185
roteiros
124
cidades

Como chegar e o que fazer em St Gallen, Suíça

Em janeiro de 2019 fiz uma viagem deliciosa de quase um mês pela Suíça. Dentre as cidades que visitei está St Gallen. Não entendo porque ela ainda não ficou famosa entre os brasileiros.

Meus 7 dias em Tromso + Aurora Boreal!

Nem acredito que realizei esse sonho: ver a Aurora Boreal <3! Foi tudo ainda mais mágico do que eu esperava. Quem acompanhou os posts e os stories no nosso Instagram durante essa minha viagem para Tromso em janeiro/2018...

Como chegar à Machu Picchu

Machu Picchu é um destino maravilhoso! Recomendamos muito que você reserve um espacinho na sua agenda para conhecer esse lugar especial. Machu Picchu representa...

Fíji para mochileiros ou viajantes econômicos

É até difícil imaginar, mas Fíji é um país que recebe MUITOS mochileiros e viajantes mais econômicos! Acho que o marketing dos grandes e...

Estados Unidos muito além da Flórida e NY: Explorando o Oeste

Se você nos acompanha pelo Instagram, já deve saber que estamos passando 38 dias no oeste dos Estados Unidos, explorando Parques Nacionais e outros cantinhos naturais muito bem preservados pelos americanos. Estamos agora no Arizona!

Étretat, na Normandia, e suas belas falésias

11 de junho de 2014
9 comentários 5429 visualizações
escrito por Raquel Furtado

Étretat é parada obrigatória na Normandia! Com suas majestosas falésias de calcário, a cidade atrai milhares de turistas o ano inteiro. Visitar Étretat significa descobrir um lugar único e emocionante. A cidade, que já foi um vilarejo de pescadores, hoje vive exclusivamente do turismo. Ela se transformou em um refúgio para os franceses que buscam praias lindas mas sem a hiper-lotação dos grandes balneários do país.

Étretat

A cidade de Étretat – que mais se assemelha a um pequeno vilarejo, com apenas 4.07 km² – esbanja beleza com suas paisagens únicas à beira do Canal da Mancha. Os paredões rochosos em formato da arcos recebem inúmeros clicks diários e garantem aquele inegável  “UAU” dos visitantes.

Para que tipo de turista? Étretat é lugar para quem gosta de belos cenários naturais. E esta é a principal atração do local, paisagens realmente deslumbrantes.

Onde fica? Étretat está localizada na costa da Normandia – área francesa que teve suas belas praias transformadas em um campo de batalha durante a Segunda Guerra Mundial. Isso não aconteceu especificamente em Étretat, mas em outras praias bem próximas. Saiba mais no texto: As Praias do Desembarque.

Um passeio pela Normandia – parte 4: Etretat

Nossa colaboradora Fabi Gama fez uma viagem de carro maravilhosa pela Normandia. No roteiro, eles passaram por Giverny, pelo Mont Saint Michel, por Honfleur e as cidades vizinhas Deauville e Trouville-sur-mer, além de, claro, Étretat. A viagem foi iniciada em Paris.

Reservamos outro dia para explorar a bela Étretat. Seguindo desde Honfleur de carro, passamos pela famosa Pont de Normandie, uma ponte incrível sobre o rio Sena. – Fabi Gama

Entendendo Étretat

Como falamos, Étretat é famosa por suas belas falésias! Prepare-se para caminhadas com visuais de fazer o queixo cair! A região, conhecida como Côte d’Albâtre (Costa de Alabastro) tem 140 km de falésias formadas por calcário e a água do mar tem uma cor leitosa. 

Como Chegar

Fomos a Étretat de carro, à partir de Honfleur. Foram 47km, percorridos em cerca de 50 minutos.

De Paris são 215Km, cerca de 2h30 de carro, com a maior parte do percurso em autoestrada. Não há trens.

O que fazer

Caminhadas para observar a paisagem deslumbrante!! Curtir a praia! E também, quem sabem, um piquenique nas falésias!

A cidade é bem pequenina e possui alguns estacionamentos pagos. Os mais próximos do centrinho estavam lotados quando fomos, por isso paramos em um logo na entrada da cidade (dez minutos caminhando até a praia). Chegando ao centro da vila, você pode passar no Office du Tourisme e pegar um mapa com indicação das trilhas. Ou ainda, pode baixar pelo próprio site oficial.

São dois percursos para se fazer na cidade:

  • Falaise d’Amont, à direita da vila, e
  • Falaise d’Aval, à esquerda, onde a erosão cavou um arco*.

* O escritor Guy de Maupassant comparou os penhascos a um elefante molhando a tromba no mar.

etretat

A praia de Étretat é diferente do que temos no Brasil. Ela é de cascalho ao invés de areia – um pouco incômodo para ficar sentado ou deitado por muito tempo. Mas tudo bem! Vale a pena colocar um calçado de borracha e caminhar pela praia por baixo das falésias. Durante o período de maré baixa é possível entrar em grutas encravadas nos penhascos.

Nós fizemos um pouco de tudo e caminhados pelos dois percursos de trilha. Ao final do dia, o GPS do nosso celular marcou que tínhamos caminhado por 20 km!!! Então, prepare-se para a caminhada! Não esqueça água, protetor solar e de usar um tênis confortável.

Mussels e Mariscos ou um piquenique?

Entre uma caminhada e outra, almoçamos no centrinho da cidade. A região é famosa pelas mussels (mexilhões) e mariscos.

Observamos também muitas pessoas fazendo pic nic no alto das falésias! Achei um barato! Vale a pena levar um lanche com um vinho francês, claro, e fazer o seu também!

image_4

Ao longo da caminhada vimos muitos pássaros e também coelhos. Coisa mais encantadora ver os coelhinhos correndo pela grama!

 

Onde dormir em Étretat

No alto da colina, perto da falésia d’Aval, está o Hotel Dormy House. Seu restaurante fica debruçado sobre o Canal da Mancha. Nós não o conhecemos mas ouvimos boas recomendações.

fim do conteúdo do post

Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!

  1. Milka 27/05/2017

    É possível visitar todas essas cidades indo e onibus ou trem ao invés de carro?

  2. José Carlos Ribeiro Junior 14/02/2015

    Olá

    Vou para a França no final do ano. Você sabe me informar se vale a pena visitar esse local em novembro? Já notei que não devo deixar a Normandia fora do meu roteiro, e por isso, já cogito antecipar minha viagem, se o trabalho permitir.

    Parabéns pelos posts! Curti bastante o site.

    • loucosporviagembyfabi respondeu José Carlos Ribeiro Junior 19/02/2015

      Oi! Obrigada! Acredito que seja muito frio no final do ano… La venta muito, chove bem tb rsrs. O ideal seria de abril a outubro. Bjs, Fabi

  3. Monica 10/08/2014

    Olá!!! Bela viagem, fiquei encantada! Uma perguntinha: sei que não é o melhor a se fazer, mas é viável visitar Etretat em uma viagem no mesmo dia, a partir de Paris?

  4. As fotos ficaram super nítidas e maravilhosas! Parabéns!
    E esses coelhinhos que eu não vi?! Depressão!
    Pelo menos eu fiz um picnic do lado da igreja :P
    Vc Comeu moules frites tb?
    BJs!!!!

    • Fabi @loucosporviagem respondeu Brigadeiros e Barcelona 10/07/2014

      Obrigada querida! Tb adorei seu textinho de la! Entao, sou alergica a frutos do mar… Nao comi, mas maridao se esbaldou nessa trip . Bjs

  5. Monica 11/06/2014

    Que fotos! Que lindeza de lugar! E os coelhinhos pulando? Fofooooosss

    Adorei Fabi, muito lindo e muito legal esse roteiro completo pela Normandia. Nota 1000!!!!!!!!

    Bjoss

    • @loucosporviagem respondeu Monica 16/06/2014

      obrigada Moniquete!!! vc ia amar fazer esse roteiro junto com a Bretanha!!! bjs

  6. Fabi @loucosporviagem 11/06/2014

    Ai… eu amei esse lugar!!! ficou lindo! bjs