mais de 35 graus celsius. Nas regiões montanhosas, entretanto, a temperatura é mais amena. É possível nadar nos muitos rios e lagos do país. Há muitos festivais de música. A chuva costuma ser um pouquinho frequente (e você pode pegar um dia de temporal), mas nos últimos anos os verões foram bem secos. Leia nossas dicas para um Roteiro de Verão na Suíça.

Note que ar condicionado é raro na Suíça. As noites de verão costumam ser bem quentes e muitos hotéis e apartamentos não estão preparados para as altas temperaturas. Caso você sinta muito calor à noite, verifique as informações dos seus hotéis de interesse. Hoteis mais “americanizados” e modernos costumam ter A/C.

Outono (setembro a novembro):

No outono as temperaturas variam bastante. Setembro pode ser bem quente (casa dos 20 graus) e novembro bem frio (casa dos 8). Em outubro a natureza se torna bastante colorida, com lindos tons avermelhados e alaranjados. Ainda não há neve nas cidades. Eu adoro setembro e outubro. Em novembro já chove bastante. Eu evitaria.

É possível ver neve o ano todo?

Sim! Isso não quer dizer que neva o ano todo na Suíça, mas que há diversas geleiras pelo país e montanhas que estão sempre com neve no topo. Algumas vilas alpinas, ainda, podem receber neve “surpresa” todos os meses do ano – como é o caso de Verbier.

Se você quiser ver neve mesmo no verão, te recomendo ir a Jungfraujoch (o famoso Top of Europe) em Interlaken ou ao Mt Titlis, em Engelberg, pertinho de Lucerna.

quanto custa viajar para a Suíça?

Bom, não dá pra negar, viajar para a Suíça é caro para nós brasileiros. Mas vale a pena. O importante é planejar bem a viagem para não estourar o orçamento.

quanto custa viajar para a suíça
Estimativa diária para uma viagem bem confortável, mas sem extravagâncias, pelo país.

REFEIÇÃO

Um almoço básico mas com qualidade normalmente custará em torno dos CHF20. Mas, claro: você encontra opções mais acessíveis (como nos self-services de supermercado ou cafés/lanchonetes) e opções mais elaboradas e consequentemente mais caras. O jantar fica na casa dos CHF30 em restaurantes. Já os mais requintados, como falei, podem oferecer pratos a CHF50 ou até mais (principalmente se tiver carne – algo bem caro por aqui). Quando saio para jantar com Marc, nossa conta normalmente dá uns CHF140 – CHF180, com entrada, prato principal e uma garrafa de vinho. Quando escolhemos um restaurante mais elaborado, a conta fecha nos ~CHF220 pra nós 2. A gente costuma deixar uns 10% de gorjeta se o serviço foi muito bom / atendimento com simpatia / etc.

Uma taça de vinho normalmente custa em torno dos CHF5-9. Uma boa garrafa, num restaurante, pode sair a uns CHF70-80. Fique atento que aqui é muito comum te oferecerem um aperitivo nos restaurantes, antes da refeição. Isso normalmente é uma taça de vinho ou espumante. O valor será entre CHF 7-15, provavelmente.

Sanduíches em torno dos CHF5-10, sucos na casa dos CHF5-7. Saladinhas em padarias e supermercados custam CHF10. Em restaurantes focados em salada, uns CHF15-CHF20.

Preço de Hospedagem

Dificilmente você encontrará uma hospedagem abaixo dos CHF 100 para duas pessoas, mas existem, sim, algumas opções. Eu diria que a média de um bom hotel é CHF 150-200 por noite para o casal com café da manhã. Um 4 estrelas vai pra casa dos CHF 300 e depois disso o céu é o limite. No verão os preços sempre são mais elevados (mesmo!!!). Note, entretanto, que a hotelaria é uma das indústrias mais tradicionais da Suíça. Ou seja, apesar de demandarem maior investimento, os hotéis entregam mais do que a média em outros países. Pense que, normalmente, um hotel 3 estrelas na Suíça atende o padrão 4 estrelas no restante da Europa, o que de certa forma justifica o preço mais alto. Mas não me entenda mal: já paguei CHF 150 por aqui jurando que no Brasil pagaria R$ 150 pra mesma estrutura. Toda regra tem sua exceção.

Preços no Supermercado

Eu fiz uma compra no supermercado em Lucerna (Coop) e comparei os preços com dois supermercados de categoria semelhante no Brasil (Zona Sul no RJ e Verde Mar em BH). O resultado foi que gastei CHF40 aqui (em torno de R$240 no câmbio de 2021) enquanto no Brasil gastaria R$180. 

Gorjetas

A gorjeta na Suíça não é 100% esperada, mas será muito bem vista. Caso tenha gostado do atendimento, arredonde a conta ou acrescente 10%. É normal deixar umas moedas de CHF 2 ou uma nota de CHF 10, também.

dicas para economizar

Tenho várias dicas para baratear sua viagem pela Suíça.

como comer barato na suíça

Você não precisa comer todos os dias em restaurantes se estiver com um orçamento mais baixo. Opte pelos supermercados, padarias ou mesmo restaurantes self service das grandes lojas de departamento. Eles oferecem comida de ótima qualidade com preço fixo – que varia com o tamanho do prato escolhido por você. Normalmente são disponibilizados 3 tamanhos. As lojas Manor, Globus e o supermercado COOP são bom exemplos dessa opção. A maior rede de supermercados do país, MIGROS, também oferece pratos prontos a preços mais acessíveis. Em todas essas opções que mencionei acima, você consegue fazer uma refeição pequena gastado em torno de CHF7-CHF10.