185
roteiros
124
cidades

Meus 7 dias em Tromso + Aurora Boreal!

Nem acredito que realizei esse sonho: ver a Aurora Boreal <3! Foi tudo ainda mais mágico do que eu esperava. Quem acompanhou os posts e os stories no nosso Instagram durante essa minha viagem para Tromso em janeiro/2018...

Como chegar à Machu Picchu

Machu Picchu é um destino maravilhoso! Recomendamos muito que você reserve um espacinho na sua agenda para conhecer esse lugar especial. Machu Picchu representa...

Fíji para mochileiros ou viajantes econômicos

É até difícil imaginar, mas Fíji é um país que recebe MUITOS mochileiros e viajantes mais econômicos! Acho que o marketing dos grandes e...

Estados Unidos muito além da Flórida e NY: Explorando o Oeste

Se você nos acompanha pelo Instagram, já deve saber que estamos passando 38 dias no oeste dos Estados Unidos, explorando Parques Nacionais e outros cantinhos naturais muito bem preservados pelos americanos. Estamos agora no Arizona!

Polinésia Francesa (Tahiti, Bora Bora e muito mais)

Taí um destino que faz parte da listinha de desejos de grande maioria dos viajantes. Muitos, ainda, sonham com Bora Bora ou alguma outra...

Airbnb: Como funciona? Vale a Pena? É seguro?

2 de julho de 2015
32 comentários 21975 visualizações
escrito por Raquel Furtado

Uso demais, demais, demais o Airbnb. Não dá pra contar nos dedos quantas vezes já reservei casas, quartos ou mesmo apartamentos através dessa plataforma. A experiência sempre foi maravilhosa – por isso acho que vale a pena compartilhá-la com vocês. Sei que muitos brasileiros ainda têm dúvidas sobre aluguel de casas em viagens (é seguro? o dono vai estar lá dentro comigo?), e espero conseguir resolvê-las nesse post. Para dúvidas e sugestões de outras plataformas de hospedagem, acessem o nosso Facilitador de Viagens.

Antes de começar: vai um teaser em forma de fotos (abaixo). Essa foi uma casa que aluguei com Leo e 2 amigas na Sardenha. O preço? Menos de 200 euros por dia, o que dividimos por nós 4. São opções maravilhosas e acessíveis, como essa, que o Airbnb reserva pra você!

Conheça o Airbnb

Pouco tempo atrás, a ideia de alugar uma casa em outro país parecia distante e irreal – principalmente nos destinos menos turísticos, menores ou cujo idioma não é o mesmo que o nosso. Hoje, graças ao Airbnb, isso mudou muito. Passamos a ter acesso a uma rede gigantesca de aluguel de casas que atrai viajantes com um desejo em comum: ter uma casinha pra chamar de sua nos quatro cantos do mundo.

O Airbnb é uma plataforma de hospedagens que foge da acomodação tradicional. Nela, as opções vêm de pessoas como a gente, que possuem um apartamento, uma casa, ou mesmo um quarto e os colocam em oferta para que viajantes possam alugá-los e aproveitar a delícia que é se sentir como um local na sua tão distante cidade de destino.
O Airbnb conseguiu facilitar aquilo que a gente já queria a muito – descobrir quem nos alugaria uma casinha gostosa bem no centrinho de Paris, ou um apartamento moderno para eu morar em Vancouver durante meu curso de inglês, ou mesmo uma acomodação aconchegante em Israel, ou na África ou por aí vai..
página inicial do airbnb

 

Confiança na Plataforma

A base da plataforma é confiança – e esse é um ponto levado 100% a sério. No mundo de hoje, é compreensível que as pessoas  (principalmente brasileiros) sintam certo receio tanto em receber um hóspede desconhecido em sua casa, como em chegar na casa de um anfitrião desconhecido. Mas é aí que o Airbnb entra com mais uma solução que antecipa essa nossa inicial insegurança. Além deles fazerem uma verificação séria no cadastro dos novos usuários (com envio de vídeo, fotos, endereço, etc) eles ainda permitem o registro de reviews (resenhas) de anfitriões e hóspedes. Assim, você tem acesso a uma série de comentários a respeito da hospedagem ou do hóspede em questão escrito por outros usuários da plataforma que se relacionaram com eles de alguma forma. Isso ajuda e MUITO!

Mas vamos lá…

Como o Airbnb Funciona

1. Inicie seu cadastro

De forma super simples e prática. Basta você se cadastrar AQUI (o cadastro pode até ser feito com o seu login do facebook, por exemplo) e criar o seu perfil. Você já começa ganhando R$130 de desconto na primeira reserva ao usar esse link!

Esse é o meu:

 

meu perfil no airbnb

 

2. Envie foto de um documento 

Para verificar o seu cadastro, eles possivelmente pedirão uma foto do seu passaporte, ou da sua carteira de identidade ou mesmo um vídeo seu explicando porque você gostaria de se associar à plataforma.

Ao reservar um quarto ou uma acomodação em qualquer outro lugar, é preciso se identificar, certo? Aqui não seria diferente. Não há espaço para o anonimato :)

 

3. Comece a pesquisar uma hospedagem no Airbnb

Tudo pronto? Agora é só aproveita:. Navegar pelo mundo e escolher o seu destino e acomodação. São mais de UM MILHÃO de hospedagens. Dentre elas, tem até barco e casa na árvore. Olha essa aqui que eu descobri recentemente na Costa Rica. Meu sonho!!

Casa na árvore para aluguel no airbnb

 

Como reservar uma hospedagem no Airbnb

 

1. Faça a busca indicando o destino de interesse

Primeiro, indique pra onde você quer ir. Se já souber as datas da sua viagem, indique-as também! No campo de quantidade de hóspedes, informe para quantas pessoas seria a acomodação.

Campo de busca por hospedagem no Airbnb

O mais legal do Airbnb, na minha opinião, é a quantidade de filtros que ele oferece. O que facilita muito nossa busca.

 

2. Use e abuse dos filtros do Airbnb

Essa é a página de busca por hospedagem. Como falamos acima, você indica o destino, as datas, o número de hóspedes e assim que aparecer o resultado da busca, você começa a brincar com os filtros. Escolha os valores e depois clique em “Mais Filtros” como mostrado abaixo!

Filtros na busca de Airbnb

Uma série de filtros irá aparecer – e você ainda pode ver mais opções nas setinhas à direita.
Filtros Aribnb 2

Você pode escolher uma casa inteira, um apartamento com elevador, um quarto na casa de um anfitrião legal, um quarto compartilhado com outros viajantes para economizar… Dá pra filtrar realmente tudo: wifi, aquecedor, cama de verdade, e por aí vai.

Na hora de buscar, uma série de opções que atendem os seus critérios aparecerão. E é aí que entra um mapinha esperto ;) Basta dar zoom na região de interesse e você só verá opções de acomodação que estão nessa região escolhida. Bom demais – facilita demais a nossa vida!

Mapa do Airbnb

 

 

A escolha da sua acomodação no Airbnb

São tantas as opções de acomodação que aparecem pra gente, que fica até difícil escolher a melhor ou a ideal. Mas aí entra o Airbnb de novo, antecipando nossos “problemas” e traz uma solução: as acomodações recebem nota, reviews e estrelinhas por critérios.

Na hora de escolher a sua hospedagem, tenha em mente que o ideal é escolher uma que tenha mais de 4 pontos (4 estrelas) e tenha pelo menos uns 10-15 comentários. Leia-os com calma e atenção, para ter certeza que a acomodação é realmente como você espera. Assim, você sabe que outras pessoas já se hospedaram ali, pode ver o que elas acharam e pronto! É só escolher.

 

Taxas no Airbnb

Ah, as opções normalmente possuem, além da taxa do Airbnb, uma taxa de limpeza. Então o valor total da reserva não é só a multiplicação do valor da diária pelo número de dias de hospedagens, ok? Provavelmente vai haver um acréscimo aí.

 

Pagamento no Airbnb

Você pode pagar em reais – o que nos ajuda muito! O processo é todo online, com cartão de crédito. Tudo 100% seguro.

 

Finalizando a Reserva

Casinha escolhida, é hora de solicitar a reserva ao anfitrião. Escreva uma mensagem pra ele falando sobre você e o seu interesse em sua casa. Na maioria das vezes, você precisará esperar pela confirmação do dono da propriedade. Esse processo dura menos de 24 horas. Tudo é bem rapidinho. Na nossa experiência, as respostas nunca demoraram mais que 10 horas.

A reserva só será imediata para anúncios que possuem um raiozinho amarelo como esse aqui:

Airbnb reserva instantânea

 

Uma vez que o pedido é aceito, o valor é cobrado do seu cartão. E aí é só aproveitar!

Conclusão

Todas as nossas experiências foram positivas, e algumas nos surpreenderam muuuito – como nossa casinha em Cassis e na Sardenha.

O melhor dessa experiência – além da economia que é notável – é se sentir realmente como um local. A gente chega no apê, já sai para ir ao supermercado, fazer as comprinhas dos próximos dias, passear pela região.. É bom demais. Uma experiência realmente única.

Muito bom né? Então se cadastre no Airbnb através desse link e ganhe R$130 de desconto na primeira reserva! Aproveite!

fim do conteúdo do post

Para ver mais dicas e poder nos acompanhar em tempo real em nossas viagens…

Que tal seguir a gente nas redes sociais? =)
instagram tem atualizações diárias das nossas andanças pelo mundo e é nosso principal canal de interação com vocês! Nossa página no face tem fotos, dicas e links dos principais posts aqui do blog.
Já o YouTube tá aí pra que vocês nos conheçam melhor e acompanhem a emoção que é viver de blog, explorando o mundo mês a mês!
beijos e voa viagem, raquel Furtado, VamosPraOnde

Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!

  1. AMANDA JAQUELINE SOARES 04/01/2017

    Gente desculpe minha ignorancia rs, mas os preços mostrados no airbnb é por quarto ou por pessoa?
    desde já agradeço

  2. Monica Barros 19/07/2015

    Oi Raquel!
    Fiz o cadastro na Airbnb e estamos quase reservando, meu marido é mais receoso, mas como vc já usou várias vezes, senti firmeza. Tenho 3 dúvidas que não descobri a resposta pesquisando no site deles. 1) Quem reserva/aluga um apto inteiro fica sozinho no apto, correto? Quero dizer, o dono da casa não fica lá né?
    2) Como fazemos pra pegar a chave assim que chegamos? Enviei essa pergunta ao anfitrião mas ainda não tive resposta.
    3) A limpeza é feita pelo próprio dono? Tipo, ele entra na casa enquanto estamos lá pra fazer a limpeza? E ainda sobre esse aspecto, a roupa de cama e toalhas tb são do próprio anfitrião? Qdo chegamos na casa tá tudo lavadinho? Desculpe as perguntas básicas, são dúvidas de quem não conhece ainda esse sistema mas adorou os preços do Airbnb!!!! rsrs
    Bjoss

    • Raquel Furtado respondeu Monica Barros 19/07/2015

      Oi Monica!!

      Então, tudo depende de cada anfitrião, por isso é bom ficar de olho nos comentários e ver a pontuação do apê. Eu recomendo pelo menos nota 4 e mais de 5 comentários positivos.

      No nosso caso, o lençol sempre estava limpinho e sempre tivemos toalhas. Já vi nas descrição de alguns apês que o anfitrião não fornecia toalha, então preste atenção nesses detalhes tbm, ok?

      Quanto à limpeza, sempre chegamos com a casa limpinha!!

      Quanto ao dono não estar no apê – depende se você aluga um quarto ou casa inteira! Você vê essa informação no inicio dos dados da casa.

      Quanto à chave: no nosso caso: em uma situação o anfitrião nos entregou a chave na casa, assim que chegamos (enviamos sms quando chegamos), em outro, deixou embaixo do tapete!

      Normalmente os anfitriões são bem receptivos e respondem nossas mensagens rapidinho!
      Mas combine tudo com ele pra não ter erro: entrada na portaria e no apê, hora de chegada e saída, etc!

      Beijão

  3. dulce alves 14/07/2015

    Oii! Cliquei no link e tinha o desconto de 25 e tal, ai me registrei e depois disso ja logada, sempre ficava: clique aqui para recolher o desconto ai quando clicava retornada para me registrar de novo ):

    • Raquel Furtado respondeu dulce alves 15/07/2015

      Oi Dulce, poxa que estranho!
      Não sei o que pode ter ocorrido :(

      Vou tentar descobrir e te retorno aqui!

  4. Indianara 09/07/2015

    Raquel, você poderia me tirar uma dúvida?! A diária é por pessoa? Por exemplo um ap que acomoda 2 pessoas cada um paga a diária ou não é assim?? Beijoss

    • Raquel Furtado respondeu Indianara 09/07/2015

      Oi Indianara, bom dia!

      O valor da diária é o valor total do dia de aluguel! A única coisa que você deve prestar atenção é em informar o número certinho de hóspedes – algumas vezes isso eleva um pouco o valor da diária.
      Fazendo uma simulação, você verá que o valor total do aluguel é o valor da diária vezes o número de dias de interesse mais taxas! E esse valor total você divide entre todos os hóspedes :)

      Um beijo!

  5. Sabrina 08/07/2015

    Olá raquel, teria como você disponibilizar o link dessa casinha que você encontrou no Airbnb, amei ela, e não estou encontrando. Desde já agradeço! Beijos

    • Raquel Furtado respondeu Sabrina 08/07/2015

      Oi Sabrina!

      Me pediram aqui também e eu acabei vendo que ela não está mais no Airbnb :(
      Fiquei super triste!!

      Estou torcendo pra ser um momento em que os proprietários estarão nela e portanto não alugarão.. mas que logo volte ao site! se eu souber de algo, aviso aqui!!

    • dulce alves respondeu Sabrina 14/07/2015

      https://www.facebook.com/piazzaquadra8?pnref=lhc
      Um amigo aluga casas maravilhosaaas aqui na Sardenha, ai o link do fb, se te ajuda em algo :)

  6. Claudia 08/07/2015

    Oi Raquel! Estou com viagem marcada para Sardenha em setembro e apesar de usar muito o Airbnb acabamos reservando um hotel. Mas olhando seu post adorei a casa. Será que você poderia me passsar o link dela? Porque nesse que etá no post me direciona para a página de busca, onde existem várias opções. Obrigada!!

  7. Alexandre Gentille 07/07/2015

    Desculpe mas não entendi porque excluiu meu comentário.

  8. Não consegui enviar o texto para meu email. Coloquei dois e não aceitam.

  9. Monica Barros 06/07/2015

    Duas dúvidas Quel: pra hospedagem curta de uns 3 dias, vale a pena tb? A outra é que vi no insta do Airbnb eles divulgando hotel tb, então além de casas é possível reservar hotéis com eles?
    Bjs!

  10. lia 06/07/2015

    Adorei! Qual o link para o airbnb em Cassis?

  11. Ana 02/07/2015

    Raquel, qual o link da casa que vocês ficaram? Absolutamente linnda!!

  12. Calene Sangi 02/07/2015

    Raquel,
    Logo na minha experiência com o AirBnB tive uma surpresa. Reservei um studio em NY e depois de tudo certo (e pago) mas bem antes da viagem ainda o host cancelou a hospedagem. Recebi um email do AirBnB explicando o fato, pedindo desculpas e se comprometendo a me devolver a quantia paga integralmente OU me dar um adicional de 100 dólares para fazer outra reserva. Achei isso muito interessante, assim eu pude até reservar um ap melhor.

  13. Francisco 02/07/2015

    Eu não conhecia este serviço. Muito interessante esta informação tão bem detalhada por você. O Airbnb Vai facilitar as minhas próximas viagens.

    • Raquel Furtado respondeu Francisco 02/07/2015

      Obrigada Francisco!

      O Airbnb tem nos ajudado bastante também!!